Variedade de raças

Van turca: descrição da raça de gatos, manutenção e criação

Van turca: descrição da raça de gatos, manutenção e criação
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Vida útil
  4. Tipos de cor
  5. Traços de caráter
  6. Condições de detenção
  7. Higiene
  8. Conforto
  9. Educação
  10. Alimentando
  11. Saúde
  12. Regras de seleção
  13. Reprodução

O furgão turco é considerado uma das raças de gatos mais antigas. Hoje, esses gatos são incrivelmente populares e prestigiosos entre os criadores. Possuindo beleza externa, os gatos possuem hábitos únicos e cores originais. O material de nosso artigo familiarizará os leitores com as nuances de manter e criar essas criaturas fofas. Além disso, você aprenderá como é essa buceta e como ela surgiu na Europa.

História de origem

O furgão turco pertence a raças indígenas, formadas em uma determinada área sob a influência de fatores naturais. A origem dos animais se perde nas brumas do tempo; a Anatólia Oriental da Turquia é considerada sua pátria. Pela primeira vez, gatos foram vistos perto do Lago Van, de onde tiraram parte de seu nome.

Na Turquia, os gatos eram chamados de "bath katu", que significa "um gato do Lago Van".

A raça existe desde a Idade Média, porém foi oficialmente descoberta na Europa em meados da década de 1950.

Em 1955, as inglesas Laura Lushington e Sonia Halliday foram à Turquia com a missão oficial de fotografar pontos turísticos locais. Foi na Turquia que viram adoráveis ​​gatos brancos, que receberam de presente dos residentes locais.

A inglesa notou as características inusitadas dos personagens dos gatinhos a caminho do aeroporto. Parando para descansar perto do riacho, as meninas levaram os gatinhos consigo, e eles pularam na água com prazer e começaram a brincar nela. Esses indivíduos foram registrados na Inglaterra como os primeiros Vanir, eles foram nomeados Van Atilla e Van Guzelli Iskenderun.Cerca de 4 anos depois, a jornalista visitou novamente a Turquia, de onde trouxe mais quatro gatinhos.

Foi assim que começou a seleção da Vanir na Europa. No entanto, eles foram incluídos no padrão pela Federação Internacional de Cat Fanciers apenas em 1973. Quanto a outras versões da origem dos gatos exóticos, também se conhece uma lenda notável que é contada na Turquia. Segundo ela, quando a arca de Noé foi enviada, o diabo, que observava o que estava acontecendo, resolveu afogá-lo.

Para isso, ele deixou um pequeno rato entrar no navio, que deveria fazer um buraco para que através dele a arca se enchesse de água e afundasse junto com tudo o que estava nela. O diabo planejou matar uma pessoa para que ela não pudesse ser salva e se multiplicar. Sabendo disso, Deus disse ao gato branco na arca para pegar o rato.

Como recompensa por completar a tarefa, Deus a tocou com a mão, razão pela qual manchas avermelhadas se formaram nos pontos de contato, que na Turquia até hoje são chamados de "impressão digital da mão direita de Allah".

É graças a essas marcas que o gato é considerado venerado e amado. Ela não deve se ofender, para não incorrer na ira de Deus.

Descrição

O Van cat difere das contrapartes domésticas usuais em suas dimensões. As fêmeas da raça pesam de 4 a 6 kg, o peso dos machos pode ser de 5 a 10 kg. Esses animais têm um corpo surpreendentemente forte, o que não é típico de gatos fofinhos. É grande, a sua forma é longa e alongada, afinando ligeiramente para o dorso. Em maior medida, essa característica é expressa em Vanir masculinos.

O comprimento do gato desde o focinho até a ponta da cauda é em média de 1m ou mais, a altura geralmente chega a 40cm.Neste caso, o indivíduo, via de regra, tem pescoço curto e ombros largos. O focinho dos gatos é maior que o das fêmeas, é angular, lembrando uma cunha com contornos arredondados e maçãs do rosto salientes. A testa e o queixo de Van são arredondados. Em geral, o focinho dos animais é bastante limpo, caracterizado por uma beliscada pronunciada.

Os olhos dos gatos desta raça podem ser redondos ou ligeiramente alongados, tendendo para uma forma oval. Seu ajuste é ligeiramente inclinado e o esquema de cores pode variar. Além disso, os olhos dos representantes da raça do gato turco podem ser pintados em cores diferentes.

Por exemplo, eles podem ser azuis ou âmbar. Existem indivíduos com cores diferentes de ambos os olhos.

O formato das orelhas do Van turco lembra as orelhas de tribos selvagens (por exemplo, um gato da areia). Eles são grandes e largos, inseridos largos e altos. Sua borda externa é quase vertical. Quanto às patas, nestes gatos têm comprimentos diferentes: as patas dianteiras dos representantes da raça são mais curtas que as traseiras. As almofadas das patas são perfeitas; borlas de lã são observadas entre os dedos dos pés.

A cauda de Wang é considerada sua decoração: é longa, fofa e pintada com uma faixa quase imperceptível. O comprimento dos pêlos da cauda em adultos costuma atingir 5 cm. O pêlo de um gato com gola de pele é de uma única camada e semilongo, não tem subpêlo. No verão, torna-se mais rígido, no entanto, isso não afeta suas características de forma alguma. É à prova d'água, o que explica o amor dos gatos exóticos pela água e pelo banho onde gostam de nadar.

Vida útil

Esse gato viveu por mais de 10 anos. No entanto, a expectativa de vida de uma van turca depende de vários fatores. Por exemplo, pode ser o contexto ecológico de uma determinada região, a frequência e duração das caminhadas ao ar livre, a observação do veterinário, a oportunidade das vacinações e a regularidade dos exames preventivos. Em média, os gatos desta raça vivem de 15 a 20 anos. Mas se o cuidado do animal for insuficiente, como evidenciado pela letargia e apatia do animal, sua vida pode ser encurtada.

Tipos de cor

A cor do gato é única: o fundo principal é branco, manchas na cabeça, orelhas e a própria cauda podem ser de cor vermelha, creme ou mesmo preta. Além de branco sólido com marcações coloridas, o gato Van pode ser tabby com branco. Esse padrão pode ser pronunciado ou quase imperceptível, o que torna o tabby clássico ou listrado.

Por exemplo, um gato malhado vermelho indica uma base creme-avermelhada de manchas que mostram manchas de um tom vermelho quente ou mesmo castanho.

O padrão tabby azul tem uma base de marfim pálido na base. As próprias marcações são de cor azulada, esta cor é única e incomum. A cor marrom tabby é baseada no bege creme, com manchas pretas. O corpo branco pode ser manchado com manchas vermelhas e cinza, outros indivíduos são pretos e brancos.

Entre os representantes da raça do gato Van, há indivíduos com a cor tricolor e malhada. Por exemplo, os indivíduos podem ter uma coloração de tartaruga, em que manchas pretas e avermelhadas estão localizadas em áreas vermelhas claras. A cor de tartaruga pode ser diluída, por exemplo, com manchas tabby azuladas e cremosas em manchas de pêssego branqueado.

Além disso, esses gatos são caracterizados por cores malhadas e diluídas. Além disso, entre os representantes da raça, você pode encontrar indivíduos de outras cores. Por exemplo, uma van pode ter manchas prateadas ou mesmo esfumaçadas em um corpo branco. Existem outros indivíduos sem sinais de hibridização (por exemplo, Himalaia, chocolate, tipo roxo). As manchas no corpo são uma raridade na cor desses gatos.

Traços de caráter

A van turca é considerada um dos animais de estimação mais apegados aos humanos. O gato Van distingue-se pela inteligência e engenhosidade, sendo uma das raças mais enérgicas da família dos felinos. Os indivíduos da raça são muito ativos e passam muito tempo em jogos ativos. Além disso, eles adoram envolver os proprietários em seus jogos, eles entendem a menor sugestão de uma proposta de jogo e ficam felizes em ativá-los.

A raça encontra diversão em tudo. Eles podem dirigir pela casa não apenas em embalagens de doces, mas até em folhas dobradas de um caderno, subir facilmente em armários e se agarrar às cortinas das janelas. Esses gatos não estão ocupados - eles têm energia suficiente para dois. O animal sempre perguntará o que o dono está fazendo, pois gosta de estar no centro dos acontecimentos.

No entanto, se uma van for anexada aos membros da família, isso não significa de forma alguma que ele adore ser pego e espremido. Em geral sente saudades dos donos, não pode ficar muito tempo sozinho e muitas vezes cumprimenta uma pessoa com discursos alegres, "falando" na sua própria língua. A tagarelice excessiva de um gato pode ser um problema para os membros da família, porque a van adora falar à noite quando todos querem dormir.

Quanto ao relacionamento com outros animais de estimação, o Van cat se dá bem com eles, desde que não se esforcem para assumir uma posição de liderança ou desenvolver táticas agressivas de comportamento. Um gato exótico não provocará conflitos, não ofenderá as crianças.

Ele é extremamente negativo em relação ao barulho e tenta evitar esses lugares. Ele também não gosta de música alta.

O comportamento de Wang é frequentemente comparado ao de um cachorro: o animal é treinável. Ele pode ser treinado em diferentes comandos, ele pode realizar truques simples, ele usa pequenos objetos e seus próprios brinquedos em seus dentes. Os indivíduos da raça geralmente ficam de pé nas patas traseiras, o que não é típico de muitos irmãos domésticos. Porém, gatos musculosos nem sempre são delicados em brincadeiras, eles são fortes e, portanto, não é recomendado deixá-los sozinhos com crianças pequenas.... De propósito, um gato nunca ofenderá uma criança, mas ela pode não calcular sua força.

O gato Van precisa de atividade física e adora brinquedos interativos. Raramente um indivíduo se permite usar seu tempo sem rumo: o desânimo é estranho para a Van. Eles estão apertados em um pequeno apartamento, eles precisam de uma grande área para crescimento e desenvolvimento normal.Em um espaço confinado, devido à sua mobilidade e desejo de exploração, a van rapidamente virará tudo de cabeça para baixo.

Um complexo de brincadeiras com um poste para arranhar é uma excelente distração para um Van cat, e o tamanho do canto deve ser grande, deve conter pelo menos vários brinquedos. Cansado de brincadeiras, o animal pode espirrar na água, que não só não tem medo, mas também adora. A van gosta de nadar, brincar e muitas vezes se aquecer na água, gosta de nadar em uma piscina ou em águas rasas. Os gatinhos da raça são muito ativos, não conhecem a preguiça, são curiosos e muito carinhosos, embora não suportem cuidados desnecessários. Eles preferem se gabar para os membros da família, ao invés de estar em suas mãos, como brinquedos.

Como mostra a prática, a maioria dos Vanir destaca um dos membros da família e o ama mais do que o resto. O gato o entende tão bem que muitas vezes surpreende pelo seu comportamento no tom do dono. Tem-se a sensação de que ela está ciente do estado emocional de uma pessoa, ajustando-se a ele. Por exemplo, ele pode sentir pena do dono se estiver chateado ou, inversamente, sintonizar instantaneamente um jogo ao ar livre, brincando com uma pessoa que deseja brincar com seu animal de estimação.

Devido à sua engenhosidade, ela rapidamente se acostuma com a bandeja e arnês, bem como passeios organizados ao ar livre. Vale ressaltar também que a van pode correr com uma pessoa ou pular de altura, caso o proprietário opte por um desses jogos.... Alguns gatos repetem os exercícios após o dono.

Esses animais não gostam de espaços fechados nem de escuridão e, portanto, seu canto fica em um local iluminado.

As vans são muito exigentes consigo mesmas. Eles não permitirão que você perca um passeio na rua e “contarão” ao proprietário em voz alta. Eles desenvolveram expressões faciais, o que permitirá entender a empolgação do gato e sua discordância com o fato de seus interesses não terem sido levados em consideração. O gato expressará insatisfação mesmo que falhe a hora da alimentação. O animal se acostuma rapidamente com a dieta e rotina diária, também entende os horários em que deve ser alimentado.

Condições de detenção

Claro, é melhor para um animal de estimação morar em uma casa particular, onde muitas vezes ele pode estar ao ar livre e passear com o dono. Se, ao mesmo tempo, houver uma piscina perto da casa, isso é ainda melhor - a van ficará feliz em mergulhar na água entre várias explorações e jogos. Se desejar, ele encontrará entretenimento para si mesmo na água, poderá nadar e brincar com o dono. A abundância de ar fresco afetará favoravelmente o desenvolvimento do gato, ele será forte e musculoso, com excelente imunidade.

Higiene

É importante cuidar da pelagem do animal, penteando-a em tempo hábil, embora não fique sujeito a emaranhamento excessivo. Isso deve ser feito em média uma vez por semana, com atenção especial para a cauda de pêlo comprido. Durante o período de queda, é preciso cuidar da lã com mais frequência. Ela escova bem se você fizer o procedimento todos os dias enquanto o gato está trocando de pêlo.

Não se esqueça da higiene das orelhas, garras, dentes e olhos. Aproximadamente uma vez a cada seis meses, é necessário consultar o veterinário para fins de exame preventivo. Se o gato começou a mexer constantemente nas orelhas, isso pode indicar a presença de parasitas, que precisam ser eliminados com um medicamento especial. A dosagem, a frequência e o próprio medicamento são selecionados pelo médico, levando em consideração a idade do animal.

Periodicamente (cerca de uma vez a cada seis meses), o gato precisa receber medicamento para vermes, escolhendo a dosagem levando em consideração o peso. A presença de parasitas pode ser indicada por olhos brancos que aparecem nos cantos internos dos olhos. Nesse caso, também é importante entrar em contato com o veterinário atempadamente. Também é importante consultar um especialista sobre o peso do animal, pois disso depende o estado de saúde e até o humor do animal.

Para as garras vale a pena comprar um poste para coçar, também pode fazer parte do complexo do jogo.

Para que o gato tenha algo para fazer na ausência dos donos, é preferível comprar para ele um grande parque infantil com vários brinquedos.

Ao mesmo tempo, é importante garantir que o produto seja estável e confiável em termos do material utilizado.

Não deve sofrer ao menor toque do gato, ser resistente às suas garras e dentes. Alguns criadores compram escovas de lã especiais que podem ser fixadas na parede. Alguns gatos adoram o procedimento de escovagem e, quando o dono não pode prestar atenção neles, eles próprios se esfregam na escova e, muitas vezes, não apenas com o lado do corpo, mas também com o focinho.

Conforto

Para que o gato entenda seu lugar, é preciso tomar cuidado ao comprar uma cama com laterais altas. Se desejar, você mesmo pode fazer, e sua própria produção permite que você crie modelos às vezes mais interessantes até as casas. Você também pode cuidar de uma rede com a bateria. Tal dispositivo ajudará a van a se aquecer na baixa temporada, quando o aquecimento ainda não está ligado.

Você também pode fazer um vison no qual o animal pode rastrear os donos durante os jogos. Já nas demais nuances do cotidiano, uma delas é pensar no sistema de abastecimento de água. Alguns gatos descobrem rapidamente como abrir uma torneira com uma mão para fazer a água correr. Eles descobrem como usar as maçanetas, porque não vão ignorar nenhum canto da casa na ausência dos donos.

Quanto mais brinquedos o gato tiver, melhor: além de observar o que está acontecendo na rua pela janela, demorará a maior parte do tempo na ausência dos donos. Para um gato ser inteligente, é necessária uma educação, que continuará por toda a vida do animal. Ele tem uma memória incrível, durante sua vida ele está mais apegado a um mestre e não muda esse apego. Se o gato for criado corretamente, ele não causará problemas para a família.

Educação

O treinamento começa desde a infância, nesta época os gatinhos podem se dar ao luxo de sibilar e ser hostis com os outros. Por exemplo, eles podem morder, arranhar e se esconder de uma pessoa. Esta desvantagem é eliminada pelo criador: é graças a ele que o gato se torna amigo. No entanto, alguns gatinhos são mais amigáveis ​​e lisonjeiros.

Você precisa acostumar um gatinho a si mesmo aos poucos: além da alimentação regular e do treinamento para a caixa de areia, de vez em quando você precisa pegá-lo, acariciá-lo, conversar com ele.

Nessas condições, o bebê esquece rapidamente os hábitos anteriores e se acostuma com a casa. Se o gatinho não responde ao ensinamento e continua a se comportar mal, ele é ligeiramente levantado pela cernelha, mostrando quem está no comando da casa. Via de regra, o animal percebe essas lições de forma adequada e rapidamente percebe que é necessário se comportar bem.

Em geral, as Vans são altamente treináveis ​​e raramente causam problemas para seus criadores. Se um gatinho tem bom gosto para uma pessoa, ele começa a ronronar. Nesse caso, ele está bem sintonizado e confia totalmente no dono. Durante o primeiro ano de vida, o animal entende todas as regras da casa. Como todos os membros da família, ele os obedece, torna-se independente e aprende a se comunicar.

Alimentando

É necessário alimentar o Van cat corretamente: não se pode excluir o alimento natural da dieta, contando com a alimentação industrial. Não pode compensar totalmente a falta de todas as substâncias de que necessita e, além disso, pode fazer mal à saúde, por mais que a propaganda afirme o contrário. Carne e peixe devem ser essenciais em uma dieta nutritiva.

Você precisa selecionar os alimentos levando em consideração a faixa etária do animal. Para não alimentar o bebê em excesso, é preciso levar em consideração a dosagem da mamada, levando em consideração o peso. Wang adora comida natural, por exemplo, ele come carne magra, vegetais, cereais, laticínios e vísceras também. Além de tudo isso, ele precisa de complexos vitamínicos e minerais. Se a nutrição do gatinho for balanceada, seu peso mudará a cada mês.

Se o criador prefere comprar ração seca, é melhor não economizar na qualidade. Nesse caso, é melhor comprar produtos cárneos sem conservantes.Porém, é importante ressaltar que a comida sozinha ao longo do tempo pode prejudicar a saúde do gato. Além disso, depois de algum tempo, o animal pode abandonar completamente a alimentação natural, o que é muito ruim, pois seja qual for a alimentação, ela não substituirá os nutrientes contidos na alimentação natural.

Se o animal não receber vitaminas e minerais, ficará sonolento e poderá ocorrer queda de cabelo. Não se pode alimentar um gato com comida da sua mesa, portanto após uma refeição é necessário limpar tudo dela, porque o gato é curioso e pode estar interessado no que atrai esta ou aquela comida doméstica, que é interessante numa garrafa de leite. Ela própria precisa de alimentos com um teor suficiente de proteínas e carboidratos. O peixe para carrinha precisa ser fervido e desossado. O gato não deve ser oferecido para comer chocolate, doces, mel, picles ou carnes defumadas - esse alimento é prejudicial para ele, leva a alergias e cáries.

Saúde

Devido à naturalidade de sua raça, o Van Turco distingue-se pela boa saúde, representantes desta raça não possuem doenças genéticas. Apenas em casos raros um gato pode ficar resfriado ao tomar banho. Lavar com muita frequência é indesejável, a água do banho deve ser morna. Um sinal de excelente saúde de um gato é o seu peso, no entanto, isso não significa de forma alguma que o gato possa ser alimentado em excesso. Com o excesso de peso, a atividade do animal diminui.

Deve haver uma tigela de água em casa. Wang não precisa procurar água por conta própria, em lugar nenhum. No habitat natural, a água está em volume suficiente. Os dentes de um gato geralmente são fortes; na ausência de deficiência de vitaminas, eles o servirão por toda a vida. Se o proprietário perceber que a van perdeu pelo menos um dente, é necessário entrar em contato com o veterinário com urgência.

Nesse caso, um tratamento complexo será necessário.

Regras de seleção

Você precisa escolher um gatinho em uma creche profissional, cuidando de um bebê de dois meses. Nessa época, ele já estava acostumado com a bandeja e o poste de arranhadura e, além disso, foi socializado e vacinado. Idealmente, é aconselhável trazer o gatinho do exterior. Ele terá todos os documentos necessários e, além disso, será um puro-sangue.

Caso esta opção não seja viável, deve-se primeiro decidir a escolha do gatil, folheando as avaliações a respeito, perguntando sobre a pureza da raça, a disponibilidade da documentação necessária (passaporte veterinário do gatinho) e pedigree. O gatinho deve ser ativo e ágil, além disso, sua aparência deve ser bem cuidada. Antes da compra, é necessário conhecer as nuances de sua saúde, fazer e assinar um contrato no qual, além do preço, serão descritas as condições de transferência do animal e sua posterior manutenção.

Na hora da compra, o gatinho que você gosta deve ser vacinado. Também é importante prestar atenção à cor. Quanto à documentação, vale a pena considerar: o melhor pedigree é aquele em que o maior número de parentes de Wang está indicado. Se o gatinho for pego, mas ele ainda não completou dois meses, ele não é levado embora. E a razão para isso não são apenas todas as vacinas necessárias, mas também a necessidade de imunidade primária, que o bebê recebe com o leite da mãe-gata.

Você não pode pegar um bebê pequenininho, porque se for muito cedo para arrancá-lo da mãe, vai doer. Além disso, é a mãe quem ensina as regras do jogo, assim como o comportamento, nos primeiros meses de vida de cada gatinho. Ela também mostra como ir ao banheiro.

Se você for a um gatil profissional, não lhe venderá um gatinho pequenininho, isso equivale à perda de um representante da raça.

Entre os criadores da Van turca, todo indivíduo de raça pura é valorizado. Mesmo que o bebê fique sem uma enfermeira, os criadores oferecem diferentes opções, mas essas são dificuldades adicionais associadas a cuidados especiais. Uma nuance interessante é que tal gatinho não será dado a todos que recorrem ao gatil. O comprador deve ter a confiança de criadores profissionais.

Reprodução

O tricô de vans turcas é feito de acordo com o esquema padrão. Isso é inaceitável até que os animais atinjam a idade de um ano; dois estros em um gato devem ser omitidos. Como regra, 3 a 6 gatinhos nascem em uma ninhada. Eles nascem cegos com pouco cabelo.

As mães gatas são muito atenciosas com seus filhos. Eles são atenciosos, protegem as crianças de qualquer perigo. Podem surgir dificuldades na criação devido à procura de um parceiro: no nosso país não é fácil encontrar um gato ou um gato para acasalar, e para adquirir um gato autêntico é necessário ir à Turquia.

O preço de um gatinho nos gatis russos pode variar de 8 mil rublos. Existem poucos gatis no país, os gatinhos trazidos da Turquia são vendidos a um preço superior, além disso, é necessário um certificado veterinário especial para exportação. O preço de um indivíduo também pode depender do pedigree. Alguns criadores estimam os gatinhos em vários milhares de dólares.

A história dos gatos van turcos é descrita no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa