Variedade de raças

Chantilly-Tiffany: descrição da raça, natureza e regras de cuidado

Chantilly-Tiffany: descrição da raça, natureza e regras de cuidado
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Alimentando
  5. Condições de detenção

Chantilly-Tiffany é uma gata de pêlo comprido. Os amantes de animais de estimação ficarão fascinados com seu caráter maravilhoso, mente perspicaz e beleza indescritível. Os gatos desta raça se dão bem com crianças e outros animais de estimação, o que é outra vantagem. Vamos dar uma olhada hoje em Chantilly-Tiffany, descobrir a história de origem, suas diferenças com outros gatos, bem como as características do cuidado.

História de origem

Nos primeiros estágios da criação, os criadores profissionais não criavam esta raça. Tudo começou de uma forma bastante incomum. Um dia Jenny Robinson, que morava em Nova York, foi a uma loja de animais ao lado de sua casa. Havia um casal de gatinhos maravilhosos da cor chocolate e de sexos diferentes. A mulher imediatamente adquiriu os dois, chamou-os de Shirley e Thomas. Quando os gatinhos chegaram à puberdade, deram à luz uma prole, exatamente da mesma cor dos pais. Então Jenny Robinson continuou seu negócio e depois de alguns anos ela tinha uma família de gatos bastante grande.

A senhorita Robinson entendeu que seu conhecimento não era suficiente para promover a raça. Ela começou a procurar um felinologista profissional. A escolha recaiu sobre Siji Lund, dono de um extenso gatil, onde criavam gatos birmaneses. Esta mulher maravilhosa continuou o trabalho de seu antecessor. O criador apresentou os gatinhos pela primeira vez em uma grande exposição em Nova York em 1979, onde eles estavam presentes com o nome de "gato de pêlo comprido estrangeiro".

Os visitantes ficaram fascinados com a nova raça, os organizadores também não esconderam o seu encanto. No entanto, representantes da International Cat Association exigiram a mudança do nome.Após uma sessão de brainstorming entre os trabalhadores do canil, um novo nome foi escolhido e a raça Chantilly-Tiffany nasceu. Em seguida, iniciou-se o trabalho de reconhecimento oficial da nova raça de gatos.

Logo houve a informação de que o Chantilly-Tiffany é uma das variedades de gatos birmaneses, o que significa que uma nova raça não foi criada. Isso foi um grande golpe para o orgulho de Siji Lund e, após várias tentativas, ela parou completamente de trabalhar na escolha de Chantilly. Poucos anos depois, o trabalho foi retomado, mas já por uma moradora do Canadá, Tracy Oraas. Ela teve muito trabalho para coletar evidências sobre a ausência de um ancestral comum dos gatos birmaneses e Chantilly-Tiffany. No final, ela conseguiu, ela registrou seus animais de estimação em quase todas as associações mundiais de gatos.

Depois disso, Tracy Oraas decidiu diversificar a cor de seus favoritos. Raças como:

  • Nibelung;
  • Havana;
  • Somália;
  • Angorá.

Graças a eles foi possível diversificar o esquema de cores da lã de Chantilly, sem perder sua individualidade. Hoje esta raça é criada principalmente nos EUA. Existem muito poucos viveiros na Europa, mas na Rússia não há nenhum.

Portanto, o preço de um gatinho chega a US $ 500. Ou seja, e isso não inclui transporte.

Descrição

Os representantes desta raça têm uma pelagem longa que não se enreda. O padrão de cores é considerado chocolate ou preto, mas pode ser branco, azul, esfumaçado, lilás. O próprio animal é esguio, o corpo é alongado, forte, o tecido muscular é bem desenvolvido. No entanto, tudo isso está escondido sob uma espessa camada de lã, o que cria uma sensação enganosa de um físico grande. O peso dos gatos geralmente não ultrapassa 5,5 kg. As fêmeas geralmente são menores do que os machos.

Os membros de Chantilly-Tiffany são longos, refinados e firmes. Os músculos das pernas são desenvolvidos e as almofadas dos pés são arredondadas e macias. A cauda é bastante longa e fofa. A cabeça é pequena, se comparada ao corpo, tem forma de cunha, a testa é redonda e larga, mas o queixo é bastante forte. As bochechas não são proeminentes, os bigodes são longos e bem definidos. Uma ligeira curva pode ser vista no perfil. As orelhas parecem pequenas, bem separadas. Só isso é visibilidade devido à pelagem espessa e longa. Na verdade, as conchas são grandes, localizadas profundamente a uma distância considerável umas das outras com uma ligeira inclinação. As pontas das orelhas são arredondadas.

O corte dos olhos é oval ou amendoado, são bem abertos, bastante grandes. A cor dos olhos tem todos os tons de marrom e dourado. Os olhos são muito vulneráveis, pois produzem grandes quantidades de fluido lacrimal todos os dias, portanto, é necessário cuidar da visão diariamente. A pelagem luxuosa e longa é a principal vantagem da raça. Ela não cai no tapete, não se suja, não tem subpêlo.

Há uma ligeira peculiaridade em seu comprimento - é muito mais longo no pescoço e nas patas traseiras.

Traços de caráter

Os gatinhos desta raça são muito ativos e curiosos. Eles não ficam parados um minuto, eles jogam o tempo todo. Suas mentes estão muito vivas, eles se acostumam fácil e rapidamente com a bandeja, começam a entender o que é permitido e o que não vale a pena fazer. Eles encontram facilmente uma linguagem comum com crianças e outros animais de estimação. Em jogos com familiares mais jovens, eles são tolerantes, nunca usam suas garras.

Embora Chantilly-Tiffany brinque com toda a família, ela geralmente escolhe um mestre para si, a quem obedece e respeita mais do que os outros. Os representantes adultos da raça continuam a brincar e brincar, mas um pouco de lentidão e preguiça aparecem neles. Cada vez mais, eles podem ser encontrados no parapeito da janela, tomando sol.

Eles não gostam de ficar em casa sozinhos, muitas vezes começam desagradáveis, então é melhor começar Chantilly-Tiffany para aquelas famílias que têm alguém em casa o tempo todo.

Alimentando

Lembre-se de que os gatos domésticos tendem a ter excesso de peso e comer demais, então é necessário monitorar cuidadosamente a frequência das refeições, que não deve ultrapassar 2 vezes ao dia. Escolha alimentos que seu animal de estimação goste.

Certifique-se de que a alimentação é apropriada para a idade do gatinho, o que permitirá que você não se preocupe se seu animal está comendo ou não. Alguns criadores afirmam que os gatos comem bem comida seca, outros dizem que a comida natural é preferível. Deve-se lembrar que com uma alimentação totalmente natural, é necessário introduzir periodicamente na dieta vitaminas, oligoelementos, fibras vegetais na forma de grama crua ou um suplemento especial de uma farmácia veterinária.

A base da dieta para alimentação natural deve ser carne magra, peixes do mar, ovos. É necessário diluir o cardápio com cereais, por exemplo, trigo sarraceno, cevada, vegetais (abobrinha, cenoura). Evite dar a seus gatos vegetais ricos em amido, como batatas, ervilhas e beterrabas cozidas. O deleite favorito de Chantilly Tiffany são frutas.

Mas com os doces é preciso ter muito cuidado, pois os animais de estimação se acostumam rapidamente. Eles começam a exigir uma guloseima e, como resultado, ganham peso rapidamente.

Condições de detenção

Surpreendentemente, esta raça tem boa saúde, excelente imunidade. A expectativa média de vida é de aproximadamente 15-18 anos. Chantilly-Tiffany não exige condições especiais de detenção. Basta um apartamento espaçoso, uma bandeja com bom recheio, duas tigelas (uma para água e outra para comida). Não escolha pratos de plástico, é melhor que sejam produtos de ferro. Você precisa alimentar os gatos 2 vezes ao dia, mas troque a água sempre que possível. Use apenas líquido filtrado e cru. Não use água fervida.

Leve seu animal ao veterinário anualmente. Faça todas as vacinas necessárias em uma sala especial. Você não deve fazer isso sozinho, pois não será capaz de avaliar o nível de saúde de seu animal de estimação, infecção por helmintos. A vacinação pode ser adiada se o animal estiver infectado com parasitas ou a desparasitação for realizada no próximo mês.

É necessário prestar atenção a vários aspectos do cuidado.

  • Olhos. Uma grande quantidade de fluido lacrimal requer uma manutenção particularmente cuidadosa. Todos os dias vale limpar os olhos com algodão umedecido em água ou infusão de folhas de chá. Use um cotonete separado para cada olho. Quando o óxido nitroso aparece, supuração dos olhos, você pode usar pomada de tetraciclina. Se isso não funcionar nos próximos dias, consulte o seu veterinário. E você também deve entrar em pânico com a secura excessiva dos olhos, o que indica uma deterioração no escoamento do fluido lacrimal.
  • Ouvidos. Eles precisam ser limpos uma vez por semana. Use cotonetes, loção para os ouvidos.
  • Dentes. Cuidar bem da cavidade oral prolongará a saúde do seu animal. É necessário acostumar o gato a esse procedimento desde muito jovem. Então o gatinho entenderá que embora seja desagradável, é bastante tolerante e com uma idade mais avançada não fugirá de você. Peça um dispositivo especial na farmácia e escove delicadamente os dentes do seu gato. Se o seu animal de estimação recusar categoricamente este procedimento, compre comida seca especial e alimente-a semanalmente.
  • Lã. Já mencionamos que a lã é a principal vantagem da Chantilly-Tiffany. Não se suja, não se enrosca, não requer penteabilidade diária. Porém, durante a muda, ainda é necessário o uso de um pente. Os gatos têm tendência a comer a própria pele, o que frequentemente causa problemas gastrointestinais. Uma grande bola de pelo pode causar desnutrição, prisão de ventre e náuseas. Lembre-se de que náuseas frequentes, recusa em comer e letargia de seu animal de estimação indicam que uma quantidade excessiva de pelos se acumulou em seu estômago.

Portanto, compre uma pasta para dissolver lã com antecedência na farmácia e use-a semanalmente. E também você precisa pentear seu gato durante o período de muda - quanto mais vezes, melhor. De preferência várias vezes ao dia.

Para informações sobre as regras para cuidar de Chantilly-Tiffany, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa