Tudo sobre a criação e reeducação de gatos
A educação de gatos é uma etapa obrigatória de seu crescimento e desenvolvimento. Caso contrário, o animal pode crescer agressivo, causando transtornos a todos os membros da família. Como uma criança, ele requer atenção e, na sua ausência, sente-se desnecessário, o que se manifesta na raiva e na arbitrariedade. O material deste artigo ajudará o leitor a entender quando e como se envolver no processo educacional com seu animal de estimação.
Idade ótima
Um gato é considerado um animal modesto, sob certas condições, rapidamente se acostuma com as regras estabelecidas em uma determinada casa. Sua educação começa desde a infância, e a mãe gata começa a fazer isso. Do nascimento aos dois meses de idade, os gatinhos sob os cuidados de um gato aprendem a construir relacionamentos e a se comunicarem. É assim que a socialização básica procede.
Os gatinhos são retirados do gato por volta dos 2 meses. A essa altura, eles já passaram os primeiros fundamentos de comunicação, resolvendo situações de conflito, e adquirindo táticas de comportamento. Por volta dessa época, você pode começar a criar animais de estimação.
O primeiro passo é reduzir o estresse associado ao desmame e à mudança para uma nova casa.
Outros gatinhos são dados pelos criadores com apenas três meses, acompanhados de documentação, que inclui certificado veterinário e pedigree. Via de regra, esses bebês já foram treinados para criar ninhadas e vacinados. Depois que o animal tiver mais ou menos se afastado da mãe, você pode começar a criá-lo. Deve ser dada especial atenção à sua segurança e à criação de fronteiras.
Com a idade de quatro meses, o bebê vai entender a dieta, ele vai entender o tempo de vigília. Se perder este momento, será mais difícil criar um animal de estimação afetuoso e calmo. Se você mudar o procedimento de criação de um dia para o outro, poderá esperar que o animal comece a marcar território em seis meses.
É fácil entender que o bebê está pronto: assim que ele deixar de ter saudades da mãe, é hora de agir.
as regras
Não se deve ceder a todos os caprichos de um animal de estimação, para não criar um gato travesso ou incontrolável. Qualquer casa deve ter regras desde a alimentação até o espaço pessoal. Não se deve permitir ao animal de estimação brincadeiras agressivas, arranhões, mordidas nos donos. Você não pode ignorar o animal, porque por si só ele não se tornará inteligente e bem-educado.
Seis meses depois de o gatinho ser trazido para casa, é importante criar um ambiente calmo para que ele possa relaxar e se sentir seguro. Situações estressantes são excluídas na forma de:
- encontros barulhentos com amigos;
- música alta, em especial metal ou rock;
- anda pela casa na coleira;
- gritos, movimentos bruscos, agressividade no tom de voz;
- olhando, tocando a base da cauda e barriga;
- punições que ofendem o animal.
Existem 10 regras básicas a serem observadas.
- O horário da alimentação é sagrado: é necessário suportar certos horários e a frequência das mamadas.
- Você nunca deve assustar um gatinho ou um gato adulto enquanto dorme.
- Você não pode começar jogos agressivos com o gatinho, deliberadamente irritá-lo ou segurá-lo com força pelo rabo ou pelas patas.
- Não se pode gritar com o animal, porque ele entende muito bem a entonação do dono.
- Desde o primeiro dia, é importante dotar o gatinho com um espaço próprio. Ele deve ter sua própria cama e brinquedos. Ele não deve dormir na cama do dono.
- Todos os dias você precisa conversar com seu animal de estimação, acariciá-lo, acariciá-lo. No entanto, você não pode engatinhar até o bebê com o seu amor se ele estiver ocupado com alguma coisa.
- Você não pode gritar com seu bebê durante o banho, mesmo que ele esteja com muito medo e arranhe. Você não pode assustá-lo deliberadamente com o barulho de um aspirador de pó ligado.
- Você não pode bater no animal, forçando-o a ficar de pé ou sentar-se como você deseja.
- É importante garantir que seu gato tenha acesso à caixa sanitária, cama e tigela.
- Além da comida, o animal de estimação deve sempre ter uma tigela com água, não devendo ele mesmo procurar água na pia, vaso sanitário ou pia.
É importante no primeiro mês após a adaptação do gatinho às novas condições, iniciar a higiene das orelhas, cabelos e olhos. Isso deve se tornar um hábito, assim como uma visita ao veterinário para exames preventivos.
Se você ensinar seu bebê a não ter medo de nada desde a primeira infância, ele se comportará de maneira calma e amigável.
Como treinar para a bandeja?
Não é incomum que os gatinhos sejam pegos nos braços quando precisam ir ao banheiro. As situações terminam em pequenos aborrecimentos. Ao mesmo tempo, as crianças sentem desconforto e, no futuro, tentam se esconder dos membros irritantes da casa. Não é difícil treinar um gatinho para uma caixa sanitária em casa. Assim que o bebê começar a mexer e soluçar no vaso sanitário, é necessário transferi-lo para a bandeja.
Para tornar o gatinho mais compreensível, você pode pegar uma bandeja semelhante à do gatil comprando um recheio semelhante. Como regra, os gatinhos vão ao banheiro cerca de 15 a 20 minutos depois de comer. Este é o melhor momento para ficar de olho neles.
Se de repente o bebê não teve tempo de encontrar sua bandeja, ocorreu um problema, você não deve cutucar seu nariz ou repreendê-lo.
Esse comportamento do dono vai assustar o animal. A criança vai pensar que isso não deve ser feito em casa. E já que ele não pode durar para sempre, ele se esconderá. Poças ou excrementos devem ser coletados com um guardanapo e colocados na bandeja. Depois disso, o próprio gatinho deve ser colocado com as patas na bandeja para que cheire e perceba onde está a latrina.
O lugar onde a "surpresa" aconteceu é necessário enxaguar abundantemente e tratar com "Antigadina"... Se isso não for feito, você pode esperar problemas repetidos no mesmo lugar.Primeiro, a bandeja é colocada perto do bebê. À medida que ele cresce e fica melhor em casa, a bandeja é transferida para um local permanente.
Você pode e deve dizer ao seu animal que ele fez uma coisa ruim, porque os gatos entendem perfeitamente a entonação.
Coçar pós-treinamento
Certamente, muitos estão familiarizados com a situação em que os gatos destroem com suas garras não apenas estofados de móveis estofados, mas também papéis de parede e até roupas. Para evitar isso, é necessário comprar um dispositivo especial para um gatinho pequeno, chamado poste para coçar. Não há necessidade de agarrar o gatinho e coçar as patas no aparelho: muitas vezes basta brincar por perto e, para isso, o poste de coçar também pode fazer parte do complexo lúdico. O gatinho deve ter um poste de arranhão por 5-6 meses.
Para ajudar a evitar que um mau hábito se apodere, você pode comprar alguns aparelhos colocando-os na porta da frente e nas áreas onde o gatinho passa a maior parte do tempo.
Para chamar a atenção, você pode borrifá-los com perfume de valeriana ou menta. Os gatos geralmente gostam dessas plantas.
Comunicação e alimentação
Preste atenção a um gatinho, e um gato adulto precisa ser cuidado todos os dias. Podem ser caminhadas conjuntas ao ar livre, jogos, conversas. Via de regra, são os indivíduos desprovidos de afeição humana que bufam e assobiam com mais frequência do que os outros. Animais autoconfiantes são calmos. Você pode pegar o bebê nos braços quando ele permitir, mas isso raramente é absolutamente impossível.
Se o bebê estiver dormindo, não toque nele: isso priva o gato de uma sensação de segurança em sua própria cama. Portanto, ele se esconderá para descansar com calma. Para um gatinho crescer afetuoso, a comunicação com ele deve ser semelhante. É cuidar de um filho, alimentação, sono reparador e brincadeiras ativas, estímulo para explorar o mundo e sem situações estressantes.
Além disso, a nutrição também afeta sua condição. Para prevenir a ansiedade, você precisa alimentar seu bebê adequadamente, escolhendo uma dieta nutritiva de acordo com sua idade. Além da ração industrial, ele deve ter alimentos naturais, e in natura.
O comportamento dependerá em grande parte se o corpo do gato receberá vitaminas e nutrientes suficientes.
Você pode vencer um gatinho?
Sob nenhuma circunstância um animal deve ser espancado, seja qual for sua idade, para fins de educação. Isso o leva à raiva e, às vezes, à vingança. Métodos vigorosos nunca farão com que o animal se torne obediente e afetuoso. Um gatinho crescerá tímido e nervoso, ele terá medo de seu dono.
Como reeducar um gato adulto?
Alcançar o bom comportamento de um gato mal-comportado não funcionará. O tom de comunicação com um animal culpado e desobediente pode ser estrito, mas não de forma alguma irritado ou agressivo.
Vamos apontar vários problemas principais e maneiras de resolvê-los.
- Para evitar que o gato morda durante o jogo, o dedo mordido pode ser empurrado um pouco mais fundo. O animal se lembrará bem das sensações desconfortáveis e compreenderá rapidamente que não é necessário repetir isso.
- Se o gato constantemente derrubar algo, coloque moedas nesses recipientes. Quando o recipiente cair, ouve-se um som alto que os animais de estimação não gostam, bastam algumas vezes para o gato não subir mais neste local.
- Os gatos não quebram pratos, especialmente durante corridas selvagens. Como uma gata, você pode, mas não por muito tempo, repreender um gato tocando a ponta de seu nariz (é assim que a gata “repreende” os bebês).
- Você não deve repreender o gato por uma semana inteira por qualquer ofensa. Ele rapidamente esquece o porquê. Você não pode começar a gritar.
- Para evitar que o gato pule onde é impossível, cole fita adesiva nesses locais por um tempo. Ela realmente não gosta, além disso, lembra dos lugares onde não vale a pena conquistar os “picos da casa”.
- Se o gato roubar comida, a culpa é sua. Retire imediatamente após uma refeição, lave a louça, esconda as sobras na geladeira. Você precisa alimentar o gato antes da refeição.
- Para evitar que o gato salte sobre a sua roupa, generosamente dotando-o de pêlo, use sprays à base de ingredientes vegetais. Os gatos não gostam de muitos cheiros e não sobem de onde vêm.
- Se o animal não é indiferente às plantas caseiras e as tomba junto com o solo, vale a pena diluir pimenta-do-reino na água e borrifar a planta sobre elas.
- Por bom comportamento, você pode recompensar seu animal de estimação com guloseimas ou elogios.
- Para que o gato não estrague em casa nos lugares errados, não deve ser domesticado. Além disso, não se deve permitir que as crianças o ofendam e um animal não deve ser torturado.
Possíveis dificuldades
Os gatos entendem a proximidade de um relacionamento. Para que o animal não se sinta só e desnecessário, é necessário brincar com ele desde a infância, encontrando para isso 15 minutos de manhã e à noite. Nesse caso, é aconselhável garantir que o horário do jogo do dia a dia ocorra no mesmo horário. Isso vai acostumar o gatinho a uma certa rotina quando ele pode pedir atenção.
Não brinque com um animal usando as mãos ou os pés em vez de brinquedos. Não se pode provocar um animal, considerando-os jogos inofensivos: são estes “métodos de criação” que transformam um gatinho amável e inteligente num malvado e agressivo. Não é permitido puxar a lã nem beliscá-la: isso é doloroso e, portanto, o animal pode responder na mesma moeda.
Se o jogo se tornar agressivo, deve ser interrompido movendo o animal para outra sala e permitindo que ele se acalme. Se não chegar a ele imediatamente, com o tempo essa medida entrará em vigor. Não permita que seu gato pense que esse comportamento é digno de recompensa e pelo menos um pouco de atenção. Leve seu animal para outra sala e faça uma observação com voz severa.
Quando os gatos gostam de cortinas (por exemplo, elas estragam, roem e rasgam com as garras), você pode tentar borrifar os animais de estimação com água de um pequeno borrifador. Isso ajuda outras pessoas: doravante, elas tentam não repetir isso. Se o animal tornou regra marcar o território, os locais das marcas devem ser tratados com uma solução de óleo essencial com cítricos. Na maioria dos casos, isso desencoraja essa caçada.
Há momentos em que o gato não reconhece a autoridade do dono. Isso se explica pelo fato de que, desde a infância, o bebê dormia com uma pessoa na mesma cama. É na cama que se acumula uma grande concentração de cheiros e, por isso, desde a infância, o gatinho se considera um igual ao dono. Com a idade, ele pode se considerar o membro dominante da família ou seu líder. Reeducar esses gatos é difícil, às vezes até impossível.
Para que não estrague em locais diversos, a bandeja deve ser limpa sempre que o animal a visitar (é especialmente importante eliminar imediatamente os excrementos). Você não pode empurrar o gato para longe com o pé se ele estiver girando por perto, você não pode repreendê-lo pelo que ele não é culpado. O motivo do grito nunca deve ser o mau humor do proprietário. Treine seu gato para cuidar e, com o tempo, ele aprenderá a sentir pena de você, ronronando por perto e acalmando-o esfregando o rosto na bochecha ou nas mãos.
Você pode aprender como evitar que um gato rasgue o sofá e o papel de parede assistindo ao vídeo abaixo.