Variedade de cores de gatos Scottish Straight
Várias, mas sempre impressionantes cores de gatos Scottish Straight, permitem que cada proprietário encontre um animal de estimação para si. Os animais desta raça possuem um caráter equilibrado, alto nível de inteligência e seu pelo não requer cuidados especiais. Gatos retos pretos e vermelhos, cinzas e brancos têm um seis bastante curto, o que não causa muitos problemas durante a muda. E para os amantes do exótico, o mármore e as rosas escocesas esfumadas, azuis e listradas serão de interesse.
Cores clássicas
Gatos Scottish Straight com uma clássica pelagem curta ou alongada (highland) parecem peludas graças a um subpêlo bem desenvolvido. A raça é caracterizada pela presença de 2 cores básicas: preto e branco, misturadas dando as combinações mais inesperadas. E também variantes de sombras monocromáticas (sólidas) são freqüentemente encontradas.
- Preto. A pelagem preta brilhante do gato Scottish Straight tem um brilho sedoso. O padrão permite a presença de vários cabelos brancos, mas a presença de um bronzeado ou castanho é considerada um casamento reprodutivo.
- Branco. Um gato escocês heterossexual branco bonito incomum na infância pode ter manchas de uma cor diferente, mas os animais adultos devem ter uma cor limpa, sem inclusões estranhas. Os olhos de cobre ou âmbar estão em harmonia com um casaco de pele cor de neve. Uma tonalidade diferente da íris é permitida.Nesse caso, um olho pode ser laranja e o outro azul.
- Chocolate. Esta cor não é muito típica dos gatos Scottish Straight, é rara. Um casaco de pele marrom de tom profundo deve ser necessariamente monocromático sem castanho e outras transições de cor características. Quanto mais escuro o tom chocolate, mais nobre é considerado. A cor marrom herdada geneticamente sugere a presença de bicolores ou pontos de cor no pedigree com predominância da cor de café rico ou canela.
- Lilás... E também esta cor em gatos Scottish Straight é chamada de lavanda. Acontece esta cor na presença de pontos de cor lilás ou ancestrais com um tom sólido semelhante a um casaco de pele no pedigree dos animais. Muitas vezes você pode ouvir que a cor de lavanda é chamada de "café com leite". É bastante delicado, proporcionando aos olhos uma tonalidade amarelo-laranja, âmbar ou acobreada. O nariz é permitido apenas em uma tonalidade marrom claro.
- Azul. O gato ou gato Scottish Straight mais comum tem a muito elogiada cor azul da pelagem. Essa cor é freqüentemente chamada de seu nome em inglês: azul. A tonalidade pode variar do azul profundo, cinza ao azul perfeito. Na superfície da pelagem em gatinhos pequenos, é permitido ter padrões, padrões que vão desaparecendo à medida que o animal cresce. Nos primeiros 3 meses após o nascimento, olhos cor de cobre são aceitáveis.
- cinza O gato Scottish Straight também pertence, na maioria das vezes, ao tipo de cor azul. A intensidade da cor acinzentada de seu casaco pode variar. Mas o tom deve ser uniforme, pronunciado, sem inclusões estranhas.
- Ruivo. As cores vermelhas e castanhas são incrivelmente raras nesta raça. O delicado casaco de fundo cor de pêssego é geralmente combinado com um cabelo mais brilhante. Um defeito na cauda, expresso em uma distribuição desigual de tons de vermelho e vermelho, é característico de gatinhos e animais adultos. É necessário um fundo simples e pronunciado com diferentes intensidades de cor.
Padrões podem ser observados na testa, pernas anteriores e posteriores, mas não estão incluídos na lista obrigatória de características herdadas.
- Creme. Ele difere em suavidade, pulverulência do esquema de cores vermelho-avermelhado principal. A cor é bastante próxima da areia, sendo permitida a presença de ornamentos traçados indistintamente nas patas e na cauda. Um casamento é considerado a presença de manchas semelhantes às que cobrem a pele de um leopardo.
- Canela. Uma variante da cor marrom chocolate, próxima ao chocolate ao leite ou toffee. O tom delicado e leve parece muito apresentável. Cor canela significa presença de nariz bege ou marrom-rosa, almofadas das patas. Outros tons não são permitidos.
- Fauno. Uma cor que costuma ser confundida com lilás. Também é chamado de veado. O tom bege-rosa do casaco de pele é semelhante à cor do nariz e das almofadas das patas, parece muito incomum e atraente. Cor dos olhos - laranja, cobre, âmbar, rico e brilhante.
Cores bicolores
As cores bicolores implicam a presença obrigatória de uma tonalidade branca. Ela se manifesta sem falha nas seguintes partes do corpo:
- seio;
- estômago;
- pernas;
- focinho e queixo;
- pescoço.
Entre as opções mais comuns estão as combinações clássicas e bastante exóticas.
- Arlequim. A pelagem quase completamente branca dos gatos retos escoceses da cor arlequim tem manchas pretas incomuns na área da cauda, orelhas e parte superior da cabeça. Nariz rosa em combinação com uma "roupa" tão incomum parece muito bonito.
- Wang. Neste caso, o gato Scottish Straight tem uma cor predominantemente branca com uma cor contrastante na área da cauda. E também há manchas na cabeça. A presença de manchas de mesclagem nas costas e nas pernas é considerada indesejável para as cores de van.
- Marcado. A cor lembra os gatos abissínios. É caracterizada pela alternância de várias listras escuras e claras em um cabelo.Isso cria um efeito de véu original. Nesse caso, o tom básico da pelagem permanece branco ou dourado.
A cor marcada é considerada incrivelmente rara e sua presença aumenta significativamente o valor dos gatinhos.
- Sombreado... Implica que apenas a ponta do cabelo é colorida. A cor pode ser dourada, prata. O subpêlo dos animais é leve. Mas o mais incomum é um vermelho rico com subpêlo branco. O escurecimento do cabelo chega a 1/4 do seu comprimento.
- Malhado. A cor listrada dos gatos Scottish Straight é chamada de tabby ou tabby. Um padrão pronunciado pode estar presente na forma da letra "M" na testa. O mais comum é a versão tigrada-listrada com linhas contrastantes localizadas verticalmente nas laterais. Menos comum é o malhado malhado ou marmorizado.
Cores incomuns
Os criadores de gatos Scottish Straight recomendam prestar atenção a outras opções de cores. Até seus nomes soam um tanto exóticos às vezes.
- Chinchila... A cor tradicional dos britânicos, manifestada nos gatos Scottish Straight. A mais popular é a chinchila dourada. Mas pode ter outras opções de cores. Chinchila prateada e ouro azul também parecem muito impressionantes. Essa cor é herdada apenas diretamente de ambos os pais.
- Malhado. Combinações de cores incomuns tornam os gatos malhados muito populares. Basta ver uma vez um animal com uma cor de mármore sobre prata ou um camafeu, e a questão da compra de um animal de estimação estará resolvida. Além disso, os tabbies de ouro são populares. E o gato de mármore preto tem uma aparência incrivelmente nobre.
- Esfumaçado... Uma cor esfumaçada incomum aparece em Scottish Straights devido à presença de portadores do gene da prata no pedigree. Na maioria das vezes, esse tom de pelagem é conhecido como "fumaça preta". Mas os criadores modernos são bastante céticos quanto à distribuição da cor esfumaçada em uma categoria separada.
Não há cor na lista oficial e animais com esse casaco de pele não são permitidos nas exposições.
- Ponto de cor. A cor implica uma repetição completa da cor do gato siamês - principal portador desta rara combinação de tons. Uma cor de base branca ou cremosa combina harmoniosamente com patas, cauda, orelhas e focinho contrastantes. Na versão clássica, são castanho chocolate. Mas também há pontos coloridos em tons de lilás e azul.
- Particolor ou chita. Esta cor incomum combina tortie ou malhado malhado com branco. Esta combinação parece incrivelmente impressionante.
- Casca de tartaruga clássica. Apenas os gatos têm um casaco de tartaruga. Normalmente, uma cor inclui 3 ou mais cores. As sombras podem ser qualquer, mas devem ser distribuídas uniformemente. Uma gradação clara de cores sem transições suaves é muito apreciada pelos criadores. A pelagem tricolor de tartaruga tem um aspecto elegante e atrai a atenção tanto dos conhecedores como dos novos fãs da raça.
Como escolher?
Escolher a cor ideal para o gato Scottish Straight pode ser um desafio para um criador novato. É importante lembrar que o animal sempre recebe sua cor dos pais. Em particular, os gatos devem herdar a coloração materna. Os gatos adquirem uma cor que combina com os tons dos casacos de pele de ambos os pais.
A cor dominante (predominante) é sempre herdada em todas as gerações. Estes incluem bicolor, branco, tabby, prata, tartaruga, preto, vermelho. Os pais de uma tonalidade creme ou azul - recessiva - não podem ter descendentes com uma pelagem preta ou vermelha intensa.
Na hora de escolher um gatinho, um momento como a raridade da cor é de grande importância. O mais valioso deles adiciona significativamente ao valor dos bebês.Se você não planeja participar de atividades de exposição, você pode recusar as opções mais caras e escolher um animal de estimação com uma cor de pelagem sólida - monocromática - lilás, azul e branca muito difundida. Se um animal for selecionado para participar de uma atividade expositiva, deve-se lembrar que o CFA não reconhece cores como ponto de cor e quaisquer respingos de tons de branco, roxo e chocolate.
Melhor preferir gatos malhados ou tartarugas, pegue um animal de estimação com véu.
Para gatinhos da categoria animal de estimação, a pureza das características da raça não é muito importante. Eles são comercializados como animais de estimação e não se destinam à exibição ou reprodução. Se você quiser ter descendentes no futuro para a seleção de seleção subsequente, é melhor escolher imediatamente os animais da raça ou mostrar as categorias.
Para as características da raça, veja abaixo.