O uso de óleo de rícino em cosmetologia
O óleo de rícino é um excelente produto usado não só na medicina, mas também na cosmetologia. Com ele, você pode fortalecer cílios, unhas e cabelos, podendo ser adquirido em qualquer farmácia. Este produto nem sempre é percebido positivamente, enquanto não existe outro óleo com o mesmo espectro de qualidades.
Características e composição
O óleo de mamona é obtido da mamona, que é uma planta perene e pode crescer mais de 8 metros de altura. O óleo de mamona é bastante venenoso, portanto, apenas suas sementes são utilizadas para fazer o óleo, que, após o processamento, não retém a ricina venenosa. Para obter o óleo, utiliza-se a prensagem a frio, na qual uma prensa especial prensa as sementes. Isso produz um líquido com odor neutro e sabor desagradável. É composto por ácido ricinoléico 90%, que em condições naturais pode ser isolado apenas do óleo de mamona.
O produto em si tem uma consistência viscosa e uma cor amarela escura. As gorduras que compõem o líquido se dissolvem facilmente em álcool e óleos essenciais. O produto contém ácido palmítico, que tem a capacidade de penetrar profundamente na epiderme.
Além disso, o extrato espesso contém componentes esteáricos que efetivamente hidratam e esticam a pele, além de livrá-la da descamação.
O óleo de rícino é rico em ácidos oleicos insaturados, necessários para iniciar os processos metabólicos dentro da pele e reter a umidade na epiderme. Eles não apenas restauram as funções protetoras do epitélio, mas também ajudam a lidar com pequenos defeitos da pele.Este produto cosmético contém componentes linoléicos, retinol e tocoferol, que permitem manter uma tez fresca e natural. Esses componentes nutrem e hidratam as células da epiderme e estão envolvidos na produção das fibras de colágeno.
A substância do óleo de rícino contém vitamina E, que tem um efeito benéfico na condição dos folículos capilares, unhas e pele. Com sua deficiência, podem se desenvolver psoríase, dermatite e distrofia do tecido muscular. Além disso, a falta de vitamina E se manifesta pela perda de cabelo e pele seca.
Em cosmetologia, é utilizado um agente hidrogenado, que apresenta maior resistência à oxidação. Difere dos habituais por conter nutrientes, oligoelementos e ácidos gordos, que permitem combater as mais variadas imperfeições da pele. Para obtê-lo, é realizada a hidrogenação, na qual o óleo passa do estado líquido ao sólido.
Benefícios e contra-indicações
O óleo de rícino em cosmetologia é mais frequentemente usado para aumentar o volume do cabelo. Além disso, pode aumentar a regeneração celular, curar tecidos danificados, suavizar rugas finas e uniformizar o tom da pele. Este extrato espesso ajuda a fortalecer os folículos capilares e estimular o crescimento dos cachos. Em sua forma pura, o produto é útil para se livrar de sardas e outras manchas senis.
A substância do óleo de rícino ajuda a tratar acne, espinhas, cetarose, furunculose e também líquen. Ajuda a remover cicatrizes e estrias e é usado para curar feridas e arranhões.
Esta ferramenta não só fortalece o cabelo, mas também ajuda a livrar-se da caspa. É usado no tratamento de pontas duplas e quebra de cabelo. O uso regular de óleo de rícino pode ajudar a eliminar os cabelos oleosos e aliviar a irritação do couro cabeludo.
O óleo de rícino ajuda a rejuvenescer a pele que desbota após os 45 anos. Estimula a produção de colágeno nas células, o que ajuda a suavizar as rugas e a esticar a pele.
O óleo de mamona praticamente não tem contra-indicações para uso externo, pois é um óleo de base suave. Seu uso é impossível se a pessoa tiver uma reação alérgica a algum dos componentes do produto. Portanto, é importante verificar se há alergias no corpo antes de aplicar. Este remédio é usado com extremo cuidado durante a gravidez. Antes de aplicar máscaras à base de óleo de rícino, consulte o seu médico.
O óleo pode ser prejudicial se usado com muita frequência. Isso obstruirá os poros. Para evitar isso, é necessário realizar procedimentos cosméticos, no máximo, uma vez a cada 10 dias. Não trate a pele com feridas abertas ou sangrando com óleo de rícino.
Se o cheiro de óleo de rícino for desagradável para uma pessoa e causar náuseas, adicione óleos essenciais a ele.
Características de uso em cosmetologia
O óleo de rícino é um produto versátil que tem amplo uso em cosméticos. É usado para vários fins, a fim de livrar o corpo de muitos problemas.
Campos de aplicação do produto:
- para o rosto - retém a umidade na superfície da pele, combate as rugas e elimina os desníveis;
- para cabelos - restaura bulbos danificados, fortalece a estrutura dos cachos e trata a caspa;
- para os seios - evita a formação de estrias e restaura a elasticidade da pele;
- para calcanhares - alivia a secura, remove células mortas e também combate calosidades e calosidades;
- para os lábios - combate fissuras e ressecamento, e dá brilho natural;
- para as mãos - hidrata e nutre a pele, além de eliminar a descamação;
- para unhas e cutículas - cura a fragilidade das lâminas ungueais, alisa a cutícula e elimina rebarbas;
- para clareamento - remove a pigmentação da pele e restaura as células danificadas;
- para massagem - combate o sobrepeso e a celulite, melhora a circulação sanguínea e restaura a elasticidade da pele;
- para cílios - acelera o crescimento do cabelo e dá volume aos cílios;
- para remover verrugas e papilomas - retarda a divisão celular em neoplasias e ajuda a eliminá-los completamente.
O óleo de rícino tem muitas propriedades benéficas, o que contribui para sua crescente popularidade entre muitas pessoas. Além disso, o preço para espremer a mamona varia de 20 a 100 rublos por frasco, o que torna o produto disponível para compra.
Receitas interessantes
O extrato de mamona é uma excelente forma de manter a beleza. Mas, para usar óleo de rícino para fins cosméticos, você precisa seguir uma série de recomendações. Há uma instrução simples para evitar consequências negativas:
- antes de aplicar o produto, você deve verificar a pele para ver se há alguma reação alérgica;
- se ocorrer formigamento ou queimação na pele, lave a composição imediatamente;
- a aplicação de máscaras à base de óleo de rícino é permitida apenas por 10-25 minutos.
Receitas de óleo de rícino
- Contra a queda de cabelo. Para preparar a máscara, você precisará misturar 1/1 de suco de cebola e óleo de rícino. O produto é aplicado na raiz da cabeça, após o qual os cachos devem ser cobertos com uma toalha e mantidos por 25 minutos. Decorrido o tempo, a composição deve ser lavada com água morna utilizando shampoo.
- Anti caspa. Para obter a composição medicinal, é necessário adicionar uma colher de chá de óleo de rícino e 30 g de álcool a 250 ml de chá preto forte. A mistura resultante deve ser processada em cachos e deixada por um quarto de hora.
- Para fortalecimento do cabelo. Suco de limão, álcool e óleo de rícino são misturados em proporções iguais. A máscara é aplicada na área da raiz da cabeça, após o que o cabelo é enrolado em um saco plástico e deixado por 20-25 minutos. É necessário lavar a mistura com shampoo.
- Contra a pigmentação. Uma solução pura de óleo de rícino é aplicada nas áreas pigmentadas por um quarto de hora, 3-4 vezes ao dia. Essa mesma receita pode ajudar a combater verrugas e papilomas.
- Do fungo. Para preparar este produto, é necessário misturar 1/1 de refrigerante e óleo de mamona. Este produto é aplicado nas áreas afetadas pelo fungo por 20 minutos, após o qual é lavado com água fria. Esta receita também ajuda a se livrar de hematomas e dores nas articulações.
- Para suavizar os lábios. Para obter um bálsamo hidratante, é necessário tomar 40 ml de óleo de rícino e adicionar 30 g de vaselina. Esta mistura deve ser ligeiramente aquecida, após o que pode ser untada com os lábios secos.
- Comprimir para o pescoço e decote. Para preparar esta compressa quente oleosa, você precisa pegar 30 ml de óleo de rícino morno e misturar com 50 ml de água quente. O líquido resultante deve ser umedecido com um pedaço de gaze e enrolado no pescoço. A gaze é coberta com um pano quente por cima e deixada por 15 minutos. Antes de aplicar a compressa, a mistura deve esfriar um pouco para não causar queimaduras.
- De calosidades e calosidades. Para preparar esse preparo, basta aquecer o óleo de mamona em banho-maria. Lubrifique os pés com um agente quente e envolva-os com papel alumínio. Meias quentes são colocadas por cima e a compressa é deixada por 25 minutos. Decorrido esse tempo, o óleo é lavado e os pedaços queratinizados de pele são removidos com uma pedra-pomes. Você precisa repetir este procedimento por 7 dias.
- Para o rejuvenescimento da pele facial. Esta ferramenta pode suavizar rugas e suavizar o contorno do rosto de pessoas com mais de 45 anos. Para fazer uma máscara rejuvenescedora, você precisa misturar óleo de rícino 1: 2 com óleo de oliva, amêndoa ou gergelim. A mistura resultante deve ser armazenada em uma jarra bem fechada com vidro escuro. O produto é esfregado nas palmas das mãos, após o que é aplicado sobre a pele limpa do rosto com movimentos suaves de massagem.
- De descascar. Este produto contém purê de batata, gema de ovo, leite e óleo de rícino.Para preparar a mistura, deve-se misturar 5 colheres de chá de purê, 20 ml de leite, 10 ml de óleo de mamona e uma gema. Esta máscara deve ser mantida nas áreas danificadas por 20 minutos, após o qual pode ser lavada com água pura.
Avaliações
Nem todas as pessoas falam positivamente sobre o óleo de rícino. Alguns usuários notam o cheiro específico do produto e a viscosidade excessiva. Mas, na maioria dos casos, o óleo de rícino é considerado um remédio universal que permite restaurar a estrutura do cabelo e restaurar a juventude da pele.
Aqueles que recorreram a este método de manutenção da beleza natural são aconselhados a usar máscaras por muito tempo. Somente uma aplicação contínua de misturas de óleo de mamona pode trazer o resultado desejado.
Veja abaixo para mais detalhes.