Gatos malhados: características do padrão na pelagem e uma lista de raças
De todos os animais de estimação, talvez o maior amor e popularidade sejam os amados gatos de todos. Cada aquarista tem suas próprias preferências. Algumas pessoas preferem ruivas, outras preferem preto ou três ternos. Os gatos malhados também têm muitos fãs.
O que é isso?
Traduzido do inglês, a palavra "tabby" significa "listrado" ou "heterogêneo". As primeiras manchas em gatos surgiram para proteção e camuflagem. Foi graças a eles que pequenos animais se esconderam de grandes predadores e também se aproximaram facilmente de suas presas. Essa coloração é mais natural para representantes da família felina.
É importante notar o fato de que animais com os mesmos padrões praticamente não existem na natureza.
No entanto, todos eles têm características que os gatos malhados têm em comum. Isso inclui os seguintes itens:
- marca na forma da letra “M” na testa;
- nariz e olhos, delineados com bordas brilhantes;
- na gola, nas pernas e na cauda, existem padrões claramente pronunciados que se assemelham a um colar.
Na maioria das vezes, esses gatos vêm com olhos de cores quentes. Eles também são amarelos, marrons e cobre. Apenas em animais prateados os olhos podem ser verdes.
A tonalidade da pelagem, em primeiro lugar, depende da quantidade de melanina - um pigmento que está presente no cabelo da pelagem. Mas o gene agouti é responsável pelas listras escuras. É graças a ele que a pigmentação se manifesta e se torna visível ao olho humano. Na maioria das vezes, a lã é decorada com listras transversais. Quanto mais largas as listras, mais escura é a cor da pelagem do gato. O pigmento eumelanina é responsável pelas listras ou manchas pretas, e a feomelanina pelas manchas marrom-avermelhadas.
Quase todos os gatinhos malhados já nascem com manchas, no entanto, eles aparecem totalmente somente após 2 a 3 semanas.
Tipos de desenhos
Os felinologistas que estudam gatos dividem os desenhos tabby em vários tipos, cada um com um número específico no sistema de codificação internacional. Além disso, todos eles têm características diferentes.
Marcado no. 25
Gatos com este tipo de coloração, à primeira vista, parecem monocromáticos, mas na verdade possuem algumas marcações que são colocadas nas patas, cauda e focinho do animal. Se você olhar atentamente para esses gatos, notará pequenos anéis pretos que parecem sardas humanas.
Tiger No. 23
Os gatos tigre também são chamados de animais domésticos e seus parentes selvagens, e novos gatos de raça pura com a mesma coloração. Há outro nome aplicado a eles - cavala tabby. Esses gatos receberam esse nome em homenagem ao peixe com o mesmo nome.
Listras de tigre correm ao longo da espinha e se ramificam verticalmente nas laterais. Existem vários anéis em forma de colares no peito.
Marble No. 22
Esses animais se distinguem por padrões bastante grandes e claros, que são colocados na forma de listras ou, melhor, de listras largas. Nas costas desses animais, você pode ver um desenho em forma de uma linda borboleta.
Estampa de leopardo nº 24
Esses gatos, como pode ser entendido pelo nome do tipo, são um pouco como leopardos. Só que a cor deles está um pouco mais desbotada. As manchas são encontradas principalmente nas costas e nas laterais.
Além desses tipos básicos de cores, há uma série de variedades de gatos malhados.
- Tabby tartaruga. Duas cores principais são combinadas aqui ao mesmo tempo: branco e vermelho ou preto. Por todo o corpo do animal, você pode ver desenhos colocados aleatoriamente.
- Ponto Lynx. Em tal gato, o padrão é colocado apenas no pescoço, patas, cauda, bem como em seu rosto e orelhas. Todas as outras partes do corpo são monocromáticas.
- Remendado. Na maioria das vezes, essa cor é inerente aos gatos. No padrão principal, seja ele malhado, riscado ou qualquer outro, existem pequenas manchas de cor de gengibre ou creme.
Cores mais comuns
Além disso, todos os gatos malhados também diferem qual é a sua tonalidade principal de casaco.
- Marrom. Os gatos marrons claros têm almofadas das patas pretas, bem como um nariz semelhante. As manchas na pelagem destacam-se em uma rica tonalidade preta.
- Roxa. Em animais com esta cor, as almofadas das patas e o nariz são pintados de uma delicada cor rosa. Além disso, todas as marcações também se destacam em tons de bege ou lilás, só que mais saturadas.
- Prata. Os gatos desta cor têm uma pelagem prateada. Além disso, o desenho é bastante pronunciado contra o fundo.
- Vermelho. Na maioria das vezes, os gatos são pintados em uma cor vermelha clara e padrões vermelhos escuros se destacam contra o fundo.
- Tigre. Nesse caso, os pelos marcados são distribuídos por todo o corpo do gato. O padrão é listrado e lembra a cor da pele de tigres reais.
- Azul. Desenhos em cinza podem ser vistos no fundo creme. Além disso, as almofadas das patas e o nariz do animal serão cinza ou rosa.
Raças malhadas
Para algumas raças de gatos, o padrão tabby é parte integrante delas, em outras, um ou mais gatinhos podem aparecer.
Ocicat
Esta raça de gato foi criada artificialmente. Existem várias opções de cores. Para obter Ocicats, dois representantes do malhado malhado foram cruzados. Quase todos os gatinhos têm um padrão de pontos brilhantes que se destaca contra o fundo principal.
Abissínio ou somali
Um gato desta raça tem uma cor marcada. Ele pode não ter um colar no peito ou nas pernas, mas seus olhos estão delineados na escuridão. Além do mais, na face existe uma marca distintiva na forma da letra “M”.
Quase todo o seu corpo parece ser monocromático, mas ao mesmo tempo, existem padrões de tabby distintos nas patas, focinho e cauda de tal animal.Na maioria das vezes, há gatos com tons de pelagem como lilás, azul ou vermelho acastanhado.
Mau egípcio
Esta raça de gato foi formada naturalmente. Esse animal tem um tipo de leopardo. As principais características da raça são as seguintes:
- um grande número de pontos brilhantes e contrastantes de tamanhos diferentes estão localizados aleatoriamente por todo o corpo;
- sua forma é bastante variada;
- há um distinto padrão “M” tabby na testa, que faz o gato parecer um pouco sombrio;
- no peito, assim como no pescoço, pode-se ver um típico colar malhado;
- as patas são emolduradas com listras que lembram pulseiras.
A cor principal desses gatos é o preto ou prata. Além disso, existem gatos enfumaçados. Eles são mais raros e, portanto, considerados muito mais valiosos.
De Cingapura
Esta raça de gatos tem uma cor clara marcada. Quase todos os pelos de um animal são coloridos de maneira diferente.
No entanto, algumas sombras nas patas dianteiras de tais animais também são permitidas. Assemelham-se um pouco a pulseiras em sua forma. Além disso, também existem decalques tabby no rosto. Este é, em primeiro lugar, um padrão na forma da letra "M" em uma cor escura saturada.
A cor principal dos gatos de Cingapura é considerada o marfim, no qual o tique-taque de uma sombra marrom é muito claramente visível. O tom pode ser mais claro ou mais escuro.
Além disso, gatinhos malhados também podem ser encontrados na ninhada de outras raças de gatos. Todos eles atenderão aos padrões da raça.
- Esfinges. Nesses animais, manchas escuras estão localizadas nas pernas, nas costas e também na cauda. As esfinges mais comuns são as cores de mármore, leopardo ou tigre. Contra o fundo de couro liso com uma cobertura leve aveludada, a cor característica é perceptível, assim como em uma pelagem longa.
- Os gatos tailandeses têm uma coloração pontual que aparece no rosto, nas patas e nas orelhas. A cor principal da pelagem é considerada o branco.
- Para a raça do gato siberiano, qualquer opção de cor é aceitável, exceto as marcadas. Pequenos pontos e padrões tabby característicos podem ser vistos em todo o casaco longo.
- A principal cor da raça de gatos britânicos é o leopardo. Seus olhos são verdes ou cobre. No entanto, a tonalidade mais valiosa é considerada mármore. Ele já aparece em gatinhos recém-nascidos, enquanto o padrão é visível com muita clareza.
Desde o nascimento, manchas e listras destacam-se intensamente contra o fundo da lã. No entanto, uma subespécie da raça britânica de gatos de ponta atrai atenção especial. Eles têm lindos olhos azuis, pelagem bem espessa e clara. Além disso, padrões brilhantes são claramente visíveis na cauda, patas e focinho.
- Escocês com orelhas caídas. Aqui você pode encontrar quase todas as variedades de gato malhado, de casco de tartaruga a ponto de gato malhado. Todos os padrões são claramente expressos em certos lugares. São as patas, a cauda, o focinho e o peito.
- Os Maine Coons têm todas as variedades de cores tabby, exceto a versão marcada. Os cabelos longos podem ser coloridos total ou parcialmente (apenas nas pontas).
- Bambino. Esta é uma raça de gato sem pêlo completamente nova, com pernas muito curtas e muito leve. Existem diferentes opções de cores para esses gatos. Nesse aspecto, eles se parecem um pouco com as esfinges, então os amantes de tabby podem pegar um gatinho sem muito esforço.
Além disso, a Federação Mundial de Felinologistas estabeleceu certos padrões de cores para cada raça específica de gatos. Para alguns deles, a cor tabby é totalmente inaceitável, e um gato com esse "defeito" não pode ser autorizado a participar em exposições. Isso deve incluir raças como Russian Blue ou Siamese, Burmese ou Chartreuse. Se os donos do gato não pretendem levá-lo às exposições, você pode levar esse animal com segurança e não ter medo de que algo dê errado com ele.
Resumindo, podemos dizer que a cor tabby é encontrada quase com mais frequência do que outras e é considerada a mais natural para todos os gatos.Esses gatos não são desprovidos de individualidade e possuem muitos adeptos, portanto, independentemente de pertencerem a uma determinada raça, os gatos com esta cor são populares e amados em todo o mundo.
Neste vídeo você poderá conhecer a raça do gato malhado asiático, seus hábitos e as principais características desta raça.