Quantos anos vivem os gatos e do que isso depende?
Todo dono de animal quer que ele viva mais. Se considerarmos os gatos, eles vivem hoje quase 2 vezes mais do que algumas décadas atrás. Neste artigo, veremos mais de perto quantos anos vivem os gatos, do que depende, como aumentar a expectativa de vida de um animal de estimação.
Fatores que afetam a expectativa de vida
Existem várias situações, alguns proprietários têm animais de estimação que vivem uma vida longa e feliz, enquanto outros, pelo contrário, muitas vezes adoecem e morrem rapidamente. Vale a pena nos determos em mais detalhes sobre os fatores que afetam a expectativa de vida de um animal. Se os considerarmos detalhadamente, será possível evitá-los. Portanto, existem vários fatores principais que afetam a vida útil de um gato.
- Predisposição genética. Uma certa raça de gato é propensa a certas doenças, então você deve estar atento aos sistemas que mais sofrem. Por exemplo, o ponto fraco dos gatos persas são os rins, eles muitas vezes sofrem de insuficiência renal. Por esse motivo, os persas vivem não mais do que 10 anos.
- Acomodações. Os gatos vivem melhor em casa do que seus parentes na rua. Os animais de estimação comem bem, raramente adoecem com doenças bacterianas e virais, estão protegidos de várias infecções, o que não se pode dizer dos gatos de rua.
- Comida. A dieta influencia muito a longevidade de um felino, mas não se deve esquecer o equilíbrio da alimentação.A falta de vitaminas e minerais pode afetar negativamente o bem-estar do gato e, às vezes, levar a mudanças irreversíveis no corpo do animal. Antes de escolher um feed, você deve consultar um especialista. No entanto, deve-se entender que alguns médicos preferem rações industriais (secas e úmidas), enquanto outros enfatizam a importância da alimentação natural.
- Esterilização. Esse fator pode ser visto de dois ângulos diferentes. Assim, alguns médicos têm certeza de que a esterilização tem um efeito benéfico na expectativa de vida de um animal, já que depois dela o animal fica protegido de doenças do aparelho reprodutor. Normalmente, os gatos vivem um pouco mais após a esterilização. Em média, esse número é de até 20 anos. Mas os gatos que dão à luz regularmente, ao contrário, prejudicam seu corpo e vivem menos do que o normal. Outros médicos, por outro lado, acreditam que a esterilização tem um efeito negativo nos gatos, pois leva à inatividade e à indiferença. Como resultado, os gatos freqüentemente sofrem de obesidade e diabetes mellitus, o que leva a uma vida curta.
- Tendência para doenças crônicas. Normalmente animais de estimação com doenças crônicas ou aquelas que são hereditárias, vivem um pouco. Por exemplo, animais com diabetes podem viver cerca de 4 anos, mas a presença de urolitíase prevê apenas 5 anos de vida.
- Estresse. Somente animais de estimação rodeados de amor tornam-se fígados longos. Um clima psicológico positivo tem um grande efeito na condição do animal, o que acrescenta vários anos de vida. O estresse tem um efeito prejudicial na condição do gato.
- Espaço fechado e estanqueidade. É claro que os felinos vivem melhor em casa do que os que vivem ao ar livre. Mas, nesse caso, acontece que eles não têm espaço suficiente para uma vida ativa - para correr, brincar e pular. Um gato é, antes de tudo, um predador, que tem instintos bastante desenvolvidos. Você não deve comprar um gatinho se mora em um apartamento pequeno ou se não há espaço suficiente para atividades ativas em sua casa.
Para o gato, você deve criar locais especiais (estruturas ou prateleiras) nos quais ele possa se mover livremente. Andar na rua promove a atividade do gato, mas aumenta a possibilidade de infecção por doenças infecciosas, parasitas e também aumenta o trauma.
esperança média de vida
Portanto, foi observado acima que os gatos domésticos vivem mais do que os gatos domésticos. Agora é necessário considerar quanto tempo geralmente dura a vida de um felino. Animais de rua vivem em média de 5 a 6 anos. Enquanto um gato doméstico pode viver várias vezes mais. Em média, sua expectativa de vida é de 12 a 17 anos. Alguns felinos que chegam aos 20 anos tornam-se centenários.
Uma vez que alguns especialistas enfatizam que castrar gatos tem um efeito positivo no número de anos, vale a pena dar uma olhada em sua idade normal.
Já aos oito meses, os gatos estão prontos para se reproduzir.
Muitas vezes, na natureza, as mulheres dão à luz mais de uma vez por ano. Toda gravidez é uma mudança hormonal no corpo da gata. Se esses saltos ocorrerem com frequência, o animal sucumbirá a muito estresse.
Deve-se notar que animais de estimação que não são esterilizados e não podem procriar têm um alto índice de câncer. Os animais geralmente vivem mais tempo após a esterilização. Sua expectativa de vida média é de 15 a 20 anos. Se o gato não entrar em contato com o gato, o risco de contrair uma doença bastante perigosa é zero.
Idade mínima e máxima
Freqüentemente, há uma exceção à regra. Esta regra também se aplica a gatos. Às vezes, há exceções - felinos que vivem mais do que o esperado. Normalmente, esses representantes são incluídos no Livro de Recordes do Guinness.
- Puff é um fígado longo entre os felinos - um gatinho que conseguiu viver 38 anos. Este é o máximo, nenhum gato viveu por tanto tempo. Ela morava no Texas.
- E no sudoeste da Inglaterra, o gato conseguiu viver 36 anos. Ele nasceu em 1903. Um fato interessante é que ele morreu no dia seguinte ao seu aniversário.
- Hoje, um representante do felino mora em Melbourne, Austrália. Agora, a idade felina é de 35 anos.
Influência da raça na idade
Alguns especialistas apontam a influência da raça do gato na idade, embora outros discordem totalmente dessa opinião. Eles observam que a expectativa de vida dos gatos depende inicialmente das doenças, do que está doente, e também dos cuidados. Para entender esse problema com mais detalhes, primeiro consideraremos o efeito que a raça tem na idade dos felinos. Inicialmente, você deve considerar as diferenças entre gatos simples e de raça pura.
Se os representantes de raça pura do felino são completamente saudáveis, então seus descendentes serão saudáveis e viverão por um longo tempo, pelo menos mais do que seus primos perdidos.
Se os gatos apareceram como resultado da seleção, então sua saúde é bastante fraca, porque seu corpo foi criado por um método não natural usando a genética. Se considerarmos as raças indígenas, que foram criadas de forma natural, elas vão se adaptando gradativamente às condições do mundo ao redor. Raças de seleção vivem menos, mas "naturais" são capazes de viver uma vida longa e feliz.
As raças criadas por métodos de criação são propensas a doenças genéticas, portanto requerem cuidados especiais do proprietário. Portanto, você deve dar uma olhada mais de perto na expectativa de vida de algumas das raças de gatos populares.
- Britânico. Estes gatos possuem músculos bastante desenvolvidos, caracterizam-se por uma forte imunidade e são bastante ativos. Em média, vivem de 12 a 15 anos, embora alguns indivíduos cheguem a viver até 20 anos, se bem cuidados. Esta raça praticamente não tem doenças genéticas, enquanto os problemas de câncer são muito raros.
- Scottish Fold. Eles podem ser chamados de verdadeiros centenários com segurança, já que costumam viver até 20 anos, pois possuem forte imunidade. Mas vale a pena estar extremamente atento aos pontos fracos dos gatos de orelhas caídas - são a espinha e as orelhas.
- Siam. A média de vida dos gatos siameses é entre 14 e 18 anos. Às vezes você pode encontrar verdadeiros centenários que podem viver até 30 anos. Um fato interessante é que a longevidade é passada de geração em geração, portanto, antes de comprar um gatinho, você deve perguntar quantos anos viveram os gatos de seu pedigree.
- Gatos abissínios. Com os devidos cuidados, esta raça pode viver até 15 anos, embora haja casos em que o gato vive até 20 anos. Vale a pena prestar atenção aos gatos abissínios, pois são propensos a doenças renais, assim como doenças dos dentes, sangue e retina dos olhos.
- Persas. Esta raça é representada por diversas variedades, sendo que cada uma delas possui um indicador de expectativa de vida diferente. Por exemplo, fígados longos devem incluir gatos com nariz curto, uma vez que vivem até 20 anos, enquanto as raças clássicas e extremas - apenas 15 anos. Persas depois dos 10 anos precisam de cuidados especiais, pois nessa idade sua imunidade já fica mais fraca, e aumenta a probabilidade de doenças que estão associadas aos rins, coluna vertebral ou sistema musculoesquelético.
Você deve manusear o gato com cuidado, visitar seu veterinário regularmente para check-ups e dar a seu gato algum descanso enquanto brinca. Acontece que é difícil para os gatos persas se curvarem, neste caso, a tigela deve ser colocada sobre um estrado.
- Os russos são azuis. Sua duração média é de 15 anos. Há casos em que representantes do blues russo viveram até os 18-19 anos.Para que o gato viva mais, a partir dos 8 anos deve ser regularmente mostrado ao veterinário, para não deixar passar o aparecimento de possíveis doenças.
- Bengals... Os representantes desta raça são considerados centenários, uma vez que não são propensos a doenças do sistema cardiovascular. Eles geralmente vivem de 15 a 16 anos. Os Bengals estão entre as raças mais resistentes e fortes.
- Esfinges. Os representantes desta raça podem viver até 10 anos. Mas os representantes carecas, ao contrário, podem viver até 20 anos. Foi registrado um caso quando a esfinge viveu 31 anos. Esses gatos são caracterizados por uma excelente imunidade.
Deve-se enfatizar que raças com alta expectativa de vida incluem: Manx, American Shorthair e Thai. Eles podem viver até 20 anos.
O egípcio Mau e o gato asiático vivem em média apenas um ano a menos. Apenas raças como Tiffany, Japanese Bobtail e Devon Rex podem sobreviver até a "idade adulta". Enquanto as raças Maine Coon, Neva Masquerade e Australian Smoky geralmente vivem até 17 anos. A idade máxima de 15-16 anos refere-se aos gatos das raças Selkirk Rex, Asian Shorthair e Arabian Mau. Bobtails americanos, gatos York Chocolate e gatos exóticos vivem não mais do que 13 anos. Os gatos Snow-shu e Bombay são capazes de viver até 12 anos.
Quanto tempo os gatos podem viver se eles são limitados em água e comida?
Cada criatura deve receber água e comida, porque sem isso a vida é impossível. Se houver falta de água ou comida, isso afetará negativamente o corpo. É impossível determinar quantos dias um gatinho pode sobreviver sem comida.
Conheça a ingestão diária de alimentos de seu animal de estimação para evitar experimentação. Se considerarmos a vida sem comida, mas fornecermos acesso gratuito à água, um gato não poderá viver mais do que 10 dias. Se o gato ficar sem água e sem comida, ele viverá cerca de 5 a 6 dias. Nesse caso, sua idade, raça e sexo também importam.
Importante! Se um animal de estimação não quiser comer, porque toma certos medicamentos que suprimem o apetite, essa greve de fome não deve durar mais do que 5 dias.
Depois disso, uma greve de fome pode ter consequências irreversíveis. A vida de um gato depende muito de vários fatores.
- Se estiver frio lá fora, as chances de sobrevivência do animal sem acesso à água aumentam significativamente, ele poderá aguardar o aparecimento da umidade. Mas no verão é difícil viver sem água, em apenas 24 horas o corpo de um gato no calor já estará bastante esgotado.
- A comida tem um grande efeito no desejo de beber. Se o gato comer comida seca, seu desejo de beber aumenta significativamente. Se o gato não receber mais água, logo ficará doente. Acontece que o dono deve sair por alguns dias, então deve ficar claro que o gato deve ser alimentado pelo menos uma vez ao dia. Portanto, vale a pena pedir aos amigos que cuidem do seu animal na hora da partida.
- Há uma opinião de que os gatos British Fold simplesmente não bebem água por causa de sua raça, mas seus donos apontam o contrário, então mesmo esta raça deveria fornecer acesso gratuito à água.
- A quantidade de água depende muito da idade do gato. Então, quanto mais velha ela é, mais ela precisa de água. O gato médio precisa de 250 ml de água por dia. Se os gatos não receberem água em casa por mais de 2 dias, surgem distúrbios nos órgãos do animal e desidratação. Acredita-se que um gato possa viver 5 dias sem água, mas acontece que ela morre mais cedo.
Quantos anos tem um gato pelos padrões humanos?
Claro, os gatos vivem muito menos do que os humanos, mas é interessante comparar a idade de um animal e de uma pessoa. É geralmente aceito que um ano de vida de um felino é igual a 7 anos de uma pessoa. Então, um gato de dois anos é um adolescente, para os padrões humanos ele tem 14 anos. Um gato de 2,5 anos já é um "adulto". Em princípio, esse cálculo é possível, mas não durante a vida dos gatos. Se considerarmos os anos do animal mais próximos da velhice, então um ano é igual a 5 anos humanos. Hoje, muitos aderem ao seguinte esquema para calcular os anos de um gato:
- o primeiro ano de um animal é igual a 15 anos de uma pessoa;
- segundo ano - 9 anos;
- a cada ano que vem - 4 anos.
Portanto, você deve prestar atenção à tabela que compara a idade de um gato e de uma pessoa.
Equivalentes de idade | ||||||||||||
Idade do gato (anos) | 1 | 2 | 4 | 6 | 7 | 8 | 10 | 12 | 14 | 16 | 18 | 20 |
Idade da pessoa (em anos) | 15 | 24 | 32 | 40 | 44 | 48 | 56 | 64 | 72 | 80 | 88 | 96 |
Existe outro esquema para calcular a idade de um gato em comparação com a vida humana. É retirado do passaporte veterinário internacional para cães e gatos.
Gato | Humano | Gato | Humano |
1 mês | 6 meses | 7 p. | 45 l. |
2 meses | 10 meses | 8 l. | 50 l. |
3 meses | 2 g. | 9 p. | 55 l. |
4 meses | 5 l. | 10 l. | 60 l. |
5 meses | 8 l. | 11 p. | 62 g |
6 meses | 14 p. | 12 p. | 65 l. |
7 meses | 15 l. | 13 p. | 68 l. |
8 meses | 16 l. | 14 p. | 72 g |
1 g | 18 l. | 15 l. | 74 g |
2 g. | 25 l. | 16 l. | 76 l. |
3 g. | 30 l. | 17 p. | 78 l. |
4 g | 35 l. | 18 l. | 80 l. |
5 l. | 40 l. | 19 p. | 90 l. |
6 p. | 43 g | 20 l. | 100 l. |
Como determinar a idade de um gato com base na aparência e no comportamento?
Não é segredo que a aparência dos felinos muda com o passar dos anos. Um veterinário experiente pode, após examinar o gato, determinar aproximadamente sua idade. Existem alguns sinais pelos quais você pode determinar a idade de um animal de estimação, mas deve-se entender que eles também podem indicar algumas doenças. Então, por quais sinais você pode dizer a idade de um gato?
Dentes
O estado dos dentes é a melhor forma de determinar a idade correta do gato. Vale a pena prestar atenção na cor deles. Os gatos jovens têm dentes brancos como a neve e, aos 3-5 anos, uma placa amarela aparece neles. O amarelecimento forte geralmente ocorre aos 5-10 anos de idade, mas após 12 anos eles têm uma cor amarela bastante intensa.
Você também deve prestar atenção aos caninos e incisivos. Já com 3-5 anos de idade, eles começam a passar um pouco. Na idade de 5 a 10 anos, as mandíbulas superior e inferior podem cair. Normalmente, já aparecem tártaro e fissuras neste momento. Com a idade, surgem doenças gengivais e os problemas existentes são agravados. E depois de 10 anos, os incisivos podem cair. Aos 15 anos, os incisivos e caninos costumam cair e os molares estão desgastados. Nesse caso, o gato precisa de comida semilíquida ou macia, caso contrário não conseguirá viver muito.
Importante! O acúmulo de placa bacteriana e a abrasão dos dentes dependem da dieta e do estilo de vida do animal. Se você fornecer atendimento odontológico adequado e resolver todos os problemas dentários à medida que surgirem, mesmo na idade adulta, o gato terá dentes saudáveis.
Lã
A pelagem desbota com o tempo e seu padrão perde sua clareza. A pelagem começa a perder sua maciez e densidade. Todas essas mudanças se tornam perceptíveis a partir dos 6 anos. E já a partir dos 10 anos, você pode ver cabelos grisalhos em fios de cabelo individuais. Em gatos bastante velhos, podem aparecer manchas calvas na pelagem, embora este sinal não deva ser atribuído à definição de velhice, uma vez que, em várias doenças, os gatos perdem os pelos.
Importante! No inverno, a pelagem do gato é mais espessa, pois o corpo do animal se adapta perfeitamente às estações e condições de temperatura.
Bigode
Os cabelos grisalhos aparecem não só na pelagem, mas também no bigode. Vários fios de cabelo descoloridos aparecem inicialmente. Gradualmente, seu número aumenta até que todas as vibrissas fiquem brancas. Isso geralmente acontece aos 10 anos de idade, às vezes até antes.
Olhos
Os olhos dos jovens felinos são transparentes, a íris é caracterizada pelo brilho, uniformidade e pureza. Com o tempo, torna-se heterogêneo, rugas, manchas e linhas tornam-se perceptíveis nele. Após 10 anos, os olhos tornam-se opacos, às vezes pode ocorrer catarata, enquanto o lacrimejamento frequente é observado.
É muito importante monitorar o estado dos olhos do gato, quando ele tiver secreção, deve ser lavado regularmente.
Aparelho locomotor
A coluna vertebral começa a sofrer por volta dos 8-10 anos de idade, o que se manifesta na sua flacidez. Nesse caso, nota-se que os ossos das omoplatas e da cintura escapular se projetam, mas a camada de gordura desaparece.A pele, assim como os músculos das costas, torna-se flácida e podem aparecer dobras pendentes no abdômen. Na velhice, os piolhos são geralmente magros, mas a obesidade também é possível.
Vale a pena prestar atenção no andar do gato. Na velhice, torna-se "de madeira" - as patas ficam mal dobradas, o salto é caracterizado pela falta de jeito, possivelmente uma violação da coordenação dos movimentos. O proprietário deve instalar um abrigo silencioso próximo ao solo para que o gato não se dê ao trabalho de chegar lá. Deve-se notar que as garras felinas também mudam com a idade, perdem flexibilidade.
Comportamento
Os gatos na velhice não são mais tão ativos quanto na juventude. Nisso eles não são diferentes dos humanos. Os animais raramente brincam, podem surgir ansiedade ou medo. Normalmente na idade de 10-15 anos, um gato tem muitas doenças crônicas, que são caracterizadas por fadiga, problemas urinários, insuficiência cardíaca e inflamação das articulações. É melhor mostrar um gato regularmente após 10 anos a um veterinário. Ele pode prescrever certos tipos de tratamento para ela ou mudar sua dieta.
Com a idade, podem surgir problemas ao usar a bandeja. À medida que o controle da micção diminui, o gato pode não chegar à caixa de areia a tempo. Deve-se entender que o animal é inocente disso. Não há necessidade de repreendê-lo, porque você também pode criar um trauma psicológico para um gato já enfraquecido. Esse problema pode ser resolvido usando lenços descartáveis ou movendo a bandeja para mais perto.
Hoje, existem até fraldas especiais para animais de estimação.
Como aumentar o número de anos?
Para que o gato viva o máximo possível, vale a pena levar em consideração algumas dicas de especialistas.
- É necessário alimentar o gato corretamente, bem como organizar o acesso a água limpa e fresca.... Uma dieta especial deve ser seguida, se necessário. Não superalimente o animal, você deve aderir a porções uniformes. Vale a pena evitar a superalimentação se o animal foi castrado ou esterilizado. Evite carne de porco (que é muito gordurosa), ossos (que podem danificar o trato gastrointestinal), legumes (que contribuem para o inchaço) e comida de cachorro.
- Você deve levar seu animal regularmente ao veterinário para check-ups. Não os ignore, para não prejudicar a sua mascote. Recomenda-se seguir atempadamente todas as recomendações necessárias. Vale a pena cercar seu animal de estimação com amor e carinho. Lembre-se de que os gatos são muito hábeis em esconder sua dor, portanto, se houver pequenas mudanças no comportamento de seu animal de estimação, você deve ir imediatamente ao veterinário.
- Se você não pretende criar gatos, adquira um animal de estimação para você, então é melhor castrá-lo ou castrá-lo. Nesse caso, seu animal viverá mais. Vale a pena organizar um estilo de vida ativo para a sua mascote, já que a atividade física regular é a primeira regra da longevidade.
- É necessário respeitar as condições para cuidar de um gato. Vários procedimentos de higiene devem ser seguidos. É muito importante limpar regularmente os dentes do animal, assim como lembrar de fazer a desparasitação a tempo, além de usar remédios contra pulgas.
É necessário refletir mais detalhadamente sobre os alimentos que devem ser excluídos da dieta de seu animal de estimação se você deseja que ele viva mais. Isso inclui o seguinte:
- a carne de porco é bastante gordurosa;
- o fígado pode causar distúrbios na motilidade intestinal;
- o peixe leva ao risco de urolitíase, bem como à deficiência de vitaminas;
- a batata cozida deve ser proibida, porque contém uma grande quantidade de amido, que simplesmente não pode ser absorvido pelo corpo do gato;
- o leite deve ser excluído se o gato for intolerante à lactose, o que é bastante comum;
- os ossos colocam o gato em risco de danificar as paredes do trato alimentar;
- leguminosas provocam inchaço;
- comida de cachorro é estritamente proibida para gatos.