Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Desenvolvimento e manutenção de um gatinho aos 3 meses

Desenvolvimento e manutenção de um gatinho aos 3 meses
Contente
  1. Recursos de desenvolvimento
  2. Como cuidar?
  3. Como e o que alimentar?
  4. Regras de parentalidade

Três meses não é a idade mais fácil para um gatinho. Na maioria dos casos, é nessa época que pequenos fuzzies precisam deixar seus lugares habitáveis ​​e se mudar para novos proprietários. Muitos criadores preferem dar gatinhos com 12-13 semanas de vida, quando os bebês já podem ser separados de sua mãe e mudar para um novo lugar sem preocupações desnecessárias. No entanto, é nessa época que os gatinhos precisam de cuidados especiais e atitude reverente.

Recursos de desenvolvimento

Um gatinho aos 3 meses já é uma personalidade totalmente formada. É nessa época que começa a demonstrar seu caráter e disposição. Nesta fase, reeducar uma criança felina será muito difícil. Bebês de três meses já são facilmente guiados e podem rapidamente descobrir e lembrar onde estão os comedouros, bebedouros e uma bandeja no apartamento, onde você pode dormir e onde não deve subir.

Aos 3 meses de idade, o gatinho consegue lembrar seu nome e responder a ele. É por isso que, nesta fase, os gatinhos são dados ou vendidos com mais frequência - eles já podem começar a viver em novas condições e adaptar-se rapidamente a elas.

É com a idade de 3 meses que os gatinhos ainda não completaram o próprio período de "estampagem", quando o bebê se lembra da aparência e imagem de todas as criaturas que lhe são queridas. Por isso, os novos donos de um gatinho podem contar com o facto de o seu jovem animal de estimação se apegar fortemente a eles e considerá-los “seus”.

Aos 3 meses, um pequeno gato ou gato começa a crescer ativamente. Eles já podem receber alimentos sólidos. Nesse estágio, machos e fêmeas adquirem diferenças mais perceptíveis e parecem diferentes. Isso se refere principalmente ao tamanho e peso dos animais heterossexuais. Em média, os gatinhos aos 3 meses atingem uma massa de 1,5-2,3 kg.Claro, muito aqui também depende da raça específica de onde vêm os bebês.

Pelos padrões humanos, os gatinhos de 3 meses têm dois anos. Eles podem reagir de maneira diferente a um novo ambiente. Algumas crianças exploram com muito cuidado um novo espaço, refletindo sobre cada passo, enquanto outras se escondem atrás de um sofá ou outra mobília por vários dias, fugindo do estresse. Nessas situações, os donos devem entender que o gatinho precisa de um tempo para se adaptar.

Como cuidar?

Um gatinho de 3 meses deve ser bem cuidado. Bebês frágeis precisarão criar todas as condições para uma vida confortável e maior crescimento / desenvolvimento.

É necessário equipar um bom local para dormir para o bebê. Nas lojas de animais modernas, você pode encontrar muitos berços diferentes para gatinhos. Podem ser simples tapetes e sofás ou casas especiais de charme nas quais o bebé se sinta muito confortável.

É aconselhável equipar um local de dormir da mesma maneira que foi equipado na casa de um criador de gatinhos.

Coloque uma bandeja para seu bebê. Se você comprou um gatinho de um criador, é provável que ele já saiba onde ir em caso de necessidades naturais. Você só precisará mostrar a ele o local na nova casa onde a bandeja ficará. Para isso, logo após a refeição, o bigode deve ser retirado e colocado na bandeja por um tempo. Com isso, ele se acostumará rapidamente com o novo ambiente e irá ao banheiro como deveria.

Compre uma boa ninhada para gatinhos. É aconselhável usar o mesmo produto que o criador usou. O cheiro habitual do enchimento lembrará o gatinho de hábitos e habilidades anteriores. Ele entenderá imediatamente para que serve exatamente o lugar ao qual você o acostumará.

Não grite com seu bebê se ele deixar uma pequena poça no chão. Não há nada de errado com isso - o gatinho ainda não está totalmente acostumado com o novo ambiente para ele. Limpe este local da casa com um guardanapo, e depois caminhe ao longo da bandeja com ele, para que o gato seja guiado pelos cheiros, procurando um local para lidar com as necessidades.

Recomenda-se comprar tigelas de vários tipos para gatinhos pequenos. Um deles será utilizado para alimentos secos, o segundo será utilizado para alimentos líquidos e enlatados e o terceiro será utilizado para água limpa e fresca.

Com 12-14 semanas, o gatinho deve esperar uma segunda vacinação complexa. O primeiro ocorre às 9 semanas. Antes de serem vacinados, os gatinhos são tratados para helmintos em 10-12 semanas. Esses procedimentos não devem ser negligenciados, uma vez que existem muitas doenças graves que podem afetar um gatinho pequeno se ele não for vacinado.

Não se esqueça dos brinquedos, principalmente se o bebê for hiperativo. Para um gatinho de 3 meses, você deve comprar produtos macios e seguros: bolas, peixes, ratos de tecido. O principal é que não há peças pequenas nos brinquedos que o gato possa engasgar acidentalmente enquanto brinca. E também o gatinho precisa comprar um poste para coçar para não estragar os móveis da casa.

Monitore o estado do casaco do seu bebê. Encontre um shampoo especial que funcione para o seu gatinho. Você pode dar banho em um gato no máximo uma vez a cada 3 meses. Um gatinho, especialmente o de pêlo comprido, deve ser penteado diariamente.

Os olhos do gatinho devem ser examinados para ver se há secreção purulenta. Eles não deveriam ser e, se aparecerem, você deve entrar em contato com o seu veterinário. A placa nos cantos dos olhos do gato deve ser limpa com um cotonete. Verifique os ouvidos do seu bebê pelo menos uma vez por semana. Devem estar limpos, inodoros, livres de placas e manchas pretas. Você pode limpar as orelhas com cotonetes usando uma solução especial.

Examine as garras do seu bebê uma vez por semana. Eles devem ser aparados com uma tesoura especial em tempo hábil, para que seja mais conveniente para você e o gatinho não se machuque.

Brinque mais com seu bebê, acaricie-o, seja gentil. Dê a ele atenção suficiente e tente não sair de casa sozinho por muito tempo.

Como e o que alimentar?

O menu para um gatinho de 3 meses deve ser preparado com cuidado. Você precisa decidir imediatamente o que exatamente planeja alimentar o gato - produtos naturais ou ração industrial pronta.

Quanto aos produtos naturais que podem ser consumidos pelos gatinhos, os especialistas aconselham a partir dos 3 meses adicionar os seguintes alimentos à dieta dos gatinhos:

  • carne com baixo teor de gordura fervida e finamente picada (carne ou frango);
  • carne crua de alta qualidade;
  • kefir e leite fermentado sem aditivos, laticínios com baixo teor de gordura;
  • vegetais frescos picados - abóbora, abobrinha, repolho;
  • gema de ovo fervida e fatiada ou crua;
  • peixes magros sem caroços;
  • mingau com leite, água ou caldo;
  • óleo vegetal em pequenas quantidades para melhorar a digestão.

O gatinho deve receber esses produtos naturais apenas se forem absolutamente frescos e de alta qualidade. Com esta dieta, seu bebê crescerá saudável e cheio de energia.

Não sal, pimenta, tempero, frite, picles ou fume alimentos para gatos. Comida da mesa também não funciona para gatinhos. Descarte o frango e os ossos de peixe - remova-os. Não dê doces.

Alimentos prontos também podem ser oferecidos aos gatinhos, mas é melhor escolher opções premium ou super-premium, que não contêm conservantes de origem desconhecida, corantes e intensificadores de sabor. Não deve haver excesso de química nesses alimentos. Se você decidir alimentar um gatinho de 3 meses com esse alimento, deve levar em consideração algumas regras.

  • Não misture alimentos secos e molhados. Se o gatinho comer esse tipo de comida, com o tempo, isso levará a sérios problemas de saúde.
  • É melhor ficar com uma marca específica de alimento e cancelá-la se necessário.

O alimento finalizado deve conter ingredientes naturais. A carne deve estar presente. Se o produto não estiver saturado com proteínas, haverá muito pouco benefício para um pouco de penugem. Escolha apenas produtos de marca de alta qualidade. Você pode consultar seu veterinário sobre qual alimento comercial é melhor comer, especialmente se você tiver um gatinho exigente de uma determinada raça.

Aos 3 meses, o gatinho deve ser alimentado em pequenas porções cerca de 5 vezes ao dia.

Regras de parentalidade

Considere algumas regras básicas para criar gatinhos aos 3 meses.

  • Fale com o seu bebê no tom certo. Se ele se comportar mal em algum lugar, o tom deve ser mais sério e rude. O animal não entenderá uma única palavra, mas ficará claro pela entonação que você está insatisfeito com algo e ele fez algo errado.
  • Não grite com o gatinho. Em troca, adote a atitude apropriada.
  • Em nenhum caso você deve bater em gatinhos, do contrário eles crescerão amargurados e intimidados.
  • O gatinho deve seguir uma rotina diária. Sempre mostre ao seu animal quando você está infeliz com alguma coisa. Faça isso imediatamente.
  • Seja disciplinado com seu gatinho. Se você der uma guloseima, segurando-a nos braços e sentando-se à mesa, não deverá se surpreender se o próprio animal subir na mesa.
  • Não deixe seu filho carregar comida para fora da tigela. Tendo notado isso, deve-se dizer estritamente (não gritar) ao gato "Você não pode!" e pegue a guloseima, coloque-a de volta na tigela.

Para os segredos de criar um gatinho, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa