Como usar o óleo de cabelo?
O cabelo é um dos principais adornos de uma mulher, o poeta deve aproveitar ao máximo as oportunidades para preservar sua bela aparência. Uma das principais opções de cuidados é o uso de óleos diversos. O principal é ter uma ideia clara das funcionalidades da sua aplicação. Este artigo irá falar sobre isso.
Propriedades
É comum usar uma variedade de óleos para fornecer cuidado completo ao cabelo. O mais comum são várias opções.
- Óleo de jojoba - contém uma concentração significativa de vitamina E, que tem um poderoso efeito antiinflamatório e regenerador. Quando esfregado no couro cabeludo, remove sebo e normaliza os processos de trabalho.
- Óleo de côco - excelente para nutrir o cabelo (principalmente se estiver danificado), tem efeito hidratante e protetor.
- Azeite - restaura a estrutura do cabelo e promove sua regeneração ativa.
- Óleo de rebarba (é um dos mais difundidos e procurados) - contém vitaminas A, E, PP, ajuda ativamente na queda de cabelo, promove sua nutrição, crescimento e também ajuda a se livrar da caspa.
- Óleo de linhaça - caracterizado por uma concentração significativa de vitaminas A, grupo B, e também E, nutre qualitativamente a pele do cabelo, garante a sua saturação com todos os componentes necessários.
- óleo de argan - melhora a microcirculação das substâncias, tem efeito antiinflamatório, protege o couro cabeludo de uma variedade de doenças fúngicas e infecciosas.
- Óleo de espinheiro - tem um efeito estimulante e regenerador, ajuda a normalizar o estado dos cabelos danificados por penteados constantes, uso frequente de secador de cabelo ou produtos de tratamento de má qualidade.
- Óleo de amêndoa - satura o couro cabeludo com todos os oligoelementos necessários e vitaminas úteis, o que permite melhorar o cabelo por um mínimo de tempo.
- Óleo de canela - é uma opção menos comum (usada apenas na forma diluída), ajuda a atingir o efeito de regeneração máximo.
Assim, a escolha da opção de óleo mais adequada depende diretamente de qual problema deve ser resolvido nesta fase, bem como do início de quais consequências negativas devem ser evitadas. No entanto, o uso de óleo para cabelo em casa deve ser correto. Produtos oleosos são aplicados em cabelos secos e úmidos ou molhados. Vamos entender os meandros de tais procedimentos.
Como você pode se inscrever?
Existem muitas opções de uso do óleo para obter efeitos benéficos. Cada um deles pode ser mais adequado para uma pessoa em particular, dependendo das características gerais do organismo, da condição dos fios e do efeito desejado.
- Pentear aroma
Esta opção é geralmente considerada uma das mais eficazes, dependendo do seu uso regular. Para garantir um resultado positivo, você precisa se lembrar de algumas das nuances.
- É necessário usar substâncias cosméticas de alta qualidade. O mesmo se aplica aos dispositivos de pentear.
- O pente usado nesse caso deve ser limpo (a melhor solução seria alocar um dispositivo especial para isso). Caso contrário, existe o risco de uma variedade de processos inflamatórios.
- Devido à concentração excessiva de óleos essenciais, vale a pena utilizá-los não puros, mas ligeiramente diluídos (com a adição de uma pequena quantidade de água), ou então utilizar apenas 3-4 gotas da substância correspondente.
- O tempo ideal de escovação deve ser de cerca de 3-5 minutos (períodos mais curtos e longos podem afetar negativamente a saúde do cabelo).
- Antes de usar uma versão totalmente nova do óleo, é necessário verificar se não há alergia a ele.
- Aplique óleos apenas para limpar o cabelo. Antes disso, em nenhum caso o uso de perfume é permitido. Dois desses componentes podem entrar em conflito um com o outro e, nesse caso, há uma grande probabilidade de dores de cabeça, bem como de reações alérgicas.
Portanto, usar um procedimento de pentear à base de óleos aromáticos deve ser o mais cuidadoso possível. Este processo permite que um efeito benéfico seja alcançado em um período mínimo. O principal é seguir as instruções para não prejudicar a sua saúde.
- Máscaras nutritivas
Uma das áreas de aplicação de óleos valiosos é a sua utilização como principal componente de máscaras para cachos. Dependendo de qual produto é usado como base para um determinado produto cosmético, existem várias receitas, caracterizadas por uma direção de ação distinta. Para minimizar o processo de queda de cabelo, a seguinte opção é adequada, que inclui:
- 4-5 gotas de óleo de gérmen de trigo;
- 1 gota de óleo de jojoba;
- 2 gotas de óleo de abóbora.
Todos os componentes são completamente misturados e aplicados no couro cabeludo por 5 minutos. Para obter um efeito positivo, vale a pena recorrer ao uso dessa ferramenta 2 vezes por semana.
Para aumentar o crescimento do cabelo, você deve usar uma máscara à base de óleo de bardana. Os principais componentes são:
- cerca de 5-6 gotas de óleo de bardana;
- uma pequena pitada de pimenta vermelha;
- algumas gotas de água purificada.
Esses ingredientes se misturam bem e são aplicados no couro cabeludo por no máximo 5 minutos (caso contrário, devido ao conteúdo da pimenta, há risco de escaldamento).
Uma máscara com azeite de oliva ajudará a fortalecer o cabelo, cujos principais componentes são:
- 1 colher de sopa de creme de leite médio;
- 1,5 colher de chá de azeite
- mel natural;
- cebola.
A cebola deve ser picada (é melhor fazer isso com um liquidificador, mas se este dispositivo não estiver disponível, um moedor de carne serve) até um estado de purê de onde você precisa espremer o suco. Adiciona-se óleo vegetal pré-aquecido, mel e creme de leite. Todos os componentes são cuidadosamente misturados, aplicados no couro cabeludo e mantidos por uma hora. Para maximizar o desempenho, cubra sua cabeça com uma toalha. Para não provocar um trabalho excessivo das glândulas sebáceas, é aconselhável recorrer a esta opção no máximo uma vez por semana.
- Enriquecimento de shampoos e condicionadores
Uma opção alternativa para o uso de óleos é a realização de atividades voltadas para o enriquecimento de produtos industriais prontos. Por exemplo, se estamos falando sobre o uso de xampu, cerca de 5 gotas de óleo devem ser adicionadas a uma única porção dessa substância. Quanto aos condicionadores e condicionadores-condicionadores, é necessário muito menos óleo aqui.
Os óleos mais comumente usados para este procedimento são:
- óleo da árvore do chá (usado ativamente para eliminar a seborreia e a caspa);
- óleos de laranja e lavanda (ajudam a alcançar um brilho atraente no cabelo e fortalecer os cachos);
- óleo de gerânio (fornece eliminação eficaz da caspa).
Antes de enriquecer shampoos com esses componentes, você deve se certificar de que não haja tais ingredientes na composição. Caso contrário, existe o risco de provocar uma forte reação alérgica.
Muitas meninas ficam um pouco desconfiadas com a ideia de usar óleos para melhorar a saúde do cabelo. A maioria está inclinada a aderir à opinião de que, após o procedimento, será bastante problemático lavar o produto. Na verdade, se você abordar a solução desse problema com a maior competência possível, poderá esquecer a ocorrência de quaisquer problemas.
Para se livrar do brilho oleoso, você pode enxaguar o cabelo duas vezes com shampoo. Ao mesmo tempo, não se deve perder de vista o fato de que tais produtos contêm uma quantidade significativa de produtos químicos que podem não ter o melhor efeito sobre a condição do cabelo. Portanto, como auxiliar de lavagem, o seguinte pode ser usado:
- gema de ovo diluída em um pouco de água;
- pó de mostarda;
- água com limão, vinagre de maçã;
- decocções e infusões de ervas.
Como se lavar?
Uma maneira alternativa e consagrada de se livrar dos óleos gordurosos é polvilhar o couro cabeludo com farinha e escová-lo. Após passar por esse procedimento, a cabeça também deve ser enxaguada com água. Se esta opção não for adequada para você por algum motivo, você mesmo pode preparar um xampu natural. Para fazer isso, misture 50 gramas de conhaque com uma gema e um pouco de água. Devido à sua composição única, esse shampoo não só pode ajudar a se livrar do óleo essencial sem quaisquer dificuldades, mas também tem um efeito positivo na condição do cabelo.
A lavagem do óleo de coco da cabeça merece atenção especial, pois, pelas qualidades específicas do produto, é bastante problemático eliminá-lo com as opções acima.A melhor solução é usar decocções de ervas concentradas à base de camomila, urtiga ou hortelã. Antes de usar qualquer uma das opções, você deve deixá-la fermentar.
Às vezes, você pode se deparar com o fato de que não é possível lavar uma determinada substância devido à duração excessiva do procedimento. O mesmo pode acontecer com o uso muito frequente de derivados de petróleo.
Com que frequência você deve usar o produto?
Vale ressaltar que não há uma resposta definitiva neste caso, pois tudo depende das características individuais, do estado do cabelo, bem como da qualidade da substância utilizada. A melhor opção é usar tratamentos com óleo 1-2 vezes por semana. Se estamos falando de certos momentos críticos, você deve primeiro consultar um tricologista ou um cosmetologista. Só eles, tendo avaliado o estado dos cabelos, podem falar da necessidade de aumentar a frequência dos procedimentos correspondentes.
Tomar suas próprias decisões sobre o uso de óleos com mais frequência pode desencadear um aumento gradual de certas substâncias, o que pode tornar o cabelo mais pesado, bem como a aparência de um brilho oleoso. Se a condição dos fios for relativamente normal, não há necessidade de aplicar o óleo mais do que várias vezes durante o mês.
Para obter informações sobre qual óleo para cabelo escolher, veja o próximo vídeo.