Variedade de raças

Tudo sobre gatos chinchila

Tudo sobre gatos chinchila
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Quanto tempo vivem os gatos?
  5. Visualizações
  6. Condições de detenção
  7. O que alimentar?
  8. Reprodução
  9. Saúde

As chinchilas, graças ao seu adorável focinho, enormes olhos tristes e pêlo espesso, parecem brinquedos de pelúcia. No entanto, por natureza, eles são verdadeiros aristocratas, e a pegada excessiva e outra "ternura da panturrilha" são estranhas a esta raça. As próprias chinchilas afetuosas e inteligentes procuram o proprietário quando precisam de afeto. No resto do tempo, eles descansam imponentemente em uma poltrona confortável ou em um sofá macio.

História de origem

Os gatos chinchila pertencem a uma das raças mais antigas e, portanto, podem se orgulhar de excelente saúde e psique estável. O país de seu surgimento é considerado a Inglaterra, embora cientistas de outros países europeus também tenham participado do processo de criação.

A raça foi finalmente formada no final do século 19, mas o padrão foi adotado apenas em 1980. A primeira menção à raça data de 1890, quando um gatinho de cor incomum nasceu de um gato persa. O nome do bebê era Shin, sua mãe era uma gata persa e seu pai um bretão esfumaçado. O bebê incomum atraiu a atenção dos criadores, e experimentos começaram a criar gatinhos semelhantes.

Para implementar o plano, começou a travessia de indivíduos britânicos e persas. O resultado foi uma raça com uma pelagem longa e iridescente. Primeiro, os gatinhos nasceram com pelo escuro, sua cor lembra o cinza-azulado britânico. No entanto, os indivíduos foram criados com uma tonalidade prateada-pérola clara.

No entanto, Shina não recebeu nenhum gatinho da primeira cria (ou não há informações oficiais sobre isso). O primeiro indivíduo oficialmente registrado de uma chinchila foram gatinhos nascidos como resultado do acasalamento do gatinho de Betta com um macho esfumaçado.O gato ganhou o apelido de Silver Lambkin (1889) e passaram a considerá-lo o ancestral da raça chinchila.

As dificuldades também tocaram a sombra dos olhos do animal. Ao misturar chinchilas persas com persas clássicas ou gatinhos britânicos prateados nasceram com olhos amarelados. Mas após a introdução do gato malhado de olhos verdes no pedigree, os gatinhos ganharam olhos verdes brilhantes.

No início, apenas uma chinchila com pelo prateado (azul) era considerada de raça pura. Um pouco mais tarde, uma variedade dourada foi criada a partir de um gato prateado estabilizado. Em 1980, esse tipo de chinchila também foi reconhecido como padrão da raça.

Os representantes da raça devem seu nome à Princesa Victoria (neta da Rainha da Grã-Bretanha), que se interessou pela aparência incomum e pela natureza gentil dos animais. Com sua mão leve, a raça recebeu exatamente este nome. Vários fuzzies devotados viveram em seu palácio ao mesmo tempo.

Hoje, a controvérsia sobre a origem das chinchilas não diminui - alguns consideram esses gatos uma única raça, enquanto outros os chamam apenas de uma variedade de persas de pêlo comprido.

Descrição

Os indivíduos da raça chinchila parecem visualmente bastante grandes, mas isso se deve apenas à volumosa pelagem. O peso médio para os homens é de 7 kg, para as mulheres - 5 kg. O animal tem um corpo forte, mas macio. O peito das chinchilas é bastante largo, o dorso de indivíduos saudáveis ​​é reto e regular.

O corpo é sustentado por pernas poderosas e bastante curtas com almofadas arredondadas. Tufos de pelo geralmente sobressaem entre os últimos.

A cabeça é redonda, de tamanho médio com um queixo bastante pronunciado. O nariz é pequeno, achatado. As orelhas também são pequenas, cobertas por pêlos grossos de dentro para fora, e se o indivíduo for de pêlo comprido, então há borlas.

A cauda é o verdadeiro orgulho das chinchilas. É curto, bastante espesso e coberto por pêlos fofos em todo o seu comprimento. Seu comprimento é em média 1-1,5 cm maior do que o cabelo de todo o corpo. Por isso, o gato deve levantar o rabo - e parece que está se abanando com um verdadeiro leque volumoso.

As características da raça incluem necessariamente uma descrição dos olhos. Grandes e expressivos, invariavelmente chamam a atenção. Têm uma forma invulgar - redonda, ligeiramente alongada nos cantos e rebaixada. Isso dá às chinchilas uma aparência um pouco triste e ofendida. Via de regra, os olhos de chinchila são verdes brilhantes, embora existam indivíduos com olhos azul-acinzentados.

Os gatos têm uma pelagem longa e espessa com subpêlo. O incrível efeito cintilante da pelagem se deve à cor do animal. Na base, mais próximos ao corpo, os pelos apresentam tonalidade mais clara, escurecendo gradativamente em direção às pontas.

Traços de caráter

Os gatos chinchila podem ser chamados de nobres aristocratas. Têm uma natureza dócil e dócil, ligam-se ao dono e dão-se bem com os filhos - suportam, mesmo que puxem o rabo. Mas, sempre que possível, eles tentam deixar o berçário o mais rápido possível. Deixado sozinho consigo mesmo, o animal vai preferir brinquedos especiais, e não os móveis do dono.

Como já foi dito, os gatos são orientados para o homem e, portanto, requerem maior atenção à sua pessoa. O lugar preferido deles é no colo do dono. A solidão é contra-indicada para representantes desta raça - eles passam por estresse, anseiam e podem até adoecer. Ao mesmo tempo, as chinchilas são autossuficientes e não gostam quando invadem seu espaço pessoal. Se o gato não quiser ser tocado e acariciado no momento, ela deixará isso bem claro.

Eles tratam os hóspedes da casa com muita simpatia, vão com confiança às mãos, deixam-se acariciar. Eles se dão bem com outros animais de estimação, mas preferem a neutralidade à amizade.

Como gatinhos, os animais podem passar horas brincando, correndo atrás de brinquedos ou mexendo em embalagens de doces. No entanto, à medida que os gatos envelhecem, brincam cada vez menos, como se demonstrassem que são representantes da raça real. Um gato adulto prefere a felicidade em algum lugar quente e macio a jogos. Ao mesmo tempo, continua a ser importante brincar com o seu animal de estimação, uma vez que o sedentarismo é um caminho direto para a obesidade e as doenças.

Os representantes da raça se distinguem por seu caráter delicado e raciocínio rápido. Os gatos são limpos, fáceis de treinar. Os proprietários também observam que as chinchilas são grandes amantes da "conversa". Eles respondem ao afeto com numerosos ronronados, podem miar para o dono quando estão entediados ou preocupados com alguma coisa. Os habituais "miau" e "moore" em seu "léxico" têm muitas entonações.

Quanto tempo vivem os gatos?

As chinchilas vivem em média 12-15 anos. A expectativa de vida depende principalmente de características genéticas, ausência de doenças e cuidados.

Deve ser lembrado que esses indivíduos tendem a ter excesso de peso, o que pode encurtar sua vida. Por isso é importante monitorar a dieta do seu animal e mantê-lo ativo por bastante tempo.

Doenças características da raça são discutidas abaixo. É justo dizer que, em geral, as chinchilas têm uma saúde muito boa.

Visualizações

Os representantes da raça percorreram um longo caminho de desenvolvimento antes que os criadores conseguissem criar animais de estimação com uma prole incomum e, o mais importante, com pelos resistentes. Hoje, existem 3 tipos de chinchilas.

    Prateado

    Cor clássica para esta raça. Tiquetaqueando por todo o corpo. A pelagem tem um subpêlo espesso. Quase todo o comprimento do cabelo é branco e apenas na ponta 1/8 da parte é preta. Isso fornece um belo tom de prata cintilante. O tiquetaque preto é mais pronunciado nas pontas das pernas, dorso e cauda, ​​o que dá a sensação de que um véu foi lançado sobre o animal.

    O gato tem as almofadas das patas escuras, sempre contrastantes. O espéculo nasal, olhos e membranas mucosas têm um contorno preto suave, como se tivessem sido pintados com um lápis cosmético.

    Esta espécie possui uma subespécie de ponta de chinchila. Este último tem uma tonalidade mais clara de pelos e subpêlo, o que faz com que a pelagem do animal pareça branca como a neve. Pela aparência prateada, ela obteve um incrível brilho perolado.

    Sombreado prateado

    O cabelo protetor já é 1/3 preto, o que faz com que pareça mais escuro que o prateado. Considerando que o subpêlo do animal é branco como a neve, e o tiquetaque preto se intensifica nas pernas e na cauda, ​​parece que o animal tem listras borradas. Nesse caso, as áreas mais escuras fluem suavemente para as áreas mais claras. Como tal, a variedade sombreada não tem listras. Eles têm cabelos escuros entre os dedos dos pés.

      Ouro

      Esta espécie apareceu há relativamente pouco tempo. Os gatos têm um casaco de pele com tom de pêssego-mel, e o tiquetaque preto prevalece nas laterais e na ponta da cauda, ​​de modo que parece que uma leve névoa envolve o gato. Às vezes, o subpêlo pode ser de cor pêssego brilhante, e o tique-taque na ponta da pelagem é azul. Este também é considerado o padrão da raça. O principal é que a cor geral do gato é uniforme - sem manchas e listras.

      Hoje, a raça é considerada não totalmente formada, então surgem novas variedades - mármore, chocolate (marrom). As diferenças são baseadas na diferença de tonalidade das pontas do cabelo do gato. Eles podem ser mais prateados (azuis), pêssego, creme.

      A maioria dos gatinhos nos primeiros 2-3 meses tem uma cor tabby pronunciada (listras), no entanto, à medida que envelhecem, a tonalidade torna-se cada vez mais sombreada, tornando-se uniforme.

      Os defeitos incluem a presença de manchas brancas no peito (os chamados "medalhões"). Para a variedade, colorpoint é também a cor branca dos dedos. Esse tipo de gato tem apenas olhos azuis, o desvio desse padrão é considerado casamento.

      Dependendo de pertencer a uma determinada raça, os gatos chinchila podem ser de vários tipos.

        • Chinchila britânica. Na Rússia, esses gatos são conhecidos simplesmente como "britânicos", e o gato também é conhecido como inglês. O clássico representante da chinchila.
          • Chinchila escocesa de pêlo curto. Esses gatos também são chamados de pelúcia - por sua pelagem muito grossa, agradável ao toque e curta.Os gatos escoceses podem ser retos e dobráveis.
            • Chinchila persa. Outro representante clássico de sua raça. O dono da pele mais comprida e fofa de todas as chinchilas.

            Condições de detenção

            O pêlo longo e fofo do gato requer cuidados diários. Você precisa pentear pelo menos uma vez por dia, é permitido fazer isso uma vez a cada 2 dias. Caso contrário, os emaranhados não podem ser evitados. Primeiro, o animal é penteado de acordo com o crescimento da pelagem, depois contra.

            No rosto e bochechas, a lã é penteada em direção ao rosto, ou seja, contra o crescimento dos cabelos. Não se preocupe se o animal se comportar inquieto durante essas manipulações. As chinchilas adoram ser escovadas. Mesmo contra a corrente.

            Como a maioria dos felinos, as chinchilas são pequenas nadadoras. Além disso, sua pele pode ficar amarela devido ao banho frequente. Isso pode ser evitado usando um shampoo clareador especial. Você deve dar banho em seu gato no máximo uma vez a cada seis meses e deve estar preparado para o comportamento inadequado do animal. É importante ter cuidado para não deixar cair a água e a espuma do shampoo nos olhos e ouvidos do seu gato.

            Após os procedimentos com água, embrulhe-o em uma toalha morna e deixe secar um pouco assim. Você pode secar o pelo do seu animal de estimação com um secador de cabelo, configurando o modo para ar quente. Escovar o pêlo úmido é indesejável.

            Preste atenção ao pêlo entre os dedos ao escovar e verificar o corpo do seu gato todos os dias. Também pode ser penteado, se necessário - aparado. Caso contrário, a lã nesses locais se formará em uma bola, esfregando as almofadas delicadas.

            Uma alternativa à água e à lavagem pode ser o shampoo a seco. Não requer enxágue com água, mas simplesmente penteado para fora da lã. Primeiro, você precisa pentear o casaco de pele e, em seguida, esfregar grânulos secos na pele. Depois de um tempo, o pelo é penteado novamente. O shampoo seco deve ser aplicado a cada 14-17 dias. A partir disso, o pelo do animal ficará fofo, brilhante, o excesso de gordura e sujeira será retirado.

            Se as patas ou focinho do animal estiverem sujos, não é necessário lavá-lo, basta limpar com água os locais de contaminação.

            Não há necessidade de cuidados especiais com as orelhas, basta limpá-las com um cotonete uma vez por semana ou menos, pois fica sujo. Apenas a parte visível da orelha é limpa. Tentar penetrar profundamente, especialmente com um cotonete, é perigoso para o animal.

            Mas para os olhos dos gatos, assim como para a lã, é necessário um cuidado constante. O fato é que os indivíduos desta raça são propensos ao aumento do lacrimejamento, por isso os olhos devem ser enxugados todos os dias com um pano macio úmido ou algodão úmido.

            Outro gatinho deve acostumar a chinchila a um poste de arranhar e, ao mesmo tempo, uma vez por semana, aparar as garras com ferramentas especiais. Você só precisa cortar um terço da garra, mas se cortar a maior parte, os vasos sanguíneos que passam por essa parte da garra serão danificados.

            Quanto aos passeios, são agradáveis ​​para o animal, mas não necessários. Se você mora em uma casa particular, pode deixar o gato dar um passeio no jardim. Naturalmente, certificando-se de que ele não corre perigo ali, além de colocar uma coleira antiparasitária. Na cidade, é melhor passear com o animal de estimação no arnês.

            É importante manter a bandeja limpa, alterando regularmente seu conteúdo. É permitido usar qualquer enchimento que seja conveniente para você. Se você seguir essas regras simples, não haverá nenhum cheiro desagradável na casa e o animal não cagará fora do banheiro.

            O que alimentar?

            Esta raça de gatos, como qualquer outra, pode ser alimentada de acordo com um de dois padrões dietéticos:

            • Comida natural;
            • feed de zoológico.

            Ao mesmo tempo, você não pode misturar diferentes tipos de alimentos, até o fim da vida, se possível, aderir à dieta selecionada.

              Se falamos de comida caseira / natural, a dieta deve incluir uma série de alimentos indispensáveis.

              • Eu no - coelho, peru, frango, às vezes outros tipos de carne. Deve ser picado bem fino e cru.Você pode pré-congelar a carne (por 10-12 horas) e escaldar os pedaços com água fervente. Isso irá descontaminá-los.
              • Um peixe - basta incluir peixes do mar (e somente ele) na dieta de um animal fofo 1 a 2 vezes por semana. O peixe só pode ser dado cozido.
              • Lacticínios também não dê mais do que 1-2 vezes por semana. É melhor se for queijo de casa de campo de baixo teor de gordura, creme de leite, leite cozido fermentado.

              Periodicamente, você pode adicionar cenouras ou repolho cozido picado à dieta das chinchilas. No entanto, um determinado gato pode não tolerar bem os vegetais. Se o animal estiver abaixo do peso, vale a pena dar-lhe farelo ou mingau de trigo sarraceno cozido em água uma ou duas vezes por semana.

              Se for decidido alimentar o gato com ração animal, então é melhor confiar sua escolha ao veterinário. Ele recomendará marcas e espécies específicas, levando em consideração a idade, o peso e as características de saúde do animal.

                Os adultos desta raça são alimentados 2-3 vezes ao dia, os gatinhos - 5-6 vezes ao dia. Devido à estrutura incomum da mandíbula, as chinchilas não são capazes de mastigar grandes pedaços de comida, portanto, a comida deve ser picada.

                Antes de participar das exposições, com 10 a 14 dias de antecedência, recomenda-se alimentar o animal com ração para gatinhos. Este último é enriquecido com proteínas e minerais, pelo que a pelagem do animal ficará especialmente brilhante e sedosa. Alguns produtos podem causar descoloração e deterioração da pele do animal, incluindo:

                • gemas de ovo;
                • leite;
                • frutas e vegetais de cores vivas;
                • manteiga.

                  É importante controlar a composição vitamínica e mineral da comida de chinchila. Assim, com um excesso de vitamina A no corpo, observa-se um escurecimento do pelo do animal. A deficiência de vitaminas também afeta negativamente a saúde e a aparência do indivíduo.

                  Ao comer comida caseira, é imperativo incluir suplementos de vitaminas e minerais na dieta de fofinhos. Se o animal se alimenta, não há necessidade disso, pois o zoológico se enriquece com tudo o que é necessário. No período inverno-primavera, é útil dar ao gato uma erva especial. Melhor cultivar você mesmo e periodicamente "passear" com o gato no peitoril da janela. Deixe seu animal de estimação mordiscar a quantidade correta de grama.

                  Se você decidir alimentar o animal com comida pronta, deve-se dar preferência a produtos secos premium ou super premium. Hoje você pode encontrar nas lojas alimentos elaborados especificamente para gatos das raças persa e britânica. Para chinchilas, são adequados. O cálculo da dose diária de alimento é feito de acordo com a fórmula - para 1 kg de peso do gato, são necessários 70 kcal de alimento.

                  Os animais não devem receber alimentos gordurosos, salsichas e salsichas, peixes de rio, peixes do mar crus, alimentos enlatados, carnes defumadas, doces. É importante que haja sempre água limpa e fresca na tigela do seu animal de estimação.

                  Reprodução

                  Criar chinchilas não é uma tarefa fácil, mesmo para criadores experientes. Este processo é uma espécie de alquimia, a principal dificuldade é obter uma cor característica estável.

                  Se você não planeja participar de exposições, então um par de chinchila pode ser selecionado entre persas ou ingleses, que têm cor dourada ou prateada.

                  Se as performances são planejadas, então apenas uma chinchila de raça pura com um pedigree ideal e que atende totalmente o padrão pode se tornar uma parceira do animal. Neste caso, é melhor escolher um casal entrando em contato com criadores experientes.

                  O acasalamento pode ser iniciado após o início do primeiro estro, geralmente este é um animal com 1,5 anos de idade. As opiniões foram divididas sobre a frequência de acasalamento. Alguém acha que o acasalamento pode ser feito a cada estro. No entanto, criadores experientes lembram que o estro pode começar 4 a 5 dias após o parto. Se um gato estiver por perto neste momento, pode ser perigoso para gatinhos recém-nascidos. O período ideal entre os acasalamentos, segundo esses criadores, é de 4 meses.

                  Antes do acasalamento, deve-se consultar um veterinário, verificar se não há doenças ocultas, e também programar o animal.

                  A evidência de um acasalamento bem-sucedido é o estado calmo e relaxado do gato.Ela começa a dormir mais, em gatos jovens (até 3 anos) os mamilos incham e ficam rosados. Um mês após o acasalamento, a barriga do gato é arredondada. A gravidez dura 9 semanas.

                  Após este tempo, os gatinhos nascem. Se eles tiverem um pedigree, depois de um mês e meio, você deve entrar em contato com um clube especializado. Lá, as crianças serão examinadas e receberão passaportes. Isso permitirá a venda de gatinhos com pedigree e a futura participação com eles em exposições. É melhor dar ou vender gatinhos não antes de três meses. Até então, a "criança" deveria estar ao lado da mãe - esta é uma das garantias da imunidade adulta e de uma forte psique de um indivíduo no futuro.

                  Se você não planeja "amamentar" a prole, deve cuidar da castração e esterilização do animal. Existe um equívoco de que castrar é para gatos e castrar é para gatos. Isso não é verdade.

                  A castração é uma operação para remover as gônadas. Em gatos - testículos, em gatos - ovários. A esterilização significa um procedimento mais suave. Os canais deferentes estão ligados aos homens, as trompas de falópio estão ligadas às mulheres. Durante a esterilização, o animal não perde o desejo sexual, mas não pode ter filhos.

                  O tempo ideal para essas manipulações é de 6 a 12 meses. A influência dos hormônios sexuais neste período da vida ainda não foi expressa, mas ao mesmo tempo eles estão suficientemente formados para serem removidos.

                  Após a operação, o animal está proibido de se alimentar nas primeiras 6-12 horas (para evitar vômitos, o que é perigoso durante este período), apenas água pode ser fornecida. Após retornar da clínica veterinária, o gato deve ser colocado em um local aquecido em uma superfície plana. Não coloque o animal em plataforma elevada, pois ocorre desorientação após a anestesia. O animal de estimação pode cair e se ferir. Via de regra, os gatos se recuperam logo no dia seguinte à cirurgia, os gatos usam um cobertor que protege as costuras por vários dias.

                  Saúde

                  A saúde de um animal consiste em dois fatores - hereditariedade e características de cuidado. Por natureza, as chinchilas têm uma imunidade bastante forte, mas a raça ainda apresenta doenças características.

                    Doença renal policística

                    Com essa patologia, o parênquima renal é substituído por cistos. Esses exercem pressão sobre o órgão, por isso a funcionalidade dos rins diminui, ocorre nefrite e nefrose. É quase impossível determinar a doença na fase inicial. A doença policística é diagnosticada quando os cistos já se tornam grandes, causam dor e o abdome do gato aumenta de tamanho.

                    Se os cistos forem bem palpáveis, infelizmente, não será mais possível salvar o gato - os rins realmente param de funcionar, e em vez dos tecidos renais - os cistos. Nessa fase da vida, o animal é sacrificado ou uma determinada dieta é mantida e medicamentos são dados ao gato para aliviar seu sofrimento.

                    O tratamento inicial geralmente envolve cirurgia - o cisto é cortado dentro do tecido saudável.

                    Cardiopatia hipertrofiada

                    Com essa patologia, as paredes do ventrículo do músculo cardíaco ficam mais espessas. Isso provoca insuficiência cardíaca, tromboembolismo e até parada cardíaca súbita do animal. É possível diagnosticar uma doença apenas com a ajuda de uma ultrassonografia. Falta de ar e fadiga rápida do animal de estimação podem ser um sinal da necessidade disso.

                      O tratamento envolve a introdução de beta-bloqueadores, inibidores da ECA, "Diltiazem". Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais chances você terá de salvar o animal.

                      Atrofia retiniana

                      A doença é a morte de receptores sensíveis à luz localizados na superfície da retina. Os sinais alarmantes da doença são cegueira noturna (diminuição da acuidade visual ao anoitecer e hora escura do dia), pupilas muito dilatadas, aumento do brilho dos olhos. Com a forma branda, o animal passa a enxergar mal no escuro, enquanto a forma severa ameaça a cegueira completa do indivíduo. Atualmente não existe um tratamento eficaz.

                      Em geral, os olhos são o ponto fraco desta raça devido ao aumento do lacrimejamento.É importante limpar os olhos do animal todos os dias com lenços umedecidos (use lenços especiais, sem álcool e perfume) ou um algodão úmido.

                      É importante seguir o seu calendário de vacinação. Representantes desta raça são vacinados contra as seguintes doenças:

                      • raiva;
                      • rinotraqueíte;
                      • cinomose felina;
                      • calcivirose.

                      Após as primeiras injeções, a revacinação segue em 2,5-3 meses. Em seguida, as vacinas são administradas uma vez por ano. Via de regra, o próprio veterinário seleciona o medicamento adequado. Na maioria dos casos, "Nobivak", "Trikat" e "Quadricat" são usados ​​como compostos que são mais favoravelmente tolerados pelo corpo do animal.

                      É importante lembrar que a injeção começa a "funcionar" apenas 10 dias após a vacinação.

                      Para a chinchila britânica, veja o próximo vídeo.

                      sem comentários

                      Moda

                      a beleza

                      casa