Escolha de comida seca para gatos mais velhos
Os animais de estimação com mais de oito anos precisam de cuidados especiais. No corpo de gatos mais velhos, o metabolismo é lento, portanto, você deve ter muito cuidado ao escolher comida seca para eles.
Recursos de energia
À medida que envelhecem, os gatos tornam-se menos ativos fisicamente, passando mais tempo dormindo e comendo. Com base nisso, você deve fazer uma dieta com baixo teor calórico. Se o alimento seco predominar na dieta (é permitido se o animal não tiver doenças dentárias e da cavidade oral), então a quantidade de água deve ser escolhida 3/1. Se o animal comer pouco, recomenda-se molhar a comida com água e esquentá-la um pouco - assim o gato cheirará melhor... Os gatos mais velhos têm o olfato enfraquecido, por isso é recomendável alimentá-los com comida enlatada ou combinar a comida com suco de peixe. À medida que os animais de estimação envelhecem, não é incomum que sofram de doenças urinárias; portanto, a melhor opção é remover os alimentos ricos em magnésio e fósforo de sua dieta.
É necessário não deixar o animal comer demais, pois isso pode causar hipertensão, problemas hepáticos, além de gerar um grande fardo na coluna e nas articulações, que já estão desgastadas.
Além disso, vale a pena manter o equilíbrio das vitaminas, pois, por exemplo, o excesso de vitaminas A e D causa alterações irreversíveis, encurtando a vida do gato. Além disso, você precisa se certificar de que o gato bebeu bastante água, uma vez que sua falta no corpo é repleta de prisão de ventre, problemas renais e cardíacos, cabelos e pele feios... Para não recorrer a medidas violentas, pode-se colocar um vasilhame com um tamanho grande de água, adicionar anchova, suco de atum ou catnip, dar uma bebida prebiótica para gatos, ou simplesmente encher uma tigela com caldo perfumado.
A dieta de animais com doenças cardíacas deve ser isenta de alimentos contendo sódio e substituída por fontes de taurina. E com rins doentes, é recomendável basear a dieta em uma proteína de fácil digestão. Quase todos os fabricantes desenvolvem alimentos adaptados para gatos velhos, mas os veterinários aconselham prestar atenção antes de tudo às linhas holísticas e super-premium. Sua composição está repleta de oligoelementos, vegetais, frutas e ervas. É indesejável dar preferência à classe econômica, uma vez que tais alimentos podem causar agravos à saúde. A classe super-premium, via de regra, é caracterizada por matérias-primas de alta qualidade, e a classe holística é caracterizada por um baixo teor de cereais e uma concentração máxima de vitaminas e carne. Além disso, não se esqueça que a transição de um tipo de alimento para outro deve ser feita sem problemas, no prazo de 5 a 8 dias, caso contrário o animal pode passar por estresse.
Avaliação de fabricantes
Depois de fazer uma pequena análise de comida seca para animais de estimação idosos, uma classificação foi obtida as melhores empresas.
Royal Canin
Esta marca surgiu em 1967 na França graças ao veterinário Jean Cathary. Em constante evolução, foi classificado entre a classe premium. Para gatos mais velhos, mas ativos, a empresa oferece comida Royal Canin Outdoor Mature. DRoyal Canin Indoor 7 + é projetado para indivíduos sedentários. E para animais de estimação muito velhos, Royal Canin Aging +12 é adequado.
Colinas
Outra marca premium de alimentos para animais de estimação desenvolvida pelo veterinário Mark Morris. A peculiaridade deste produto é que em baixa concentração de sal mantém seu valor nutritivo e bom gosto.
Para gatos com mais de sete anos de idade, o fabricante produz alimentos Senior 7+.
Purina proplan
Uma empresa americana com uma história de quase dois séculos.
A linha de rações leva em conta com competência as peculiaridades da saúde animal: sedentarismo, digestão sensível, excesso de peso, esterilização.
A composição dos produtos contém substâncias que têm um efeito benéfico no funcionamento do cérebro do gato.
Eukanuba
A marca foi criada em 1969. O destaque do produto é que a proteína para sua produção é proveniente de animais: galinhas, cordeiros e também de peixes. Os ácidos graxos poliinsaturados incluídos na ração ajudam a manter a pele e o cabelo do animal, e os prebióticos estabilizam a microflora intestinal.
1ª escolha
Um fabricante que desde 1996 se delicia com os seus produtos. Se a gata tiver mais de sete anos, o alimento SENIOR é perfeito para ela, que contém antioxidantes e elementos que fortalecem as articulações e a imunidade do animal.
Farmina
Esta marca italiana existe há mais de quarenta anos. Para animais de estimação envelhecidos, a empresa produz um alimento elite Farmina CIMIAO SENIOR. Além dos componentes padrão, o produto contém a quantidade necessária de fibras e substâncias para manter a saúde: chá verde e extrato de semente de uva.
E o que é importante - a ração é feita apenas de ingredientes naturais.
Para dicas sobre como escolher comida para gatos mais velhos, veja o vídeo abaixo.