Cores populares de gatos
Os gatos são um dos tipos mais populares de animais de estimação. Você pode pegar um animal de estimação hoje, como dizem, para todos os gostos e cores. A propósito, apesar da aparente variedade de tons de casacos de pele felina, existem apenas alguns grupos de suas cores e padrões.
No entanto, graças aos milagres da genética, cada indivíduo ainda obtém sua própria cor única.
Características dos pigmentos
Apesar da variedade de cores do pelo de gato, todas elas se prestam à digitação e podem ser atribuídas a uma ou a outro grupo de cores. É determinado geneticamente, razão pela qual os criadores de gatos de raça pura são tão rígidos quanto ao pedigree. Para para que nasça um gatinho de determinada tonalidade que cumpra os padrões da raça, é importante escolher pais de raça pura..
Um pigmento especial é responsável pela manifestação de um determinado tom de um casaco de pele. É chamada de melanina e é classificada em 2 tipos:
- eumelanina (absorve a luz solar e produz pigmento preto);
- feomelanina (ao contrário, absorve os raios do sol e dá uma pigmentação vermelho-amarela ou laranja).
A melanina está presente no cabelo e se parece com grânulos microscópicos. Essas, por sua vez, podem ter uma ordem diferente de disposição e concentração, isso determina as peculiaridades da cor do animal.
Inicialmente, a cor do cabelo do gato se devia às peculiaridades da vida de um predador e servia de camuflagem. Os gatos, ao contrário dos gatos, têm mais opções de cores. Isso também se deve à genética - o cromossomo X é responsável pela presença do pigmento. Em gatos, existem 2 desses cromossomos, em gatos - um e, portanto, as mulheres podem ter um dos três pigmentos básicos:
- vermelho (OO);
- preto (oo);
- tartaruga (Oo).
Aliás, a última opção de cor do ponto de vista da genética é um mau funcionamento cromossômico, uma mutação. Essas mudanças ocorrem apenas em gatos (apenas as fêmeas são quadriculadas) e, como qualquer mutação, essa cor não continua, ou seja, o gato não traz prole quadriculada.
Várias características genéticas da cor afetam o caráter e a aparência do animal. Assim, gatos brancos como a neve, cujo pelo não tem pigmento, muitas vezes acabam sendo surdos. O genoma responsável pela cor da pelagem geralmente determina a cor dos olhos. É por isso que os padrões de uma determinada raça prescrevem o tom permissível dos olhos.
Muitos mitos deram origem à peculiaridade da cor dos gatos siameses e de seu caráter. Acredita-se que ele seja desagradável e vingativo. Embora neste caso seja justo falar sobre a violação dos métodos de criação nos anos 80, quando a moda dos gatos siameses apareceu de repente.
Em busca do lucro, criadores sem a experiência necessária não conferiam cuidadosamente o pedigree e recebiam, de fato, descendentes defeituosos. Uma das opções para o casamento era o mesmo caráter hostil. Embora seja importante notar que os gatos siameses são uma das raças mais antigas com uma psique estável, uma raça voltada para as pessoas.
Além dos genes principais, existem outros responsáveis pelo brilho e saturação da cor, pela presença de contrastes. Como resultado, surgem subgrupos de cores e raças raras, que iremos considerá-los a seguir. E para facilitar a navegação entre as cores existentes, use a tabela. Ele permite que você entenda os grupos e subgrupos de cores. Por exemplo, tartaruga é apenas um subgrupo, enquanto os malhados formam um grupo maior.
Grupo | Variedades dentro do grupo |
Sólido | Preto Azul vermelho Chocolate Creme Tartaruga Tortie de creme azul |
Tabby (tabby) | Mármore Tigre Envernizado Identificado Ponto azul Ponto de bolo Ponto de chocolate Ponta lilás |
Branco | Manchas brancas sólidas |
Albino | |
Branco dominante | |
Animal malhado | Wang Arlequim Bicolor, tricolor Esfumaçado Esfumaçado reverso Gato malhado prateado |
Ponto de cor | Sip point Ponto de creme ponto vermelho Ponto Tabby |
Prateado | Chinchila |
Sombreado | |
Camafeu |
Cores sólidas
Focas de cor sólida têm pêlo uniformemente tingido em todo o corpo, focinho, cauda e membros. A tonalidade do nariz e das almofadas das patas também são iguais. O aparecimento de manchas, reflexos, listras é um sinal de casamento.
Apesar da aparente simplicidade desta cor, é o resultado do árduo trabalho de especialistas. É a cor sólida uniforme o primeiro e mais importante critério para avaliar se um animal pertence a uma raça de elite. (Nibelungs, Chartreuse, Bombays).
O mais difícil de conseguir uma cor sólida são os pigmentos vermelho e creme. Portanto, um casaco de pele vermelho sólido pode ainda ter alguma semelhança com um padrão ou listras.
Devido às peculiaridades da distribuição dos cromossomos, os homens na maioria das vezes nascem com cabelos ruivos.
O preto sólido é bastante comum. Já se foram os dias em que se acreditava que um gato preto traria infortúnio. Hoje, animais de estimação com pelagem como a noite mais escura estão entre os mais populares. Existe até uma raça (gatos de Bombaim), cuja pelagem é exclusivamente preta.
Apesar da simplicidade de cores, os gatos de pelagem preta requerem cuidados especiais. Queimando ao sol, dieta inadequada ou higiene pode fazer com que a pelagem do seu animal de estimação adquira uma tonalidade amarronzada suja.
Tons cremosos também são difíceis de diluir. A cor da pelagem não deve ser desbotada, moderadamente saturada, e a tonalidade do nariz e das almofadas das patas deve corresponder ao tom da pelagem tanto quanto possível. A presença de um subpêlo mais claro ou branco é inaceitável. Os olhos dos gatos de cor sólida são de cobre ou laranja, as almofadas das patas e o nariz são rosa.Entre as raças mais valiosas com uma tonalidade sólida e complexa estão a canela e o fulvo Briton, o lilac Briton.
A cor da tartaruga é considerada bastante valiosa e complexa. Ele pode incluir uma variedade de tons de vermelho e preto. Ao mesmo tempo, o preto é sempre claramente visível e expresso, e a cor vermelha implica um leve borrão, tabby. Para a cor da carapaça de tartaruga, a presença de listras, manchas brancas também é permitida.
O azul é chamado de cor cinza claro sólido. É interessante que geneticamente ele não apareceu do branco (isso não existe, se não estivermos falando de mutações), mas do preto. Deve ser uniforme, sem impurezas. Normalmente, esses animais têm olhos verdes ou laranja expressivos. Você também pode reconhecê-los por seu nariz cinza-azulado e almofadas das patas.
Há também uma cor cremosa de tartaruga azul, sugerindo um arranjo caótico de creme e manchas azuis no corpo do animal.
Os gatos com uma cor sólida às vezes são chamados de brancos, mas apenas os não profissionais cometem esse erro. O fato é que o branco não existe na natureza.
Cores agouti
O conceito de cor cutia significa a presença de zoneamento nos pelos de um animal. Em outras palavras, lembra um bastão de polícia listrado. Nesse caso, o cabelo de um gato com a cor cutia pode ter vários tons. Por exemplo, uma zona - tem pigmento preto, a outra - vermelho ou não tem nenhum pigmento... Este grupo inclui 3 subgrupos grandes o suficiente para serem considerados: tabby, shaded e "chinchilas".
Agouti é o nome de um gene que ainda não é bem compreendido. Ao mesmo tempo, as possibilidades que a manifestação deste gene proporciona são verdadeiramente extensas. Ele pode ser combinado com a maioria dos tons, o que leva ao nascimento tanto do "marinheiro" usual - gatos malhados de quintal, quanto de indivíduos de show de elite.
É importante entender que nem todos os gatos com aparência de listras são cutias. Por exemplo, gatos ruivos sólidos também podem aparecer listrados apenas por causa da dificuldade de reproduzir o gene vermelho.
No entanto, não há genoma agouti no corpo de tais indivíduos, o que significa que é inaceitável falar de suas "listras" como um padrão agouti.
Malhado
Esses gatos costumam ser chamados de listrados pelas pessoas, mas isso não é verdade. O animal não tem listras. Acontece que cada fio de cabelo é colorido apenas em parte (por exemplo, apenas a ponta ou 1/4, 1/8 de um fio de cabelo). O resultado é um padrão interessante, originalmente destinado a ajudar na camuflagem dos gatos na natureza, que era a cor dos primeiros gatos não domesticados.
Um padrão atípico é sempre único e, apesar das semelhanças e da grande quantidade de animais com essa cor, cada um deles possui seu padrão único.
Às vezes, não é fácil determinar a presença de um padrão na pele de um animal. Nesse caso, a letra "M" (como na foto) na testa e o contorno escuro dos olhos se tornarão um sinal luminoso de indivíduos malhados. O pelo na barriga e na parte interna da cauda é visivelmente mais claro nesses gatos.
As características do padrão dependem de predisposições genéticas. Dependendo de como as listras estão localizadas e de suas variedades, um ou outro padrão é formado. Nesse sentido, os tabbies são de vários tipos.
- Mármore. O padrão é formado por listras largas nas laterais, “anéis” na cauda, listras nas omoplatas, que lembram as asas abertas de uma borboleta.
- Tigre. Listras escuras se estendem ao longo da espinha, faixas finas são encontradas por todo o corpo, a cauda e as patas do animal são decoradas com “anéis” que formam faixas.
- Identificado. Existem manchas por todo o corpo de forma caótica. Um ponto importante - eles têm aproximadamente a mesma forma (oval) e tamanhos. Nas pernas e cauda, os padrões são mais alongados, então podem se parecer visualmente com listras.
A cor abissínio ou marcada é distinguida separadamente. Não há um padrão claro no casaco de pele, parece embaçado, coberto com um véu claro.No entanto, esse animal nunca pode ser confundido com um gato de cor sólida. O tique-taque fornece um brilho especial ao casaco.
Vale a pena observar outro tipo de padrão - uma combinação de mármore e padrões pontilhados. O casaco de pele do animal é decorado com manchas alongadas, as bordas de cada mancha são mais escuras e o meio é claro, mas ainda mais escuro do que a maior parte dos pelos da pelagem. Esse padrão pode ser visto em um marrom marmorizado ou em uma roseta manchada de Bengala.
Animais sombreados
Este grupo de cores refere-se às variedades que são criadas devido à supressão parcial da melanina. Como resultado, aparecem indivíduos prateados ou esfumaçados, com um padrão pouco visível, quase imperceptível. Entre eles, vários são os mais populares.
- Confusão - possui uma pequena parte de pigmento branco na base dos cabelos. Às vezes, um animal é confundido com um indivíduo de cor sólida, mas apenas até o momento em que começa a se mover. Então os cabelos se abrem, uma cor esfumaçada aparece.
- Névoa reversa - semelhante à cor anterior, mas a ponta do cabelo acaba sendo branca. Isso cria a sensação de que o casaco de pele do animal está coberto de gelo (um representante típico é um gato azul russo).
- Gato malhado prateado - o pelo do animal possui pontas escurecidas, que, quando vistas a granel, formam um padrão característico de um gato malhado.
Vamos acrescentar algumas palavras sobre a cor sombreada da fumaça (um representante brilhante é o gato esfumaçado australiano). Se o animal tiver uma ponta de cabelo preto e uma base branca, é fumaça preta. Se, em vez de preto, houver uma tonalidade azul, temos uma cor azul esfumada. Cabelo branco com cabelo roxo é fumaça roxa, cabelo branco com cabelo ruivo é fumaça vermelha, com chocolate - fumaça de chocolate, respectivamente.
"Chinchilas"
Os gatos chinchila são uma variedade de indivíduos com uma cor cutia. As chinchilas também têm cabelos da cor da zona. Nesse caso, é a base branca do cabelo e a cor é 1/3 ou 1/8 do cabelo. Em outras palavras, apenas a ponta do cabelo é colorida.
Por isso têm uma cor mais pronunciada e podem até apresentar um padrão.
A pelagem das "chinchilas" parece mais elegante, leve, um pouco parecida com a cor das raposas ou chinchilas. Além disso, a pelagem é macia e fofa. As bordas pretas dos olhos e do nariz e as almofadas das patas pretas os tornam ainda mais atraentes. Os olhos de chinchila são verdes brilhantes.
Existem 2 tipos de chinchilas:
- com pontas (têm pelos claros, 1/8 dos quais é escuro na ponta);
- sombreado (tem uma cor semelhante, mas 1/3 do pelo fica escuro, essa também é a ponta).
Nessas variedades, devido ao subpêlo branco, a cor do casaco de peles é próxima do prateado. Parece que uma névoa prateada leve envolveu o pelo do animal. Também existe uma variedade dourada de chinchilas. Nesses indivíduos, o subpêlo apresenta uma cor suave de damasco ou avermelhada. A ponta dos cabelos é escura.
Entre os representantes mais famosos estão chinchilas escocesas, persas e britânicas. Apesar de esta raça ser bastante jovem, os seus representantes distinguem-se pela boa saúde e estabilidade psíquica.
Isso se deve ao fato de que os gatos chinchila são criados com base em 2 raças antigas.
Colorpoint: uma variedade de belas flores
Traduzido do inglês, o nome desse grupo significa "ponta colorida". Na verdade, o animal tem um corpo leve, e as pontas das orelhas, patas e focinho são mais escuras. Os indivíduos desse grupo podem ser identificados pelas áreas escurecidas em uma pelagem mais clara. Os gatos siameses e do Himalaia são considerados representantes típicos deste grupo.
A cor "na ponta" pode ser não só mais escura que o tom básico da pelagem, mas também tabby, tartaruga.
Para entender as peculiaridades da cor, é útil conhecer o princípio pelo qual esses próprios nomes são construídos: a cor principal + o padrão (se houver) + a palavra "ponto". Por exemplo, ponto de selo (marrom na luz), ponto de tabby.
Algumas raças de gatos têm seus próprios nomes de pontos de cor. Portanto, os persas de cor siamesa são geralmente designados como Himalaias. A furadeira tem sua própria linha de nomes. Os profissionais podem dizer roxo, zibelina, chocolate. Porém, em relação a esta raça, não haverá uma cor sólida, mas um ponto colorido.
Pied cor de lã
Cor malhada também significa um gato com uma cor branca e manchas. Dependendo do tipo de manchas, as seguintes variedades de malte são distinguidas:
- carrinha - a maior parte do corpo é branca, apenas na cabeça e cauda (menos frequentemente na parte de trás das patas) existem manchas coloridas;
- As manchas cor de arlequim estão espalhadas pelo corpo branco, que ficam na cabeça, nas patas do animal e nas laterais, a cauda geralmente tem uma cor sólida.
- bicolor (bicolor) - a presença de branco é mínima, geralmente nas pontas das patas, orelhas, "medalhão" no pescoço;
- chita (ou tricolor) - a maior parte do corpo do animal é branca, o restante tem a cor de tartaruga.
Deve-se dizer que o branco em si não existe na natureza. Isso pode ser um mau funcionamento genético (albinos) ou o resultado da supressão da melanina. No entanto, neste último caso, é correto dizer que um animal branco tem manchas brancas em uma pelagem branca como a neve. É claro que eles se fundem e, portanto, para um leigo, tal gato é apenas branco.
Para cores populares de gatos, veja o próximo vídeo.