Características do uso de óleo de cânfora para o rosto em cosmetologia
O óleo de cânfora é bem conhecido de todos - é amplamente utilizado em cosmetologia como um produto eficaz para o cuidado do rosto. Ele está incluído em uma variedade de máscaras, cremes, bem como loções e compressas para pele envelhecida e irritada. Os componentes ativos da cânfora estimulam a cura celular e iniciam processos de autorregeneração.
Peculiaridades
A maioria de nós está familiarizada com o cheiro peculiar da cânfora desde a infância - a substância é freqüentemente introduzida na composição da fricção, que é prescrita para tosse e dores no peito. Mas se todos sabem sobre o uso do produto na terapia, poucos ouviram falar das qualidades benéficas do óleo como o principal elemento dos produtos cosméticos para cuidados.
O éter de cânfora é obtido do louro japonês, uma árvore que cresce na Rússia no Extremo Oriente, bem como no Japão e na China, e há algum tempo começou o cultivo nos Estados Unidos. As propriedades medicinais desta árvore são conhecidas desde os tempos antigos - não é por acaso que nossos ancestrais chamavam sua resina de "o cérebro do dragão" e a usavam para fins médicos, cosméticos e todos os tipos de rituais.
Acreditava-se que esta planta confere aos outros beleza, força e os preenche de energia, tão necessária para a manutenção da saúde.
Antes de entrar em mais detalhes sobre o efeito do óleo na pele, vamos entender os conceitos básicos. Existem várias opções para o medicamento - básicas e essenciais. Além disso, o álcool de cânfora pode frequentemente ser encontrado à venda, cujas propriedades benéficas são amplamente utilizadas em aromaterapia e aromaterapia.E é muito importante distinguir entre as características do uso de todos os tipos de cânfora, uma vez que o uso indevido acarreta consequências bastante graves.
O óleo vendido nas farmácias é uma solução a 10% do princípio ativo em óleo vegetal ou mineral, geralmente em óleo de girassol. Este é o tipo básico de gordura usado na medicina como componente integral de fricção, cremes de massagem e bandagem corporal; é medido em colheres.
Em cosmetologia, o fármaco é contado em gotas, enquanto se ingeria apenas o óleo essencial, obtido do rizoma e da casca do louro pelo método japonês de destilação. É esse óleo que consideraremos no contexto deste artigo como o componente base das formulações anti-envelhecimento.
Os ésteres são de dois tipos: cânfora preta e branca. O branco é considerado mais curativo, que é um líquido oleoso e de cheiro pungente, com uma tonalidade amarelada bastante clara.
Deve-se ter em mente que o óleo de cânfora de verdade é caro., se você vir uma droga barata na sua frente, provavelmente isso indica que cristais de cânfora sintéticos foram usados para sua produção. Tal composição não causará dano, mas você também não notará nenhum benefício. Por isso não vale a pena economizar, além disso, todos os custos são totalmente nivelados pelo baixo consumo de éter - para um único procedimento, bastam algumas gotas da composição, portanto o óleo pode ser utilizado por muito tempo .
Beneficiar
Em cosmetologia, o óleo de cânfora tem sido usado há relativamente pouco tempo, mas a julgar pelas análises, ele já se estabeleceu como um excelente produto de cuidado. Isto se deve a um conjunto de componentes que possuem um poderoso efeito anti-séptico, auxiliando no combate eficaz à acne, acne, inflamação e irritação da pele e, claro, à produção do excesso de sebo.
O principal ingrediente ativo da droga é a cânfora - é uma substância orgânica que contém oxigênio, que tem um efeito positivo na pele:
- estimula processos de regeneração aprimorados;
- efetivamente tons;
- acalma rapidamente;
- reduz a gravidade das manifestações inflamatórias;
- reduz a produção de sebo;
- suaviza a estrutura da pele;
- uniformiza o tom do rosto;
- seca.
É de notar que o éter de cânfora é extremamente eficaz no combate às alterações cutâneas que começam com a idade e interrompe os processos de envelhecimento que se iniciaram.
A estrutura do produto também inclui outros nutrientes:
- pelandrene - estimula o aumento da produção de substâncias importantes para a manutenção de uma aparência jovem, como colágeno e elastina;
- pineno - promove um rápido amolecimento e alisamento das peles mais irregulares com poros dilatados;
- limoneno - possui propriedades anti-sépticas pronunciadas;
- safrol - promove a cicatrização de células e tecidos;
- cineol - manifesta-se como antioxidante, reduz as rugas finas, aumenta o turgor;
- canfeno - normaliza a circulação sanguínea, melhora a função regenerativa da pele;
- bisabolol - clareia as sardas e manchas da idade e refresca o tom da pele.
Os especialistas recomendam incluir óleo de cânfora em várias máscaras anti-pigmentação, bem como em loções e géis para limpeza e lavagem.
O óleo também pode ser aplicado puro, puro, mas pontualmente, portanto, ao lidar com acne inflamada, aplique uma ponta do remédio na área do problema com um cotonete e deixe agir por 5-8 horas, de preferência durante a noite.
As principais indicações para a realização de procedimentos cosméticos à base de óleo de cânfora são:
- os processos iniciais de murchamento no rosto;
- rugas mímicas pronunciadas;
- cansaço da pele e diminuição do seu tom geral;
- processos inflamatórios agudos e crônicos;
- oleosidade excessiva;
- poros dilatados.
Contra-indicações
Deve-se notar que a cânfora é usada tanto para o cuidado da pele madura que envelhece, quanto para a pele jovem. Ao mesmo tempo, lembre-se que o grau de atividade do éter de cânfora é bastante elevado, nesse sentido, as máscaras e cremes caseiros com ele devem ser usados com moderação: para a prevenção, um uso a cada 7-10 dias é suficiente. Se a pele estiver muito flácida ou inflamada, você pode aplicar preparações de cuidados com um pouco mais de frequência - 2-3 vezes por semana, mas o tratamento deve ser realizado em um curso de no máximo 10 procedimentos, após os quais você deve realizar uma pequena pausa por algumas semanas e alterne para o modo de uso preventivo.
O óleo de cânfora tem uma série de contra-indicações sérias, incluindo:
- predisposição a doenças alérgicas;
- asma;
- intolerância individual aos componentes do éter de cânfora.
Não há outras contra-indicações para o uso externo, mas com o uso interno as complicações mais graves são possíveis, por isso, na hora de usar o medicamento, todas as regras para seu uso devem ser rigorosamente seguidas.
Receitas de máscara
Na maioria das vezes, o óleo de cânfora é usado como componente básico de máscaras cosméticas. Estas formulações conferem à pele um aspecto saudável e fresco e ajudam a combater as rugas da idade.
Máscara de clareamento
Para desenhar essa máscara, você precisa preparar 2 colheres de sopa. colheres de sopa de creme de leite 10% e misture com salsa picada. Despeje 1/2 colher de chá à mistura. suco de limão e algumas gotas de cânfora.
A composição é bem misturada e aplicada na pele previamente limpa por 15-25 minutos e, em seguida, lavada com água fria.
O efeito não será perceptível imediatamente, mas após 5-7 aplicações, a tez ficará mais uniforme e as sardas e manchas da idade não serão tão pronunciadas.
De rugas
Para preparar um agente anti-envelhecimento, é necessário misturar 10 g de farinha de aveia, adicionar 20 ml de iogurte ou kefir, 1 gema de frango e 2 gotas de óleo de cânfora. É aconselhável bater toda a mistura com um batedor até que a substância esteja o mais homogênea possível.
A máscara é aplicada em um rosto limpo por 10-15 minutos, após o qual é lavada e um creme normal é aplicado. Esta máscara é recomendada para ser aplicada em dias alternados com um curso de 4 semanas.
O resultado de tais procedimentos será uma diminuição no número e profundidade das rugas, a pele ficará mais elástica. Ao mesmo tempo, durante o procedimento, todas as impurezas são puxadas para fora dos poros, portanto, os próprios poros são significativamente estreitados e a oleosidade das glândulas da pele é reduzida.
De flacidez das pálpebras
Uma máscara feita com uma mistura de vários óleos é eficaz contra as rugas sob os olhos relacionadas ao envelhecimento. Você vai precisar de 6 gotas de cânfora e 8 gotas de óleo de uva e damasco.
Todos os ingredientes são bem misturados e levemente aquecidos em banho-maria, em seguida a composição é aplicada nas pálpebras ao redor dos olhos com leves batidinhas. A máscara deve ser deixada no rosto por um quarto de hora e depois lavada. Os procedimentos são realizados duas vezes por semana, durante um mês e meio.
No final do tratamento, você sentirá que o número de pequenas rugas foi significativamente reduzido e a profundidade das grandes diminuiu.
De manchas de idade
A pigmentação causa muitas preocupações às mulheres, mas o óleo de cânfora consegue lidar com esse problema com sucesso. Para preparar uma composição eficaz, você deve misturar 3 gotas de cânfora, 1 litro. óleo de espinheiro mar, 1 l. argila branca, 1 l. suco de limão e 1 litro. água aquecida. Mexa todos os componentes até obter uma consistência cremosa e aplique sobre a pele previamente limpa e vaporizada. A composição é mantida durante 25 minutos e depois lavada. O curso dos procedimentos é de 1 mês com frequência de 3 vezes por semana.
Esta máscara tem um efeito clareador pronunciado, então depois de um tempo a tez ficará muito mais uniforme e fresca.
Para acne
Para a pele inflamada e irritada, uma máscara contra acne é eficaz. Para elaborá-lo, é necessário tomar 3 colheres de sopa de argila azul, diluir em 2 litros. água e 1 litro. leite coalhado. 6 gotas de cânfora são introduzidas na mistura resultante e misturadas.
A composição é aplicada sobre a pele limpa em uma camada uniforme e deixada até a secagem final, depois lavada. O procedimento é realizado 2 a 3 vezes a cada 7 dias durante um mês e meio. Como resultado desse tratamento, a atividade das glândulas sebáceas é normalizada, a pele fica muito mais macia e a inflamação seca.
De inflamação
Outra composição ajuda contra a inflamação: 20 g de aveia cozida no vapor são misturados com 1 litro. mel de flores, 3 gotas de óleo de toranja e 3 gotas de cânfora. Todos os componentes são combinados e levemente aquecidos em banho-maria - caso contrário, o mel não se dissolverá completamente, e o efeito do procedimento será muito menor.
A composição é aplicada durante 20-30 minutos e depois lavada. Os procedimentos são realizados duas vezes por semana durante um mês.
Para pele oleosa
Com o aumento da atividade das glândulas sebáceas, a seguinte composição ajudará: 20 g de farinha de milho devem ser misturados com a polpa de 1 tomate e despeje em 5-8 gotas de óleo de amêndoa e cânfora.
A máscara é recomendada para ser aplicada 2 vezes por semana, a duração do tratamento é de 2 meses.
Após todo o curso, a pele ficará bem menos oleosa, além disso, os procedimentos ajudarão a se livrar por muito tempo de problemas desagradáveis como cicatrizes, acne e acne.
Recomendações de uso
Deve-se notar que as máscaras estão longe de ser a única maneira de usar óleo de cânfora para se livrar de problemas cosméticos.
O método mais simples de aplicação é considerado a aplicação do produto na forma purificada. Para isso, umedece-se um chumaço de algodão em uma infusão de camomila de farmácia, espreme-se um pouco, em seguida, 2-3 gotas de óleo são aplicadas no disco e a pele é bem enxugada. Lembre-se de que tais procedimentos só podem ser realizados em peles inflamadas e oleosas, mas se forem combinados, apenas as áreas problemáticas poderão ser tratadas. Mas com a pele seca, é melhor abster-se desta opção, preferindo máscaras.
O enriquecimento de cremes tem um bom efeito - para isso, antes de cada aplicação, faça uma porção única, pegue um volume padrão de creme e misture 1 a 2 gotas de cânfora nele. A composição finalizada é aplicada normalmente.
Se você usa muito loção, pode adicionar éter ou pode fazer você mesmo. A receita é bastante simples - você precisa levar uma colher de chá de bórax, glicerina e óleo, misture e despeje um copo de água filtrada. A composição é armazenada em um frasco com tampa de rosca e agitada vigorosamente antes do uso.
As compressas com cânfora dão um bom efeito. Para realizar tal procedimento, é necessário preparar uma base de tecido de algodão, que é recortada no formato do rosto, deixando fendas para os olhos, nariz e lábios e saturando a tela com uma mistura de 5 gotas de cânfora, 1 litro. óleo de cardo de leite e 1 litro. óleo de semente de uva. Essa compressa é deixada por 30-40 minutos, após o que é enxugada com um guardanapo de papel.
Importante: Ao usar cosméticos à base de óleo de cânfora, evite o contato com os olhos. Se isso acontecer, enxágue imediatamente com água corrente e, caso não seja possível remover a irritação, entre imediatamente em contato com um oftalmologista.
Ao realizar uma série de procedimentos à base de óleo de cânfora, use hidratantes fortes em paralelo, caso contrário, há uma grande probabilidade de uma sensação de rigidez e descamação na pele. Você pode prescindir dessa hidratação apenas se estiver lidando com pele muito oleosa.
Para que ajuda o óleo de cânfora, veja o próximo vídeo.
Obrigado.