Óleos cosméticos

Óleo de cutículas: qual escolher e como usar corretamente?

Óleo de cutículas: qual escolher e como usar corretamente?
Contente
  1. Objetivo, benefício e dano
  2. Variedades
  3. Qual é melhor?
  4. Como fazer uma composição etérea com as próprias mãos?
  5. Como usar?
  6. Avaliações

O cuidado da cutícula é uma das etapas principais de qualquer manicure. A pele próxima à unha é muito fina e delicada, com tendência a ressecamento e todos os tipos de microtrauma. Para prevenir o aparecimento de tais fenômenos desagradáveis, você deve cuidar constantemente da sua pele, e um dos meios mais eficazes para isso é um óleo especial para cuidar da cutícula.

Objetivo, benefício e dano

Primeiro, vamos descobrir o que é a cutícula e como você pode se livrar dela.

A cutícula é a pele localizada perto da unha. Desempenha uma função protetora, evita o acúmulo de microrganismos patogênicos e sua reprodução. A cutícula consiste em 2 camadas:

  • vivo - ou seja, aquele que está localizado na área de crescimento;
  • inanimado - o estrato córneo superior, é ele que está sujeito a remoção.

Existem células mortas ao redor da cutícula. Com o tempo, elas ressecam, começam a esfoliar e, como resultado, formam-se rebarbas, que tornam as unhas pouco atraentes e, além disso, podem causar dor. É por isso que essa parte da cutícula deve ser removida em tempo hábil.

Para fazer isso, eles recorrem a vários métodos:

  • circuncisão tradicional - o efeito desse método de processamento é perceptível imediatamente; no entanto, como resultado, muitas vezes aparecem rebarbas e a pele ao redor da unha fica mais grossa;
  • método químico - neste caso, compostos ácidos especiais são aplicados na cutícula, que "corroem" as células mortas.

Ambas as opções são eficazes, mas, como diz a sabedoria popular, é melhor prevenir o problema do que curá-lo. Assim é com as unhas. É muito mais eficaz realizar a prevenção atempada e usar regularmente óleo para as unhas e cutículas, que evita a formação de vários crescimentos e conduz a uma melhoria geral da lâmina ungueal.

O óleo de cutícula é uma preparação à base de óleo projetada para nutrir, suavizar, hidratar, interromper a inflamação e fortalecer a pele ao redor da cavidade. Além disso, ele executa uma série de outras funções:

  • nutre a unha pelo fato de ser aplicado bem próximo à matriz principal;
  • evita a formação de rebarbas dolorosas;
  • desinfeta e tem um efeito antiinflamatório pronunciado;
  • suaviza a pele seca;
  • alivia a inflamação, que geralmente ocorre após uma manicure com pontas;
  • acelera o crescimento da lâmina ungueal.

Variedades

O óleo para cuidado de cutículas está disponível em várias versões básicas.

As formulações profissionais são produtos comercializados em estúdios de manicura e salões de beleza, destinam-se a procedimentos de salão. A forma de liberação pode ser absolutamente qualquer: frascos com pincéis, pipetas ou aplicadores, bastões.

Os óleos naturais são componentes dos óleos essenciais vendidos em todas as farmácias e usados ​​em procedimentos de cuidados domiciliares. Claro, nem todo óleo pode ser usado para tratar as unhas - aqui você precisa dar preferência a compostos saturados como pêssego, damasco, karité, árvore do chá e muitos outros.

Os produtos para cutículas são classificados de acordo com a área de uso. Algumas opções contribuem para a restauração completa da cutícula, enquanto outras, ao contrário, são utilizadas para removê-la. As formulações de remoção funcionam rapidamente - corroem a camada superior endurecida da pele e dissolvem completamente todo o excesso de epiderme. No entanto, deve-se notar que isso nem sempre é inofensivo - existem drogas, cujo uso abusivo simplesmente leva a danos ao leito ungueal, o que, por sua vez, provoca uma mudança na forma das unhas e um aumento de a fragilidade das placas.

Dependendo da forma de lançamento, diversos tipos de produtos são diferenciados.

  • Óleos sólidos - devido às condições especiais de produção, penetram profundamente na placa ungueal, tornando-a mais radiante. Esses produtos são ideais para mãos em um estado muito negligenciado. Eles amolecem a cutícula com muito mais eficácia do que muitos outros e o resultado dura muito mais tempo.
  • Líquido - muito cómodos de aplicar, porque têm um dispensador de gotas especial e um pincel. Tais formulações se diferenciam por uma alta concentração de vitaminas, devido às quais a pele ao redor da unha se regenera rapidamente.
  • Cremoso - esses produtos geralmente incluem parafina, vaselina e óleos essenciais. Eles penetram rapidamente nas profundezas da unha, nutrem e hidratam. No entanto, este formulário é considerado menos eficaz do que os dois anteriores.

A maior eficiência no cuidado de unhas e cutículas pode ser alcançada apenas se a composição contiver um complexo de componentes úteis.

É por isso que qualquer produto cosmético inclui óleos básicos e essenciais, devendo estes últimos ser escolhidos com o maior cuidado, uma vez que os ésteres se caracterizam por um efeito pronunciado mesmo em concentrações muito pequenas.

Os seguintes óleos são os mais comumente usados:

  • Toranja - ajuda a aliviar as manifestações inflamatórias;
  • Alecrim - um agente antimicrobiano eficaz;
  • Tomilho - ajuda a suavizar a pele ao redor da unha;
  • lavanda - causa aumento do crescimento das unhas;
  • cedro - fortalece a lâmina ungueal;
  • árvore do chá - caracterizado por propriedades antimicrobianas pronunciadas;
  • amêndoas - é muito utilizado no cuidado domiciliar das unhas, mas funciona mais como profilático do que terapêutico, por exemplo, não é capaz de eliminar fissuras na cutícula;
  • óleo de castor - todos conhecem as propriedades deste óleo para o cuidado dos cabelos, mas poucos sabem que este medicamento é indispensável também para as unhas, pois nutre e hidrata, mas só é indicado para pele seca;
  • Óleo de côco - esta composição substitui perfeitamente a cera no polimento das unhas e ajuda a amolecer a cutícula, enquanto apenas os medicamentos lançados na Tailândia têm eficácia comprovada;
  • jojoba - tem altas concentrações de nutrientes - vitaminas e microelementos úteis, tem um poderoso efeito hidratante e nutritivo, nutre a pele ao redor do orifício e alivia todas as inflamações;
  • espinheiro-mar - um bom cuidado que estimula a regeneração celular, e as propriedades antimicrobianas deste produto são bem conhecidas desde a antiguidade.

Qual é melhor?

Hoje, o mercado cosmético oferece uma gama bastante ampla de óleos para cutículas com eficácia variada, portanto, escolher o melhor deles não é tão fácil. Com base na análise de avaliações de consumidores e nas opiniões de especialistas da indústria de unhas, os especialistas compilaram uma classificação das ferramentas mais eficazes.

Sally Hansen

Este é um óleo para tratamento de cutículas de uma marca americana, que tem sido incluído na lista dos medicamentos mais fortes por vários anos. O uso da droga tem efeito suavizante e hidratante eficaz, permite que você se livre completamente da parte queratinizada da cutícula em até 20 minutos após esfregar a composição.

Avon

A empresa de cosméticos Avon produz um produto à base de óleos de lavanda e eucalipto, graças ao qual as cutículas recebem a hidratação e a saturação de nutrientes necessárias. Isso permite não apenas processar a cutícula, mas também alisar significativamente a superfície da lâmina ungueal.

"Esmalte inteligente"

O produto de cuidado desta marca contém óleo de jojoba, bem como bagaço de caroço de damasco e vitaminas A e E. Esta combinação de componentes úteis causa um efeito antiinflamatório pronunciado e protege a lâmina ungueal da queratinização e ressecamento excessivo. Usando regularmente “Smart Enamel” após aparar a manicure, você protegerá a pele ao redor das unhas de rachaduras, acúmulos e descamação.

Amêndoa

Este óleo é criado de acordo com uma fórmula de alta tecnologia à base de vitaminas F e E com adição de componentes vegetais. A composição hidrata e protege a cutícula queratinizada do envelhecimento. A utilização desta composição permite reduzir os danos que o procedimento mecânico da manicura provoca nas unhas e, além disso, o óleo uniformiza toda a lâmina ungueal e dá-lhe um brilho saudável.

Amêndoa opi

Este óleo é do mesmo fabricante, mas tem a forma de um lápis. Possui uma composição mais enriquecida que, além das vitaminas, inclui cálcio, pantenol, queratina, além de aditivos de outros óleos naturais, o que possibilita uma nutrição, hidratação e amaciamento eficazes da cutícula. Esse óleo tende a ser profundamente absorvido e, assim, garante a saturação da unha com todos os nutrientes necessários.

Vale ressaltar que o produto possui uma embalagem ergonômica que cabe facilmente em uma bolsa ou bolsa de cosméticos. A ferramenta pode ser carregada com você para o trabalho ou em viagens, e a presença de um pincel facilita a aplicação.

Óleo de pêssego

O ingrediente base desta formulação é o extrato de óleo de semente de pêssego, que torna as unhas perfeitas. Além disso, o óleo contém grande quantidade de vitamina E, além de ácido linoléico, com os quais é possível obter o máximo de umidade e nutrição adequada na região do leito ungueal.O óleo é bem absorvido, logo após o processamento as unhas adquirem um belo brilho, ficam saudáveis, fortes e fortes.

Gotas de cutícula de óleo de argão

Como o nome da marca sugere, o principal componente do complexo de cuidados com a pele é o óleo de argan, conhecido por sua capacidade de restaurar rapidamente unhas frágeis e com tendência a quebradiças, além de amolecer as cutículas. Este produto contém ingredientes exclusivamente naturais, que fornecem proteção completa contra influências externas adversas.

Naomi

Esta preparação é ideal para mulheres que costumam usar polonês de gel de longa duração. Esse óleo penetra profundamente na estrutura da placa ungueal e nas áreas adjacentes da pele, nutre e ao mesmo tempo prolonga o tempo de uso do revestimento.

Como fazer uma composição etérea com as próprias mãos?

Existem muitas receitas para fazer óleo de unhas e cutículas com as próprias mãos em casa. As vantagens de se formular um produto de cuidado, nesse caso, estão relacionadas à capacidade de incluir os ingredientes de que você precisa.

Vamos dar uma olhada nas receitas mais comuns.

Amaciar

Pegue 2 colheres de sopa de óleo de caroço de damasco, adicione algumas gotas de cada um e gérmen de trigo e óleo de mirra e lavanda. Misture tudo bem e esfregue nas cavidades e nas placas das unhas uma vez a cada 7 dias.

Para cuidados diários

Misture 2 colheres de sopa de óleos de damasco e amêndoas, adicione 3 gotas de gerânio e óleo de rosa. Este produto deve ser esfregado diariamente à noite. Além de tratar as cutículas, essa mistura ajuda a melhorar o aspecto geral das unhas, tornando-as muito mais lisas e saudáveis.

Contra inflamação

Se a cutícula estiver inflamada, então você precisa levar 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa e 10 gotas de bagaço de tea tree, misture tudo e leve à geladeira. Aqueça um pouco antes de aplicar e aplique na área afetada com leves movimentos rotativos.

Para a prevenção de rebarbas

Para fazer um produto anti-rebarbas, misture 5-6 ml de óleo de oliva e uva, adicione 4 gotas de óleo de lavanda e árvore do chá e esprema uma cápsula de vitamina E. Este produto deve ser aplicado após uma manicure bem cuidada.

Se você planeja preparar uma composição para uso repetido, misture azeite, suco de limão e qualquer óleo essencial que desejar e despeje em um frasco de verniz. Neste caso, você pode facilmente e simplesmente aplicar o medicamento nas unhas com um pincel todos os dias à noite, logo antes de usar o conteúdo do frasco deve ser bem agitado.

Esteja ciente de que o uso de óleos essenciais pode causar reações alérgicas, portanto, faça um teste de sensibilidade antes de usar.

Como usar?

O princípio de usar e aplicar óleo diretamente depende das tarefas que você definiu para si mesmo. Se você precisar de óleo como agente profilático, ele deve ser aplicado imediatamente após a manicure como etapa final do tratamento. Nesse caso, uma gota do medicamento é aplicada em cada poço e esfregada por 30-40 segundos. Esta massagem promove uma penetração mais profunda do óleo na cutícula e, consequentemente, aumenta a eficácia dos seus principais componentes.

Se sua cutícula for muito grossa e seca, você pode aplicar a composição várias vezes com um intervalo de 4-5 horas. Além disso, não será supérfluo vaporizar as unhas em um banho antes de aplicar o produto de cuidado - isso contribuirá para uma hidratação e nutrição mais profundas da lâmina ungueal. Para a mesma finalidade, após o processamento, você pode usar luvas de algodão. Este procedimento é realizado melhor à noite. O óleo pode ser aplicado antes de qualquer trabalho doméstico em que as mãos entrem em contato com produtos químicos domésticos ou água.

Avaliações

        Avaliações sobre o uso do óleo de cutícula são sempre as mais positivas.Este óleo é recomendado a todas as mulheres para as quais a beleza e o cuidado de uma manicura são de fundamental importância. Essa composição não só contribui para o amolecimento rápido da cutícula, mas também protege contra rachaduras e rebarbas dolorosas. Além disso, os óleos têm o efeito mais benéfico sobre a lâmina ungueal, nutrem, fortalecem e aumentam sua resistência. Os produtos para cutículas dão às suas unhas uma aparência saudável e radiante, além de fortalecer e promover o crescimento rápido das unhas.

        As manicures também apontam que a aplicação do óleo permite facilitar significativamente o tratamento da unha, para conseguir uma aparência impecável, que assim permanecerá por muito tempo.

        Ao mesmo tempo, muitos usuários observam que os produtos para o cuidado das unhas podem ser feitos com suas próprias mãos - em termos de eficácia, eles não são de forma alguma inferiores aos medicamentos de marca. Mas o óleo deve ser usado regularmente, pois não terá nenhum efeito perceptível quando aplicado ocasionalmente.

        Para hidratantes de cutículas, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa