Características do uso de óleo de rícino para cílios
Qualquer mulher quer ter lindos cílios longos. Eles transformam o look, tornando-o mais expressivo. Você pode obter o efeito desejado por meio de extensões de salão ou usando uma variedade de produtos de crescimento de cílios. Um dos mais famosos e amplamente disponíveis é o óleo de rícino.
Descrição
O óleo de rícino é obtido a partir das sementes da mamona perene. Existem vários tipos de óleo de rícino. Eles diferem na forma como são obtidos.
- Prensado a frio. Este método tem outro nome - o primeiro giro. O óleo das sementes das plantas é obtido pressionando-as. O procedimento tem três etapas principais: trituração, prensagem e compressão.
- Rotação a quente. Este método envolve o esmagamento das sementes, aquecimento e prensagem a quente.
- Extração com solventes. A extração também possui três etapas principais: moagem, aquecimento com umidificação e exposição a solventes.
O óleo prensado a frio é usado em cosmetologia e medicina. Esta é a composição da mais alta qualidade que retém o maior número de propriedades úteis.
O óleo de rícino é uma substância translúcida e viscosa com um tom amarelado. Tem um cheiro fraco e uma composição única.
Composição
O óleo de rícino é obtido a partir das sementes da mamona perene. Seu nome deve-se ao aparecimento das sementes, que se assemelham a carrapatos. A composição do produto não tem análogos. V inclui muitos componentes úteis.
- Ácido ricinoleico. O conteúdo deste ácido chega a 90%. É ela quem é o principal ativador do crescimento e fortalecimento dos cílios. Esta substância raramente é encontrada em outros óleos.
- Ácido linoleico. Devido à falta de capacidade de síntese no corpo, esse ácido foi classificado entre as vitaminas. Seu outro nome é vitamina F. Mas vale a pena considerar que essa vitamina combina o ácido linoléico com as vitaminas A, D, E e K. O conteúdo do óleo de rícino é de 4,2%.
- Ácido oleico. Ele pode ser encontrado em vários óleos. Uma porcentagem particularmente alta é encontrada no azeite - 85%. Graças a este ácido, possui uma ampla gama de propriedades benéficas. Também é encontrado na manteiga de amendoim, amêndoa, damasco e manteiga de pêssego. O óleo de rícino contém 3%.
- Ácido palmítico. É formadora de estruturas. Além disso, possui propriedades protetoras contra condições externas adversas. Leva 1% da composição.
- Ácido esteárico. Possui propriedades semelhantes às do ácido palmítico. Além disso, ela tem o crédito de rejuvenescer as células. Também compõe 1% de óleo.
A combinação de ácidos graxos contidos no óleo de rícino permite que ele seja efetivamente usado em cosmetologia. Esses ácidos também têm propriedades benéficas nos cílios.
Recursos benéficos
O ciclo de vida dos cílios varia de 50 a 150 dias. No lugar dos cílios caídos, novos aparecem. Ao mesmo tempo, sua aparência em um estado normal não muda. Se os cílios ficam quebradiços e a linha ciliar visualmente afina, você precisa entender as causas de sua condição. Pode haver muitos deles:
- o uso de cosméticos de baixa qualidade ou com prazo de validade vencido, substâncias nocivas em sua composição;
- distúrbios hormonais, metabolismo ou várias doenças;
- as consequências de tomar medicamentos;
- má nutrição, fadiga e estresse;
- maus hábitos;
- procedimentos de salão para extensão e laminação de cílios;
- não cumprimento das regras de higiene;
- efeitos externos negativos da radiação ultravioleta, água, produtos químicos domésticos.
Você precisa iniciar o tratamento somente após eliminar as causas que afetam negativamente os cílios. Os complexos de vitaminas para restauração capilar têm um efeito benéfico. Eles são mais eficazes quando combinados com tratamentos tópicos. Um agente para aplicação tópica deve ter um conjunto de propriedades benéficas necessárias para recuperação. O óleo de rícino é um deles.
O ácido ricinoléico em sua composição ajuda a superar a barreira da membrana, liberando substâncias profundamente nas células. Assim, as raízes dos cílios recebem o tratamento e o estímulo necessários para o crescimento. Tem um efeito benéfico na estrutura dos cílios, restaurando-os e dando-lhes um aspecto saudável.
Os ácidos linoléico e esteárico ajudam a manter o equilíbrio hídrico necessário. Seu benefício reside na proteção contra influências externas de temperatura, radiação ultravioleta e substâncias nocivas contidas na água.
A falta de ácido linoléico no corpo afeta o cabelo, as unhas e a pele. Portanto, tem um efeito regenerador perceptível na perda de cílios. Nesse caso, convém fazer máscaras com óleo de mamona e aquelas em que o mesmo exista em grande quantidade. Este óleo é óleo de semente de uva, girassol, linhaça, coco, cedro, milho, óleo de cominho preto.
O ácido oleico atua dentro das células. Retoma as células mortas, participa na construção das membranas celulares, afeta o metabolismo e a recuperação, permitindo fortalecer os fios de cabelo. Além disso, influencia a produção de colágeno, tem efeito fortalecedor e protetor.
A vitamina E, contida no óleo de rícino, ajuda a tratar cílios opacos e finos. Influencia o aspecto dos cílios, tornando-os brilhantes e saudáveis. A vitamina A também tem um efeito benéfico, participando também na recuperação e no fortalecimento.
Crescer os cílios com óleo de rícino é bastante fácil. Mas o procedimento tem contra-indicações.
Contra-indicações
Ao usar óleo de mamona nos cílios, considere a probabilidade de alergias.
Não use óleo de rícino durante a inflamação dos olhos ou da área ao redor deles.
As recomendações gerais ajudarão a evitar erros.
Recomendações de uso
Para que o processo de crescimento dos cílios não cause dificuldades e desconforto, você precisa seguir dicas simples para usar óleo de rícino em casa.
- O frasco de óleo de rícino deve ser fácil de usar. É melhor escolher uma garrafa pequena com um gargalo conveniente.
- É melhor comprar o produto na farmácia. Em termos de qualidade, não é inferior aos comercializados pelas empresas cosméticas. Instruções detalhadas estão anexadas às preparações farmacológicas. Você precisa se familiarizar com isso.
- É necessário aplicar o óleo nos cílios com cuidado, por isso é melhor usar um pincel do rímel acabado, que é conveniente de usar.
- Antes de usar, a escova deve ser bem lavada e seca. Após o procedimento, os restos do produto devem ser retirados da escova e removidos para local limpo e seco.
- Você não precisa manter o produto na geladeira. Para torná-lo eficaz, recomenda-se aquecê-lo levemente em banho-maria antes de aplicar.
- Você não pode usar óleo de mamona em cima do rímel. Antes do procedimento, é preciso retirar completamente a maquiagem dos olhos, e só então aplicar o óleo.
- As lentes de contato também devem ser removidas.
- Teste o produto em seu pulso antes da primeira utilização. Se ocorrer uma reação, o uso de óleo de rícino deve ser descartado.
- Os olhos e a pele ao redor dos olhos são altamente sensíveis. O primeiro procedimento deve ser realizado no máximo 5 minutos, mesmo que durante o teste não tenha havido reação negativa na pele.
- É importante aplicar o óleo corretamente nos cílios. Não manche com os movimentos habituais, como ao aplicar o rímel. Em um pincel você precisa coletar um pouco de óleo e passar ao longo dos cílios do meio para as pontas. Este método permite que você evite uma superabundância de fundos e se sinta confortável durante o procedimento.
- A duração do procedimento é de 15-20 minutos. Se desejar, você pode aumentá-lo para 40-60 minutos. Em seguida, os remanescentes podem ser removidos com algodão. Você pode lavar completamente o óleo dos olhos em uma hora.
- Você pode lavar o óleo restante com seu removedor de maquiagem usual.
- O óleo de rícino pode ser usado ao mesmo tempo para tratar as sobrancelhas. É conveniente, neste caso, usar cotonetes. O óleo de rícino é aplicado nas sobrancelhas na direção contrária ao crescimento do cabelo e, a seguir, na direção.
- É melhor realizar o tratamento antes de deitar. Não deixe o produto durante a noite para não provocar inchaço.
- Você precisa repetir o procedimento todos os dias durante um mês. Depois faça uma pausa obrigatória de duas semanas para que os cílios não se acostumem. Após 14 dias, o tratamento pode ser repetido.
Para obter vários efeitos nos cílios, você pode fazer máscaras com óleo de mamona com outros ingredientes.
- Com vaselina. Para 5 g de mamona, você precisa de 10 g de vaselina. Para a comodidade de preparar a máscara, você pode usar uma colher de chá. Uma colher contém cerca de 5 gramas de óleo de rícino. O procedimento de aplicação é o mesmo que usar óleo de rícino puro. Você pode adicionar um pouco de bálsamo peruano à máscara. A composição resultante permite tornar os cílios mais grossos.
Em vez de bálsamo, você pode tomar 2 g de vinyline. O resultado é uma máscara de bem-estar.
- Com vitaminas e óleo de bardana. Esta receita de máscara é muito popular não apenas para o crescimento dos cílios, mas também para o cabelo. Para ela, são utilizadas cápsulas líquidas de vitaminas A e E. 2 colheres de chá de óleo de mamona devem ser misturadas a 1 colher de chá de óleo de bardana e espremida uma cápsula de cada vitamina, após furá-las. A máscara aumenta o crescimento do cabelo.
- Com óleo de bardana e espinheiro. Óleo de rícino, bardana e espinheiro são misturados em proporções iguais. A máscara resultante é usada para restaurar cílios danificados.
- Com óleo de espinheiro-mar e vitamina A. Algumas gotas de retinol líquido (vitamina A) são adicionadas a uma mistura de óleo de rícino e espinheiro em partes iguais. Você pode usar suco de cenoura fresco em vez de retinol. A máscara fará os cílios brilharem e a cor do cabelo ficará mais saturada.
- Com espinheiro-mar e óleo da árvore do chá. O óleo da árvore do chá deve ser misturado em proporções iguais com óleo de rícino e óleo de espinheiro. Adicione vitamina A. Esta receita é usada por empresas de cosméticos que produzem produtos para o crescimento de cílios e sobrancelhas.
- Com óleo de lavanda e cedro. Adicione duas gotas de óleos de cedro e lavanda a uma colher de chá de óleo de rícino. Esses componentes reforçam a ação um do outro.
- Com óleo de coco. O óleo de coco engrossa rapidamente, mesmo em temperatura ambiente. Antes de misturar com o óleo de mamona, é preciso aquecer um pouco e a mistura é aplicada imediatamente nos cílios. O soro resultante tem propriedades fortalecedoras e protetoras. Você também pode adicionar algumas gotas de glicerina a esta máscara.
- Com óleo de abacate. O abacate contém uma lista enorme de vitaminas e minerais úteis. Fundos baseados nele ajudarão a restaurar cílios quebradiços e caindo.
- Com óleo de pêssego. Para 2 colheres de chá de óleo de rícino, você precisa da metade da mesma colher de óleo de pêssego. Depois de aplicar essa mistura, os cílios ficam mais macios.
- Com suco de babosa e salsa. A 2 colheres de chá de óleo de rícino, adicione 1 colher de chá de babosa e suco de salsa. A máscara impede a queda de cabelo. Além disso, o suco de aloe tem propriedades antibacterianas.
- Com azeite. A máscara combina dois tipos valiosos de óleos com composições únicas, portanto, tem uma ampla gama de propriedades úteis. Misture em proporções iguais e aplique da mesma forma.
- Com óleo de gérmen de trigo. É misturado com mamona, bardana e amêndoa em partes iguais e pingado com vitamina A ou suco de cenoura. Após a aplicação, os cílios ficarão mais fofos e sua estrutura irá melhorar.
- Com cânfora e óleo de linhaça. A uma colher de chá de óleo de rícino, você precisa adicionar um pouco de óleo de linhaça e algumas gotas de óleo de cânfora. Esta mistura tem função regeneradora.
- Com clara de ovo e glicerina. Todos os ingredientes da máscara são ingeridos em quantidades iguais. A máscara aumenta o crescimento e a densidade dos cílios.
- Com vários óleos. Para esta máscara, você pode misturar em proporções iguais óleo de mamona, óleo de rosa, óleo de trigo, óleo de uva, extrato de amêndoa e linho. A mistura vai prevenir a fragilidade dos cílios e dar-lhes brilho. Você também pode misturar óleo de rícino com qualquer um desses óleos. Eles potencializam seu efeito e ajudam a fortalecer os cílios.
- Com óleo de jojoba e outros. A máscara possui um grande número de ingredientes ativos. Antes de prepará-lo, é necessário realizar um teste de contato para detectar reações alérgicas. Só depois disso você pode começar a cozinhá-lo.
Você precisa misturar óleo de mamona, jojoba, girassol, semente de uva, cânhamo, azeitona e bardana. Adicione alguns óleos essenciais. Entre eles estão lavanda, alecrim, óleo de rosa, gerânio, extrato de rosa mosqueta e tocoferol. O elixir nutritivo resultante permitirá que você cuide de forma abrangente dos cílios, especialmente se estiverem danificados.
- Com uma decocção de ervas. Para preparar o caldo, é necessário levar 10 g de camomila, calêndula e centáurea. Essa quantidade deve ser preparada em um copo de água fervente. Para preservar o máximo de propriedades úteis, é melhor fazer isso em banho-maria. Para 50 ml do caldo resultante, é preciso pegar 20 g de óleo de mamona e usar a mistura na forma de compressas. A máscara fortalece os cílios e evita que caiam.
- Com folhas de chá. Em vez de uma decocção de ervas, você pode usar uma infusão de chá forte.
Além do crescimento e da densidade dos cílios, uma mistura de óleo de mamona e chá dará aos cílios uma cor mais escura. Para a máscara, costuma-se usar uma decocção de chá verde.
- Com óleo de peixe. O óleo de peixe penetra facilmente na membrana celular, proporcionando um efeito regenerador.Para criar uma máscara, pegue óleo de rícino e óleo de peixe em partes iguais.
- Com rum ou conhaque. Uma parte de conhaque ou rum é adicionada a duas partes de óleo de rícino. Essa combinação aumentará a taxa de crescimento dos cílios. Mas deve ser aplicado com especial cuidado para que a máscara não entre nos olhos.
As máscaras para cílios não precisam ser usadas diariamente. A frequência média de aplicação é de duas vezes por semana durante o tratamento com óleo de mamona. É necessário usar uma mistura preparada na hora, portanto, deve-se adaptar imediatamente à dosagem dos componentes. Uma mistura de óleos diferentes pode ser uma exceção. Antes de usar devem ser agitadas, use uma mistura recém-preparada, portanto, adapte-se imediatamente à dosagem dos componentes. Uma mistura de óleos diferentes pode ser uma exceção. Agite-os antes de usar.
O tratamento pode ser combinado com uma massagem das pálpebras. Deve ser feito com movimentos circulares da ponta dos dedos por 3-4 minutos em cada pálpebra. Isso aumentará o fluxo sanguíneo e intensificará os efeitos dos produtos de cuidado.
O cumprimento da dieta diária, a alimentação adequada, o abandono de maus hábitos e a permanência ao ar livre também têm um efeito benéfico na condição externa dos olhos e das pestanas.
O óleo de rícino pode ser usado não apenas para cuidar, mas também para remover extensões de cílios. Para fazer isso, umedeça almofadas de algodão com eles e aplique-os na base dos cílios por 20-30 minutos. Após um determinado período de tempo, você pode tentar remover cuidadosamente os cílios com uma pinça. Se isso for problemático, você precisará repetir o procedimento.
Avaliações
A eficácia dos cosméticos é fácil de avaliar graças às avaliações dos clientes. A maioria deles elogiou os resultados após o uso prolongado de óleo de rícino. Percebeu-se que os cílios ficaram muito mais longos, seu volume, a espessura dos fios aumentou, a cor ficou mais saturada. Os resultados foram notados após duas semanas de uso. No entanto, houve casos de reações alérgicas na pele e nas mucosas dos olhos.
O óleo de rícino é um daqueles remédios que vale a pena experimentar antes de passar para tratamentos complexos e soros caros. É frequentemente usado como base para a criação de produtos para os cuidados dos cílios e sobrancelhas. Comprovou sua eficácia em cílios lesados após o procedimento de extensão e em sobrancelhas corrigidas sem sucesso, quando sua forma é perturbada e é necessária a restauração. A disponibilidade de óleo e a facilidade de uso completam a lista de razões para sua prevalência.
Você aprenderá sobre o resultado depois de usar óleo de rícino no vídeo a seguir.