Quanto pesa o gato?
Um gatinho em casa é uma felicidade, mas também uma grande responsabilidade. Todo proprietário sabe que para qualquer animal é necessário proporcionar condições de vida adequadas para que se sinta confortável. Por exemplo, no nosso caso, é imperativo fornecer a um gatinho alimentos adequados ao seu corpo. Afinal, a saúde depende diretamente do que o animal come. E um dos melhores indicadores de saúde é o ganho de peso. Vamos dar uma olhada mais de perto em quanto um gatinho e um gato adulto devem pesar, e também estudar as sutilezas do peso das diferentes raças.
Por que definir?
Quando um bebê nasce, um dos primeiros indicadores que se nota é sua massa. O bom peso é o primeiro sinal de saúde. Não o único, mas um dos mais importantes. É o mesmo com os animais. Existem pesos para cada raça de gato. Basicamente, são quase os mesmos quando o gatinho acaba de nascer. Na idade adulta, as normas já estão mudando. Determinar o peso e rastreá-lo ao longo da vida de seu animal de estimação é uma obrigação. Por peso, você pode determinar a superalimentação ou subalimentação, doença iminente ou progressiva, desenvolvimento.
Ao nascer de uma mãe, o peso dos gatinhos pode ser comparado, mesmo sem dispositivos especiais. Você só precisa olhar para eles. Se o gatinho for mais magro do que os outros, então um monitoramento especial é necessário para ele: comportamento, processo de alimentação e sono. Se não estiver visualmente claro que o gatinho é mais magro que os outros, você pode observar como ele é aplicado no peito.
Se outros gatinhos mais fortes o empurrarem, você precisa pegar o gatinho e levá-lo você mesmo, e com ainda mais frequência do que os outros comem.
Peso dos gatinhos por mês
O peso aproximado de um gatinho ao nascer varia de 80 a 150 gramas. Depende da raça e da estrutura corporal do bebê. Um gatinho Bobtail e Maine Coon com um mês de idade será muito diferente um do outro, uma vez que essas raças são completamente opostas em tamanho.
Considere uma tabela com o peso padrão médio de um gatinho por meses a um ano.
- No primeiro mês, o peso médio de um gatinho é de 110 gramas. É esse peso que é considerado normal para um bebê e que caracteriza seu desenvolvimento saudável. O comportamento de gatinhos recém-nascidos pode ser comparado ao de crianças humanas - eles apenas comem e dormem. O ganho de peso diário de um gato no primeiro mês de vida é de aproximadamente 10-15 gramas, ou seja, 70-100 gramas por semana.
- Um gatinho de dois meses ganha cerca de 300 gramas de peso. Mas o ganho de peso de até 500 gramas é considerado a norma. No segundo mês, o gatinho para de se alimentar apenas com o leite materno. Em sua dieta, a água deve estar presente em quantidades ilimitadas, e você também pode incluir gradativamente carne e peixe picados na dieta.
- Aos 3 meses, o peso é de 1,2 a 1,7 kg e a alimentação inclui uma boa nutrição. O principal é fazer uma escolha: alimentar o gatinho com produtos naturais ou com comida especializada. As refeições combinadas devem ser evitadas, pois o estômago pode não ser capaz de aguentar.
- Aos 4 meses, a massa já deve ser de 2 kg.
- Aos 5 meses, o gatinho pesa cerca de 2,5 kg e come apenas durante o dia.
- Aos 6 meses, quando a muda já é possível, e nas meninas - puberdade, o peso é de 3 kg.
- O peso após seis meses será adicionado com menos intensidade - cerca de 100-150 gramas por mês. Assim, com a idade de um ano, o peso de um gatinho comum será de cerca de 4 kg.
Indivíduos grandes, como os já mencionados Maine Coons, podem atingir de 5 a 6 kg por ano. E as raças em miniatura podem pesar apenas 3 kg.
Deve ser lembrado que os machos geralmente são maiores do que as fêmeas. E sua massa ao final do primeiro ano de vida pode ser superior em um quilograma.
Tabela com indicadores de peso médio por meses de desenvolvimento.
Mês | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |
O peso (gr) | 100-150 | 400-600 | 1.200 -1.700 | 1.700- 2.300 | 2.300-2.800 | 2.400-3.200 | 2.600-3.600 | 2.700-4.000 | 2.800-4.100 | 2.900-4.200 | 3.000-4.300 | 3.100-4.400 |
Quanto pesam os gatos adultos?
Estilo de vida, castração, nutrição, manutenção - todos esses são fatores diretamente relacionados ao peso corporal do gato. A vida de um gato adulto não é muito diferente da de um gatinho se ele viver em família. O principal é evitar a subalimentação ou superalimentação do animal, caso contrário, podem surgir problemas com o trato gastrointestinal.
Um gato doméstico geralmente pesa de 2 a 7 kg. Muito depende da raça, assim como da idade. Na velhice, o animal vai pesar menos do que, por exemplo, aos 2 anos. E o gato siamês pesará menos que o gato da floresta norueguês. Persas e britânicos pesam em média cerca de 6 kg. Mas o peso do Maine Coon pode chegar a 13 kg.
Gatos exangues são geralmente 1 kg mais leves do que gatos de raça pura. Isso se aplica a mulheres e homens.
Os adultos atingem seu peso máximo por volta dos dois anos. Além disso, com nutrição e estilo de vida adequados, o peso permanecerá dentro desses limites, mais ou menos 200 gramas.
Como pesar em casa?
É muito problemático pesar um animal sem balanças especiais, devido à sua agilidade e obstinação. Além disso, isso se aplica a felinos. Mas pesar é obrigatório. Considere como pesar um gato em casa. A maneira mais fácil de começar é com uma balança. Mas só eletrônico, já que o pet pode não querer ficar nelas por muito tempo, e para alguns pesos, um segundo segurando em uma posição é o suficiente para mostrar o resultado.
A próxima maneira é mais difícil - uma balança romana. Pegue uma transportadora, de preferência mole. Pese e coloque o animal lá. Subtraia o peso da transportadora da figura que aparece na balança. Se não houver absolutamente nada adequado em casa, então já haverá uma percepção visual. Pode não mostrar a figura do peso corporal, mas ficará claro se está tudo em ordem com o animal.
A primeira coisa a fazer é olhar para a coluna vertebral. É visível se as vértebras aparecem através da pele, com que força é sentida.Idealmente, a coluna vertebral deve estar escondida e apenas ligeiramente visível para que só possa ser vista com um olho armado. A barriga é rechonchuda ou afundada. Ambas as opções não são consideradas a norma. O abdômen deve ser plano, especialmente não encovado. Passe a mão no peito e nas costas para ver se você se sente um pouco gordo. Não deve ser tal que, fora dela, os ossos não possam ser sentidos, mas deve ser obrigatório.
Um ponto importante são os ossos da pelve e das costelas. Se eles incham excessivamente, seu animal está abaixo do peso. Olhe para a área da cintura, deve estar lá também. Se não estiver lá, ou se for muito "preciso", e a figura ao mesmo tempo se assemelhar ao formato de uma ampulheta, isso pode significar obesidade ou distrofia.
Se tudo que você verificou estiver normal, não há nada com que se preocupar. Mas se até mesmo um ponto o confunde, leve o animal ao veterinário. A falta de peso, como a obesidade, é muito perigosa. O gato pode precisar ser colocado em uma dieta, mas isso é para o seu próprio bem.
Não tenha medo de nada. O médico irá selecionar o tratamento certo ou até mesmo refutar suas preocupações.
E se o gato não estiver ganhando peso?
Você se preocupa com seu animal de estimação como uma criança. Come mal, dorme sem descanso, não joga muito ativamente e também não ganha a massa necessária. Você nunca deve entrar em pânico, porque se tudo for notado na hora certa, as consequências serão mínimas, ou mesmo nada. Você nunca deve se automedicar sem saber a raiz do problema, embora ainda haja algumas coisas que valem a pena tentar. Primeiro você precisa tentar analisar o tempo durante o qual o animal não ganhou ou parou de ganhar peso. Tente entender qual pode ser o motivo da falta de massa.
A primeira coisa que pode ser a razão, se você for dono de um gato, é um nascimento recente. Nesse caso, não é possível ganhar peso, mas mesmo durante o período de recuperação do gato, emagrecer. Se for esse o caso, o gato levará cerca de três semanas para se recuperar. Em seguida, o peso atingirá novamente a marca desejada. Se a duração da recuperação for atrasada, você não pode ficar sem um veterinário.
O próximo grande motivo é o estresse. Para felinos de quatro patas de quase todas as raças, mover-se é um grande estresse. Principalmente se o gato for envelhecido. O estresse pode incluir castração ou esterilização, mudança de dono, algum evento extremo (por exemplo, fugir de casa por vários dias ou cair de uma altura). O principal é que o estresse não se transforma em exaustão nervosa, pois existem gatos extremamente impressionáveis e indiferentes.
Uma causa comum de perda de peso são vermes. Eles podem aparecer em qualquer condição de vida. Para isso, o animal apenas lambe a sujeira do chão. A cada seis meses, para evitar a invasão de helmintos, você deve dar ao seu animal de estimação colírios profiláticos especiais. Claro, se os vermes aparecem e não é difícil percebê-los nas fezes, é necessário tratamento. Se o tratamento for oportuno, não demorará mais de uma semana para o extermínio completo dos parasitas. Mas, no caso dos vermes, e principalmente com perda severa de peso com eles, é melhor consultar um veterinário. Ele selecionará o tratamento correto e dará as recomendações necessárias.
O motivo do esgotamento, no qual o dono fica sem poder, é a idade. Na velhice, a maioria das focas emagrece. Aqui você pode tentar apoiar seu animal de estimação com vitaminas e minerais. É preciso doar sangue e entender o que está diminuindo no corpo.
Inflamação da cavidade oral, dores de dente, estomatite são motivos desagradáveis quando um animal de estimação quer comer e ficaria feliz, mas dói. Nesse caso, ele muitas vezes pode ir para sua tigela, mas comer em porções minúsculas. Tente examinar a mandíbula para qualquer causa aparente. Gengivas vermelhas e inchadas, "buracos" para estomatite branca, cáries - tudo é como o de uma pessoa, e tudo isso não é tão assustador se percebido a tempo.
Doenças. Aqui você definitivamente não pode ficar sem um veterinário. É difícil listar todas as doenças possíveis em um artigo.E é difícil fazer o diagnóstico sozinho, sem doar sangue, sem usar equipamentos especiais. Se, além da perda de peso, você observar um comportamento felino instável, diminuição do apetite ou outros sinais, não hesite! Vá com urgência à clínica veterinária e faça todos os procedimentos necessários para identificar a doença.
Talvez seja apenas uma dor de estômago e não haverá nada de terrível. Talvez a pata do gato esteja apenas esgalgada e, por causa disso, não haja humor, pois dói. Existem muitas doenças desagradáveis que têm consequências negativas. Não apertar demais.
Os sinais não mencionados acima, que podem ser um alerta para o proprietário, são:
- amarelecimento de todas as membranas mucosas;
- sangue e muco nas fezes;
- prisão de ventre ou diarreia;
- vômito excessivo de caroços de não lã;
- mal hálito;
- olhos ou nariz inflamados.
Se as razões pelas quais seu amado animal não está ganhando peso ainda não lhe assustam, então a primeira coisa que você não precisa fazer é comprar ração e misturas em supermercados comuns. Tudo o que nelas se vende não deve ser dado aos animais, mesmo em casos extremos. As lojas de animais também oferecem alimentos baratos, mas profissionais, que podem ajudá-lo a lidar com problemas de peso. E a alimentação do mercado de massa às vezes pode agravar a situação.
Se você não quiser se alimentar com comida do armazém, a maior parte da dieta do animal deve consistir em carne de boi ou peru.
E também os grãos de nabo, abóbora e arroz são excelentes para a nutrição. Tudo não deve ser cru, mas apenas fervido ou cozido no vapor.
Se seu gato começou a comer muito pouco e você ainda sabe os motivos, não precisa tentar "enfiar" um quilo de comida nele imediatamente. Aqui, como acontece com uma pessoa, pode haver algo ainda mais desagradável, por exemplo, volvo. As porções devem ser aumentadas gradualmente. Considere o peso e as necessidades atuais do seu animal de estimação. O tratamento para baixo peso pode ser longo. Seja paciente, assim que seu animal se recuperará e ficará ativo novamente. Até que isso aconteça, a tarefa é restaurar os processos digestivos.
E algumas das razões mais inofensivas pelas quais um gato não está ganhando peso.
- As porções são muito pequenas. Torne-os um pouco maiores e veja o resultado.
- O animal não gosta do sabor da comida e tenta comê-la o menos possível. Compre alimentos com sabores diferentes e veja qual o seu filho usa com grande entusiasmo e qual só comer.
- Preste atenção à localização da tigela de comida. Se ela estiver perto da caixa de areia, então, provavelmente, o apetite será reduzido, já que o animal tem que comer sua comida favorita ao lado de seu próprio banheiro.
Os gatinhos são uma responsabilidade grande, mas muito agradável. Fazer crescer um belo gato imponente de uma pequena criatura é muito trabalhoso. Siga todas as recomendações, observe o bebê e não deixe de visitar o veterinário de vez em quando para prevenção.
No próximo vídeo, você pode ver a dinâmica do peso dos gatinhos.