Variedade de raças

Tudo o que você precisa saber sobre gatos somalis

Tudo o que você precisa saber sobre gatos somalis
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Traços de caráter
  5. Opções de cores
  6. Condições de detenção
  7. Alimentando
  8. Saúde

Os gatos somalis são muito bonitos. Eles parecem verdadeiros aristocratas - flexíveis, graciosos, com uma cauda de "raposa" fofa, olhos penetrantes e uma coleira sofisticada. Ao mesmo tempo, são curiosos como gatinhos, brincalhões, gentis - verdadeiros gatos de companhia. Se você está procurando um gato amável e alegre, ao mesmo tempo discreto, com um caráter de cachorro - ninguém melhor do que um somali.

História de origem

Os detalhes exatos da origem dos gatos somalis são desconhecidos, mas periodicamente gatinhos de pêlo comprido apareciam nas ninhadas da raça abissínia, e isso acontecia em diferentes áreas. O aparecimento do chamado gene de pêlo comprido está associado ao nome da criadora Janet Robertson. Na década de 1940, seus gatinhos abissínios foram vendidos em todo o mundo. Então, depois de um tempo, gatinhos com cabelos longos e uma cauda cada vez mais fofa apareceram entre os abissínios australianos, canadenses e americanos. Naquela época, isso era considerado um casamento da raça, e os gatinhos não participaram de mais criações.

Na década de 1960, criadores de gatos canadenses e americanos decidiram que os gatinhos abissínios de pêlo comprido seriam uma raça separada. O sucesso dos gatinhos de pêlo comprido está associado ao nome de outra criadora - Mary Mayling, foi ela quem os demonstrou numa exposição no Canadá, onde causaram espanto. Em 1978, a raça somali foi reconhecida pelo CFA, e agora os somalis receberam reconhecimento mundial. No mesmo ano, foi feita a descrição da raça e aprovado um padrão para a mesma.

A raça recebeu o nome de um país fronteiriço com a Etiópia, onde provavelmente surgiram os gatos abissínios, sugeridos por sua criadora Evelyn Magew, da América.O primeiro representante da raça foi oficialmente registrado em nome da mesma Mary Mayling em 1965. E o clube dos "Somalis" começou a funcionar em 1972.

É lógico concluir que Os somalis são os parentes mais próximos dos abissínios. Em 1979, os somalis conquistaram o status de campeões. No ano seguinte, os somalis foram aceitos por todos os clubes de felinologia, foram admitidos a exposições. Um ano depois, os gatos somalis estão se espalhando em países europeus e, após 10 anos, são reconhecidos por organizações internacionais. Agora os somalis podem participar de qualquer exposição realizada no mundo.

Quanto à Rússia, os gatos somalis ainda não estão muito difundidos por aqui, eles têm o status de uma raça rara e incomum.

Descrição

Ainda permanece um mistério por que o gene de cabelo comprido apareceu. Afinal, os abissínios são gatos de pêlo curto. Eles têm uma pelagem espessa e macia, que é mais curta na região dos ombros. A cabeça do somali é pequena e muito organizada. Em contraste com a cabeça, as orelhas são muito grandes. Alguns da raça têm borlas nas orelhas. As patas dianteiras têm 5 dedos e as traseiras têm 4. O cabelo cresce densamente entre os dedos. Os olhos dos somalis são muito expressivos, amendoados e podem ser castanhos ou verdes ou âmbar-dourados.

Em gatos de comprimento crescem até 26-30 cm, altura - até 30 cm e pesando 3,5-5 kg. Os gatos somalis são animais muito brilhantes e atraentes. Devido às cores contrastantes do focinho e orelhas grandes, além do aspecto curioso, parecem cantarelos. A cauda espessa aumenta a semelhança.

O padrão da raça dos somalis é praticamente o mesmo dos abissínios, ajustado para cabelos longos.

O padrão da raça também fornece os seguintes recursos:

  • a cabeça é em forma de cunha, suavemente arredondada até o queixo;
  • orelhas são largas;
  • o comprimento da cauda é proporcional ao comprimento do corpo;
  • os olhos são desenhados em preto com uma "seta" no topo;
  • as patas são arredondadas na linha dos dedos dos pés;
  • as maçãs do rosto são mal expressas, estreitam-se sob a linha das vibrissas.

A pelagem é distribuída desigualmente pelo corpo, o comprimento é mínimo nas omoplatas, um pouco mais longo nas costas e a pelagem na barriga é mais longa. Os gatos têm uma coleira fofa no pescoço e calças fofas nas patas traseiras.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra raça de gato, os somalis têm vantagens e desvantagens. Vamos começar com os profissionais, a saber:

  • a raça é absolutamente adorável;
  • brincalhão, curioso;
  • treinável;
  • discreto e com excelente intuição;
  • inteligente e perspicaz;
  • despretensioso na comida;
  • excelente saúde.

    Existem também desvantagens, embora insignificantes, como:

    • Os somalis não toleram muito a solidão, mesmo por pouco tempo;
    • são bastante caprichosos e às vezes podem desobedecer ao dono;
    • gostam de brincar com o cabelo dos donos, por isso pode ser difícil para pessoas de pêlo comprido com esses gatos;
    • propenso a doenças renais;
    • incomumente móvel, o que pode cansar as pessoas que tendem à contemplação.

    Traços de caráter

    Gatos somalis são incríveis. Eles são parentes dos gatos abissínios, deles a curiosidade e o caráter vivo foram passados ​​para eles. Mas os felinos somalis são mais silenciosos e mais diplomáticos quando comparados aos abissínios. Os somalis são amados por todos os membros da família. Eles encontram contato perfeitamente com crianças, mesmo as menores. Adoram brincar com eles, são pacientes e nunca vão arranhar a criança, mesmo que isso lhes cause desconforto.

    Com um adulto, o gato somali se comporta de maneira diferente. Mesmo com a grande curiosidade do gato em relação a todas as ações do dono, ele não vai impor sua sociedade e não vai incomodá-lo.... Os somalis adoram se comunicar de forma incrível. Mesmo que uma pessoa venha à casa pela primeira vez, o gato vai demonstrar tudo o que sabe para chamar a sua atenção.Mas eles sentem intuitivamente quando seu interesse é irrelevante, quando uma pessoa está com disposição errada para brincar e se comunicar, então eles são deixados de lado.

    Surpreendentemente, apesar de toda sua sociabilidade e curiosidade, os somalis raramente miam.

    Os representantes desta raça são muito inteligentes. Eles são muito fáceis de treinar, eles aceitam bem o conjunto básico de comandos padrão, eles podem até aprender a trazer pequenos itens para o dono. Alguns somalis podem realizar vários truques, uma vez que não são inerentes à teimosia e também realizam com interesse qualquer ação por parte do proprietário. Mas, é claro, eles ainda são gatos, não cachorros.

    Os somalis se adaptam bem e rapidamente às mudanças nas condições. Eles podem facilmente se dar bem com outros animais de estimação na casa e, embora sejam caçadores incríveis, podem até fazer amizade com roedores. A raça permanece brincalhona e curiosa até a velhice. Gostam muito de pequenos objetos e detalhes e, principalmente, das gotas d'água da torneira, que pegam com as patas.

    Os somalis raramente soltam suas garras, algo realmente sério precisa acontecer para que isso aconteça. Isso também é típico para representantes da raça ragdoll.

    Os somalis têm uma agilidade extraordinária. Eles escalam sem esforço os objetos mais altos da casa - um guarda-roupa, uma geladeira e também sabem como "infiltrar-se" em lugares difíceis de alcançar. As habilidades motoras dos representantes da raça são bem desenvolvidas - eles são capazes de segurar pequenos objetos nas patas e brincar com eles. Eles são muito ágeis, ágeis e enérgicos. Às vezes parece que eles não precisam de descanso.

    Eles adoram estar com um dos membros da família, mas se os proprietários não dependerem dele, eles cuidarão de seus negócios. Deixado sozinho por muito tempo, ele pode ser travesso. Uma excelente saída é conseguir um "companheiro" para o seu animal, de preferência também da família felina.

    As características distintivas dos abissínios de cabelos compridos são as seguintes:

    • não são agressivos com proprietários ou estranhos;
    • fácil de contatar, amigável;
    • inteligente, perspicaz;
    • adoro "abraços", carinhoso, gentil;
    • bem treinado, lembre-se de comandos, receptivo ao treinamento;
    • caprichosos, eles podem "desligar" uma pessoa excessivamente intrusiva.

    Apesar de sua não agressividade, Os gatos somalis nem sempre reagem com calma ao transtorno que lhes é causado... Se houver bebês na família, é melhor não deixá-los sozinhos com o gato. Depois de brincar, a criança pode inadvertidamente puxar o gato pelo rabo ou bigodes e ser atingida com uma pata ou uma mordida.

    Os somalis não falam, mas adoram ronronar, estando de bom humor.

    Opções de cores

      Os somalis são "cópias" de cabelos compridos dos abissínios. Eles têm corpos igualmente ágeis e graciosos de médio a grande porte. O focinho é muito expressivo. No entanto, também existem diferenças, a saber:

      • comprimento do casaco;
      • colarinho fofo e cauda fofa, uma reminiscência de uma raposa.

      Durante o período de muda, os somalis parecem bastante feios, mas no resto do tempo eles são muito bonitos. A cor dos representantes da raça pode ser diferente, mas o tiquetaque está sempre presente. A presença de uma cor marcada é o principal sinal de um somali. Uma cor marcada é a presença de listras transversais escuras em cada cabelo. Quanto mais listras um gato tem, mais valioso ele é.

      Um forte tique-taque (de outra forma chamado de derrame) e a conformidade com a cor padrão estabelecida tornam os gatos do gatil mais caros, e o próprio gatil recebe uma grande vantagem para a reputação.

        Inicialmente, apenas dois tons estavam presentes na paleta de cores - estes são selvagem e azeda. Agora é muito mais amplo e a cada ano se torna mais e mais refinado. A principal gama de cores dos somalis hoje é representada por cores como:

        • selvagem - tom de pelagem avermelhado ou vermelho acastanhado, preto nas pontas; uma faixa traseira escura deve ser obrigatória;
        • ova - lã cremosa fosca, em alguns pontos tem uma cor quente, no fundo a tonalidade é bem clara; entre as "corças" é a cor uniforme mais apreciada;
        • azul, ou melhor - uma tonalidade azul esfumada no topo, e no interior - bege claro ou creme; na superfície, são bem visíveis listras de tom cinza-azulado, do mesmo tom e almofadas nas pernas;
        • alazão - cor vermelho cobre com desaparecimento do castanho claro, matiz abricó na base; nos gatos dessa cor, o nariz e as almofadas das patas são pintados de rosa, e na ponta da cauda e das orelhas há pelos castanhos;
        • prateado - qualquer cor em que a tonalidade do subpêlo e do riscado seja branca.

          Se você comprar um gatinho somali para participar de exposições, deverá considerar o que é considerado um casamento da raça, a saber:

          • presença de tonalidade arenosa ou cinza;
          • áreas pretas na base da pelagem;
          • padrões residuais - listras nas pernas, manchas no corpo;
          • manchas brancas são um indicador da desqualificação de um gatinho; digamos cor branca apenas no queixo, garganta, narinas;
          • cauda de crochê;
          • colar fechado;
          • a presença de um dedo a mais ou, inversamente, uma incompletude.

          Importante! Ao escolher um gatinho, preste atenção à sua ludicidade e mobilidade. Gatinhos tímidos ou agressivos não são uma opção, é melhor você prestar atenção aos curiosos e engraçados.

          O custo de um representante da raça começa em 11.000 rublos. Obviamente, o preço depende do sexo do gatinho, dos dados externos que possui, do pedigree que possui. Existem vários viveiros somalis no país, o maior em Moscou.

          Existem creches em Kiev e Minsk. Se comprar um gatinho pela Internet, verifique primeiro a reputação do vendedor e as críticas sobre ele. Sinta-se à vontade para ligar ou escrever para os clientes que compraram gatinhos deste criador e pergunte se eles estão satisfeitos com a compra. Isso permitirá que você evite o desperdício de dinheiro, pois, como mencionado, os somalis não são baratos.

          Condições de detenção

          Cuidar de um gato somali (como qualquer felino de pêlo comprido) deve ter muito cuidado. Os casacos longos requerem escovagem e escovagem regular. Os somalis têm uma pelagem fina e macia de comprimento médio que parece bem cuidada e não se embaraça. Mas isso, é claro, não significa que não haja necessidade de pentear a lã.

          Além da lã, os representantes da raça possuem um subpêlo que cresce bastante. Isso requer um furminator. Se você usar, a muda não será tão forte. É claro que isso terá um efeito positivo na limpeza das instalações. Embora deva ser notado que Os somalis, apesar de seu cabelo relativamente comprido, não perdem tanto quanto outras raças com fofura semelhante.

          Se uma mulher somali for mantida em um apartamento na cidade, você precisará caminhar com ela regularmente. Se você tiver certeza de que não há carrapatos no gramado em que planeja andar, coloque um arnês no gato e deixe-o andar. Se esse não for o caso, é melhor passear com o gato em uma área cercada e cheia de insetos. Pode valer a pena usar um colar especial antiácaro também. Você pode deixar o gato sair para a loggia, desde que seja envidraçado e bem vedado.

          Depois de caminhar, os gatos devem ser lavados. Os somalis são bastante calmos com relação à água, além disso, confiam exclusivamente no dono, por isso não deve haver problemas para tomar banho e lavar as patas. Os somalis precisam de brinquedos, arranhadores e outros dispositivos para brincar. É aconselhável trocar os brinquedos para que não incomodem o gato. Pois se isso acontecer, um animal curioso irá procurar "brinquedos" na mesa do dono ou na mesinha de cabeceira.

          A expectativa de vida de um animal com cuidados competentes e adequados é de 13 a 15 anos.

          Alimentando

          O gato somali precisa de uma boa nutrição. O proprietário pode cozinhar sua própria comida ou comprar alimentos prontos. Ambas as opções são aceitáveis.O alimento finalizado deve conter pelo menos 40% de carne. Isso, é claro, não é barato, mas, por outro lado, é inaceitável. Se você escolher alimentos prontos, não poderá alterná-los com alimentos naturais. Caso contrário, o gato pode enfrentar problemas digestivos.

          Se você escolheu comida natural, então ela deve ser equilibrada estritamente: para gatinhos em uma proporção de 3: 1 de animal para vegetal, e para adultos - 2: 1.

          Os gatos também devem ser alimentados com óleo de peixe, ovos, óleo vegetal, produtos lácteos fermentados, leite especial para gatos.

          Saúde

          Os representantes da raça somali distinguem-se pela excelente saúde. Os dentes e as gengivas às vezes são problemáticos e devem ser verificados periodicamente. Os dentes precisam ser escovados diariamente. Por causa de sua simpatia e curiosidade, os somalis costumam dar atenção a outros animais - pássaros, cães, outros gatos. Nem todos estão felizes com essa pressão e não querem se comunicar. Portanto, às vezes os somalis são feridos por animais.

          Entre 9 e 12 semanas, os gatinhos podem ser vacinados pela primeira vez. Esta é uma vacinação abrangente: protege contra clamídia, cinomose, calicivírus, rinotraqueíte. Depois de um mês, você pode receber uma injeção de reforço. A raiva é vacinada com uma vacina primária ou com uma segunda - depende da vontade do proprietário. Posteriormente, as vacinas são administradas com a idade de um ano e, a seguir, todos os anos.

          Se um gato for ensinado a ser limpo desde cedo, então não haverá dificuldades com ele.

          Existe uma condição médica séria que afeta os somalis. Esta é a deficiência de piruvato quinase. Isso se deve à presença de um gene recessivo que causa o desenvolvimento da icterícia. O grupo de risco consiste em gatinhos de até seis meses e indivíduos após 12 anos. A icterícia é tratada com injeções de glicose e solução salina. Injeções intravenosas.

          De acordo com estatísticas coletadas por veterinários, os gatos somalis são suscetíveis a doenças como:

          • amiloidose renal - infelizmente, não há tratamento; apenas os gatos estão doentes, devido a uma violação do metabolismo das proteínas;
          • luxação da patela - esta patologia é hereditária; se a forma da doença for grave, o tratamento é feito por meio de cirurgia;
          • obesidade - principalmente os machos sofrem após o procedimento de castração; o apetite aumenta, então você precisa ter um cuidado especial para monitorar o que e quanto o gato come.

          Se o animal não tiver vitaminas suficientes, pode ocorrer inflamação da gengiva (gengivite), bem como a formação de tártaro. Sem falar na necessidade de vermifugação regular, bem como de verificação de pulgas. Isto é especialmente importante para os gatos que andam ao ar livre. A cada 6 meses é necessária a visita de um veterinário para um exame preventivo.

            Um gato geralmente começa a aquecer aos 8 meses de idade. No entanto, é recomendável dar à luz não antes de completar um ano de idade. Devido à aristocracia e sofisticação da raça, é difícil para as mulheres somalis engravidar, entre elas muitas vezes se deparam com indivíduos incapazes de engravidar e dar à luz. É por isso que os gatinhos são tão caros.

            Para aumentar a probabilidade de engravidar, as reuniões com um gato devem ser realizadas no território do gato. O gato precisa ficar lá por 3-4 dias para ficar confortável e reduzir os níveis de estresse. Se o fato da gravidez de uma gata for comprovado, ela precisa de muita atenção e comunicação afetuosa.

            Neste momento, não é desejável que os proprietários saiam de algum lugar, mas é melhor que um dos membros da família esteja constantemente em casa. Nesse momento, o gato precisa estar perto da pessoa.

            Os gatinhos nascem com colarinhos e calças (claro, na infância, mas ainda assim distinguíveis). A mãe gata cuida dos gatinhos com muito cuidado. É melhor deixar os gatinhos com a mãe até que atinjam 12 semanas de idade, caso contrário, eles sofrerão forte estresse. Isso pode afetar seu estado mental e fisiológico.Se o gato não for acasalado, o estro ocorrerá cada vez com mais frequência, no máximo - três vezes por mês. Eles têm funcionamento prejudicado do sistema reprodutivo, cistos e pólipos são formados.

            Para mais informações sobre os gatos somalis, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa