Variedade de raças

Gato chinchila prateado: descrição e regras de manutenção

Gato chinchila prateado: descrição e regras de manutenção
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Condições de detenção
  5. Nutrição
  6. Reprodução

A raça de gatos descrita recebeu o nome de "chinchila prateada" em conexão com a semelhança externa de seu pelo com a cor da pele do roedor de mesmo nome. Este grupo inclui várias raças de gatos ao mesmo tempo. Eles serão discutidos a seguir.

História de origem

A história do surgimento desse grupo não foi suficientemente estudada. Existe uma versão que no território da Europa moderna apareceu na Grã-Bretanha o primeiro representante da raça lambkin prata (este é outro nome para gatos chinchila). E ele foi levado ao território de Foggy Albion nos dias da Roma Antiga. No entanto, a maioria dos especialistas ainda concorda que as chinchilas foram criadas no próprio território da Inglaterra em 1883.

Uma certa amante de gatos, a Sra. Wellance, adquiriu uma gatinha com uma cor rara para a época e ficou tão fascinada com seu animal de estimação que teve a ideia de obter uma cria dela. Para tanto, foi encontrado um gato persa com cabelo comprido e cor esfumaçada semelhante. Conseguimos uma descendência deste par. Duas gerações depois, em 1894, nasceu um gatinho, considerado o fundador da raça Silver Lambkin. Mais tarde, esse gato ganhou vários prêmios em competições e agora seu bichinho de pelúcia é exibido no Museu de História Natural de Londres.

Acredita-se que os gatos chinchila de raça pura têm olhos verde-esmeralda.

Os criadores têm tentado obter descendentes com tais características há muito tempo.Para isso, as primeiras chinchilas foram cruzadas com gatos variegados ou malhados, mas como a famosa cor da chinchila era obtida muito raramente, e esses gatinhos eram em abundância, a criação desta raça foi muito lenta. A raça do gato chinchila recebeu reconhecimento oficial apenas recentemente, já neste século.

Descrição

De acordo com os padrões modernos, a pelagem de uma chinchila prateada deve ter uma tonalidade predominantemente branca. Apenas um leve desabrochar escuro nas pontas dos cabelos é permitido, criando um efeito prateado. É considerado um grande sucesso conseguir gatinhos prateados com olhos azuis. Foram eles que foram originalmente considerados representantes de raça pura da dinastia dos gatos chinchila.

Com o passar dos anos, indivíduos com tons de verde e âmbar também começaram a ser reconhecidos. Quanto à estrutura corporal da raça descrita, esses gatos são caracterizados por patas curtas e poderosas, cauda fofa e peito volumoso. A forma da cabeça é redonda, as maçãs do rosto são pronunciadas, as orelhas são pequenas e bem definidas. O nariz dos gatos desta raça é marrom-rosado, ligeiramente achatado, o que é típico de seus parentes distantes - os persas.

O grupo das chinchilas inclui várias raças diferentes.

  • Britânico. Eles se distinguem pelo pelo curto e espesso, constituição densa e músculos bem desenvolvidos. Os olhos são geralmente de cor verde brilhante. A cor marcada é muito expressiva. As orelhas são pequenas, eretas, com pontas arredondadas. Os pés são curtos e fortes. A cabeça tem a forma redonda correta. A cauda é espessa, curta e muito fofa.
    • persa... A pelagem é bastante longa, a cauda é fofa, os olhos muitas vezes são verdes, menos frequentemente azuis ou conhaque. As almofadas das patas das chinchilas persas são pretas, o nariz é vermelho. O matiz marcado é menos perceptível do que o britânico.
    • escocês... Eles são freqüentemente confundidos com a raça britânica - o mesmo pelo grosso e curto, pupilas cor de esmeralda com bordas pretas ao redor. Eles podem ser distinguidos pelo formato das orelhas - suas pontas são ligeiramente inclinadas para a frente e para baixo. De acordo com os padrões da raça, as orelhas não devem ultrapassar os limites do contorno da cabeça. As patas são mais alongadas e proporcionais ao próprio corpo do animal. A cabeça com uma mandíbula pronunciada lembra o contorno de uma coruja. A cauda é flexível, ligeiramente alongada.
    • Dobra escocesa... Esta raça também é chamada de Scottish Strike. A pelagem é de comprimento médio, com subpêlo branco ao nascer, e a característica flor prateada aparece um pouco mais tarde. As almofadas das patas são escuras, com uma borda escura bem definida ao redor das pupilas, nariz e boca. Os olhos são grandes e expressivos, verdes com tonalidade âmbar.

    Devido à sua pelagem espessa e leve, as chinchilas prateadas parecem maiores do que outras raças de gatos. Ao mesmo tempo, os gatos diferem das fêmeas em tamanhos maiores, isso pode ser visto até por um não especialista. Se uma fêmea pesa cerca de 5 kg, os machos podem chegar a 7 kg ou mais.

    As chinchilas prateadas também são divididas em vários grupos de acordo com a cor da pelagem:

    • um grupo de cor prateada com escurecimento, quando a parte escura de um cabelo não ultrapassa 1/8 de seu comprimento;
    • marcada, quando a cor não tem nenhum caráter específico, como listras ou manchas, mas as zonas de cabelos claros e escuros se alternam em uma determinada ordem;
    • sombreado quando o cabelo tem cerca de 1/3 de seu comprimento escuro.

    Traços de caráter

    As chinchilas são apreciadas por sua disposição amigável e natureza dócil. Eles são considerados os verdadeiros aristocratas da raça. As chinchilas adoram brincar com seus brinquedos, mas não é comum que façam algo por rancor ou mal, por exemplo, afiar as garras em móveis ou arrancar cortinas. Esses gatos ficam felizes em passar o tempo no colo do dono, são facilmente treinados para a caixa de areia e são muito pacientes com as travessuras das crianças.

    No entanto, como é típico de todos os representantes da alta sociedade, esses animais exigem atenção redobrada para si mesmos.

    A comunicação constante com o proprietário é muito importante para eles. Aceitam abraços e outras carícias de bom grado, muitas vezes até dormindo na mesma cama com seus donos. Graças à sabedoria natural e ao controle, os gatos são tolerantes com a solidão, mas ainda preferem a sociedade e anseiam, mesmo em uma longa separação do dono.

    Os gatos desta raça podem ser tão leais quanto os cães. Ao mesmo tempo, eles não vão te acordar de manhã com sons altos e com várias solicitações, mas com muito tato aguardam o despertar para dar o seu amor e carinho. Alguns criadores afirmam que as chinchilas são capazes de dar a seus miados a entonação certa para expressar seus desejos.

    Em tenra idade, os gatinhos, como todas as crianças, são brincalhões e móveis. Qualquer item pode ser escolhido como brinquedo. Com a idade, os gatos ficam mais imponentes e preguiçosos, sua origem real começa a aparecer neles. Eles preferem passar o tempo em um cochilo doce do que em jogos ao ar livre.

    Percebe-se que A chinchila não se caracteriza pela manifestação de insatisfação sob qualquer forma. Os gatos desta raça são tolerantes com cães e outros animais. Eles, via de regra, não mostram muita simpatia, mas também não é da sua natureza mostrar agressividade. Para os hóspedes que estão na casa, os animais também são bem dispostos - eles se deixam acariciar e vão para as mãos de boa vontade.

    Mas as chinchilas raramente se dão bem com outras raças de gatos. Isso deve ser levado em consideração ao decidir sobre a compra de um gatinho desta raça.

    Eles também odeiam ser restringidos em sua liberdade de escolha ou movimento. Com esses recursos, essas criaturas fofas podem se tornar verdadeiras amigas.

    Condições de detenção

    Como os gatos chinchila prateados são muito bonitos, eles não são baratos. E para manter sua beleza e justificar os recursos gastos em sua aquisição, é necessário realizar periodicamente alguns procedimentos de cuidado com o animal. As manipulações são simples, mas devem ser feitas regularmente.

    O pelo de chinchila requer atenção especial. Para realmente brilhar e brilhar a prata, deve ser penteada pelo menos duas vezes por semana. Isso se aplica a raças de pêlo comprido e curto. Primeiro, o pêlo é penteado na direção do crescimento e depois na direção oposta. Este procedimento permitirá não só manter o pêlo do animal em ordem: o pentear também é uma excelente massagem, muito útil para um animal de estimação aristocrático.

    Uma capa impermeável não é adequada para esses fins, pois pode ferir a pele e danificar a capa de lã. Você precisa comprar uma escova especial.

    Lavar a chinchila geralmente não é recomendado. Os procedimentos de água são mostrados aos animais conforme necessário. Com o uso excessivamente frequente de sabão, a camada de gordura natural é lavada e a própria lã adquire uma tonalidade amarelada inestética. Para manter os gatos chinchila limpos, é recomendado o uso de xampus secos especiais para gatos. Deve ser dada preferência a produtos com efeito branqueador.

    Alguns proprietários recomendam enxaguar o casaco com uma solução de vinagre suave antes de exposições e outros eventos importantes. Depois disso, a pele fica brilhante e especialmente agradável ao toque.

    Uma característica de todas as chinchilas é o aumento do lacrimejamento. Portanto, listras lacrimais aparecem com frequência e precisam ser removidas com um cotonete embebido em uma solução de ácido bórico, camomila ou pelo menos em água fervida comum. Se ocorrer supuração, ela pode ser curada com pomada de tetraciclina.

    Além disso, não se esqueça de cuidar dos dentes do seu gato. Isso deve ser confiado ao veterinário, que ao mesmo tempo irá verificar o seu estado de possíveis doenças.

    Se um mau cheiro vier dos ouvidos do seu animal, você também deve consultar um médico.

    As garras são cortadas duas vezes por mês. Tesouras comuns não são adequadas, pois podem ferir o animal.Existem garras especiais com as quais você pode aparar as garras no comprimento desejado.

    Todos os gatos de raça pura devem ser vacinados. Esse processo geralmente ocorre em duas etapas. O primeiro estágio nas chinchilas começa com um mês e meio a dois meses. Entre os primeiros a serem vacinados contra cinomose, raiva e outras infecções.

    Para consolidar a proteção, uma segunda vacinação é realizada em um mês. Em seguida, as vacinações devem ser repetidas anualmente. O período de incubação para qualquer vacinação é de 10 dias.

    Nutrição

    Os veterinários não recomendam misturar refeições de uma mesa comum e alimentos especiais. É ótimo se concentrar em uma opção. Nesse caso, a dieta do animal deve ser bem variada. É aconselhável alternar entre diferentes tipos de carne: coelho, frango ou peru. Quanto ao tratamento térmico da carne, não há proibições aqui - os gatos são igualmente leais a produtos crus e cozidos.

    Pedaços grandes devem ser pré-cortados. Para manter a forma, é aconselhável introduzir peixes e laticínios no cardápio do gato no máximo duas vezes por semana. Além disso, não se deve esquecer os vegetais - repolho, cenoura. Você pode incluir trigo sarraceno, ovos de codorna e aveia na dieta.

    Reprodução

    O processo de criação de gatos da raça chinchila prateada é muito complexo. Os criadores profissionais são muito meticulosos na escolha de um parceiro de acasalamento. Se o par não for correspondido com o devido cuidado, pode nascer um gatinho com a cor da pelagem errada, do ponto de vista de padrões agradáveis. Ao mesmo tempo, a pureza da raça é perdida e pode levar vários anos para restaurá-la, durante os quais os sinais corretos podem enfraquecer ou desaparecer completamente.

    Portanto, um futuro casal para acasalamento é selecionado exclusivamente em viveiros especiais ou de criadores familiares de confiança.

    Uma vez que existem muito poucos viveiros desse tipo, não é uma tarefa fácil encontrar um parceiro adequado de quem você possa obter descendentes de raça pura que podem ser apresentados em competições e exposições. Criadores profissionais verificam cuidadosamente o pedigree de parceiros potenciais para encontrar raízes idênticas para manter a pureza da raça. Além disso, estudar o pedigree ajuda a excluir a possibilidade de parentesco e evitar o risco de dar à luz gatinhos com desvios.

    Se os pais eram parentes próximos, os filhos nascidos deles podem estar doentes com hemólise. O primeiro sinal de doença é se os gatinhos recém-nascidos apresentam urina vermelha. Os bebês devem ser retirados da mãe com urgência e alimentados artificialmente. O relacionamento também pode ser determinado pelo tipo sanguíneo, mas esse processo é demorado e caro. Além disso, na Rússia esse tipo de diagnóstico ainda não foi suficientemente dominado e, para obter resultados de cem por cento, os biomateriais são enviados aos Estados Unidos.

    Porém, por outro lado, a presença de parentes comuns na primeira ou segunda geração aumenta as chances de se obter descendentes de raça pura. Mas, ao mesmo tempo, você precisa entender que gatinhos nascidos de tal par podem nascer doentes e inviáveis.

    Para as características das chinchilas, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa