gato siamês

Personalidade do gato siamês

Personalidade do gato siamês
Contente
  1. Descrição
  2. Caráter e comportamento
  3. Os gatos estão com raiva?
  4. Vantagens e desvantagens

A raça do gato siamês tem uma cor não padronizada. Patas, cauda e focinho escuros com olhos surpreendentemente azuis e orelhas pretas destacam-se contra o fundo claro do corpo. Na Tailândia, as belezas com porte real eram chamadas de "diamantes lunares". Os gatos desta raça são realmente zangados e vingativos, como dizem sobre eles - vamos tentar descobrir.

Descrição

A pátria dos gatos siameses era o antigo Sião (a Tailândia moderna), onde eram considerados animais sagrados. Esta raça era mantida apenas pela realeza, cujos filhos não podiam brincar com seus pares. Os gatos siameses eram companheiros e companheiros de brincadeiras para eles.

Esses animais foram proibidos de serem retirados do país sob pena de morte, então o mundo não sabia sobre eles até o século XIX. Na década de 70 do século XIX, o governante do Sião apresentou um casal de animais à família real inglesa.

Mais tarde, eles se tornaram os progenitores de toda a população europeia.

Já em 1872, os primeiros representantes desta raça participaram em exposições. Um pouco mais tarde, em 1892, foram traçados padrões para eles, que permitiam uma fratura na ponta da cauda, ​​cabeça arredondada e leve estrabismo. Em 1902, os padrões foram alterados, as características usuais da raça passaram a ser consideradas vícios.

Os gatos siameses chegaram à Rússia no início do século XX. O governante do Sião apresentou vários gatinhos a Nicolau II. Animais de padrões modernos (com cabeça em forma de cunha) foram trazidos para a URSS na década de 80 do século passado.

Aparência

Hoje, a raça do gato siamês está muito difundida em nosso país, mas muitas vezes é confundida com a população tailandesa. Os representantes de ambos os grupos têm uma cor característica: focinho e membros escuros em um corpo claro, mas ao mesmo tempo parecem completamente diferentes.Para tornar as diferenças mais claras, primeiro vamos dar uma olhada na aparência do verdadeiro siamês.

Exteriormente, o gato parece elegante e gracioso. Ela tem uma cabeça em forma de cunha refinada com orelhas pontudas pretas. Olhos azuis profundos em forma de amêndoa parecem sérios e significativos. O torso parece gracioso e frágil, mas na verdade tem músculos fortes. Os membros são delgados, as anteriores são mais curtas do que as posteriores. A cauda é fina como um chicote. O peso é equilibrado, as meninas pesam de 4 a 5 kg, os meninos de 5 a 6 kg.

No rosto do gato existe uma máscara preta, da mesma cor nas patas e na cauda.

Os gatinhos nascem completamente brancos. A lã preta cresce mais tarde neles, portanto, nos locais onde deve aparecer, uma delicada pele rosada é visível.

A pelagem de um gato siamês adulto é curta, sedosa, tem uma tonalidade diferente: quase branca, bege, marrom, dourada, esfumada.

No Reino Unido, animais com 18 tipos de cores são permitidos nas exposições, nos EUA - apenas quatro.

Diferença da raça tailandesa

É fácil distinguir a raça siamesa da tailandesa, você só precisa Olhe mais de perto:

  • os siameses têm a cabeça em forma de cunha com orelhas grandes, os tailandeses têm a cabeça redonda, as orelhas são de tamanho normal;
  • os olhos dos tailandeses são redondos e os dos siameses são amendoados;
  • os membros dos siameses são longos e finos, o que não se pode dizer dos tailandeses, que, em geral, têm os pés no chão, longe da graça;
  • os tailandeses têm cauda de pêlo curto de tamanho normal, enquanto os siameses têm cauda fina e longa.

Caráter e comportamento

Tendo estudado muitas críticas sobre gatos siameses, você entende que as pessoas desenvolveram uma atitude ambígua, até diametralmente oposta em relação a eles, ou seja, você não encontrará críticas mais contraditórias na descrição de qualquer outra raça animal. Isso se deve ao caráter complexo (no bom sentido da palavra) dos gatos siameses. Eles são muito inteligentes, enérgicos, imprevisíveis. Os animais podem aceitar plenamente o estilo de vida das pessoas e repeti-lo, considerando todos os membros da família como grandes felinos ou se identificando com os humanos.... Você pode conversar com um animal e contar com compreensão. Cada um deles tem um caráter distinto, multifacetado, formado, com hábitos e características próprias. É sempre interessante e divertido com os siameses, assim como com membros da família já desenvolvidos. São muito leais, não se habituam à casa, como todos os felinos, mas ao dono, como cães. A família em que vivem os siameses é muito importante para eles.

Ao ler as resenhas que descrevem os gatos siameses como criaturas invejosas, raivosas, vingativas e rebeldes, você percebe que eles não foram escritos pelos donos dos gatos, mas pelos amigos dos donos, hóspedes de famílias com gatos siameses ou apenas boatos. Ou seja, pessoas que o observavam não de dentro, mas de lado. Os hóspedes em uma família com um gato siamês não podem obter a afeição felina usual. Eles estão alarmados com o olhar sério e significativo dos animais. Eles se assustam com um gato que se escondeu, se escondeu e depois saltou do nada e se jogou a seus pés. Esse truque de estimação parece assustador para eles, mas apenas os donos sabem que o gato está apenas brincando de esconde-esconde. E é mais interessante para ela fazer isso com convidados, porque eles ainda não conhecem seus lugares escondidos.

Um gato siamês não deve ser comprado por pessoas com crianças pequenas ou que estão sempre ocupadas. Ficar sozinho e cuidar de seus negócios com um animal de estimação provavelmente não funcionará.

Um gato pode ser o companheiro perfeito para crianças, adolescentes ou para aqueles que passam muito tempo com ele. Nas famílias com crianças pequenas, as crianças estão sempre em destaque, e o próprio gato siamês prefere ser este “centro”. Os adolescentes ficam felizes em jogar jogos ao ar livre com os siameses em igualdade de condições, desenvolvendo-os assim. A mente inventiva dos gatos muitas vezes os ajuda a sair vitoriosos nos jogos. Ele se esconderá de forma que você não poderá encontrá-lo e então saltará do esconderijo inesperadamente, então agarrará o brinquedo primeiro e fugirá, oferecendo-se para correr atrás dele. Gosta de pular para a mão erguida do dono. Mas também é capaz de enganar, olhando para a mão direita levantada e com toda a sua espécie, ganhando aceleração, inesperadamente agarra a esquerda, que simplesmente pesa ao longo do corpo e fica mais perto dele.

Siameses, vivendo em uma família amorosa, e não vendo outros animais, repetem completamente o modo de vida das pessoas. Gostam de dormir não enrolados como uma bola, mas na posição de dono - a cabeça sobre um travesseiro, o corpo coberto com uma manta. Se a família estiver jantando, uma cadeira deve ser fornecida para o gato. Ela não vai rastejar para dentro de um prato ou implorar por comida, mas vai sentar-se com todo o tato com todo o cuidado. Vindo do trabalho ou da escola, o animal deve receber atenção. Caso contrário, ele seguirá nos calcanhares, rugindo alto e "contando" como estava esperando e entediado.

Não se pode ofender os gatos siameses, eles são espertos, sensíveis, suscetíveis, por um tempo podem se retrair e ficar deprimidos. Alguns acreditam que a gata tem hábitos vingativos, ela é capaz de quebrar pratos, rasgar cortinas para mostrar seu descontentamento. A vingança agressiva do animal na forma de ataques noturnos ao dono é um mito. Siameses são animais muito afetuosos e amorosos, mas eles têm sua própria opinião e seu próprio caráter, e só querem ser reconhecidos.

Os gatos estão com raiva?

A opinião dos gatos siameses como animais maus e vingativos é muito primitiva, a situação precisa ser tratada com muito mais profundidade. Os gatos raivosos podem ser de qualquer raça, isso depende de dois fatores: o caráter obtido ao nascer e adquirido em decorrência de criação inadequada. Os gatos siameses não nascem mais com um temperamento maligno do que os representantes de qualquer outra raça.... Devem ser educados com serenidade e respeito, pois, possuindo um bom intelecto, ao contrário dos outros gatos, compreendem que os ofenderam injustamente.

A propósito, os animais podem ficar irritados durante a instabilidade sexual ou condições dolorosas. A castração ajuda, assim como o tratamento adequado.

Há outra razão pela qual existe um equívoco sobre a natureza ruim da raça. Um criador que se preze, cuidando de sua imagem, não dará continuidade ao povoamento de animais malignos. Infelizmente, na década de 90 do século passado, lotes rejeitados de gatos siameses acabaram em nossos mercados. Apesar de algumas dificuldades no caráter dos animais estrangeiros que chegavam, os gatos com inteligência e devoção aos cães interessavam às pessoas, eram mantidos em famílias com alegria. Talvez os mitos sobre animais vingativos tenham se formado durante esse período. Os donos dos gatos siameses consideram-nos "personalidades" felinas reais e inteligentes, com opiniões próprias, que têm de ser consideradas, mas de forma alguma raivosas e agressivas.

Como já foi observado, essas avaliações são escritas sobre eles por observadores externos que não estão diretamente relacionados à vida dos animais.

Vantagens e desvantagens

Resumindo, podemos tirar conclusões sobre os méritos e deméritos da raça siamesa. É importante ressaltar que os prós e contras associados a esses animais vão depender de como eles são percebidos pela própria pessoa. Por exemplo, qualidades como atividade, curiosidade, apego excessivo, incomodam um e tocam o outro. Mas iremos atribuí-los a manifestações positivas de caráter, e aquelas pessoas que se irritam com a energia e o amor de um animal de estimação, em geral, não deveriam ter animais. Então - as vantagens:

  • boa inteligência e curiosidade irreprimível;
  • Lealdade, amor e cuidado do "cão" por seu dono;
  • bela aparência original;
  • facilidade de cuidado e alimentação;
  • os gatinhos têm preços relativamente baratos, qualquer pessoa pode comprar um animal de estimação;
  • raça de fígados longos - vivem 15-20 anos;
  • pertencem a um tipo de gato saudável com boa imunidade;
  • limpar;
  • falante, engraçado muda o tom de um timbre suave em uma voz para um alto e exigente.

As desvantagens dos siameses incluem o seguinte:

  • eles adoram estar no centro das atenções e não precisam de concorrentes, como crianças pequenas e outros animais de estimação;
  • o personagem é complexo, mas interessante, eles não vão deixar você ficar entediado.

    Para quem não procura caminhos fáceis e não tem aversão a fazer um amigo verdadeiro e leal, a raça siamesa é indicada.

    Fatos adicionais interessantes sobre os gatos siameses - veja o próximo vídeo.

    3 comentários

    Minha adora brincar e, para que sua barriga fique arranhada, não morda nem arranhe, esfregue contra o próprio rosto, e tenha medo dos outros.

    Ótima raça.

    O gato siamês é um amigo dedicado!

    Moda

    a beleza

    casa