Variedade de raças

Tudo o que você precisa saber sobre os gatos azuis russos

Tudo o que você precisa saber sobre os gatos azuis russos
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Quanto tempo vivem gatos e gatos?
  5. Variedades
  6. Condições de detenção
  7. O que alimentar?
  8. Reprodução
  9. Saúde
  10. Apelidos populares
  11. Críticas do proprietário

Cor azul-acinzentada, uma pelagem pouco exuberante, à primeira vista que, ao que parece, torna-se quente e agradável à palma da mão. Tudo isso é sobre o gato, cuja raça é chamada de Azul Russo. Esses animais de pelúcia são frequentemente vistos em anúncios. Muitos criadores estão ansiosos para ter um animal de estimação tão fofo sob suas asas. Mas duvidam um pouco: será que se revelarão obstinados e agressivos.

História de origem

O Russian Blue é uma raça de gato doméstico reconhecida por comunidades felinológicas internacionais. Apesar do nome, esses gatos podem ser encontrados em todo o mundo. Das raças de pêlo curto, o gato azul russo é uma das mais populares. Gatinhos desta raça estão sendo vendidos com grande sucesso na Suécia, República Tcheca, Noruega e Eslovênia.

Os atuais gatos azuis russos vêm da Rússia, que marca seu nome. Mas gatos semelhantes em todos os sinais foram encontrados há vários séculos na Inglaterra e em alguns outros países, portanto, a história da origem desses gatos não pode ser chamada com certeza.

O que está registrado com precisão é a exportação de dois gatos azuis de Arkhangelsk pela criadora britânica Karen Cox - isso aconteceu no final do século XIX.

A partir deles começou a criação seletiva europeia de gatos desta raça. Dificuldades na criação, é claro, estavam presentes: não era possível encontrar um casal para o acasalamento, então eles levaram gatos de outras raças da mesma cor. Até mesmo gatos siameses com manchas azuis foram levados para procriar o azul russo.

Não se pode dizer que esses experimentos foram bem-sucedidos: a prole apresentou perda de algumas propriedades da pelagem. No início da Segunda Guerra Mundial, a raça poderia ser fisicamente destruída - a seleção tornou-se impossível. Depois da guerra, porém, os verdadeiros filólogos começaram a trabalhar com zelo: eles restauraram a raça, embora não se possa dizer que os gatos azuis se apaixonaram por toda a URSS. Somente no final da década de 1980 surgiu um forte interesse por eles.

Reproduzindo o azul russo, as pessoas pegaram animais azuis fenotípicos locais de pêlo curto, que cruzaram com gatos azuis russos exportados do exterior. Os bebês foram vendidos exclusivamente de acordo com os regulamentos do clube. Por exemplo, na década de 90, ocorreu a formação da criação do azul russo na Federação Russa.

Descrição da raça

Os gatos de pelúcia têm uma graça invejável: animais esguios, de plástico e sofisticados rapidamente se tornam os favoritos de todos. Mas não apenas como a aparência do animal pode ser escrita para ele como um ponto positivo - é também ternura, afeto, capacidade de resposta ao contato com uma pessoa.

As características do gato azul russo são descritas a seguir.

  • O peso. Os gatos de pelúcia esfumados têm um peso médio - é impossível encontrar gigantes entre os representantes desta raça. O peso máximo dos gatinhos recém-nascidos é de 120 g, mas eles começam a crescer rapidamente. Um gato adulto pesa 3-4 kg. Se for um gato, seu peso pode chegar a 5,5 kg. Se o gato for castrado e esterilizado, ele pode atingir o peso de uma vez e meia mais.
  • Altura. Esses parâmetros são pequenos. Em comprimento, o corpo de um animal geralmente atinge 55-60 cm, e em altura - não superior a 26 cm, embora desvios individuais da norma média não sejam excluídos.
  • Cor. Tudo é claro aqui - o azul esfumaçado é a marca registrada da raça, não há desenhos ou inclusões. A cor é clara e uniforme, raramente uma faixa sutil na cauda.
  • Inteligência. Os gatos azuis russos têm tato, são atenciosos, se é assim que podemos falar sobre os animais. Os gatos respondem bem aos gestos do criador, eles captam sua fala e entonação. Gatos vingativos não diferem, eles não se envolverão em sabotagem.

Mas essas não são todas as características da raça. Há uma opinião que muitas vezes os futuros proprietários "escorregam" outros gatos cinzentos, chamando-os todos do mesmo azul russo. Existem sinais claros na raça de que faz sentido estudar.

Abaixo estão os sinais do gato russo azul.

  1. O torso. É de tamanho médio, ligeiramente alongado, musculoso e poderoso. A graça é inerente ao gato.
  2. Cabeça. O crânio é plano, ao longo da linha das sobrancelhas você pode ver o ângulo formado. O queixo é claro, as almofadas de bigode são delineadas, a testa do gato é mais comprida que o nariz, o nariz é sem dobras, a ponta é cinza-azulada.
  3. Olhos. Atentos, bem separados, de contorno oval. A cor dos olhos do gato é verde.
  4. Cauda. Esta parte do corpo do gato é longa, mas absolutamente em proporção ao corpo, a ponta é arredondada.
  5. Pescoço. A pelagem é fina e longa, mas espessa, dando a ilusão de um pescoço curto.
  6. Patas. Eles são longos e finos em um gato, têm uma forma oval clara. A extremidade das patas dianteiras tem cinco dedos, mas as traseiras têm apenas quatro dedos. As almofadas das patas são roxas ou rosa-lavanda.
  7. Ouvidos. Grande, ligeiramente pontiagudo, inserido bem afastado, ligeiramente inclinado para o focinho. Eles parecem muito finos, até mesmo transparentes.
  8. ... Suave, de textura delicada, com um cochilo curto. O subpêlo é longo. A cor da pelagem pode ser cinza claro ou azul pronunciado, sem manchas brancas.

    O famoso ilusionista Harry Houdini era conhecido como um amante dos gatos russos azuis. O mágico usou ativamente artistas peludos em truques complexos, por exemplo, naqueles em que era necessário fazer o gato desaparecer misteriosamente. Além disso, esses gatos podem se "orgulhar" de sua baixa alergenicidade - eles raramente causam uma reação alérgica.

    Caráter e comportamento

    O animal é atencioso e delicado, carinhoso, brincalhão. Mas, ao mesmo tempo, alguma timidez é característica dele. A natureza dócil do gato é sua grande vantagem.Ela é muito apegada à casa e aos donos, protege e preza o lugar onde mora. Se você viajar com o gato (até mesmo para a dacha), verá como ela fica feliz em voltar para casa.

    Ela é uma excelente caçadora, e seus hábitos são fáceis de notar na natureza ao redor. Ela pode pegar uma borboleta com um movimento hábil - a graça da raça a ajuda nisso. Mas se amigos vêm visitar os donos, o gato fica tímido. Parece a todos que ela é covarde: não vai mostrar o nariz de debaixo da mesa, terá vergonha de ser acariciada. Mas mesmo essa modéstia combina com o gato russo azul.

    Alguns consideram essa cautela com estranhos uma desvantagem. Mas isso é apenas um traço, não há nada de negativo nisso. Além disso, o azul russo é exigente quanto à limpeza - às vezes sua limpeza incomoda os proprietários.

    Alguns gatos, quase de acordo com as leis da geometria, nivelam sua ninhada: neste sentido, o pedantismo felino se manifesta claramente.

    Quanto tempo vivem gatos e gatos?

    Quando os donos levam um animal de estimação para dentro de casa, sua dúvida frequente passa a ser o tópico da expectativa de vida desses animais. Eles podem ser compreendidos. Se o gato não tem fígado comprido, é até uma pena tomá-lo - é muito doloroso separar-se dos animais de estimação. Claro, qualquer resposta será muito mediana, pois o animal pode ter doenças genéticas, que afetam a longevidade de um determinado indivíduo. Esse fator também depende de um atendimento de qualidade.

    Geralmente os gatos azuis russos vivem de 14 a 16 anos. Algumas pessoas vivem até 20... Esta é a idade média normal para esses animais. Os gatos vivem em média dois anos a mais que os machos, mas nem sempre.

    Variedades

    É costume hoje dividir os gatos azuis russos de acordo com três padrões: inglês, europeu e americano. Também existe uma associação australiana, mas nem todos os filólogos concordam com sua alocação ao padrão inglês, uma vez que o repete de forma significativa.

    • europeu... Reconhecido pelo WCF e FIFe. O tipo mais relacionado aos ancestrais, que foram notados quase na época de Pedro, o Grande, nos espaços abertos da Rússia. Os gatos são proporcionais, seus olhos são amendoados e oblíquos. O esqueleto é poderoso, a capacidade de salto é aprimorada.
    • Inglês. Considerado o padrão da raça pelo GCCF. Esses gatos têm olhos largos e amendoados. Eles têm pés ovais elegantes com almofadas azuladas macias.
    • Americano. Este padrão foi reconhecido pela TICA e CFA. Os gatos americanos são os menos semelhantes à raça tradicional russa. Os olhos desses bebês não são amendoados, mas redondos. Seu corpo é menor, o esqueleto é frágil. A pelagem é fofa, azul, dos tons mais claros. Os pés são pequenos, redondos, com almofadas rosadas quentes.

      Deve-se observar: se um gato não atende aos padrões de um sistema, os especialistas de outra estrutura filinológica simplesmente não o apreciarão. Alguns exemplos são apresentados a seguir.

      Os gatos padrão americanos têm uma diferença óbvia, literalmente impressionante: orelhas largas. Parecem ser criados para o lado, que lembram as orelhas dos representantes da raça siamesa. A parte interna da base da orelha deve ser alta na cabeça e a parte inferior deve ser colocada na lateral. A largura das orelhas na base deve ser ligeiramente menor que a altura.

      Animais de estimação britânicos (e de toda a Europa) têm orelhas um pouco menores e ficam em pé.

      Eles se expandem em direção à base, sua ponta é ligeiramente pontiaguda.

      A cabeça lembra uma pequena cunha alongada. É preciso dizer que, em primeiro lugar, os especialistas olham para a cabeça do gato. Se você olhar o animal de estimação de perfil, é fácil ver uma protuberância na junção da testa com o nariz. Se isso for perceptível, o bebê (isso é especialmente visível em gatinhos) pertence ao padrão europeu de azul russo. No tipo americano, essas protuberâncias estão ausentes - aí a transição é plana.

      Mas outros parâmetros relativos ao chefe das normas inglesas e americanas são indistinguíveis. Por exemplo, esses e outros têm um queixo forte e bastante pronunciado.

      Agora sobre os olhos. A cor e o formato dos olhos costumam ser controversos. Os dois padrões devem ter olhos verdes brilhantes. Um gato de olhos azuis ou gatos com olhos amarelos não é um azul russo de raça pura. Os britânicos têm olhos amendoados, enquanto os americanos têm olhos ovais e até arredondados.

      Pelos padrões americanos, até os pés de um gato podem ser redondos em vez de ovais. Um gato de pêlo comprido é um sinal de uma raça ou mestiço diferente. Os azuis russos sempre têm cabelo curto.

      Mas parece ser grosso, porque o subpêlo e a camada de cobertura têm o mesmo comprimento. A cor é preferível no tom médio do azul. O nariz dos europeus deveria ser cinza-azulado, mas para os americanos deveria ser cinza-carvão.

      Um gato listrado, como um animal de estimação com cabelo comprido, não é um azul russo. Talvez seja uma mistura, ou talvez um gato cinza completamente diferente. Vale lembrar que no azul russo, listras quase imperceptíveis só podem estar na cauda.

      Condições de detenção

      Não se pode dizer que os gatos russos azuis são extravagantes para cuidar deles. Os próprios animais são naturalmente limpos, portanto, via de regra, cuidam de si próprios.

      Mas existem alguns pontos que os criadores devem ouvir.

      Abaixo estão sete regras para cuidar de um gato azul russo.

      1. ... Você deve tentar pentear o pelo de seu animal de estimação de vez em quando. Nesse caso, você deve usar uma escova de cerdas naturais. Isso geralmente deve ser feito durante o período de muda. O resto do tempo, um gato bacana faz um bom trabalho sozinho.
      2. Ouvidos... O gato deve limpar as orelhas uma vez por mês - esta é a regra. Para isso, são utilizados meios especiais, que podem ser adquiridos na farmácia veterinária. Uma alternativa seria o azeite. Para limpar os ouvidos, deve-se levar um pequeno pedaço de gaze estéril e não usar cotonete, que muitas pessoas usam apenas para esse procedimento, pois pode facilmente ferir a superfície das orelhas. As áreas exclusivamente visíveis devem ser limpas - você não deve subir nas profundezas.
      3. Olhos. Todos os dias, você precisa inspecionar os analisadores visuais do seu animal. Se houver secreção ao redor dos olhos, deve-se removê-la delicadamente com um guardanapo limpo ou um pedaço de gaze.
      4. Tomando banho... Como todos os outros gatos, os azuis russos não gostam de tomar banho. Por esta razão, quaisquer procedimentos de abastecimento de água não devem ser preventivos ou preventivos, mas estritamente objetivos. Se o gato, por exemplo, for encharcado com uma poça, ele deve ser lavado. Mas um gato saudável e limpo que se cuida bem não deve ser lavado. Outra dúvida é se o dono está preparando um pet para o show. Nesse caso, o animal precisa de um banheiro com um shampoo especial, por mais que resista.
      5. Garras. É necessário cortar as garras do gato em tempo hábil. Isso deve ser feito uma vez a cada 1-1,5 meses. Tesouras de unha comuns não funcionam - você deve comprar um cortador de unhas especial. As garras devem ser cortadas com muito cuidado, estritamente as pontas, não se pode tocar na área de estar.
      6. Dentes... É importante monitorar o estado da cavidade oral do gato - é necessário examiná-la todos os dias. Se o dono não sabe, então cremes dentais especiais são produzidos para gatos hoje, e os amantes dos animais devem ensinar seus animais de estimação a suportar pacientemente esses procedimentos. Mas até agora essa prática não se enraizou muito bem.
      7. Bandeja... O Russian Blue não é o tipo de gato que vai causar problemas ao criador com a caixa sanitária. Ela rapidamente se acostuma com o banheiro. É necessário mostrar ao gatinho a bandeja duas vezes, colocar uma fralda da primeira "poça" nela, e o bebê entenderá perfeitamente por que o dono está fazendo isso. O "pote" do gato deve ser mantido sempre limpo.

      Este gato não vai para uma caixa de areia suja - ele não vai querer manchar suas patas.

      O que alimentar?

      Quando um pequeno gatinho azul esfumaçado apareceu, ele é tão comovente, e parece imensamente bom, que você quer tratá-lo com guloseimas sempre que possível. Na verdade, um gatinho é alimentado com mais frequência do que um gato adulto, mas essa atividade deve ser realizada no máximo 5 vezes ao dia.Quando o gato tem seis meses, ele precisa ser mudado para quatro refeições por dia. Um gato adulto já aguenta duas refeições por dia, o que é considerado correto.

      Se uma pessoa pega um gato de um criador, vale a pena discutir com ela a que tipo de comida ela já está acostumada. Se o gato está acostumado, não vale a pena reconstruí-lo para uma dieta diferente. Os gays russos são bastante exigentes com a qualidade da comida, o que se reflete em sua "aristocracia" felina.

      Os requisitos nutricionais básicos do Russian Blue são descritos a seguir.

      • Naturalidade dos alimentos. Uma dieta balanceada é o que um gato precisa. Usando produtos convencionais, é improvável que o dono do animal consiga alimentar o animal. Como resultado, o animal não receberá todas as substâncias valiosas que são necessárias para o seu desenvolvimento, crescimento e saúde em geral. Por isso, alimentos especiais, balanceados, formulados de acordo com uma receita clara, são os que os veterinários recomendam.
      • Qualidade da alimentação. Será bom se o dono alimentar o gato com ração premium ou super premium. É o alimento para gatos mais útil, pois contém todas as vitaminas e microelementos necessários ao animal.
      • Adição... Você pode complementar a dieta especial do gato com a introdução de produtos lácteos fermentados. Às vezes é útil dar ao seu animal de estimação um pouco de fígado e carne magra.
      • Desde cedo é preciso ensinar o animal a não pedir comida à mesa do dono. Ele não pode comer defumado, doce, frito, salgado. As especiarias também devem ser evitadas.

        Não experimente comida de gato. Desde a infância, é necessário alimentá-la corretamente, de acordo com o regime.

        Você deve tentar não mudar o lugar da tigela do gato.

        Reprodução

        O principal requisito é que você possa tricotar um gato de raça pura estritamente dentro da estrutura de uma raça. Se uma pessoa se afiliar a um clube e infringir esta regra, muito provavelmente será expulsa do clube. Eles podem ser proibidos de participar de exposições.

        Abaixo estão algumas dicas básicas para criadores.

        • O primeiro acasalamento vale a pena. Os gatos não crescem muito rapidamente, e você não deve apressar artificialmente esse momento delicado. Até que o gato tenha um ano e meio, você não deve nem pensar em acasalamento.
        • Exame veterinário... Animais de estimação de ambos os parceiros devem ser examinados por um veterinário antes do acasalamento.
        • Tempo de acasalamento. Isso geralmente acontece de 7 a 10 dias após o início do estro.
        • Atenção especial à gata grávida. Durante esse tempo, a alimentação do gato não deve ser normal - deve ser fortalecida. Além disso, você precisa tentar cuidar dela ainda mais, acariciá-la, se comunicar. Às vezes, as gatas grávidas mudam de caráter, então você precisa ser tolerante com elas. Os gatinhos que carregam duram 65 dias.
        • O parto é feito por um médico. Se o proprietário for criador profissional, esta regra deve ser seguida. Não é muito sábio confiar apenas em si mesmo.

        Quase todos os proprietários de gatos azuis russos notam que, após o parto, os gatos mudam, tornam-se ainda mais afetuosos, calmos. Essas gatas são mães muito carinhosas. Protegem zelosamente os seus descendentes, podem até reagir agressivamente caso se sintam ameaçados.

        Não se apresse em admirar os gatinhos. É preciso esperar o momento em que o próprio gato o "ofereça". O proprietário sentirá sua aprovação. Olhando para os gatinhos, é preciso falar com eles em uma voz familiar, afetuosa e atenciosa. O gato precisa sentir que nada mudou em relação a ela e ao dono, e ele é solidário tanto para ela quanto para seus filhos.

          Se uma pessoa não vai criar azuis russos, o gato provavelmente terá de ser esterilizado. É mais humano do que se livrar dos gatinhos mais tarde. Se o gato pede o tempo todo "encontros" com o gato, e eles são impossíveis, processos patológicos começarão a se desenvolver em seu corpo, debilitando gravemente sua saúde.

          Um gato que não aconteça será castrado, senão a morada se transformará em sólidas marcas de gato: não há outra maneira de domar o instinto. Se o animal quer "atrair" o gato, ele marca o território.

          E como o gato não vem, então ele pensa que não o marcou tanto, portanto, é necessário aumentar a atividade.

          Saúde

          Os representantes desta raça são fortes, resistentes, raramente adoecem. Foram realizados estudos especiais que demonstraram que os gatos desta raça não sofrem de doenças genéticas - na verdade, não têm anomalias. Mas se cuidar do seu gato não for certo, então as coisas podem não correr conforme o planejado.

          Os gatos azuis são afetados com mais frequência:

          • doenças do trato gastrointestinal (devido à nutrição mal organizada);
          • distúrbios do coração;
          • doença renal policística;
          • doenças oculares.

            Para o tratamento, é preciso procurar um veterinário, pois a automedicação, com grande probabilidade, só agravará o problema. O criador emite um cartão veterinário ao comprador, que indica as vacinas já realizadas. No futuro, você precisará vacinar de acordo com o cronograma prescrito pelo veterinário.

            Apelidos populares

            É muito interessante inventar um apelido para o animal. Abaixo estão os apelidos populares para meninos:

            • Fumaça;
            • Diamante;
            • Volume;
            • Yasha;
            • Manjericão;
            • Por favor;
            • Trofim;
            • Kis Kisych;
            • Rob (Robert);
            • Myshkin;
            • Krosh;
            • Rico;
            • Lars;
            • Principe;
            • Billy;
            • Baixa;
            • Casa.

            Você pode nomear o animal de estimação de forma original, por exemplo, Serov (pelo nome, em consonância com a cor), Golubchik, Serenky.

            Apelidos populares para meninas:

            • Confusão;
            • Mouse;
            • Agatha;
            • Leela;
            • Chanel;
            • Marcy;
            • Cleo;
            • Lesya;
            • Matilda;
            • Assolka;
            • Lucy;
            • Panti;
            • Moore;
            • Pushana;
            • Lelya;
            • Cássia.

                Dos nomes originais, pode-se destacar Marissa, Dominica, Arcadia, Josephine, Camilla, Flavia, Candy, Shari, Laura.

                Às vezes, um animal de estimação é nomeado em relação à profissão do proprietário. Por exemplo, um gatinho literário ou filólogo pode ser chamado de Verso, um artista - Giz, Lápis, Pincel, um cabeleireiro - Bang.

                Críticas do proprietário

                Quase todos os proprietários desta raça interessante "cantam odes" por unanimidade aos gatos azuis russos. Eles observam sua inteligência natural e aristocracia. Os gays russos são apreciados por sua limpeza e compromisso com a ordem. Eles rapidamente se acostumam com a rotina diária e exigem obediência a ela de seu mestre. Os donos também gostam do fato dos gatos se "agarrarem" rapidamente à casa, são sociáveis ​​e afetuosos, adoram brincar e apenas ronronar ao lado do dono enquanto assistem TV.

                Alguns proprietários consideram o estômago delicado de seu amado animal um problema. Mas, francamente, isso pode ser dito sobre praticamente todos os gatos. Você só precisa decidir imediatamente sobre a comida e não tentar alterá-la.

                Gatos são amigos da bandeja... Literalmente desde a primeira vez, os gatinhos dos gatos azuis se acostumam com a caixa sanitária e, posteriormente, não passam por ela. Se a caixa de areia estiver suja, eles certamente não entrarão nela - geralmente os gatos têm astúcia suficiente para mostrar rapidamente aos donos a omissão.

                Coçar e morder não tem a ver com russos azuis.

                Em casos raros, eles podem arranhar e morder um pouco, mas não todos. Isso quase sempre acontece nas brincadeiras e durante a infância. Os gatos não são agressivos, modestos, a alma da empresa não, à medida que se habituam aos donos, e não aos hóspedes, que são tidos como estranhos na sua vida bem estabelecida, num determinado espaço.

                O que podemos dizer desta raça: gatos nobres, graciosos, calmos e carinhosos sem agressões, "maus hábitos" e doenças hereditárias.

                Para mais informações sobre os gatos azuis russos, veja o próximo vídeo.

                1 comentário

                E eu tenho uma mestiça russa azul chamada Isabelle.

                Moda

                a beleza

                casa