Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Como remover o emaranhado de um gato em casa?

Como remover o emaranhado de um gato em casa?
Contente
  1. Causas de ocorrência
  2. Por que eles são perigosos?
  3. Como remover?
  4. Medidas preventivas

Em gatos de pêlo comprido, os emaranhados costumam se formar - são pedaços de cabelo morto que se emaranham com fios de cabelo vivos. Esteiras penduram no animal e lhe trazem desconforto. Gatos fofinhos são muito bonitos e transmitem emoções positivas a seus donos, mas se tudo for deixado ao acaso, bolas de pelo podem levar a consequências adversas e não haverá mais alegria ao ver seu animal.

Parece que esteiras são uma característica fisiológica inofensiva de um gato fofo, mas podem aparecer em um que tenha muito pouco cabelo. Isso acontece se o gato não for bem cuidado. Provavelmente, todos teriam interesse em saber as razões do aparecimento destes caroços e porque alguns animais os enfrentam sozinhos, penteando-os com a língua, enquanto outros precisam da ajuda dos seus donos.

Causas de ocorrência

Um gato fofo não é capaz de cuidar bem do seu pelo, por isso precisa de ajuda. Nós podemos dizer que esteiras são um indicador de como o dono cuida de seu animal. A pelagem se renova sempre: caem pelos velhos e crescem novos. O animal simplesmente escova os pelos de comprimento curto ou médio com a língua, e um gato com pelos longos e pelagem muito fofa não aguenta pentear. Acontece que o cabelo cai, os cabelos velhos formam tufos intercalados com outros novos e, a cada dia, começam a aumentar de tamanho.

A segunda razão é o banho impróprio.... Muitos donos, ao darem banho no gato, ensaboam e despenteam seu pelo, mas é melhor não fazer isso. A lã deve ser acariciada com cuidado, porque a lã será muito difícil de pentear.Pentear após cada banho é um pré-requisito.

Se o gato está trocando de pelo, escovar regularmente deve se tornar um hábito. Se isso não for feito, aparecerão emaranhados, o que não pode ser evitado.

A lã pode cair devido a uma nutrição inadequada. Se o gato comer apenas ração seca, deve ser diluída com vitaminas e minerais. Se houver certeza de que cuidar de seu amado animal de estimação segue todas as regras, mas ainda aparecem emaranhados, e de repente, isso pode indicar algum tipo de doença. Além de não serem atraentes, as bolas de pelo também podem ser uma ameaça para o seu gato.

Por exemplo, se as esteiras aparecem quando está calor lá fora, elas interrompem a termorregulação - o animal pode superaquecer e, como resultado, traços de dermatite (lesões inflamatórias da pele) aparecerão na pele. Além disso, as bolas de cabelo são um paraíso para as bactérias. Vários vírus e micróbios, às vezes até pulgas e carrapatos, podem se instalar dentro deles. As esteiras, além de tudo isso, trazem desconforto ao animal - muitas vezes os próprios gatos tentam se livrar das esteiras, puxando-as para fora, machucando sua pele.

Observação! Esteiras geralmente aparecem sob as patas, atrás das orelhas, na cauda e no pescoço.

Por que eles são perigosos?

Uma questão completamente natural surge sobre o tipo de perigo que os emaranhados representam para um animal. Como mencionado acima, bolas de pelo trazem desconforto ao gato e, ao puxá-las para fora, o animal inflige uma lesão de pele em si mesmo. Claro, é aconselhável cuidar de seu amado animal de estimação em tempo hábil, se você iniciar o processo, podem surgir consequências desagradáveis ​​no futuro. Não há ameaça à vida, mas é indesejável ignorar as esteiras pelos seguintes motivos:

  • aparência pouco atraente;
  • desconforto - a pele do animal está esticada, o que torna mais difícil para ele levar uma vida ativa;
  • danos à pele - no local dos caroços, a pele pode ficar muito seca, o que pode causar caspa ou, inversamente, alta umidade, e isso pode causar inflamação;
  • reprodução de bactérias - os locais das esteiras podem se tornar mudas de bactérias e fungos.

Como remover?

Remover as esteiras é um procedimento desagradável para um gato, porém, desfazer-se delas é necessário para seu próprio conforto. O animal vai resistir à manipulação da pele de todas as maneiras possíveis, então você precisa estar preparado para isso. O dono do amigo peludo deve escolher o momento certo para o procedimento: pode ser o momento em que o gato está dormindo ou acaba de adormecer.

Se você não está confiante em suas habilidades, pode pedir ajuda a seus entes queridos - eles ajudarão a segurar o animal, e não será tão difícil remover o pelo de um amigo peludo... Antes de começar a trabalhar, certifique-se de que o gato está imobilizado.

É muito fácil determinar os emaranhados - você pode sentir os cachos de lã com as mãos: você pode tentar cortar os pequenos tubérculos amassados ​​e macios em várias partes e depois pentea-los.

Mas há casos negligenciados em que apenas aparar ou fazer a barba com dispositivos adequados pode ajudar. É importante fazer isso com muito cuidado para não machucar você e seu amado animal de estimação. Se você não tem certeza de que em casa será possível realizar um procedimento para se livrar dos emaranhados e cortá-los, então é melhor consultar um especialista em uma clínica veterinária.

A remoção passo a passo dos emaranhados em um estágio avançado é realizada da seguinte maneira.

  1. Peça a ajuda de alguém segurando o animal com força.
  2. Apalpamos um novelo de lã com as mãos e estimamos o quão próximo ele está da pele.
  3. Se os cabelos não puderem ser desembaraçados do caroço, basta cortá-los ou raspá-los com um aparador de cabelo.
  4. Cortamos a lã em partes e com muito cuidado. Para isso, pegue um pente (pente) e substitua-o entre a tesoura e a pele do gato.
  5. Você deve começar com uma pequena parte da bola de lã, aproximando-se gradativamente da pele.

É importante! Você precisa procurar a ajuda de um profissional se não puder cortar as esteiras sozinho.

Medidas preventivas

    Para evitar que apareçam emaranhados, você precisa cuidar do seu animal de estimação. O gato precisa escovar o pêlo pelo menos uma vez por dia por 10-15 minutos. Isso pode ser feito com vários dispositivos: um pente para penugem, para subpêlo, pentes de massagem, um dispositivo de pentear - um furminator (um dispositivo de pentear que permite a remoção rápida e fácil de pelos mortos).

    Quando está calor lá fora, seu animal de estimação pode cortar o cabelo.... Isso pode ser desafiador, então é melhor levar seu gato ao veterinário. Ao dar banho em seu amado animal de estimação, é melhor usar um shampoo adequado que deixe o pêlo sedoso, por exemplo, Casaco perfeito 8 em 1, Leoa luxuosa, Biovax, Herba Vitae. Após o banho, o animal deve ser bem penteado e, se não tiver medo do secador, seque-o.

    É importante! A escovagem do pêlo deve ser feita pelo menos 2 vezes por semana. Alguns gatos se acostumam com a escovação e começam a tratar o procedimento como uma sessão de prazer. É importante prestar atenção na escolha do pente - não deve ter dentes duros.

    Um gato pode reconhecer sua própria doença e tentará combatê-la e pentear as esteiras de todas as maneiras possíveis, mas somente o dono do animal ajudará a removê-las qualitativamente. O principal é acostumar o seu amigo peludo a esse procedimento obrigatório, então com o tempo ele vai se acostumando e não vai resistir. Uma pelagem saudável é muito importante para o bem-estar do seu animal.

    Como os tapetes são aparados com uma máquina de escrever, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa