Como treinar um gatinho para secar comida?
Os gatinhos são criaturas incrivelmente fofas e brincalhonas. Assim que nascem, imediatamente começam a se alimentar do leite materno, mas com o tempo, o corpo dos filhotes cresce. Os animais têm novas necessidades e o dono do animal precisa introduzir outros alimentos na dieta. Cozinhar alimentos saudáveis para gatinhos é problemático e, por esse motivo, muitos proprietários compram alimentos secos prontos. Mas aqui surge um novo problema - transferir os filhotes para comida sólida e seca.
Com que idade traduzir?
Os produtos acabados são uma solução conveniente para os donos de animais de estimação, uma vez que o produto não se deteriora e não requer qualquer preparação. Mas nem todo alimento seco pode ser adequado para a dieta de pequenos animais de estimação, este alimento deve ser dado a uma certa idade do gatinho.
Em gatinhos, o estômago e os intestinos são muito moles e sensíveis, portanto, o alimento seco pode causar pequenas lesões na membrana mucosa. Os bebês precisam diversificar sua alimentação, e não dar-lhes imediatamente um produto puramente seco. Além de comida, você pode oferecer leite, kefir, queijo cottage, frango cozido, ovo cozido.
Os produtos secos devem ser de alta qualidade, é melhor escolher alimentos que se destinem apenas a gatinhos pequenos.
Alimentos secos podem ser dados a animais de estimação com 1,5 mês de idade, mas devem ser preparados com antecedência. Despeje o leite com pouca lactose sobre os grânulos secos. Você também pode usar kefir com baixo teor de gordura, caldo ou água. O alimento seco costuma ser misturado com um ingrediente de carne. Em seguida, você precisará esperar até que o líquido seja absorvido pela comida e os grânulos não inchem. Assim que os grânulos crescerem, é preciso pegar um garfo e triturar o alimento para que vire mingau.
Para que o filhote mude rapidamente para comida seca, sua mãe deve ser alimentada com a mesma comida durante a lactação. Não é necessário dar ao gatinho apenas grânulos secos, alternando-os com pedaços de carne picada, frango ou filé de peixe.
Quando o gatinho tiver 2 meses de idade, o alimento seco precisará ser diluído em menos leite, e não misturado ao alimento seco com alimentos moles. Você precisa mudar gradualmente para alimentos secos. Aos 2,5 meses, o bebê terá formado todo o gosto, e será necessário um mínimo de líquido. Aos 3 meses, os grânulos podem ser administrados sem nenhum líquido.
Como os animais de estimação têm estômago pequeno, eles não se sentem saciados com a comida. Por esse motivo, os próprios gatinhos não entendem a quantidade de comida que desejam comer. Os anfitriões devem levar isso em consideração e colocar pequenas porções de comida seca 4 vezes ao dia. Para gatinhos que comem comida seca, deixe sempre água limpa.
Com 3,5-6,5 meses, os animais de estimação trocam os dentes, quando os produtos secos são úteis. O alimento será capaz de ajudar a queda rápida de dentes temporários e promover o desenvolvimento de tecidos mastigatórios na cavidade oral. No interior, o alimento seco contém todos os minerais e oligoelementos necessários, mas se o alimento não for básico, é necessário dar ao pequeno animal de estimação vitaminas adicionais. Para obtê-los, além da ração seca, é preciso oferecer ao gatinho frango cozido, carne, requeijão.
Por volta de 6,5-12,5 meses, os animais de estimação começam a crescer e precisam ser alimentados como gatos adultos. O leite não deve ser dado nessa idade, pois pode causar indigestão.
Adendo! Não há necessidade de comprar um produto a granel, pois nem sempre é possível saber a data exata de validade da ração. O vendedor pode adicionar restos de ração vencida a produtos frescos, e isso é muito difícil de notar.
Escolha de feed
Antes de comprar alimentos secos para seus animais de estimação, você precisa descobrir o nome e a composição de todos os alimentos secos.
Os alimentos da classe econômica serão capazes de conter farinha de ossos (em vez de carne pura), produtos vegetais que não são de alta qualidade. Cores e sabores são adicionados para tornar a comida atraente. Os produtos Premium possuem ingredientes selecionados e todas as vitaminas e minerais de que você precisa. As fontes de proteína serão os componentes da carne, aves e peixes. O elemento vegetal é o milho. A boa comida é caracterizada por alta digestibilidade e economia.
As misturas secas da classe Super Premium são feitas de produtos da mais alta qualidade: filé de salmão, ovos, arroz. Esses alimentos contêm proteínas, gorduras e carboidratos, essas substâncias podem ser obtidas a partir dos ingredientes principais. Esses feeds têm um valor energético mais alto do que os baratos ou mesmo premium. Com essa alimentação, o gatinho receberá diariamente as substâncias mais necessárias.
Classe Premium
Escolher um cardápio para gatinhos não é uma tarefa fácil e responsável. A dieta de bebês em que o corpo está apenas começando a se desenvolver deve ser útil, completa e substâncias equilibradas.
- Royal Canin. Pode ser administrado a gatinhos a partir dos seis meses. Esses produtos contêm um complexo que contém proteínas e fibras de fácil digestão, que melhoram a digestão e normalizam as fezes. Este produto também contém antioxidantes e elementos vitamínicos e minerais.
- Hill`s Science Plan Kitten. Contém ácidos Omega-3, proteínas, taurina, fósforo, cálcio e outros elementos que podem proporcionar ao gatinho um crescimento normal. O gatinho pode comer atum ou frango, pois contêm proteína animal. Este alimento vai permitir que o sistema imunológico fique mais forte, os dentes e os ossos do animal ficarão saudáveis.
- Pro Plan Junior. Este é o menu ideal para gatinhos. O alimento contém vitaminas C e D, colostro, que é uma importante fonte de imunoglobulina. E o soro de leite contribui para o melhor funcionamento do trato gastrointestinal.
Super Premium
Para que a nutrição do animal contenha exclusivamente selecionados e de alta qualidade produtos, você deve escolher uma mistura seca da categoria Super Premium.
- ACANA Orijen Cat & Kitten. Existe uma linha de 9 alimentos para gatinhos de diferentes raças. Esses alimentos são de excelente qualidade, incluem carne de aves sem caroços, fígado de peru, salmão e muito mais.
- IR! Ajuste holístico natural + grátis. Este alimento é dividido em vários tipos: contém grãos ou feijão e alimentos para animais de estimação com alergia alimentar. O produto inclui ingredientes como frango selecionado, pato, truta com batata, ervilha, abóbora. Os ingredientes ativos são lactobacilos e óleo de peixe.
- Grandorf Holistic Indoor. Esta categoria inclui 6 alimentos hipoalergênicos. Dois deles contêm prebióticos necessários para uma boa digestão.
- Almo Nature Holistic Turkey & Rice. Este produto contém não apenas comida seca para gatinhos, mas também comida enlatada para animais adultos. O cardápio contém carne de verdade, o que vai reduzir a carga sobre os rins, a alfafa pode melhorar o sistema cardiovascular e normalizar o trato digestivo. Há um elemento do chá verde nos produtos, que vai ajudar a fortalecer a imunidade do gatinho.
Depois de saber o que são bons produtos para animais de estimação, você não precisa se preocupar com a dieta de seus pequenos animais de estimação. O principal é estudar cuidadosamente todas as informações indicadas na embalagem.
Além disso, os especialistas recomendam escolher um tipo de alimento para o animal, e não alterá-lo posteriormente. A única razão para mudar a comida só pode ser que o próprio animal não vai gostar.
Os caminhos
Para ensinar um gatinho a comer comida seca, você deve seguir uma certa ordem.
Em primeiro lugar, escolha um alimento de qualidade, que cheire bem e não tenha muita gordura. Ofereça um pouco à sua mascote para que a gatinha experimente e cheire os produtos. Se o gatinho gosta de comida seca, coloque a comida em uma tigela e despeje o líquido por cima para que os grânulos amoleçam. Depois disso, o gatinho pode ser alimentado com a mistura resultante, ou você pode adicionar o alimento usual a ele.
Mas se o gatinho não quiser comer, então apenas comida seca deve ser colocada em seu prato, e nada mais deve ser dado até que o bebê experimente a comida. Com este método, o animal desenvolve um reflexo. O gatinho compreenderá que após a mistura seca poderá receber a comida habitual. Para que o animal se acostume com a mistura seca, é necessário reduzir a quantidade de alimento natural. Comece a alimentar mais pellets. Aos poucos, o animal vai se adaptando a novos gostos.
Deve haver um prato de água doce ao lado do gatinho, pois após comer a ração seca, o animal começa a ter sede.
Assim que algumas semanas se passaram, o gatinho pode ser completamente transferido para um novo tipo de alimento. Todo esse tempo é necessário observar o corpo do animal. Se o animal começar a ter constipação ou diarreia, deve ser levado ao veterinário, que o aconselhará sobre outro alimento - talvez aquele comprado anteriormente não seja adequado.
Muitos veterinários recomendam não dar aos gatinhos comida natural junto com comida seca, pois isso pode causar problemas no trato gastrointestinal. Você pode verificar isso apenas por experiência própria, já que alguns gatinhos comem comida natural e seca tanto na infância quanto na idade adulta, e nada acontece com eles, enquanto outros começam a ter diarreia depois de algumas horas.
Possíveis problemas
Às vezes acontece que o gatinho não quer usar a mistura seca e categoricamente não gosta. Basta trocar a marca do produto, talvez o gatinho prefira outro fabricante. Os animais de estimação têm suas necessidades pessoais de gosto, portanto, não há necessidade de comprar grandes quantidades de comida seca.
Se o gatinho comia mal e parou completamente de usá-la, esse comportamento sugere que o animal está cansado de comer comida monótona. Para recuperar o apetite, você precisa dar a ele um pouco de patê e purê de batata.
Na ração é necessário mudar os ingredientes de vez em quando, para que o animal coma o produto seco com apetite.
Um gatinho recusará comida se ela não tiver um sabor especial. Portanto, você não pode encher a tigela até a borda. O animal não comerá todo o volume de uma vez e a comida em pé desaparecerá. Por conta disso, o gato não vai comer, esperando uma porção fresca e aromática. Pelo mesmo motivo, não é necessário comprar uma embalagem grande de produtos secos, pois podem ser armazenados por muito tempo e adquirir um odor desagradável, o que degrada a qualidade dos ingredientes no interior dos grânulos. Para que o gatinho não recuse comida, sua tigela deve ser lavada diariamente. A seguir, o prato é bem seco com uma toalha limpa.
O gatinho não pode comer ração seca, por ser muito pequena, e ainda não é hora de forçar o bebê de leite a comer "bolachas". Por favor, seja paciente, aqui você só precisa esperar um pouco. Se o gatinho não comer nada, isso é um sinal da doença. Esse animal de estimação deve ser levado ao veterinário.
Assim, para acostumar seu bebê à comida seca, você deve levar em consideração todas as normas e recomendações. Certifique-se de monitorar o corpo do seu animal de estimação, principalmente quando mudar a marca do alimento ou apenas começar a introduzir esse tipo de alimento.
Para informações sobre como acostumar um gatinho a secar comida, veja o próximo vídeo.