Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

O gato derrama muito: causas e soluções para o problema

O gato derrama muito: causas e soluções para o problema
Contente
  1. Razões para uma muda forte
  2. Como resolver o problema?
  3. Como se livrar da lã em um apartamento?
  4. Dicas úteis

A muda em gatos é um processo totalmente natural: parte do cabelo cai para que o animal não fique quente e às vezes a pelagem simplesmente muda para uma capa renovada. Um animal de estimação saudável faz a muda duas vezes por ano - geralmente na primavera e no outono, e para gatos que vivem constantemente em casa sem andar, a muda é permitida durante todo o ano. Mas às vezes acontece que ocorre muita queda de cabelo, e esse é um motivo para pensar na saúde do gato.

Razões para uma muda forte

Existem várias razões para a severa eliminação de gatos e gatos.

  • Infecção infecções fúngicas ou helmintos.
  • Alergia na comida oferecida, produtos químicos domésticos, vitaminas, medicina, bem como em insetos - neste caso, o gato não só solta, mas também comichão bastante muitas vezes.
  • Dieta selecionada incorretamente, a falta de alimentação balanceada ou o uso de produtos de baixa qualidade. Como resultado, o corpo do animal é deficiente em ácidos graxos, vitaminas A e E - geralmente a lã reage à falta de nutrientes em primeiro lugar, mas se as medidas forem tomadas a tempo, o risco de novas complicações é mínimo.
  • Estresse - pode ser um forte choque nervoso associado a uma mudança, mudança de dono, aparecimento de outro animal na casa e outros motivos. Como regra, a eliminação é acompanhada por recusa em comer e perda de peso corporal.
  • Usando o shampoo ou condicionador errado - todo mundo sabe que se os detergentes para as pessoas forem escolhidos incorretamente, elas começam a perder cabelo. A mesma coisa acontece com os gatos.
  • A presença de um processo inflamatório - se o animal está doente, começa a enfraquecer e gasta todas as suas forças na recuperação. Em tais situações, a pelagem torna-se opaca e bastante esparsa.
  • Perturbações hormonais - se o gato tem problemas com as glândulas supra-renais ou com a glândula tireóide, então ocorre um distúrbio metabólico. Um dos primeiros sintomas desse fenômeno perigoso é a perda de cabelo.
  • Parto e alimentação da prole - após o parto e um longo período de alimentação, o corpo começa gradualmente a retornar sua base hormonal ao "nível pré-gravidez", e isso geralmente é acompanhado de muda.
  • No inverno, quando o aquecimento funciona em apartamentos e residências, o ar fica seco e os pelos do corpo do animal começam a cair com mais força. A muda é especialmente pronunciada se o gato adora se aquecer, deitado perto da bateria.
  • Infância - por volta dos seis meses, o pelo dos gatinhos começa a se transformar em adulto, e esse processo pode levar até um ano.

Você deve estar ciente de que dependendo da raça, o gato pode cair em vários graus. Então, animais de estimação que abandonam fortemente incluem animais exóticos, Maine Coons, persas e também britânicos... Esses gatos têm muita penugem no subpêlo, que requer substituições frequentes, e na primavera a muda é muito mais intensa do que no outono.

Os gatos balineses, angorá e somalis, bem como as dobras britânicas e escocesas, são animais moderadamente em muda. Sua queda de cabelo é bastante fácil de remover de carpetes e móveis. Mas os gatos siameses, abissínios, britânicos e de Bengala praticamente não têm subpêlo, portanto raramente caem, de forma rápida e quase imperceptível.

Gatos que praticamente não caem foram criados por cientistas como resultado de uma seleção de longo prazo - eles incluem esfinges sem pêlos e lapermes - esfinges crescidas que caem apenas algumas vezes em suas vidas.

Como resolver o problema?

O combate à muda em casa é possível e necessário. Existem vários remédios rápidos que podem ajudá-lo a se livrar da queda de cabelo rapidamente e a reduzir a queda.

  • Escovagem regular - normalmente, isso deve ser feito todos os dias, especialmente durante o período de muda sazonal. É melhor usar escovas furminator especiais para pentear, pois os pentes comuns com dentes afiados podem ferir o animal.
  • Procedimentos de água - shampoos comuns, mesmo shampoos para bebês, não são adequados para bichanos de banho. Os gatos precisam de detergentes especializados, que podem ser adquiridos em qualquer farmácia de zoológico, onde os consultores te ajudarão a escolher um medicamento que corresponda às características da raça e ao estado de saúde do animal.
  • Inclusão de complexos vitamínicos e minerais na dieta. Os gatos devem ser alimentados com suplementos especiais a cada seis meses, na hora de escolher o melhor remédio, é melhor seguir a orientação de um veterinário.
  • Manter a umidade ambiente normal - na estação do aquecimento, assim como no verão quente, o ar da divisão torna-se seco, devendo ser humidificado regularmente, caso contrário não é possível evitar a queda abundante de cabelo. Umidificadores de ar e fontes internas são os melhores para essa tarefa. Se você não tiver um ou outro, você deve ocasionalmente borrifar a sala com água por meio de um borrifador.
  • Atitude afetuosa - como já mencionamos, o estresse pode ser a causa da perda de pêlos de animais. Se um animal de estimação passou por grandes mudanças em sua vida, ele precisa de mais carinho e atenção de seu dono. Carinhos, uma entonação amigável e uma atitude respeitosa ajudarão o gato a se acalmar. Na hora de adaptação às novas condições, o veterinário pode decidir prescrever sedativos para o animal.
  • Remova as plantas com flores da sala, minimizar o uso de produtos químicos domésticos, limpar prontamente o ambiente e limpar a poeira de carpetes, móveis macios e brinquedos infantis - tudo isso reduz as reações alérgicas e melhora significativamente o estado do animal de estimação.
  • Se os gatos forem alimentados diretamente, então, durante a muda, você deve tentar incluir no cardápio apenas produtos hipoalergênicos: coelho, vitela ou frango, é melhor se recusar a comer peixe.

Chamamos sua atenção para o fato de que todas as recomendações acima nada mais são do que formas de eliminar os sintomas. Infelizmente, nem sempre é possível lidar com um problema sem entrar em contato com um veterinário.

Se o motivo da muda de um animal estiver associado a distúrbios no funcionamento de seus órgãos e sistemas internos, o tratamento conservador não pode ser dispensado.

Se todas as medidas acima não tiverem melhorado o estado do animal, é necessário realizar um exame, que pode ser feito na clínica veterinária. Os resultados podem mostrar a presença de parasitas, fungos, processos inflamatórios ou distúrbios hormonais - nesses casos, o médico selecionará os medicamentos necessários e prescreverá as manipulações necessárias. Como regra, com o início oportuno do tratamento, a doença cessa rapidamente e logo a muda para.

Como se livrar da lã em um apartamento?

O problema da lã em um apartamento é sempre desagradável para as donas de casa - não só estraga a aparência do quarto, tornando-o desleixado e pouco higiênico, mas também se torna uma causa frequente de doenças alérgicas em crianças e adultos. De uma forma ou de outra, você precisa se livrar dos pelos, e para isso é melhor usar um aspirador de pó com turbo escova. Durante a limpeza, ela enrola rapidamente os pelos de gato, mesmo os menores, e para que o processo seja ainda mais bem-sucedido e rápido, você pode primeiro borrifar uma fina camada de refrigerante sobre a superfície - essa substância tende a amolecer os pelos e limpar leva muito menos tempo.

Os aspiradores de pó robóticos provaram ser altamente eficazes na limpeza de ambientes com cotão de gato, especialmente modelos com água e aspiradores. Lembre-se que um aspirador de pó não é suficiente para uma limpeza eficaz - a etapa final deve ser sempre lavar o chão e tratar a superfície dos móveis com um pano levemente úmido.

Se você não é dono de um aspirador de pó, o de costume virá em seu socorro. escova de bebê, que você pode comprar em qualquer loja de ferragens. Boa eficiência também é possuída por pescova de borracha - o fato é que a borracha tem uma eletricidade estática pronunciada e pêlos de gato da superfície são atraídos para o material.

Para se livrar dos móveis de fiapos, o melhor é adquirir um rolo especial com uma base adesiva, você pode usar aquele que é usado para limpar roupas de pelotas.

Como solução de emergência, você pode usar fita adesiva - Para fazer isso, um pedaço de fita adesiva é colado ao material e puxado com força - as vilosidades grudam no lado adesivo. Cada pedaço de fita pode ser usado várias vezes.

Dicas úteis

É atribuído um papel especial na prevenção da muda excessiva de gatos e gatos o uso de complexos minerais e vitamínicos à base de taurina e biotina... Foi comprovado que a deficiência desses elementos no corpo de um animal causa inflamação dos folículos capilares e se torna uma causa frequente de queda de cabelo. Uma grande quantidade de biotina é encontrada na gema de um ovo de galinha, mas este produto não é recomendado para animais de estimação fofinhos mais de uma vez por semana, e então em uma quantidade muito limitada. É por isso que o produto não pode satisfazer a necessidade de vitamina H em gatos de forma alguma.

Tudo isso tornou necessário usar complexos prontos.

O uso de vitaminas ajuda a normalizar o metabolismo da pele da mascote, mantém a beleza natural da pelagem e ajuda a melhorar a maciez da pele.

Portanto, muitos criadores de gatos de raça pura necessariamente introduzem os preparativos necessários na alimentação de seus animais de estimação antes das exibições.

Além disso, a ingestão constante de biotina em combinação com enxofre tem um efeito geral de fortalecimento no corpo dos animais de estimação e melhora a imunidade, melhora a regeneração do tecido e acelera a cicatrização de feridas. O consumo de taurina em combinação com biotina normaliza o funcionamento do trato gastrointestinal, contribui para a normalização da atividade cardiovascular e tem o efeito mais benéfico sobre o funcionamento do fígado e dos rins.

Os seguintes complexos de vitaminas são mais populares entre os criadores.

  • Kitty e Taurin + Biotina - esta é a escolha ideal de donos atenciosos, que permite manter o estado da pelagem do animal. A presença de biotina entre os componentes embeleza a linha do cabelo e alivia todas as doenças de pele, e a taurina melhora o estado geral do corpo do animal, normaliza o funcionamento do coração, vasos sanguíneos, vesícula biliar e cérebro. Ao mesmo tempo, o produto tem um preço bastante democrático, o que o torna a escolha número um entre os criadores russos.
  • Gel Cat Felltop - um complexo vitamínico à base de zinco e biotina, nutre eficazmente os folículos capilares e alivia o aparecimento de doenças de pele.
  • Cat Fell O. K. - esta preparação contém um complexo de micro e macroelementos úteis, é altamente eficaz e serve como prevenção de muitas doenças do cabelo e da pele dos gatos.
  • Laveta Super para Gatos - entre os principais componentes da droga estão as vitaminas do grupo B, também E, que inclui a taurina e a biotina. Graças ao uso do complexo, a queda ocorre muito rapidamente, o risco de caspa e queda de cabelo é minimizado. As vitaminas contribuem para a nutrição dos fios, melhorando a estrutura e a cor dos fios. Esta composição é especialmente popular antes de competições e shows de gatos.
  • Derm Caps e Derm Liquid - outro medicamento à base de biotina com eficácia comprovada. Ressalta-se que, com o uso, o aspecto da lã melhora e a pele do animal volta ao normal.
  • "Felvit" - um complexo enriquecido com cálcio, zinco, niacina, biotina e vitaminas B. O uso do produto permite manter a pigmentação natural da pele e determina o fortalecimento geral do corpo.
  • Gimpet katzentabs - suplemento alimentar à base de algas com biotina. A ingestão deste agente tem um efeito benéfico na microflora intestinal, melhora o processo de digestão e, assim, ajuda a manter a saúde da pele do animal.

Lembre-se que ao consumir vitaminas, as dosagens recomendadas devem ser rigorosamente observadas - não só a deficiência de vitaminas é perigosa para o animal, mas também o excesso delas.

Se os animais de estimação receberem doses superestimadas de oligoelementos, essas alterações patológicas ocorrerão como um aumento do fígado e do baço, deposição de cálcio em órgãos e tecidos, o que causa não apenas queda de cabelo, mas também alterações na composição do sangue do gato.

Para as regras de pentear gatos durante a muda, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa