Variedade de raças

Selkirk Rex: características, escolha e regras de atendimento

Selkirk Rex: características, escolha e regras de atendimento
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Característica
  3. Tipos de cores
  4. Traços de caráter
  5. Como escolher?
  6. Contente
  7. Doenças

Selkirk Rex é uma raça de gatos bastante jovem, que se distingue por uma aparência extraordinária e memorável. Seu principal diferencial em relação às demais raças Rex é a composição estrutural da pelagem do animal, que inclui três tipos de pêlos: lisos, ondulados e cacheados. Devido a essa heterogeneidade, o casaco de pele do animal de estimação se parece com a lã de um cordeiro e é legitimamente considerado a marca registrada da raça Selkirk Rex.

Um pouco de historia

O Selkirk Rex abriga os Estados Unidos, mais precisamente, o estado de Montana. A história da raça remonta a 1987, quando uma gata comum foi colocada em um dos abrigos particulares para gatos, que logo deu à luz cinco bebês. Este evento teria permanecido um fato cotidiano normal, se não fosse pelo aparecimento de um dos gatinhos. A atenção da equipe foi atraída pelo pêlo incomum do recém-nascido, enrolado aleatoriamente não só na superfície do corpo, mas também nas orelhas. Além disso, as antenas do bebê também eram pequenos cachos que se projetavam engraçados em diferentes direções.

O gatinho foi mostrado a um experiente criador de gatos persas, o felinologista Jerry Newman, que o levou ao seu gatil. A criatura incomum acabou sendo uma garota que recebeu o nome de Srta. De Pesto (completa Srta. De Pesto de Noface), e aos 14 meses foi acasalada com um luxuoso persa negro. Como resultado do cruzamento, nasceram seis bebês, três dos quais herdaram o gene materno dominante, nascendo cacheados.

É justo dizer que As ninhadas subsequentes da Srta. De Pesto não trouxeram mais Rex, o que nos permite considerar o aparecimento de gatos cacheados como consequência de uma mutação natural acidental. A raça deve seu nome incomum à cordilheira Selkirk, perto da qual a mãe da Srta. De Pesto foi apanhada, e ao termo "rex", que significa ondulação.

Como resultado de um trabalho de criação adicional, Newman conseguiu obter descendentes de pêlos longos e curtos de uma grande variedade de cores e tons. Um pouco mais tarde, no início dos anos 90 do século passado, um felinologista criador começa a compilar uma descrição do padrão da raça, tomando como padrão um dos filhos da Srta. De Pesto. Essa escolha se deu pelo fato de a prole apresentar formas corporais mais nobres em comparação com a da mãe, e se assemelhar a um persa nos contornos.

Alguns anos depois, Selkirk Rexes foi escolhido como uma raça separada e, com a permissão dos especialistas da TICA, eles puderam participar de shows oficiais. O reconhecimento e o sucesso vieram muito rapidamente e, em 1994, os representantes desta raça maravilhosa conquistaram o primeiro título de campeão em uma feira internacional. Hoje Selkirk Rex é uma das raças felinas mais populares e é oficialmente reconhecida por organizações conceituadas como ACFA, WCF, ACF e CFA.

Característica

A formação da raça ocorreu muito rapidamente. Na sua formação, além dos persas, participaram ativamente representantes das raças exóticas, britânicas e americanas de pêlo curto, que transferiram as suas melhores qualidades para o Selkirk Rex. Hoje os gatos desta raça são caracterizados como animais com um esqueleto poderoso e forte, com crescimento acima da média. Os representantes do sexo masculino tradicionalmente superam as fêmeas em parâmetros físicos e muitas vezes atingem um peso de 7 kg, enquanto o peso médio dos gatos é de 3-4 kg.

Os animais têm a cabeça redonda sem áreas achatadas com rugas nas bochechas bem definidas. O focinho é bastante arredondado, não muito largo, e seu comprimento é metade da largura. Se você olhar para o Selkirk Rex de perfil, verá que o lábio superior, o nariz e o queixo estão alinhados. O nariz em si tem uma forma ligeiramente curva e sua parte traseira fica um pouco abaixo da linha dos olhos.

Uma característica da raça são as orelhas largas, que se ajustam harmoniosamente ao formato arredondado da cabeça. Os cabelos nas orelhas são bem cacheados, enquanto as sobrancelhas e as vibrissas também são cacheados. Os animais têm olhos redondos expressivos, idealmente em harmonia com a sua tonalidade com a cor da pelagem. Na maioria das vezes são âmbar, cobre, verde e azul.

Selkirk Rexes tem um físico impecável: corpo retangular de comprimento médio, pescoço grosso e curto, mesma largura dos quadris e ombros, e pernas fortes proporcionais ao corpo. A cauda, ​​de tamanho médio e formato regular, tem a ponta arredondada e é mais espessa na base. A pelagem pode ser longa ou curta, e a intensidade dos cachos varia dependendo da estação do ano e da idade do gato.

Nos representantes da raça de pêlo curto, a pelagem é moderadamente ondulada e lembra um brinquedo de pelúcia, enquanto os indivíduos de pêlo comprido apresentam cachos luxuosos, mais pronunciados nas calças, pescoço, barriga e peito.

Além disso, a intensidade da formação dos cachos varia do nascimento aos dois anos de idade. Portanto, os gatinhos recém-nascidos podem ser bastante cacheados, mas durante os primeiros dois meses, o cabelo é quase completamente alisado e na aparência não difere muito da lã dos gatinhos de pêlo reto selkirk. E somente após 8 a 10 meses, os cachos voltam a se enrolar, após o que o animal jovem assume a aparência de um verdadeiro rex.

Quanto à longevidade do Selkirk Rex, aqui também a raça estava no seu melhor.Devido ao excelente pool genético e à ausência de defeitos graves, os animais podem facilmente viver até 15-20 anos.

Tipos de cores

De acordo com a norma, quaisquer cores e padrões são permitidos, no entanto, a preferência ainda é dada às cores puras saturadas. Os Selkirk Rexes malhados, bem como gatos bicolores e albinos, como vison e sépia, não são incomuns.

Os tons mais comuns são dominados por vermelho, creme malhado, roxo, chocolate, esfumaçado e até prata. Opções de cores policromadas como preto e branco, branco avermelhado e branco esfumaçado parecem muito boas. Os olhos e a ponta do nariz costumam combinar-se harmoniosamente entre si e com a cor da pelagem do animal, o que torna a aparência do animal ainda mais esteticamente agradável e atraente.

Traços de caráter

Selkirk Rex incorporou os traços de caráter de várias raças ao mesmo tempo, participando do trabalho de criação. Assim, dos ingleses de cabelos curtos, eles herdaram a gravidade e a tranquilidade, dos persas - afeto, e dos exóticos - travessuras e brincadeiras até a velhice. Os gatos se acostumam rapidamente com os membros da família e se dão bem com crianças e outros animais de estimação.

Uma característica dos selkirks é a necessidade de contato constante com uma pessoa, por isso não é recomendado deixá-los sozinhos por muito tempo. E se o dono mora sozinho em um apartamento e fica ausente por uma parte significativa do tempo, então, ao escolher um animal de estimação, é melhor para ele ficar de uma raça diferente, já que por falta de comunicação, Selkirk Rex pode facilmente cair em depressão.

Os representantes da raça são muito sensíveis ao humor do proprietário e de seus familiares, e os animais adultos que vivem na casa há vários anos sentem bem a dor física de uma pessoa. Selkirk definitivamente virá e começará a "consolar" uma família que necessite disso e, em caso de doença, ele simplesmente se deitará em um local dolorido e tentará aliviar o sofrimento.

Outra característica positiva do personagem Rex é o fato de indivíduos de ambos os sexos são muito sociáveis: eles entram em comunicação com os hóspedes de bom grado, mesmo que os vejam pela primeira vez em suas vidas. Os gatos alegremente sobem nos braços de estranhos e permitem que eles acariciem e batam as asas.

O Selkirk Rex é uma das poucas raças de gatos que não irrita ou cansa as brincadeiras das crianças, pelo que não houve casos de mordidas ou arranhões em bebés por gatos desta raça.

No entanto, para que um gato e um gato cresçam conforme descrito acima, você precisa lidar constantemente com eles. Desde os primeiros dias do aparecimento de um gatinho em casa, recomenda-se dedicar o máximo de tempo possível a ele, para brincar e conversar com ele, e também para comprar para ele brinquedos mais interessantes e brilhantes. Na maioria dos casos, gatos que cresceram em constante atenção e cuidado tornam-se animais muito amigáveis ​​e abertos, e ao longo de suas vidas encantam seus donos com seu carinho e sociabilidade.

Muitos amantes de Selkirk Rex têm dois animais ao mesmo tempo: os gatos, via de regra, são muito amigáveis ​​um com o outro, e é um prazer observar sua comunicação vibrante e seus jogos divertidos.

Além disso, selkirk Rex é uma das melhores raças de felinos treináveis ​​e é fácil de treinar... Os animais toleram perfeitamente os procedimentos de higiene, permitindo ao proprietário pentear regularmente o cabelo e aparar as unhas. Outra vantagem dos selkirks é sua imunidade a sons ásperos e assustadores: os gatos são indiferentes ao som de um aspirador de pó funcionando, eles não têm medo de campainhas e salvas de saudação. A única desvantagem comportamental de Selkirk Rex é sua onívora e insaciável.

O animal varre todo o alimento de que dispõe, portanto, para evitar a superalimentação e o desenvolvimento da obesidade, recomenda-se dosar rigorosamente as porções.

Como escolher?

Tendo tomado a decisão de comprar um gatinho Selkirk Rex, é necessário levar em consideração que a criação de gatos de "lã" é contra-indicada para pessoas que sofrem de manifestações alérgicas. Na presença de tal doença, é melhor optar por animais de estimação com pelagem menos rica, sem tendência a forte queda. Se não houver pessoas alérgicas na casa, então selkirk será uma excelente escolha e irá deliciar os proprietários com a sua presença durante muitos anos.

Recomenda-se comprar um gatinho apenas de criadores de confiança com um nome ou em viveiros de raças. O vendedor deve fornecer o passaporte veterinário do animal com as marcas de vacinação e desparasitação, bem como a métrica do gatinho.

Após a verificação dos documentos, é necessário inspecionar visualmente o gatinho. Nesse caso, atenção especial deve ser dada ao estado nutricional do bebê, bem como ao estado do pelo. Assim, no corpo do gatinho não deve haver tumores, calvície e úlceras, e a pelagem deve estar limpa e levemente ondulada. O nariz, orelhas e olhos devem estar absolutamente limpos e livres de quaisquer vestígios de secreção. Os dentes de um gatinho saudável são totalmente brancos e uniformemente espaçados, enquanto as gengivas devem ser rosa claro, sem úlceras e focas.

E você também deve prestar atenção ao ânus: não deve haver nenhum vestígio de diarreia ao redor dele.

O próximo critério para escolher um selkirk é a atividade física e o comportamento. Um gatinho saudável é muito curioso e destemido: ele corre até o novo dono com interesse e até tenta começar um jogo com ele. Se o bebê está letárgico e indeciso, e também tem distúrbios de marcha, é melhor recusar-se a comprar tal animal, pois esses sinais indicam a presença de patologias óbvias ou ocultas e anomalias no desenvolvimento.

Portanto, a dieta do animal deve incluir peixe cru, carne, cereais cozidos, fígado, vísceras, frutas e vegetais. Recomenda-se alimentar os selkirks em pequenas porções de 6 a 8 vezes ao dia. É proibido colocar comida em uma xícara de uma vez durante todo o dia.

O gato comerá toda a refeição do dia de uma vez e pedirá mais. O mesmo se aplica à alimentação com ração seca: coloque no copo exatamente a mesma quantidade de comida que o animal deve comer em uma refeição. Um pré-requisito para isso é a disponibilidade constante de água potável. Além do mais, Os selkirks não devem ser ensinados a se alimentar da mesa, pois os gatos dessa raça são propensos à gula e, com uma dieta "dupla", ganham peso muito rapidamente.

Outra consideração importante ao comprar um Selkirk Rex é o preço. Deve-se notar desde já que os verdadeiros gatos de raça pura desta raça não podem custar menos de cinco mil rublos, e os representantes de gatis famosos, nascidos de campeões de prestigiosas exposições de gatos, custam 20 e até 25 mil rublos. No território do nosso país, os viveiros Selkirk Rex estão localizados em cidades como Moscou, Yekaterinburg, Kazan, Orel, Bryansk e Samara.

Além do pedigree, o valor do animal é influenciado pela pureza da linha natural, gênero, cor e tipo de pelagem.

Contente

Os gatos Selkirk Rex precisam de cuidados regulares e não requerem quaisquer condições especiais de manutenção para si próprios. A principal garantia de um cultivo adequado é uma alimentação balanceada e procedimentos higiênicos.

Nutrição

Alimentar Selkirk Rex não é muito diferente de alimentar gatinhos de outras raças e é de dois tipos. No primeiro caso, o animal é alimentado exclusivamente com ração balanceada de alta qualidade, no segundo - com ração natural. Este último tipo de nutrição é mais complicado e trabalhoso, pois requer um cálculo independente da quantidade necessária de nutrientes exigidos por um gatinho em uma determinada idade, bem como a seleção de complexos vitamínicos e suplementos minerais. Além disso, a carne crua deve ser cozida com água fervente, e sopas e cereais devem ser cozidos todos os dias.

Não é recomendado alimentar o gatinho com a comida de ontem.No entanto, apesar da complexidade do processo, é o alimento natural que se considera o mais preferível.

Higiene

O Selkirk Rex de pêlo curto, assim como o Selkirk Straight, requer uma manutenção mínima, que consiste em dar banho no animal que fica sujo e esfregar as orelhas com um cotonete úmido. Com representantes da raça de cabelos compridos, a situação é um pouco mais complicada. Recomenda-se pentear esses animais 1-2 vezes por semana e banhar-se com freqüência. Para lavar, use somente xampus especiais que facilitam o penteado após a secagem.

Ao usar sabonete ou produtos convencionais, existe o risco de formação de mantas, que terão que ser cortadas futuramente. Portanto, se a escolha recaiu sobre Selkirk Rex de cabelos compridos, então junto com o gatinho é necessário adquirir um pente com dentes longos, uma escova para o subpêlo, um furminator para tirar os pelos velhos, uma tesoura de pontas rombas para tirar os emaranhados, um pano de camurça para limpar a lã e um pulverizador para borrifar o pelo.

O banho de seu animal de estimação deve ser em água a uma temperatura de 38,3 graus... Para a realização do procedimento, o animal é cuidadosamente segurado pela nuca e despejado do chuveiro, tentando evitar que a água caia em sua cabeça. A fim de evitar o fluxo acidental de água nas aurículas, é recomendável tamponá-las previamente com algodão. Depois que o pelo do gato é umedecido por igual, ele é lavado com uma esponja macia umedecida em xampu previamente diluído.

O animal é então enxaguado para fora do chuveiro e enrolado em uma toalha macia. Recomenda-se limpar o focinho com uma esponja úmida. As orelhas são limpas semanalmente com um algodão embebido em óleo, vaselina ou parafina líquida. As unhas devem ser aparadas à medida que crescem e os dentes escovados a cada 7 dias.

Doenças

O Selkirk Rex é uma raça saudável e não tem doenças genéticas. No entanto, os cabelos curtos britânicos envolvidos na criação da raça deram ao Selkirk Rex um coração bastante fraco, e dos persas eles não receberam rins muito fortes. Por causa disso, os gatos desta raça podem sofrer de cardiomiopatia hipertrófica e doença renal policística.

O terceiro órgão bastante vulnerável são os olhos, razão pela qual os selkirki freqüentemente sofrem de conjuntivite. Nesse caso, a secreção purulenta deve ser removida com um cotonete embebido em anti-séptico neutro. O uso de folhas de chá e infusão de camomila é permitido apenas com a cor escura, gatos claros não são tratados com esses meios. Em geral, os gatos Selkirk Rex são considerados animais fortes, têm excelente imunidade e vivem em paz por mais de duas décadas.

Para uma descrição da raça Selkirk Rex, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa