Variedade de raças

Gato javanês: como é e como cuidar dele?

Gato javanês: como é e como cuidar dele?
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Opções de cores
  5. Condições de detenção
  6. Alimentando
  7. Reprodução

O gato javanês, ou javanês, é considerado uma raça bastante popular. Este animal é caracterizado por traços orientais e um caráter lúdico.

História de origem

A América do Norte é considerada o berço do gato javanês. A raça foi criada como resultado da experiência de jovens cientistas: M. Davis e E. Sandner. O objetivo do trabalho das mulheres era criar um gato que tivesse uma semelhança externa com um oriental, bem como um casaco longo, tingido em tons de ponto. Em 1978, eles cruzaram representantes da raça siamesa com gatos balineses. O resultado de um trabalho árduo foi o nascimento de bebês com cabelos longos e fofos e da cor da raça siamesa.

Em 1979, o javanês foi oficialmente registrado. Hoje, o gato javanês foi reconhecido por muitas organizações fenológicas internacionais, incluindo WCF e FIFe.

Descrição

O gato javanês é um animal doméstico de médio porte com uma estrutura corporal maciça, o que não se pode dizer de outros indivíduos de raças orientais. O corpo é caracterizado por uma forma alongada, é gracioso e flexível, os músculos são muito bem desenvolvidos. As patas do animal são longas e fortes, as almofadas das patas são pequenas, têm formato oval. A cauda é fina e estreita na extremidade.

O pescoço é longo, bonito, com uma cabeça regular em forma de cunha. As orelhas javanesas são inseridas largas, são grandes, com pontas pontiagudas. O focinho do gato é caracterizado por uma forma alongada e bochechas arredondadas. O nariz é longo e reto. Os olhos do animal são amendoados, separados e ligeiramente estreitos. A cor dos órgãos visuais pode ser qualquer tom de verde ou azul.

O pelo javanês é sedoso, macio e agradável ao toque.O gato de pêlo curto não tem subpêlo. A gola é composta por cabelos longos, assim como o rabo de cavalo. O peso de um adulto raramente ultrapassa 5 quilos.

Traços de caráter

Os gatos javaneses são caracterizados por um forte afeto por seus donos. Gostam de não perder de vista o dono e de não deixá-lo. O animal prefere estar perto de uma pessoa durante o sono, e muitas vezes também se senta em seus braços. Este animal de estimação não é tão barulhento quanto o siamês, no entanto, há tanta teimosia nele. O gato deseja constantemente atenção para si mesmo e também mostra um desejo de controle onipresente.

Javanez se distingue pela inteligência, agilidade e esportividade. Os gatinhos adoram brincar, subir em árvores e arranhar postes. Um animal de estimação adulto pode ser ensinado a andar na coleira e fazer alguns truques. Para que o animal não faça bagunça na casa, ele deve ser ocupado com algum tipo de negócio ou brinquedo. Esta raça de gatos não é adequada para pessoas pedantes e calmas.

A solidão é dolorosa para os gatos javaneses, por isso é recomendável ter vários favoritos de uma vez. Esta raça é considerada uma das mais amáveis ​​do mundo. É comum um gato encontrar rapidamente uma linguagem comum com todos os membros da família.

Os animais não são agressivos para com as crianças.

Opções de cores

Ao contrário dos gatos balineses, os javaneses são geralmente coloridos em tons de ponto. O trabalho longo e meticuloso de cientistas trouxe o animal com as seguintes cores possíveis.

  • Ponto de cor sólida, localizado na base branca. Essas cores podem ter uma variedade de tons, por exemplo, esfumaçado claro, prata, vermelho ou creme com nariz rosa, canela com nariz bege e fauno com nariz rosa delicado.
  • Ponto Lynx. Esse tipo de cor pode ter uma variedade de opções, que vão do azul ao bolo.
  • Ponto de cor da festa pode ter uma variedade de combinações de cores.

Condições de detenção

Como o javanês é um animal com um estilo de vida bastante ativo, seu habitat deve ser espaçoso. Ou seja, se você tem um apartamento pequeno, então é melhor recusar um animal de estimação desta raça. Uma casa de campo pode ser considerada uma opção ideal, pois é nela que o gato terá muito espaço para se divertir. Eles não toleram muito bem o aperto, mas há exceções a esta regra. Nesse caso, o dono deve estar preparado para que o animal toque até em itens proibidos.

Se houver essa oportunidade, vale a pena passear com o gato javanês tão frequentemente quanto possível. Para tais procedimentos, uma trela e um arnês devem ser adquiridos com antecedência. Esta raça de gato adora brincar ao ar livre e é boa para ser carregada.

O proprietário deve proteger o animal de estimação da agressão de cães e gatos desconhecidos, pois isso pode terminar traumaticamente para os javaneses.

Em termos de cuidados, esses gatos são pouco exigentes, então não há problemas com eles. Algumas dificuldades podem ser com o pêlo do animal, que precisará ser monitorado constantemente. As propriedades e estrutura da pele do gato javanês contribuem para a facilidade de cuidado. Os animais não têm subpêlo, sua pelagem é caracterizada por sedosidade e finura. É por isso pentear o gato é o suficiente uma vez a cada 7 dias.

A água causa medo na raça javanesa, por isso eles têm uma atitude negativa em relação ao banho. Vale a pena dar banho em tal animal não mais do que várias vezes por ano, pois o gato se encarrega dessa tarefa de forma independente. Se, no entanto, foi decidido dar banho no gato, então vale a pena usar shampoo zoológico especial, que se destina a animais de estimação de pêlo fino.

Como as orelhas do curioso javanês são grandes, a sujeira geralmente se acumula nelas. Portanto, as cascas do animal devem ser limpas várias vezes por semana, usando um chumaço de algodão embebido em água oxigenada ou uma ferramenta especial. Vale a pena esfregar os olhos com javanês todas as manhãs. Para tanto, são utilizados cotonetes embebidos em água fervida.Uma boa opção seria usar decocções de ervas, por exemplo, camomila, calêndula.

O encurtamento da unha de gato javanês é necessário várias vezes por mês. O proprietário deve obter uma tesoura especial para este procedimento. Para que o gato remova independentemente as placas ungueais queratinizadas, ele precisará de um pino de alta qualidade para arranhar. E para que o animal não tenha problemas com dentes e gengivas, o dono deve realizar procedimentos de higiene da cavidade oral do gato a cada 7 dias. As melhores opções para essas atividades seriam uma pasta, que não requer enxágue, e uma pequena escova macia.

Qualquer bandeja é adequada como banheiro javanês, uma vez que o gato não tem requisitos especiais a esse respeito. O preenchimento também deve ser selecionado a seu próprio critério.

Alimentando

Existem duas regras a seguir ao alimentar um gato javanês:

  • use apenas produtos frescos e rações de alta qualidade;
  • não leve o animal à superalimentação.

    Esta raça de gatos, como seu parente Himalaia, tem tendência a comer demais e sofrer com a obesidade. Os gatinhos javaneses são caracterizados por alta atividade, portanto, muitas vezes gastam quase todo o suprimento de vitamina B, o que pode levar à falta dela.

    O dono do bebê deve adicionar um oitavo de uma colher de chá de fermento de cerveja à dieta principal do gatinho.

    Para que o pêlo de um animal de estimação fique bonito, é melhor dar ao javanês uma ração balanceada que contenha aminoácidos e zinco. O capricho desse animal em relação à nutrição não foi percebido, porém, vale a pena alimentá-lo corretamente. A melhor opção para um animal de estimação será a ração industrial seca premium. Alimentos para peixes para esta raça não são adequados, pois podem tornar a pelagem opaca e escura.

    Os melhores alimentos para adultos javaneses incluem o seguinte:

    • Royal Canin Indoor É um produto francês premium;
    • Acana Grasslands - Holística canadense;
    • Receita original para gatos internos da Summit - Produto superpremium canadense;
    • Fitmin For Life Hairball - Comida checa da mais alta categoria;
    • Ir! Receita de frango natural, peru + pato - Holística canadense.

    Os gatinhos podem receber os seguintes tipos de comida:

    • até quatro meses de idade - Wahre Liebe Junge;
    • a partir dos dois meses de idade - Orijen Cat & Kittens;
    • Gatinho Real Canin.

    Se o dono do gato javanês prefere produtos naturais para alimentar o animal, ele deve lembrar que misturá-los com ração é proibida. A base da dieta do animal deve ser a carne, pois contém aminoácidos essenciais. O menu pode consistir nos seguintes produtos:

    • carne de bovino em forma de miudezas e tecido muscular;
    • frango;
    • arroz, trigo sarraceno, aveia;
    • legumes, ervas, com exceção de batatas, cebolas, ervas;
    • queijo cottage, kefir, iogurte;
    • um ovo cru.

    A porcentagem diária de proteína na comida javanesa não deve exceder 60 por cento, caso contrário, a qualidade da pelagem do animal pode ser prejudicada. Por sua vez, a gordura não deve ultrapassar 30%. Gema de ovo, óleo vegetal ou animal podem ser adicionados à comida de gatos. Deve haver o mínimo de carboidratos. As vitaminas são obtidas a partir do consumo de vegetais e produtos lácteos fermentados.

    Reprodução

    No território da Rússia, esta raça de gatos não é muito popular. A maior distribuição é observada na América e Canadá. A criação deste animal é efectuada em viveiro, tendo como foco principal as raças Balinesa e Oriental.

    Criar gatos por conta própria é um negócio que consome muito tempo e será muito difícil de implementá-lo. O criador precisará ter uma educação adequada, abrir um viveiro, comprar animais, participar com eles de exposições para admissão ao acasalamento. Não funcionará assim criar Javaneses, nas condições de um apartamento ou de uma casa.

    O gato javanês é um animal que possui um temperamento bom e não agressivo, é brincalhão e muito dedicado aos humanos.Ao trazer esse residente para dentro de casa, você pode conseguir um amigo inteligente para adultos e crianças.

    Para saber como cuidar de gatos javaneses, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa