Alimentos e suplementos para gatos

Comparação de alimentos para gatos: classes, formulações, marcas

Comparação de alimentos para gatos: classes, formulações, marcas
Contente
  1. Análise de ingredientes
  2. A composição do feed dependendo da classe
  3. Comparação de diferentes tipos
  4. Como escolher?

A comida de gato pronta é conveniente antes de tudo. Não há necessidade de cozinhar, calcule a taxa BZHU. Mas como escolher um produto que seja balanceado em composição e, o mais importante, não prejudique?

Análise de ingredientes

O primeiro lugar em uma boa comida deve ser um ingrediente como a carne. O fabricante é obrigado a indicar que tipo específico de carne é utilizado. Pode ser frango, coelho, peru, bife. Em vez de carne, pode haver peixe. Em qualquer caso, em uma boa alimentação, o conteúdo desses ingredientes é de pelo menos 35% da composição total. No entanto, se você comparar a alimentação econômica com a alimentação superpremium, a última conterá mais proteína.

Permitida a adição de proteína, que pode ser representada pelo componente leite ou ovo - não inferior a 20%. Subprodutos - pelo menos 10%, é melhor se for fígado, coração, rins, e não bico e pele.

A maioria dos alimentos para gatos contém ingredientes vegetais. Eles podem ser representados por trigo e milho, arroz, batata, aveia, ervilha. O conteúdo do componente da planta é admissível até 25%.

Mas deve ser lembrado que, por sua natureza, os gatos são predadores, portanto, deve haver um mínimo de elementos vegetais em sua alimentação.

Em versões mais caras, o componente vegetal é substituído por vegetais secos, frutas vermelhas e várias ervas. A experiência prova que é um suplemento mais saudável do que milho e trigo.

A boa comida é enriquecida com vitaminas e minerais. Vitaminas do grupo B, ácido ascórbico, vitamina K estão entre as vitaminas vitais para os gatos.

Em qualquer caso, a composição do produto (independentemente da sua classe) deve conter os seguintes componentes.

  • Proteína (carne, peixe, proteína do leite, ovos). A proteína dá ao gato força, energia, é responsável pelo estado de seus ossos, dentes, massa muscular. A falta de proteína leva à deterioração do estado do pelo do animal - ele se desprende fortemente, torna-se opaco.
  • Carboidratos (encontrados em pequenas quantidades na carne, maior teor em vegetais, grãos, cereais). Os carboidratos são força, energia, resistência. Além dos carboidratos, os vegetais contêm fibras, essenciais para o funcionamento saudável do trato gastrointestinal do animal. Além disso, os carboidratos nutrem os tecidos dos vasos sanguíneos, coração e cérebro. Os carboidratos são necessários para a síntese do glicogênio, substância necessária ao funcionamento do fígado. Apesar da importância da presença de carboidratos na dieta do animal, é importante não superalimentá-los com eles. Afinal, os gatos são predadores, então sua dieta principal é carne, não grãos.
  • Gorduras (carnes, óleos vegetais e animais). Eles também são responsáveis ​​pela presença de energia, resistência nos gatos, e garantem a atratividade da pelagem. A falta de gordura pode causar problemas na pele e nas mucosas do animal de estimação, distúrbios do sistema reprodutor.

Apesar de a composição de alguns alimentos em termos de qualidade e benefícios ser muito superior à composição de outros, existem ingredientes que, a princípio, não deveriam estar num produto para gatos. Mesmo nas opções mais baratas, a presença desses componentes é excluída:

  • açúcar e seus derivados (por exemplo, caramelo), glicol, celulose, propilenoglicol;
  • pigmento artificial E 127, que apresenta risco de desenvolver câncer em um animal de estimação;
  • alto teor de subprodutos (deve-se entender que em forragens baratas são “resíduos” que não servem para a alimentação humana: bico, penas, pele);
  • a composição não deve mostrar "carne" sem quaisquer explicações adicionais;
  • antioxidantes E 321, E 324, E 330, que provocam doenças renais.

A composição do feed dependendo da classe

Dependendo das características da composição, a alimentação é dividida em vários grupos. Uma tabela dinâmica mostrará os recursos de grupos individuais e, em seguida, explorará as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções com mais detalhes.

Nome da espécie

Proteína (carne)

Componente da planta

Economia

A carne está ausente ou "sobras" são usados ​​- pele, tendões. Via de regra, a carne é substituída por subprodutos de baixa qualidade, a gordura animal. Tudo isso é "mascarado" por aromatizantes e intensificadores de sabor.

Farinha de milho ou soja (ou outro componente vegetal, mas mais frequentemente é milho mais barato), glúten. O conteúdo está acima da norma.

Prêmio

Gordura animal, carne, miudezas, cereais, farinha vegetal.

Milho ou soja, geralmente na forma de farinha, cereais, amido de batata. Devido à quantidade insuficiente de proteína animal, o fabricante tem que ultrapassar a norma da proteína vegetal, adicionar aromatizantes à ração.

Super premium

O fabricante usa carne (como regra, é de 35 a 40% da composição), certifique-se de indicar seu tipo. Este alimento também pode conter miudezas.

Proteína vegetal - dentro da faixa normal (algumas marcas podem estar ligeiramente superestimadas). Não se usa milho e soja, mas o arroz mais nutritivo e com menos amido, a cevada. Vegetais secos, legumes (lentilhas, ervilhas) são frequentemente adicionados.

Holístico

Carne de alta qualidade, sem miudezas, pele, ossos.

O componente à base de plantas é representado por vegetais secos, cranberries (antioxidantes).

Resumindo os dados da tabela, as seguintes conclusões podem ser tiradas.

  • Classe econômica. Acessível e barato, mas menos adequado para alimentos para animais de estimação. Proteína de carne barata é usada, no entanto, e é escassa. A este respeito, a base da composição é uma pequena proteína vegetal útil.
  • Classe Premium. Opção "transitória" de alimentos econômicos para alimentos superpremium. Combina as qualidades das duas variedades - já há mais carne aqui, mas ainda é da mesma baixa qualidade e alto teor de miudezas. O componente vegetal está mais próximo da norma.
  • Classe super premium. A melhor opção em termos de relação qualidade / preço. Conteúdo admissível de proteína vegetal, carne - dentro dos limites normais.
  • Holístico. Variedades de alta qualidade à base de carne natural. Ingredientes à base de ervas não são cereais, que costumam causar alergias e são incomuns como alimento para predadores, mas vegetais secos.

Comparação de diferentes tipos

Ao comparar diferentes tipos de alimentos, você invariavelmente deve comparar sua composição. Em regra, a composição indica, em primeiro lugar, o ingrediente que contém em maior quantidade. Além disso - em ordem decrescente.

O alimento menos valioso e nutritivo é o da classe econômica (por exemplo, Kitiket, Whiskas, Oscar, Darling). Praticamente não contêm carne, mas são abundantes proteína vegetal (substitui a carne), intensificadores de sabor, aromatizantes, conservantes. Se um fabricante listar a carne como um dos ingredientes, então provavelmente se trata de gorduras processadas, pele, cartilagem e tendões.

Pode conter pequenas quantidades de miudezas.

A digestibilidade desse alimento é de 60–65%. Na maioria dos casos, não há divisão para gatos diferentes na alimentação da classe econômica. O máximo é comida para gatinhos e adultos. Talvez as únicas vantagens sejam a acessibilidade (vendido em todos os supermercados e pet shops) e o baixo custo.

Qualidade superior pode ser chamada de ração premium (Happy Cat, Royal Canin), no entanto, o conteúdo do ingrediente de carne neles é geralmente um mínimo (30–40% da composição). Freqüentemente, eles são chamados para substituir subprodutos. Naturalmente, a falta de proteína animal é projetada para compensar o alto teor (acima do normal) de proteína vegetal.

Quanto aos aditivos artificiais, eles também estão presentes nas rações premium, mas em quantidade bem menor em relação à versão anterior. A digestibilidade do produto premium também é mais alta e atinge 70–75%.

A linha de produtos de quase todos os fabricantes inclui várias versões para gatos de diferentes idades, com certas características de saúde.

Os feeds superpremium (ProPlan, Hills) são de qualidade superior e, portanto, de custo mais alto. Em primeiro lugar, deve-se destacar o alto teor de proteína animal na composição. Acontece que é o suficiente para a vida normal do animal. Os subprodutos para a fabricação de tal produto raramente são usados ​​e, se forem usados, são de alta qualidade.

A proteína vegetal é representada principalmente não por cereais, mas por vegetais secos e frutas vermelhas. Praticamente não existem aditivos artificiais. Em todo caso, não se trata de intensificadores de sabor e aromatizantes, mas de conservantes (para que o produto possa ser armazenado). A ração superpremium é assimilada em 85–95%.

Uma linha de produtos ampliada também é chamada de vantagem - aqui você encontra alimentos para gatos de diferentes idades e raças, opções médicas e dietéticas, inclusive sem glúten.

A desvantagem de algumas marcas é a dificuldade de aquisição - às vezes, só podem ser compradas no site do fabricante ou em lojas online. No entanto, vários produtos de qualidade super premium são vendidos em lojas de animais regulares e farmácias veterinárias.

Os alimentos da mais alta qualidade são considerados holísticos (Eagle Pack Holistic, Evo). No entanto, não há uma divisão clara entre alimentos super premium e holísticos. O "lema" dos produtores deste último pode ser denominado da seguinte forma - na produção de rações, apenas são usados ​​os ingredientes que são seguros e adequados até mesmo para humanos.

A base do produto é carne ou peixe, e de alta qualidade (sem pele e sem tendões, antibióticos). Ingredientes de ervas estão dentro da faixa normal, geralmente vegetais secos, cranberries.

Um componente obrigatório são as gorduras poliinsaturadas (dentro dos limites normais), um complexo de vitaminas e minerais.

A presença de miudezas e ingredientes sintéticos na holística é inaceitável. Não é surpreendente que a digestibilidade de tal produto seja de 100 por cento.

Inicialmente, as linhas de produtos de alimentos holísticos eram bastante estreitas. Via de regra, a comida era compartilhada apenas para gatinhos e adultos. Com a crescente popularidade dos produtos de luxo, a linha de produtos está se expandindo; no entanto, ainda é mais pobre do que sua contraparte superpremium.

Holísticas são extremamente raras de serem encontradas em lojas de animais comuns, exceto em lojas muito grandes.

A principal forma de compra é através do site do fabricante ou distribuidor.

Como escolher?

O critério de seleção mais importante é a composição do feed.

Um produto de qualidade, em primeiro lugar, deve conter carne e pelo menos 35-50% da composição. Um conteúdo mais alto é possível - até 70–80%, como regra, são forragens holísticas. Um ponto importante - às vezes o fabricante diz cerca de 100% de conteúdo de carne na ração. No entanto, isso é apenas uma jogada de marketing, tal produto simplesmente não seria possível armazenar.

Depois de se certificar de que a carne está contida nas quantidades necessárias, é importante saber de que tipo de carne se trata. Obrigatório - o tipo de carne (frango, boi, coelho). Se na embalagem aparecer apenas a palavra “carne”, provavelmente, pele, ossos, bicos, tendões estarão escondidos embaixo dela. Eles não têm um alto valor nutricional para o animal.

Os mais valiosos em termos de conteúdo de aminoácidos são frango e peru, seguidos de peixes, seguidos de carne bovina e cordeiro. No entanto, o mesmo frango pode causar alergias.

A melhor opção é adquirir ração que combine vários tipos de carne.

Dos subprodutos, a preferência deve ser dada aos rins, coração, pulmões, estômagos. Em pequenas quantidades, é permitida a presença de rúmen e cabeças de frango. Normalmente, essas miudezas são encontradas apenas em alimentos para animais de estimação super premium.

A palavra "miudezas" não deve assustar o comprador. No entanto, seu conteúdo não é mais do que 10-15% da composição, idealmente também deve haver uma decodificação - fígado, rins, coração.

A fibra vegetal é outro item indispensável. A taxa permitida é de 20-25%. Se esses números forem maiores, o alimento deve ser descartado. Deve ser dada preferência ao arroz, cevada.

Alimentos contendo trigo, milho (farinha de milho), batata (amido) são menos confiáveis.

As gorduras são um componente obrigatório. Para um gato adulto, a comida deve conter pelo menos 10-15% de gordura, para gatinhos - pelo menos 20%. O fato é que as gorduras estão envolvidas na produção de substâncias responsáveis ​​por uma forte imunidade. Um gato precisa de um maior teor de gordura durante a gestação e lactação.

No entanto, quantidades excessivas de gordura na alimentação podem causar distúrbios nas fezes e doenças hepáticas. A falta de gordura é geralmente encontrada em rações de classe econômica, alguns tipos premium.

Os alimentos superpremium e os alimentos holísticos devem conter suplementos vitamínicos e minerais. Entre os vitais para bichanos podem ser distinguidos Vitaminas B, vitamina E, ácido ascórbico, H, B15, K. Entre os minerais - cobalto, cálcio, ferro, cobre.

Além da composição, é importante atentar para esses critérios na hora de escolher a ração.

País do fabricante

Nem sempre os alimentos muito divulgados são a melhor opção para o seu animal de estimação. Os produtos que costumam aparecer em anúncios de televisão, infelizmente, são em sua maioria da classe econômica. As posições de liderança são ocupadas por produtos da Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, Dinamarca, EUA.

É sempre melhor buscar comida diretamente do fabricante ou de um representante autorizado.

Super premium e holístico costumam ser vendidos exclusivamente em lojas online.

Consistência da alimentação

Pode ser úmido ou seco, e a consistência úmida tem diversas variedades - de purê a patês e geléias (pequenos pedaços recheados com caldo grosso).

A comida úmida é destinada principalmente para gatinhos, mas conforme o animal cresce, é necessário "guiá-lo" para a comida seca. A alimentação sólida contribui para o desenvolvimento da mandíbula, com a limpeza dos dentes, e também é necessária para o bom funcionamento do intestino.

Os gatinhos devem escolher alimentos sólidos com pequenos grânulos. Pequenos pedaços também são necessários para algumas raças de gatos, por exemplo, britânicos, persas. Isso se deve às características estruturais de seu aparelho de mandíbula.

Um animal de estimação adulto também pode ser mimado com patê e geléia, mas você não deve transferi-lo exclusivamente para comida úmida. Já escrevemos sobre a importância de alimentos mais duros para gatos.

Presença de informações sobre dosagens de ração na embalagem

Deve ser dada preferência aos produtos que requerem menos quantidade. Simplificando, quanto menor a dosagem diária necessária da ração, mais balanceada e útil ela é. A comida de classe econômica não dá ao seu animal uma sensação duradoura de saciedade.

Você pode descobrir como escolher a comida para seu gato abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa