Óleo para cabelo: características, conselhos sobre a escolha, uso
Se você tem um couro cabeludo escamoso e os cachos estão constantemente emaranhados, rachados e eletrificados, então o óleo para o cabelo o ajudará. Esta é uma boa ferramenta que certamente deve estar presente no arsenal de beleza de qualquer mulher.
Descrição
Os óleos têm um efeito condicionador e calmante, melhoram significativamente o estado geral do couro cabeludo e normalizam a estrutura do cabelo. Eles são reconhecidos como uma excelente ferramenta que protege os cachos dos efeitos negativos do ambiente externo, além de nutrir e hidratar a derme.
Os produtos de cuidados têm as seguintes qualidades benéficas.
- Nutrir. Os óleos são considerados um verdadeiro depósito de vitaminas e microelementos essenciais que saturam completamente o cabelo com nutrientes, proteínas vitais e aminoácidos essenciais.
- Estimula a circulação sanguínea. Os óleos aumentam a microcirculação do sangue no couro cabeludo, graças ao qual os folículos capilares são totalmente supridos com todas as substâncias necessárias.
- Hidratar. Devido à presença de alguns componentes químicos, os óleos contribuem para a maior saturação dos fios com a umidade e sua maior preservação possível dentro da estrutura.
- Restaurar. O aumento da concentração dos elementos nutritivos do óleo torna-se uma solução ideal para o tratamento de cabelos enfraquecidos por tingimentos e permanentes freqüentes, bem como para o problema frequente de pontas duplas.
- Reduz a oleosidade. Muitas pessoas duvidam que o óleo graxo pode reduzir o funcionamento das glândulas sebáceas, porém, é exatamente esse o caso, com o uso constante de óleo, você pode se livrar do desagradável problema do brilho oleoso e da poluição rápida da cabeça.
- Estimula o crescimento. Devido ao aumento da circulação sanguínea nos folículos capilares, sua nutrição é melhorada, o que, por sua vez, ocasiona o aparecimento de novos fios e a aceleração de seu crescimento.
- Trate a pele. Os componentes dos óleos têm um efeito calmante no couro cabeludo irritado, reduzem as manifestações de seborreia e eliminam a coceira.
- Melhora a aparência. Com o uso regular de óleos, os cabelos tornam-se saudáveis e fortes, adquirindo brilho natural e brilho natural.
Variedades e suas propriedades benéficas
A indústria cosmética moderna oferece uma grande variedade de óleos para os cabelos - o sortimento apresentado nas lojas é tão amplo que um consumidor inexperiente simplesmente se perde e não pode optar por uma ou outra composição. Vamos dar uma olhada no que são os óleos e quais efeitos eles têm no cabelo e na pele.
Para cuidar dos cachos, são usados dois tipos de óleos: básicos e essenciais. O extrato de base é considerado obtido a partir das partes de materiais vegetais que se caracterizam pela concentração máxima de gorduras, geralmente sementes e nozes.
Os óleos essenciais são voláteis, por via de regra, são obtidos por destilação. Geralmente são bastante concentrados, por isso raramente são usados, mas podem reduzir muitos problemas no couro cabeludo.
Os óleos básicos também são chamados de óleos veiculares porque ajudam a fornecer o ingrediente ativo diretamente ao cabelo e incluem quase todos os tipos conhecidos de óleos vegetais. Alguns deles têm um cheiro fraco, e alguns não têm cheiro algum. A fabricação desses produtos é baseada na utilização de métodos de torção e maceração, que se revelaram bem no cuidado complexo para uma grande variedade de cabelos.
A consistência das composições dos cabelos também é muito diferente, assim como a embalagem, mas a variedade máxima se nota nas matérias-primas - ou seja, na planta da qual são obtidas. Se você mesmo fala sobre a preparação de produtos de cuidados, os componentes básicos e essenciais serão úteis.
Por exemplo, o extrato da árvore do chá combate eficazmente a caspa, o alecrim estimula perfeitamente o crescimento acelerado do cabelo, a hortelã-pimenta alivia a coceira e o óleo de rícino sela as pontas duplas.
Graças à combinação de vários componentes, você pode obter o produto ideal para o cuidado dos cabelos.
Vamos nos concentrar nos tipos de óleos mais populares.
Lavanda
É necessária para a regeneração dos cabelos danificados, sua restauração, bem como estimulação do crescimento. Os componentes ativos do óleo penetram nos folículos capilares e os “acordam”, promovendo a liberação de novos fios. A lavanda tem a capacidade de nutrir e acalmar a pele. Como resultado, com o uso constante do produto de cuidado, você pode esquecer a caspa inestética e a coceira incômoda na cabeça.
Os tricologistas recomendam massagem capilar diária com extratos de lavanda - os cachos irão renascer visivelmente alguns meses após o início do procedimento.
Camomila
Todo mundo conhece as propriedades antiinflamatórias e calmantes da camomila, ao usar seu extrato de óleo, o mesmo acontece com a cabeça: o produto alivia significativamente as irritações decorrentes de coloração agressiva ou permanente, auxilia nas manifestações alérgicas, que são acompanhadas pelo aumento da formação de caspa .
hortelã
Derivado da hortelã-pimenta, este produto para a pele induz aumento do fluxo sanguíneo para os folículos capilares dormentes e promove a oxigenação máxima. Como resultado, o novo cabelo cresce mais rápido.
Lembre-se de que muitas vezes há uma leve sensação de formigamento ao aplicar este óleo - não se assuste, este é um sinal bastante auspicioso de que o óleo está realmente funcionando.
Alecrim
Tem um poderoso efeito hidratante em todos os fios de cabelo, além disso, este produto remove o estrato córneo da pele e garante a eliminação das células mortas. O óleo é indispensável para reduzir os problemas associados ao aparecimento de caspa, coceira e descamação, além disso, o produto melhora a circulação sanguínea para os folículos, com o que os cabelos ficam mais fortes e saudáveis.
Extrato da árvore do chá
Difere nas características antimicrobianas mais poderosas, protege eficazmente contra infecções fúngicas e bacterianas perigosas, normaliza a atividade das glândulas sebáceas, reduz a quantidade de sebo e, assim, melhora a aparência do cabelo. Em combinação com outros óleos, remove a caspa com sucesso.
Limão
Como o alecrim, é tradicionalmente usado para restaurar cabelos oleosos, mas não é recomendado levá-lo para cabelos secos.
Mirrovoe
Este remédio é ótimo para quem tem couro cabeludo seco e cabelo excessivamente seco. Hidrata ativamente e mantém um nível de umidade suficiente por muito tempo.
Bardana
É um estimulante de crescimento capilar reconhecido em todo o mundo. A maioria dos problemas com os cabelos se deve ao fato de que o sebo obstrui completamente os poros da raiz, e simplesmente não permite que a pele respire, suprime qualquer atividade dos bulbos. Isso costuma levar à alopecia focal, pois, não sendo capazes de funcionar adequadamente, os folículos simplesmente “adormecem” e não dão “crescimento” aos jovens.
O óleo de bardana se distingue por sua capacidade de penetrar até o fundo e enfraquecer significativamente a adesão da gordura do cabelo à pele; além disso, o óleo de bardana dissolve todo esse suprimento sebáceo. A ferramenta é considerada a melhor escolha para mulheres com cabelos oleosos, embora funcione bem para cabelos secos, nutrindo e hidratando bem.
rícino
Outro produto extremamente útil, saturado com ácido ricinoléico, muito utilizado no tratamento de todos os tipos de patologias fúngicas.
O óleo de mamona penetra no couro cabeludo, nutre, hidrata, promove o acúmulo e a retenção da umidade nos cabelos, evitando que resseque. O óleo de rícino torna o cabelo visivelmente mais espesso e o amacia. Muitas vezes é introduzido na estrutura das máscaras, mas também pode ser usado como uma ferramenta independente.
Coco
É um dos melhores condicionadores da indústria cosmética. Ao mesmo tempo, o produto é totalmente natural, pelo que proporciona a nutrição necessária, proteção eficaz e regeneração da linha do cabelo. O óleo de coco é 90% composto por ácidos graxos benéficos, que amaciam o couro cabeludo e o hidratam bem.
O óleo de coco, quando usado continuamente, torna até os cabelos mais frágeis brilhantes e exóticos. Auxilia perfeitamente os cachos danificados devido à alta concentração de vitaminas A e K, além de ferro e manganês.
Na hora de comprar um produto, tente dar preferência a uma composição pura, não refinada, que não contenha nenhum aditivo químico ou mineral.
Oliva
Este óleo tem ampla aplicação no tratamento da calvície, ele também alisa a superfície do cabelo e fortalece firmemente as raízes. O produto contém as maiores concentrações de ácidos graxos, além de tocoferol, conhecido por suas propriedades antioxidantes.
Não abuse do produto - com o uso frequente, há um alto risco de as raízes do cabelo ficarem oleosas após o tratamento, por isso é melhor não usá-lo como um produto independente, mas introduzi-lo em formulações de cuidados complexas.
Arganovoye
É um produto bastante caro, mas o resultado definitivamente vale a pena. O cabelo no menor tempo possível fica bem uniforme, liso, como a seda mais delicada, e brilhante.O óleo é saturado com vitamina E, e também contém uma grande quantidade de ômega-3 e 9, ácidos linoléico e oleico, microelementos úteis que penetram profundamente na pele, nutrindo e hidratando-a totalmente.
O óleo de argão pode restaurar a beleza do cabelo gasto por permanentes, tinturas e alisamentos agressivos. Ajuda a manter uma cor brilhante e saturada o máximo possível após o tingimento químico, evita o ressecamento e protege bem da radiação ultravioleta. Ao contrário de todas as outras variedades de óleos básicos, o óleo de argan é totalmente não oleoso e verdadeiramente arejado, portanto, mesmo com aplicações muito frequentes, o cabelo não fica oleoso e sobrecarregado.
Damasco
Outro bom produto de cuidado, rico em todas as vitaminas e minerais essenciais. Sendo absorvido pelo cabelo, protege eficazmente a sua estrutura e reduz o ressecamento. A ferramenta deixa os cachos mais exuberantes e brilhantes.
Manteiga de cacau
Este medicamento deve ser aplicado nas raízes, de modo que ativa visivelmente a atividade dos folículos e também alisa até os cachos mais rebeldes. A manteiga de cacau é aplicada para obter um brilho agradável e um tom rico de cabelo.
Cânfora
O produto é rico em compostos orgânicos que contêm oxigênio, que, uma vez absorvidos pelo cabelo, tornam-no instantaneamente elástico, além de nutrir e suavizar. O óleo de cânfora estabiliza a atividade das glândulas sebáceas, porém não deve ser usado em feridas de pele.
Mostarda
Promove a restauração de cabelos enfraquecidos com maior grau de fragilidade. O produto acumula grande quantidade de retinol, o que torna os cachos mais vibrantes e saudáveis. O óleo tem um excelente efeito na microcirculação do sangue e, quando aplicado, a linha do cabelo adquire uma delicada tonalidade dourada.
Cominho
Este é um produto com um aroma forte e bastante ácido, é rico em zinco e vários ácidos graxos, tal composição é uma boa prevenção da fragilidade e queda dos cabelos. O óleo é ótimo para gordura e caspa. Via de regra, é utilizado como um dos componentes constituintes de máscaras e tônicos para diversos tipos de cuidados com os cabelos.
Sésamo
Este produto contém altas concentrações de ácidos graxos e glicerídeos, bem como bastante cálcio necessário para os cachos. Ao esfregar a composição no couro cabeludo, a oleosidade diminui, o cabelo mais seco fica brilhante e as feridas cicatrizam. O óleo é ideal para relaxar no mar, pois protege eficazmente o cabelo dos efeitos adversos do sol forte e da água salgada.
Cedro
Este produto contém o único aminoácido arginina, bem como uma alta concentração de fosfolipídios, que são os fornecedores de gorduras em nível celular. Este óleo ajuda efetivamente na eliminação de pontas duplas.
No entanto, é muito pesado e oleoso, por isso não é recomendado usá-lo como um remédio isolado.
Contra-indicações
Apesar da experiência bastante rica de uso de óleos na luta contra problemas comuns do cabelo, antes de decidir usá-los, você deve se familiarizar com as contra-indicações ao seu uso.
- Alergia. Muitos óleos causam intolerância individual, portanto, na hora da compra, é necessário primeiro fazer um teste de reação - para isso, um pouco do produto deve ser aplicado na pele do pulso ou na dobra do cotovelo e esperar 15-20 minutos. Se notar vermelhidão, inchaço, inchaço ou erupção na pele, é melhor recusar-se a aplicar o produto no cabelo.
- Gravidez. Apesar de os especialistas recomendarem dar preferência aos produtos de cuidado natural neste momento, em cada caso individual, você deve consultar um médico observador. Por exemplo, alguns especialistas afirmam que os óleos de pinho e amendoim são perigosos para as meninas durante esse período delicado.
- Cabelo tingido. A maioria dos óleos remove a tinta do cabelo, tornando a cor menos saturada, por isso é melhor usar produtos em cabelos coloridos apenas se você estiver tentando se livrar da nova cor deliberadamente.
- Aumento da oleosidade. Em princípio, os óleos ajudam a reduzir o brilho oleoso, porém o uso indevido leva ao resultado oposto, obstruindo os poros e interrompendo o suprimento de sangue ao couro cabeludo.
Além disso, é importante escolher um shampoo de qualidade que possa remover completamente o óleo remanescente dos poros - se a cabeça não for limpa o suficiente, a aparência do cabelo ficará irremediavelmente arruinada.
Características de escolha
Cada tipo de óleo tem suas próprias características únicas, portanto, o efeito de seu uso é significativamente diferente. Alguns fundos podem ter um efeito complexo, outros apenas locais. Existem óleos que são usados para cabelos secos, e existem aqueles que são mais adequados para quem tem couro cabeludo seco. Os produtos cosméticos produzem uma ampla gama de complexos de cuidados voltados para cabelos coloridos, portanto, na hora de escolher um produto, é necessário focar tanto na condição inicial do cabelo quanto nas características do efeito esperado.
Como você sabe, o cabelo pode ser fino e denso, um tanto ralo e, ao contrário, espesso, bem como do tipo normal, seco ou combinado. Qualquer tipo de cabelo requer um tratamento individual.
Para os cabelos oleosos, o óleo de jojoba é a melhor escolha, pois proporciona o efeito condicionador necessário, nutre, hidrata e também ajuda a livrar-se do excesso de oleosidade.
Com cabelos oleosos na raiz, deve-se prestar atenção ao óleo de zimbro, normalmente usado em combinação com outros óleos, e também é adicionado ao xampu e bálsamo.
O cabelo fino e seco não exige menos dos produtos de cuidado, neste caso deve-se dar preferência ao óleo de gérmen de trigo, que contém todas as vitaminas, minerais, ácidos e antioxidantes necessários para tornar os cabelos mais saudáveis, fortes e brilhantes. A propósito, o mesmo óleo será útil para cachos cacheados.
Os cabelos normais também não devem ser ignorados, neste caso, é necessário usar óleos que mantenham sua beleza natural, brilho e crescimento acelerado. Por exemplo, linho, camélia e brócolis e óleos de abeto têm um bom efeito.
Os amantes de experimentar constantemente a coloração dos cabelos também precisam de óleos, pois os protegem do ressecamento, porém, neste caso, é melhor dar preferência a preparações cosméticas complexas que protegem a tinta de enxágue.
Para cabelos enfraquecidos por influências químicas agressivas e compostos clareadores, você precisará da terapia com óleo de rícino, que pode fazer com que até os cachos mais opacos voltem ao normal.
Para a caspa, bem como para coceira e descamação, os óleos cítricos, em particular a tangerina, provaram ser bons. Se a pele apresentar danos bacterianos, o óleo de patchuli ajudará, e se houver feridas e escoriações, vale a pena usar um produto obtido de pau-rosa - esse remédio é ideal para a regeneração do cabelo e couro cabeludo.
As meninas que sonham em fazer tranças compridas o mais rápido possível devem dar preferência às composições de bardana, mamona ou mostarda. No entanto, os remédios de coco, linhaça, abeto e amêndoa também afetam o bulbo, melhoram a microcirculação do sangue no folículo e promovem a liberação de novos cabelos.
O óleo de coco, assim como o óleo de argan e de bardana, ajudam a eliminar as pontas duplas. O óleo de bergamota ajudará a enfrentar o mesmo problema, o extrato de alecrim, rúcula e bey ainda se mostra bem. Para uma hidratação máxima, óleo de pêssego, damasco e amêndoa é adequado, e o óleo de argan provou ser bom.
Na maioria das vezes, as mulheres enfrentam não um, mas vários problemas de cabelo e couro cabeludo, por isso é melhor parar nos óleos cosméticos profissionais para cabelo, que são muito mais fáceis de usar do que todos os remédios populares disponíveis.
O óleo L'Oréal Mythique é muito eficaz e tem uma boa absorção. O produto inclui extratos de abacate e semente de uva, são poderosos antioxidantes, além disso, o óleo facilita o penteado.
Kerastase Elixir Ultime é considerado um medicamento muito eficaz - o produto é aplicado em todo o comprimento do cabelo, os cachos tornam-se imediatamente brilhantes e sedosos e a composição protege eficazmente as pontas duplas e sela a hidratação do cabelo.
O produto Alfaparf SemiDiLino Diamante conquista literalmente as mulheres com seu aroma. Este óleo é um dos mais populares na Itália devido ao seu efeito avassalador. O produto contém linhaça e alta concentração de vitamina E, de forma que o cabelo fica cheio de força natural, e as pontas do cabelo param de rachar.
A composição do Redken All Soft é reconhecida como um dos óleos mais vendidos. Ajuda mesmo nos casos mais avançados, quando os cachos foram expostos ao ataque químico e tornam-se desbotados, quebradiços e sem vida. O óleo restaura delicadamente a estrutura dos cabelos, além de nutri-los e hidratá-los.
A classificação dos produtos mais populares também inclui "7 óleos" e Moroccanoil.
Quanto ao país de origem, os produtos da mais alta qualidade incluem composições indianas, israelenses, coreanas e marroquinas.
Termos de uso
Se usado de maneira inadequada, ao invés do tratamento capilar esperado, o efeito é revertido: o cabelo fica mais oleoso, desarrumado e despenteado. É por isso que os especialistas recomendam aderir a várias regras para o uso de óleos para o cabelo.
- É aconselhável aplicar o óleo com um pente ou pincel largo, um spray também funciona. Para começar, deve ser aplicado nas raízes e depois distribuído uniformemente ao longo do comprimento. Se você esfregar a composição com as mãos, o revestimento pode ficar irregular, como resultado, uma parte do cabelo receberá menos óleo, enquanto a outra, ao contrário, será tratada em excesso com esta composição.
- Para que o óleo cosmético se torne mais eficaz, e o resultado - perceptível, é necessário criar uma espécie de efeito estufa. Para isso, o óleo é aquecido antes da aplicação, e a seguir cobrem a cabeça com um saco ou colocam uma touca de banho, tudo isso isolado com secador de cabelo ou toalha.
- O óleo fica no cabelo por pelo menos meia hora, na maioria das vezes a composição é mantida por toda a noite, mas se o cabelo e couro cabeludo estiverem muito oleosos então não é necessário aplicar o óleo por muito tempo, ele só vai piorar as coisas.
- É melhor esfregar as formulações líquidas nos cabelos secos e as misturas espessas nos úmidos. Em termos de eficácia, não há diferença se a composição é aplicada em cabelos úmidos ou secos, mas a facilidade de aplicação e a conveniência variam significativamente.
Avaliações
As mulheres que usaram óleo para o cabelo dão apenas as críticas mais positivas, mas, ao mesmo tempo, observam que cada remédio tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Portanto, a bardana é bastante barata, é consumida com moderação, mas ao mesmo tempo é muito gordurosa e é difícil lavá-la da cabeça.
O coco coco, de acordo com os usuários, é bom para fortalecer os folículos capilares e suavizar os cachos, embora quase nunca cause alergias. Ao mesmo tempo, o produto é muito espesso, difícil de aplicar e ainda mais difícil de lavar os cabelos e custa muito caro.
O conhecido óleo de rícino é ideal para cabelos de qualquer tipo, melhora a condição do couro cabeludo, elimina a caspa, coceira e descamação. No entanto, o óleo de rícino é consumido muito rapidamente e tem um cheiro bastante peculiar.
O óleo de argão é considerado um dos melhores produtos para a pele pelas mulheres, é leve, não deixa a sensação de oleosidade e pegajosa, cheira muito bem e é consumido economicamente.Ao mesmo tempo, o óleo é muito caro e, além disso, muitas vezes nas lojas não se oferece um produto puro de argão, mas uma mistura com outros tipos de óleos.
O espinheiro-mar acalma a pele e alivia as irritações, além disso, não necessita de ser guardado na cabeça durante muito tempo. Ao mesmo tempo, o óleo mancha as mãos e as roupas e, além disso, tem um odor bastante pungente.
A amêndoa é multifuncional, tem uma textura agradável e um aroma requintado, mas ao mesmo tempo é muito cara e raramente se encontra à venda.
O jojoba é apreciado por muitos como um produto exclusivamente cosmético, essa composição protege bem os cabelos da luz solar e restaura as pontas duplas, além disso, o óleo é consumido economicamente e bem lavado. Mas, como a amêndoa, é muito caro e costuma ser apresentado na forma de mistura com outros extratos de óleo à venda.
Assim, não existe o remédio ideal, em cada caso específico, você deve selecionar "seu" óleo, que vai resolver um problema específico. Porém, se a escolha for correta, com o uso frequente e correto, os cabelos vão brilhar com novas cores depois de um mês, ficarão brilhantes, macios e grossos.
Para os óleos de cabelo mais benéficos, veja o vídeo abaixo.