Como cortar as garras de um gato e de um gato com um cortador de unhas?
Com a compra de um gato, o criador tem novas preocupações. Ele não apenas organiza boa comida, dá água potável para beber e limpa o banheiro. Um animal de estimação não pode ser saudável e viver muito se você não cuidar de seu pelo e suas garras. As garras são mantidas em boas condições visitando um veterinário ou administrando as unhas de um gato por conta própria.
Causas
Independentemente de onde o gato mora - na natureza ou em uma metrópole, garras afiadas para ela são um meio de autodefesa, com as quais ela:
- atinge o inimigo;
- sobe em uma árvore quando vê o inimigo.
As garras também têm outra função - proteção contra a fome. O gato obterá sua própria comida sem intervenção humana, rastreando e pegando um pequeno roedor ou pássaro. O estilo de vida do gato mudou. Ela mora em uma casa confortável, não busca comida para si mesma e não luta contra inimigos. O proprietário tem mais uma preocupação: as garras do animal são aparadas para evitar que as unhas cresçam nos tecidos moles da pata. Devido à demora no procedimento, o animal desenvolve claudicação, inicia-se um processo inflamatório que termina com um abscesso.
Com o forte crescimento das unhas, a capacidade de absorção de choques do animal sofrerá: mesmo saltando de uma altura baixa, ele receberá ferimentos graves.
As garras são aparadas nos seguintes casos.
- Se o gato mora em casa e não tem acesso livre à rua. Se ela vive na selva ou anda quando quer, ela mesma cuida deles, triturando-os na casca / superfície dura.
- Se ela leva uma vida sedentária devido ao temperamento, obesidade e outras doenças. Em um animal ativo, o comprimento das garras é ajustado sem interferência externa ao correr, durante jogos e escalar árvores.
- Se o gato mora em família com filhos pequenos.
- Se o criador vai ao show, ao veterinário para uma operação planejada ou para dar banho no animal.
Características do procedimento
Garras cortam um gatinho 2-3 meses após o nascimento. Os cuidados anteriores não são realizados, para não danificar acidentalmente as patas. Para promover uma rápida adição ao procedimento, pressione as almofadas das patas. A frequência do corte das unhas depende da rapidez com que crescem e da última vez que foram cortadas pelo proprietário. O comprimento é influenciado pela idade e estilo de vida do gato. Um gatinho é tosquiado duas vezes por mês e um gato doméstico adulto - uma vez por mês.
Para não ferir o animal e não afastá-lo do procedimento no futuro, eles são responsáveis por cortar as garras. Primeiro, as mãos são tratadas com álcool. Também é usado para processar lâminas afiadas de qualquer cortador de unhas.
No final do procedimento, os locais de corte são tratados com água oxigenada e, se necessário, esmerilhe a borda irregular resultante com uma lima de unha comum.
Instrumentos
A manicure do gato não é feita apenas com uma tesoura comum. Para facilitar as coisas para o proprietário, as lojas de animais vendem diferentes tipos de corta-unhas.
Tosquiadeira elétrica
Criadores experientes com vários animais de estimação ou veterinários costumam trabalhar com este dispositivo. Possui uma pequena roda de metal que se move quando o clipper é ligado. Eles colocam o gato no colo, pegam sua pata com a mão esquerda, ligam o aparelho e trazem com cuidado a garra crescida até a roda.
Corta-unhas em forma de tesoura para pedicure e manicure
Ela tem o mesmo princípio de operação da tesoura de unha. Em suas extremidades, há recortes verticais. Para cortar adequadamente as garras de um gato com esse cortador de garras, coloque a unha crescida entre os entalhes e junte as pontas.
Fórceps
Este clipper lembra os homens de um alicate. Para cortar um prego, coloque-o entre as duas pontas e junte-as. A pinça possui uma alavanca especial que evita que as lâminas afiadas sejam totalmente acionadas.
Para desativar o dispositivo, mova esta alavanca para sua posição original.
Guilhotina
O instrumento mais popular entre os proprietários é a guilhotina. É a forma mais fácil de eliminar as unhas compridas com a sua ajuda. Ao cortar, o gato é mantido de forma que a garra crescida fique abaixo do corte e espaço estreito. Em seguida, a lâmina afiada é abaixada lentamente até que o prego seja cortado.
Embora a guilhotina seja popular entre os donos de gatos fofinhos, seu uso não é seguro. Não há garantia de que eles irão cortar apenas o cravo-de-defunto regenerado. Freqüentemente, a guilhotina fere as pernas ou danifica o vaso sanguíneo. Aparar as unhas do seu gato é fácil.
Você não precisa ir ao seu veterinário para obter ajuda. O cumprimento das instruções de trabalho com o cortador de unhas protegerá as patas e os tecidos moles do animal de danos.
Como aparar as garras de um gato corretamente, você aprenderá no vídeo a seguir.