Características de gatos escoceses com dobras brancas
Uma raça relativamente jovem de gatos - o Scottish Fold (Scottish Fold) - rapidamente conseguiu ganhar amor e popularidade em todo o mundo, atraindo cada vez mais fãs com sua aparência incomum e várias cores. Um lugar especial entre eles é ocupado pelas raras dobras escocesas brancas. Nem todo potencial proprietário de um gatinho com dobras brancas e olhos azuis sabe que é para essa espécie de animal fofo que existem peculiaridades e nuances de manutenção e cuidado.
História
Os Scottish Folds remontam a sua história aos clássicos gatos britânicos. O descobridor da raça é considerado um fazendeiro escocês, William Rossi, que em 1961 notou em seu vizinho uma gatinha branca incomum chamada Susie. As orelhas do gatinho não se projetavam para cima, como nos gatos comuns, mas eram curvadas para a frente e baixadas para baixo. William ficou muito interessado neste animal incomum e depois de um tempo adquiriu seu gatinho, que herdou de sua mãe não só a cor branca, mas também um formato incomum de orelhas.
William e sua esposa Mary cruzaram um gatinho com dobras brancas com um gato britânico de pêlo liso. O resultado foi o progenitor das dobras escocesas modernas. A raça foi oficialmente registrada em 1965. Mas, em 1971, foi revelado que gatos com aparência incomum tinham problemas de saúde, já que o gene mutado responsável pelo formato único das orelhas dotava seus donos de surdez e problemas na coluna. A existência da raça estava ameaçada.
Mas a essa altura, Scottish Folds já havia conquistado uma massa de admiradores e um trabalho ativo começou a eliminar problemas genéticos. Foi descoberto que os gatos Fold escoceses (Scottish Folds) e os gatos hetero (Scottish Straights) podem nascer ao mesmo tempo. Como resultado, um método que permite reduzir significativamente a probabilidade de um gene defeituoso se manifestar cruzando dobras escocesas apenas com heterossexuais escoceses, e não com irmãos de orelhas caídas, foi finalmente encontrado. Assim, a raça confirmou seu direito de existir.
Característica
Podemos dizer que os Scottish Folds são quase o animal de estimação ideal. Os proprietários caracterizam os escoceses como as criaturas mais complacentes e pacíficas em comparação com outras raças de gatos e observam as seguintes características positivas:
- caráter calmo e pacífico;
- moderadamente brincalhão e curioso;
- apegado ao dono, mas não com ciúme;
- auto-suficiente, sem medo da solidão;
- não gostam de altura, portanto não saltam nos móveis e não estragam as cortinas;
- ter uma voz baixa, miau muito raramente;
- inteligente, treinável;
- sociável, adequado para famílias com crianças e idosos;
- se dão bem com a maioria dos outros animais de estimação;
- muito limpo;
- fígados longos - com bons cuidados, vivem até 20-22 anos.
Existe uma característica de comportamento interessante que é característica dos gatos escoceses: eles gostam de ficar periodicamente sobre as patas traseiras e congelar nessa posição, como uma marmota. Isso se deve às características estruturais da coluna, que requerem esse tipo de aquecimento.
As desvantagens da raça estão principalmente relacionadas a possíveis problemas de saúde. Os pontos fracos do Scottish Folds são as articulações e os olhos. Como a raça surgiu como resultado de mutações genéticas, artrite e artrose, distúrbios no desenvolvimento ósseo podem ser herdados. As doenças oculares - glaucoma e catarata - ocorrem em gatos mais velhos e, por causa da estrutura e do formato dos olhos, pode ocorrer um volvo de pálpebra. Neste caso, a cirurgia é necessária.
Descrição
A popularidade do Scottish Folds se deve em grande parte à sua aparência muito atraente e incomum, que deve atender aos seguintes padrões:
- o peso máximo de um gato é 8-10 kg, de um gato - 4-5 kg;
- corpo forte e atarracado com tórax largo;
- músculos bem desenvolvidos, pernas e pescoço poderosos;
- cauda flexível de comprimento médio;
- cabeça esférica;
- olhos redondos, brilhantes e bem espaçados de vários tons;
- orelhas pequenas voltadas para a frente dobradas ao meio;
- nariz pequeno, bochechas redondas, queixo volumoso;
- pelagem curta, densa e felpuda, com subpêlo muito espesso e denso;
- cores extremamente variadas (esfumaçado, tartaruga, roxo, preto, creme e muitos outros).
White Scottish Folds com olhos azuis... É o gato branco considerado o ancestral do Scottish Fold. Entre os adeptos da raça, esta cor é considerada muito apreciada e procurada. Os gatinhos com dobras brancas e olhos azuis são especialmente apreciados, causando uma sensação de ternura e pureza. Esses animais raramente nascem e seus fãs muitas vezes têm que suar em busca de seus sonhos.
É quase impossível garantir o aparecimento de uma dobra escocesa na ninhada. Todos os gatinhos nascem com as orelhas retas e só depois de 3-5 meses a forma das orelhas começa a assumir sua forma final: ela permanece em pé ou se curva em uma dobra. As orelhas podem ser dobradas de diferentes maneiras: de simples a triplas. Quanto maior for, mais valioso e puro-sangue o gato é considerado.
É ainda mais difícil prever a aparência de um gatinho com dobras brancas. Mesmo os pais brancos como a neve, devido à presença de uma grande variedade de cores no conjunto genético, podem ter gatinhos das mais variadas cores.
Acontece que a cor só pode aparecer após várias gerações, por isso não será supérfluo estudar cuidadosamente o pedigree de um animal de estimação em potencial.
O pigmento melanócito é o responsável pela cor dos olhos do animal. Para o nascimento de um gatinho branco com olhos azuis, tal combinação de circunstâncias é necessária para que o conteúdo de pigmento na íris dos olhos seja mínimo. Muito mais frequentemente o pigmento está presente em quantidade suficiente, então os gatinhos nascem com olhos amarelos, acastanhados ou verdes.
Deve-se levar em consideração que o gene que dá ao animal uma rara cor branca, infelizmente em 50% dos casos confere ao seu dono um defeito - a surdez... Por isso, ao escolher um gatinho, é necessário verificar a sua audição. É verdade que os problemas com o aparelho auditivo nesses gatos são compensados pela exacerbação de outros órgãos dos sentidos. Por exemplo, desenvolve-se uma forte sensibilidade às vibrações, devido à qual o animal reage à voz e reconhece o movimento. Freqüentemente, os donos de gatos com deficiência auditiva nem percebem a presença desse defeito, pois os animais têm uma reação muito boa.
Mais comum é o nascimento de um gatinho com dobras brancas e olhos de cores diferentes, sendo um deles o azul. Nesse caso, a surdez do lado da orelha é possível do mesmo lado onde o olho azul está localizado.
Quando um gatinho com olhos azuis é, no entanto, encontrado e bem testado, você precisa estar disposto a pagar uma quantia significativa por ele do que por uma dobra escocesa de cor normal. A aparência exclusiva do gato custará 30-50% mais do que o preço padrão.
Recursos de cuidados
Se você ainda conseguiu se tornar o feliz proprietário de um milagre de olhos azuis brancos como a neve, você precisa fornecer ao seu animal de estimação condições de vida confortáveis.
A casa do gatinho é melhor colocada em um local isolado, protegido de correntes de ar, às quais os gatinhos são muito sensíveis. Os olhos e o nariz do animal devem ser examinados regularmente, pois olhos lacrimejantes podem ser um sinal de resfriado. A probabilidade de contrair bronquite também é muito alta.
As dobras escocesas aprendem rapidamente a usar a caixa sanitária, mas para os animais brancos, escolha uma altura maior para evitar a contaminação das patas e do abdômen.
A lã branca vai exigir banhos mais frequentes (para outras cores, o banho é necessário uma vez a cada 2 meses), enquanto os detergentes devem ser suaves e neutros, sem tingir componentes e fragrâncias. Após a lavagem, a lã úmida deve ser cuidadosamente enxugada com uma toalha e seca com um secador de cabelo para evitar a aderência de poeira.
Além disso, o Scottish Fold deve ser escovado regularmente com uma escova especial de dureza média, mas em nenhum caso contra a textura.
Um gatinho precisa de uma dieta nutritiva rica em vitaminas e microelementos, que pode conter alimentos naturais (carnes magras, peixes, vegetais cozidos, cereais, laticínios) ou alimentos premium. Se necessário, vários suplementos dietéticos podem ser incluídos na dieta.
Se o seu animal de estimação tem problemas de audição, vale a pena tratá-lo com a devida atenção nas caminhadas e não o deixar sair para a rua. Não há necessidade de gritar e levantar a voz para o gato - ele pode se ofender e começar a ignorar o dono.
Para as características de cuidar de gatos desta raça, veja o próximo vídeo.
Eu tenho um gato, ele não gosta de ser pego.