Gato siberiano

Cores comuns de gatos siberianos

Cores comuns de gatos siberianos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Cores reconhecidas
  3. Gatinhos
  4. Gatos desenhados
  5. Cor branca e combinações com ela
  6. Cores acromelânicas

Os gatos siberianos são uma bela raça aborígine muito popular entre os russos. Isso não é surpreendente - os animais são famosos por sua excelente saúde e resistência, embora sejam muito comunicativos e dóceis, com um intelecto bem desenvolvido. Mas a principal característica dos "siberianos" é um casaco lindo, cuja cor pode variar do branco como a neve ao preto.

Peculiaridades

A raça do gato siberiano foi formada quase naturalmente. Os representantes desta raça distinguem-se pelo pelo chique, olhos enormes e expressivos, corpo bastante grande e cauda larga e fofa. Ela pode ser chamada de gata da floresta, destemida e corajosa. Mesmo assim, ela tem um caráter gentil e complacente.

Os gatos siberianos são muito maiores do que as fêmeas. O peso corporal depende do sexo - as fêmeas pesam em média 4-5 kg ​​e os machos de 6-8, embora existam gatos cujo peso chega a 12-14 kg.

Hoje, existem mais de 200 opções de cores para gatos siberianos, embora nem todas sejam reconhecidas como o padrão. Existem vários grupos principais: uniforme, tortie, smoky, bicolor, colorpoint e tabby.

A diferença na paleta é tão marcante que os gatos siberianos costumam ser confundidos com outras raças. Para evitar erros, vale lembrar que, independentemente da cor da pelagem, os traços constitucionais permanecem inalterados. Os animais se distinguem por um esqueleto poderoso, patas fortes e uma grande cabeça que lembra um triângulo rombudo.

A propósito, os gatos siberianos podem ter pêlo curto. Esta subespécie tem uma pelagem espessa "pelúcia" e as cores são tão variadas quanto as de seus parentes fofinhos.

Cores reconhecidas

Todos os representantes desta raça diferem uns dos outros apenas na cor. Além disso, a variedade de cores desse gato é enorme. O padrão da raça permite todas as cores, exceto chocolate e lilás. É possível dividir todas as variedades em vários grupos:

  • uniforme sólido;
  • bicolor (bicolor);
  • carapaça de tartaruga;
  • colorpoint;
  • esfumaçado;
  • malhado.

Representantes de vários tons e cores também podem estar presentes nesses grupos. Vamos conhecer mais detalhadamente os tipos de cores desta linda gata.

Sólido - este é o nome da cor monocromática uniforme dos gatos siberianos. Sua peculiaridade é a completa ausência de listras, manchas e manchas bronzeadas, cada seção da pelagem é tingida uniformemente da base à ponta do cabelo. Existem vários subgrupos de cores neste grupo.

vermelho

Costumávamos chamar essa cor de vermelho, mas seu nome oficial de acordo com o padrão é vermelho. Um gato siberiano desta cor é luxuoso e único: um impressionante casaco de pele de fogo e grandes olhos âmbar. Ao contrário dos gatos "ruivos" comuns, a cor da pelagem de um gato puro-sangue é uniforme, sem manchas, qualquer padrão, padrões e manchas.

Um grande gato vermelho brilhante, com um luxuoso casaco de pele - um ronronar de beleza estonteante. Seu nariz e almofadas são vermelhos ou rosa.

Curiosamente, o gene O (laranja), responsável pelo vermelho, está ligado ao sexo do animal. Como regra, os machos são monocromáticos - vermelho ou preto, mas as fêmeas são caracterizadas por uma cor de tartaruga, que inclui ambas as cores.

Azul

Os gatos siberianos desta cor são muito populares entre os conhecedores da raça. O tom de sua pelagem é bastante característico - um cinza nobre cinza. Uma pelagem fofa e volumosa dessa cor parece muito elegante e brilha lindamente ao sol. Ao mesmo tempo, não deve haver um padrão claramente definido de acordo com o padrão, o efeito é obtido devido a uma transição suave e quase imperceptível de vários tons de cinza.

Mas esse tipo de gato é apreciado não apenas por causa de sua beleza externa. Acredita-se que são eles os mais flexíveis e comunicativos. Mas, ao mesmo tempo, eles são bastante independentes e completamente discretos, portanto, eles não irritarão o proprietário com atenção redobrada.

Preto

Se toda a lã for tingida de preto, ela estará totalmente desbotada. O gato preto siberiano é preto em toda parte. A pelagem, as almofadas das patas e a ponta do nariz são da mesma cor resinosa. De acordo com o padrão, não é permitido o menor desvio dessa regra.... Aprecia-se um preto rico, sem manchas de outros tons, sem subpelo cinza e com matiz marrom.

Nos gatinhos, a pelagem costuma ser cinza ou marrom, mas depois muda e se torna completamente preta. De acordo com o padrão, deve ser totalmente preto, incluindo os dedos e o nariz.

O preto tigre é reconhecido como a cor mais comum na Rússia. O negro siberiano é frequentemente confundido com representantes de outras raças, uma vez que não assumem a possibilidade dessa opção de cor em um gato siberiano.

Pessoas pouco versadas em raças ficam sinceramente surpresas ao descobrir que esta grande fera fofa, que é mais negra do que a própria negritude, é um aborígene puro-sangue da Sibéria.

Creme

Este Siberian tem lã macia em tons pastéis, creme médio ou tons de creme. Cada fio de cabelo é colorido uniformemente em todo o seu comprimento. Seu nariz, como as almofadas de seus pés, é rosa.

Ouro

O principal sinal de uma cor dourada é a cor damasco de uma parte do cabelo. Dependendo do comprimento desta parte em relação ao comprimento de todo o cabelo, sombreados e chinchilas podem ser dourados. Os olhos dos siberianos dourados geralmente são verdes.

Esfumaçado

A pelagem iridescente dos fumegantes gatos siberianos, quando combinada com olhos claros e claros, os torna muito atraentes. O pelo deste gato tem uma tonalidade esfumaçada apenas na ponta e, na própria pele, torna-se gradualmente branco. Isso dá ao gato um charme especial.

Tartaruga

A cor da carapaça de tartaruga é caracterizada por uma combinação em mosaico de manchas multicoloridas. Deve haver manchas de tons de vermelho e creme aqui, sem formar um padrão. A proporção proporcional de tons e harmonia entre eles é o requisito do padrão da raça.

Gatinhos

A cor de um gatinho sempre depende apenas da cor dos pais, independente da cor dos demais parentes. A cor materna geralmente é obtida de um gatinho macho. O gatinho ganha uma mistura de cores dos pais.

Por exemplo, de um gato preto e um gato preto ou azul, gatinhos de ambos os sexos podem ser pretos e azuis. Com uma mãe de tons de tartaruga e um pai negro, os filhos são possíveis: preto, azul, vermelho e tartaruga, azul-creme e creme. Os mesmos gatinhos aparecerão em um par de um gato tartaruga e um gato azul. Se você quiser que os gatinhos tenham um tom vermelho ou creme, a mãe deve ser desse tom e o pai precisa do vermelho. Ao cruzar um gato tartaruga e um gato creme, os bebês podem nascer em oito cores diferentes.

Existe uma tabela especial para o cálculo da cor dos gatinhos em função da cor dos pais.

Gatos desenhados

Nas cores padronizadas dos representantes desta raça de cabelo, é colorido por zonas. Há uma alternância de preto e amarelo 3-4 vezes. Este tipo de cor é denominado selvagem.

Malhado

Sob esta palavra incompreensível se esconde a cor usual do gato siberiano - listrado ou manchas. Esta é a cor mais comum para todos os representantes desta raça. Lã acastanhada clara com uma tonalidade cinza, dependendo da luz, pode parecer esverdeada com uma tonalidade dourada. É considerada a cor natural e selvagem dos siberianos. Este tom ajuda os predadores a se esconderem enquanto caçam.

Mármore

O gato malhado de mármore difere de outros tipos de padrão de coloração. Duas listras, passando verticalmente ao longo da cabeça, nos ombros formam uma aparência de asas de borboleta e se transformam em espirais na região lateral. Duas listras estreitas e uma mais larga correm ao longo das costas e dos lados. O padrão geralmente é simétrico. Freqüentemente, o tom alterna entre preto e dourado.

Listrado

A cor tabby é listrada ao longo de toda a crista, havendo uma alternância de listras claras e escuras de aproximadamente a mesma largura.

Cor branca e combinações com ela

Esta opção é incrivelmente eficaz.

Branco

O cabelo do gato não apresenta manchas nem impurezas de outras cores. A propósito, isso costuma enganar algumas pessoas. Um gato branco a ferver desta raça, sem o menor indício da presença de outras flores, pode ser confundido com uma raça chamada angorá turco.

Às vezes, há animais com olhos azul-celeste. Este espetáculo é incrivelmente belo, mas, infelizmente, é um sinal recessivo seguro de surdez hereditária em um animal. Mas a heterocromia - uma cor diferente da íris - não acarreta problemas de audição, então gatos de olhos estranhos são absolutamente saudáveis.

A ponta do nariz e as almofadas das patas dos "siberianos" brancos como a neve são rosa pálido, a pelagem é longa e espessa, requerendo penteados regulares, embora sua estrutura seja mais rígida e não sujeita a emaranhados.

Bicolor

Bicolor é uma combinação de duas cores na coloração de um animal. A cor principal pode ser tartaruga ou sólida. O branco, por outro lado, ocupa de um terço a metade da superfície do casaco de pele de um gato, com limites claros de cores. Padrões muito interessantes podem ser encontrados nesta combinação. Por exemplo, uma ponta branca da cauda com meias brancas nas patas, bem como uma parte inferior branca e uma parte superior preta.

Cores acromelânicas

Um dos representantes desta cor é o Neva Masquerade. Possui uma intensidade de cor diferente em diferentes partes do corpo. As patas, orelhas, cauda e focinho são mais escuros. Todo o resto é marfim ou bege claro. O nome foi dado ao local de criação original, que é São Petersburgo.

Os olhos são geralmente azuis ou azuis nesses gatos.

E também os pontos pertencem às cores acromelânicas. Eles diferem do Neva em tons de lugares escuros.Os tons podem ser completamente diferentes: do vermelho ao marrom e do pastel ao preto.

Independentemente da cor da pelagem, o gato siberiano é um animal de estimação maravilhoso que se tornará um membro pleno da família e proporcionará ao seu dono muitos minutos agradáveis. Vivem muito tempo - até 20 anos, não requerem cuidados desnecessários, são perfeitamente treinados, por isso os donos costumam não ter problemas com o treinamento esfincteriano. Já agora, a lã dos "siberianos" é considerada hipoalergénica, pelo que a presença de um gato ou de um gato em casa não acarreta quaisquer consequências negativas para quem sofre de alergias.

A variedade de cores das belezas e belezas da Sibéria moderna é mérito dos criadores.

De acordo com os padrões modernos, até as cores mais exóticas são permitidas nesta raça, e a cor dos olhos também varia em relação à cor. Em outras raças, tais liberdades são absolutamente inaceitáveis.

Para as raças de gatos siberianos, veja o próximo vídeo.

2 comentários

Ótimo artigo! Fiquei surpreso ao saber que existem siberianos de cabelos curtos. Sempre pensei que fosse um mestiço com um gato europeu comum.

A raça siberiana surgiu muito antes dos anos 90 ... Esta é uma raça aborígene da floresta, é conhecida há centenas de anos. Outra coisa é que foi levado a um único padrão. E eles tentaram fazer isso muito antes dos anos 90, mas os especialistas ocidentais não queriam reconhecer de forma alguma ... Ora, tanta competição, e até mesmo da Rússia!

Moda

a beleza

casa