Propriedades e usos do óleo de urtiga
A urtiga é uma planta conhecida por todos desde a infância, que deixa uma impressão indelével em si mesma sob a forma de espinhas ardentes e desagradáveis. Mas quantas vezes as pessoas não foram queimadas por ela, ninguém vai sequer pensar em argumentar que se trata de uma planta inútil e desnecessária.
Recursos benéficos
Em sua composição, a urtiga contém óleo essencial de urtiga, que permite seu uso e consumo em quase todos os tipos de cosméticos decorativos e médicos, medicamentos e simplesmente para aromaterapia. Há rumores de que os óleos de urtiga têm um efeito muito bom na pele humana, minimizando áreas problemáticas e inflamatórias, assim como os cabelos, que ficam mais grossos e sedosos. E o mais interessante é que essa planta não precisa ser plantada especialmente, na maioria das vezes ela cresce sozinha, sem fertilizantes e cuidados especiais.
Mas, ao mesmo tempo, ao erradicá-la de seus terrenos, as pessoas nem sequer pensam em que planta útil "matam" com as próprias mãos e se privam de todos os privilégios úteis deste produto.
O suco de urtiga tem um efeito muito bom na imunidade, aumentando-a, ajudando assim a reduzir o número de resfriados, é usado para bronquite e sinusite, e até gastrite. Muitas vezes, a urtiga é usada no diabetes mellitus, pois seu efeito tem efeito benéfico sobre o intestino, removendo todas as toxinas acumuladas. Se houver problemas com o coração e vasos sanguíneos, o sistema musculoesquelético, então a urtiga será uma excelente opção de tratamento, que acalmará seu coração e tonificará os músculos, aliviará dores e fadiga e aumentará o nível de hemoglobina se não estiver alto o suficiente.
As mulheres que costumam sofrer de problemas femininos também podem tirar proveito dessa planta milagrosa, pois ela ajudará a manter a microflora do corpo em bom estado. Muitas vezes o belo sexo é perturbado por abundantes "alegrias" mensais, mas com a ajuda das urtigas, dizem que é possível controlar a intensidade e a dor da secreção.
As mulheres maiores de idade, nomeadamente no período em que se aproxima a menopausa, muitas vezes sentem-se desconfortáveis: as ondas de calor constantes, acompanhadas de vermelhidão da face, sudação abundante, febre, também podem ser minimizadas com a ajuda de uma decocção de urtiga. Isso ajudará a normalizar a condição da mulher durante esse período e torná-la invisível.
Rede vascular odiada pelas meninas na bela pele do rosto ou inchaço matinal constante devido ao fato de que bebiam muito líquido à noite, pigmentação e inchaço - os óleos essenciais de urtiga vão ajudar a se livrar de tudo isso. Limpe as áreas problemáticas regularmente; com o tempo, não haverá nenhum vestígio de áreas problemáticas. Para adolescentes e pessoas que sofrem de acne, a urtiga também pode ajudar. Reduz os comedões e todos os processos inflamatórios que provocam certos fatores associados.
O sexo forte também não será ignorado. Os homens também podem se sentir livres para curar ou manter a saúde com urtigas. As substâncias benéficas contidas nas urtigas ajudam a aumentar a circulação sanguínea na área íntima do homem e a regular a potência. Também aumenta o desejo sexual, aumenta a contagem de esperma e melhora a função reprodutiva. Assim, decocções, óleos essenciais de urtiga podem ser usados para tratar a impotência. Além disso, se um jovem sofre de ejaculação precoce, as infusões de urtiga o ajudarão a regular e aumentar a duração da relação sexual.
Muitas vezes os homens são fracos aos efeitos das substâncias entorpecentes, alcoólicas e do tabaco. Portanto, na maioria das vezes seu corpo está muito poluído e intoxicado. A urtiga é um remédio que ajuda a limpar o corpo, a aliviar a síndrome da ressaca e a reduzir o vício da nicotina. Para o tratamento ou prevenção de doenças, bem como para cuidados pessoais, as tinturas e decocções são as mais utilizadas, mas não se esqueça das propriedades benéficas das raízes, sementes e caules da própria urtiga. Hoje, toda essa variedade pode ser encontrada em uma farmácia ou em fitotecas especiais.
Quem não confia nos produtos da farmácia pode fazer com as próprias mãos a solução terapêutica necessária a partir do óleo de urtiga.
Como fazer em casa?
Para preparar esta cura milagrosa em casa, você precisa saber exatamente o que (de qual parte da urtiga) você precisa fazer um elixir. Um ponto importante antes de cozinhar é que você precisa colher corretamente, caso contrário, o resultado final não será o que você gostaria. Se o objetivo é preparar um remédio com folhas de urtiga, deve-se esperar o período em que ela florescerá. É durante este período que a urtiga contém o maior suprimento de nutrientes.
As folhas devem ser cuidadosamente separadas do caule, após o que devem ser colocadas em duas camadas para secar. Um ponto muito importante é que as folhas devem ser constantemente viradas, caso contrário, ficarão pretas. Quando bem secas, as folhas da urtiga permanecem saudáveis por mais dois anos.
O remédio com sementes de urtiga é feito usando quase a mesma técnica. As sementes são colhidas quando a planta está totalmente madura, após o que os botões são cortados e secos por 5 dias. Depois disso, você deve debulhar os botões para obter as sementes e depois secar as sementes por mais alguns dias.
Uma das opções para “extração” de nutrientes da urtiga são as raízes. Eles são coletados antes que o amadurecimento e o movimento do suco da urtiga acabem. As raízes devem ser descascadas, depois picadas e secas ao sol.Diz-se que as raízes são muito mais saudáveis do que as próprias folhas. Também é possível fazer medicamentos com suco de urtiga.
Os arbustos de urtiga devem ser cortados e picados em um moedor de carne. Em seguida, esprema a migalha e misture o suco com o açúcar um a um. Em seguida, adicione álcool e leve à geladeira.
Antes de começar a preparar este elixir, você primeiro precisa decidir qual é o objetivo: o aspecto terapêutico, cosmetológico ou profilático. Depois disso, você precisará decidir a quantidade do produto desejado, pois a qualquer momento pode-se fazer mais do que jogar fora o remédio estragado. E você também pode adicionar quaisquer outros óleos: camomila, limão, lavanda, bardana - o que quiser. Mas o principal é que podem ocorrer reações alergênicas a algum dos componentes desse medicamento, por isso não esqueça e verifique. Coloque algumas gotas da solução na parte de trás do pulso.
Uma das receitas mais simples e relativamente rápidas para fazer óleo essencial de urtiga é uma opção padrão como:
- as urtigas precisam ser picadas em um moedor de carne ou liquidificador;
- em seguida, coloque óleo de girassol ou azeite de oliva;
- deixe esta mistura fermentar até começar a escurecer, é aconselhável guardar esta massa em local fresco e escuro; o tempo aproximado para a infusão do óleo de urtiga é de duas semanas;
- todos os outros ingredientes podem ser adicionados a seu gosto.
Opções de aplicação
O óleo resultante pode ser usado para tratamento e cuidados com os cabelos. Por exemplo, a mistura resultante pode ser esfregada no couro cabeludo antes de lavar o cabelo, ou você pode adicionar algumas gotas de xampu ou bálsamo para o cabelo, após o que você pode lavar o cabelo da maneira usual - tudo isso dará ao seu cabelo um novo vida, ela se tornará fresca, leve e sedosa. Os cuidados com a pele também não foram cancelados, então o mesmo extrato pode ser adicionado aos cremes corporais ou faciais existentes.
Um bônus agradável será o fato de o óleo de urtiga ter uma propriedade "curativa" contra a celulite e as estrias, tão odiadas pelo belo sexo. A receita também é muito simples: basta adicionar o éter de urtiga previamente preparado a um creme anticelulite ou óleos de massagem.
Outros usos para o óleo de urtiga? isso é remoção de cabelo. Para este método, as sementes são usadas com mais frequência. Em um uso, as sementes devem ser esfregadas nas áreas da pele onde os pêlos indesejáveis estão crescendo. E também as sementes podem ser derramadas com óleo e fermentadas, e então aplicar a emulsão resultante na linha do cabelo. Este método de depilação é muito individual.
Contra-indicações e danos
No entanto, junto com os benefícios, a urtiga também pode prejudicar se consumida em excesso ou se você não seguir as regras de segurança. O extrato de urtiga deve ser usado com muito cuidado para mulheres grávidas, pois suas substâncias são ativamente absorvidas pela corrente sanguínea, aumentam o tônus do útero, o que pode levar ao parto prematuro. Se você quer ficar bonita e dar à luz na hora certa, precisa abordar o tratamento com urtiga com sabedoria e com uma dosagem competente. Não é recomendado o uso de urtiga para pessoas com varizes, tromboflebite e quem tem sangue espesso. O uso constante de óleos de urtiga ajuda a engrossar o sangue, o que não é muito bom para pessoas com circulação sanguínea problemática.
É estritamente proibido o uso de urtiga em pessoas que tenham intolerância individual ou reação alérgica a qualquer uma das substâncias ativas da composição da urtiga ou dos componentes do óleo. Você não deve comer a planta da urtiga como alimento se ela não tiver passado por um bom tratamento térmico preliminar, uma vez que pode queimar toda a membrana mucosa do corpo.
E também não é recomendado coletar a planta em locais poluídos, porque você só pode prejudicar a planta, já que a urtiga, como uma esponja, absorve em si todas as substâncias úteis e nocivas. Absorvendo isso, você pode obter uma forte intoxicação do corpo.
Avaliações
Várias respostas podem ser ouvidas das pessoas. Alguns são categóricos e afirmam que não há benefício nisso, enquanto outros, pelo contrário, inspiram a todos que a urtiga os salvou da queda de cabelo, de problemas de pele ou do trato gastrointestinal. Porém, você não deve se guiar pela opinião das pessoas, pois tudo é individual. Cada corpo humano é capaz de perceber e responder a certos fatores de sua própria maneira. Alguém não terá nenhuma reação alérgica e alguém de uma espécie pode ter uma alergia severa. A principal coisa a lembrar é saiba quando parar e sempre consulte um médico, ouça o seu próprio corpo ou observe os resultados dos testes.
Para obter informações sobre as propriedades curativas do óleo de urtiga, consulte o próximo vídeo.