Tipos, seleção e uso de cobertores para gatos e gatos
Gatos e gatos precisam escolher corretamente não apenas brinquedos e outros acessórios semelhantes, mas também cobertores. Essas coisas são exigidas pelo animal no pós-operatório, principalmente quando se trata de operações abdominais relacionadas à cavidade abdominal. Hoje vamos descobrir quais tipos de cobertores existem e como eles devem ser selecionados corretamente para gatos e gatos.
Peculiaridades
O cobertor é uma coisa muito útil que os animais precisam depois de realizar várias operações. Essas bandagens médicas cobrem facilmente a ferida deixada no corpo de um gato ou gato. Além disso, é necessário levar em consideração o fato de que, após uma determinada operação, as sensações dolorosas podem irritar o animal, e ele passará a prestar atenção desnecessária à área afetada durante o procedimento: roer, morder ou arranhar. O cobertor também protegerá contra essas consequências desfavoráveis - vai fechar o acesso do gato à costura restante.
O objetivo principal da manta é proteger a área operada da entrada de bactérias patogênicas perigosas e microflora infecciosa. Além disso, uma manta bem feita irá fechar a costura dos efeitos negativos da luz solar. Danos mecânicos ao cobertor também serão menos prováveis e perigosos.
O cobertor conecta facilmente as bordas restantes da ferida no corpo do animal. Graças a isso, a cura ocorre mais rapidamente com a primeira puxada. O processo de regeneração será notavelmente acelerado e o gato sofrerá menos com o desagradável período pós-operatório. As reservas do corpo do animal serão consumidas de forma insignificante.Um cobertor bem feito e fixo não permite que as paredes musculares da cavidade abdominal se estiquem ou enfraqueçam muito. Isso evita mais flacidez do abdômen do gato.
A manta não só pode ser comprada na farmácia veterinária ou no veterinário, mas também feita com as próprias mãos. Claro, neste caso será necessário observar todas as nuances e características estruturais desta pequena coisa. A manta é diferente porque pode ser ligeiramente desamarrada se a ferida precisar ser processada. Neste caso, não é necessário removê-lo completamente.
As principais vantagens dos cobertores prontos para gatos são os seguintes pontos importantes:
- tais produtos são ecologicamente corretos e não afetam adversamente a saúde e a condição geral do animal operado;
- eles têm boas qualidades de força - é muito difícil quebrá-los;
- tais produtos permitem que o ar passe bem, e isso é simplesmente necessário para uma sutura de cicatrização;
- têm velcro ou zíperes simples e confortáveis.
Visualizações
Não pense que o cobertor é o único tipo de curativo médico. Na verdade, existem várias variedades disso. Diferentes tipos de cobertores diferem em suas características e design. Vamos conhecê-los melhor.
Caloroso
Gatos sem pêlos costumam sentir frio quando há estações frias lá fora. Isso não só causa um grande desconforto aos animais de estimação, mas também pode levar ao desenvolvimento de resfriados. Em tais circunstâncias, um cobertor quente especial seria uma solução excelente. Na maioria das vezes, os proprietários cuidadosos de Sphynxes e Cornish Rexes se voltam para essas coisas. Externamente, esses tipos de cobertores parecem simples jaquetas sem mangas.
O melhor e mais confortável são cobertores quentes feitos feito de tecido macio com um grande pêlo. Essas coisas protegem com eficácia os gatos sem pelos ou de pêlo curto de baixas temperaturas e rajadas de vento frio. Mesmo durante uma caminhada, seu animal de estimação ficará aquecido e confortável em um cobertor aconchegante.
Separadamente, vale destacar mantas de lã tricotadas que se adaptam bem ao corpo. Esses espécimes são especialmente quentes e têm um excelente efeito de aquecimento. Eles são muito confortáveis para gatos e gatos.
Um cobertor de lã tricotado pode facilmente ser um ótimo substituto para a pele de gato.
Casa
Entre os gatos e gatos, existem muitas pessoas que sofrem de muda alérgica. Neste caso, os proprietários têm de aspirar constantemente os móveis da casa, mas esta é apenas uma medida temporária - logo todas as superfícies estão novamente cobertas com pelos que caíram do corpo do animal.
Em situações como essa, muitas pessoas olham atentamente para gatos sem pêlos, acreditando erroneamente que a falta de cabelo os torna completamente despreocupados. Esses indivíduos têm outra doença comum - suor abundante. Por causa disso, manchas podem permanecer em móveis estofados, o que pode ser muito difícil de remover completamente.
Nas situações acima, os cobertores domésticos podem ser uma verdadeira salvação. Esses produtos absorvem de forma fácil e simples as secreções do corpo de gatos sem pêlos. A perda de lã com esses cobertores também é visivelmente limitada. É por isso que os produtos domésticos são tão populares e procurados atualmente. No entanto, a maioria dos modelos domésticos de cobertores ainda pertencem à categoria de itens interessantes de guarda-roupa para animais.
Existem também espécimes que precisam de cuidados regulares para todos os tipos de doenças incuráveis.
Impermeáveis
Ao caminhar com um animal ao ar livre em tempo nublado, você deve guardar uma pequena capa de chuva para seu animal de estimação. Esses modelos, via de regra, possuem capuz e são presos sob o pescoço e a barriga do gato. As capas de chuva são costuradas com tecidos impermeáveis especiais, como náilon ou cloreto de vinila. A fibra de poliamida de cores saturadas não é inferior ao filme transparente em suas propriedades e características. Se uma chuva torrencial começar de repente, o animal com essa capa molhará apenas as patas.
Pós-operatório
Inicialmente, após várias operações, os gatos foram colocados em uma coleira elizabetana especial. Era um grande cone que se fixava no pescoço do animal e não permitia que ele chegasse ao ferimento. Claro, essas coisas eram muito perturbadoras para os animais de estimação e causavam estresse desnecessário. Além disso, os animais de estimação com essas coleiras não podiam lavar corretamente o rosto e era problemático comer neles - as bordas batiam constantemente contra a tigela, a comida nem sempre entrava na boca do animal. Andar pela casa com tal coleira também era problemático, pois ameaçava ferir: o gato poderia se prender em móveis, portas ou batentes.
Não é de surpreender que o cobertor tenha se tornado um excelente substituto para esse dispositivo desatualizado. Nesse caso, com zíper ou velcro, o animal pode circular livremente pela casa, comer normalmente e até brincar. Embora os mantos de proteção possam dificultar ligeiramente o movimento de gatos e gatos, eles ainda não impedem que os animais de estimação levem uma vida normal. Graças a isso, o processo de recuperação é muito mais fácil e rápido.
Hoje, em alguns países europeus, os veterinários ainda usam apenas coleiras desatualizadas após a cirurgia.
Como alternativa, os proprietários são incentivados a usar jaquetas sem mangas feitas em casa nos animais de estimação, que podem ser costuradas com roupas de criança.
Material
Variedades médicas de cobertores para gatos são vendidas em farmácias veterinárias e pet shops. Na maioria das vezes, são feitos de não-tecidos adequados. Não há fiapos na base especificada e eles não se desintegram. Esses cobertores podem ser facilmente aparados para tornar mais fácil para o animal andar neles. As fibras comprimidas são excelentes na absorção de líquidos. Com isso, a superfície da ferida não fica molhada e sempre fica seca, conforme a necessidade.
Os cobertores médicos não tecidos também se distinguem pelo fato de não se rasgarem. É muito difícil danificá-los. Eles também se distinguem por sua longa vida útil. Esse cobertor pode ser lavado. Essas coisas não têm um efeito agressivo na pele de um animal.
Já os cobertores de fábrica são feitos de uma variedade de tecidos, por exemplo:
- algodão;
- viscose;
- spunbond;
- derreter.
Para que sempre haja acesso de ar adequado à ferida, recomenda-se selecionar produtos confeccionados com tecidos de origem natural. Os fabricantes estrangeiros costumam usar uma mistura de algodão e lycra. Esses materiais permitem que o cobertor se estique facilmente. Com essas coisas, os gatos ficam menos restritos em seus movimentos.
Regras de seleção
A escolha de um cobertor para um gato ou um gato, por exemplo, após a castração ou esterilização, deve ser muito cuidadosa e cuidadosa. Deve ser baseado nos seguintes critérios importantes.
- Material. Escolha cobertores pós-operatórios feitos de materiais sustentáveis e seguros. Essa coisa deve ser respirável. É aconselhável comprar cobertores que absorvam facilmente o líquido para que a ferida do animal fique sempre seca e não molhada.
- Lacaios. Verifique a qualidade das peças de fixação. Na maioria das vezes, os cobertores são feitos com zíperes ou com velcro, além de cordões simples.
- O tamanho. Você deve escolher cobertores, cujo tamanho corresponda ao tamanho do próprio animal de estimação. É aconselhável fazer todas as medições necessárias com antecedência. Você deve descobrir o volume do peito do gato, bem como a distância da base dos ombros à cauda. Normalmente, todos os parâmetros de tamanho da manta estão indicados na embalagem.
- Cor. Neste caso, deve-se atentar para a cor não por causa de sua beleza, mas por sua praticidade. Por exemplo, em materiais de cor clara, será mais fácil perceber qualquer secreção proveniente da ferida. Além disso, é fácil perceber que o produto está sujo e precisa ser mandado para lavagem.
- Obra. A manta deve ser feita corretamente. Não deve deslizar ou deslizar para fora do corpo do animal. Se essa coisa não for feita como deveria ser, então não haverá sentido nisso e será difícil colocá-la.Não deve haver fios salientes ou esfarelados no material.
- Pacote. É muito importante estar atento à embalagem da marca em que a manta é vendida. Isso é uma coisa que vai ficar em contato com o corpo do animal e a sutura pós-operatória, por isso deve estar muito bem selada.
É aconselhável escolher opções que são vendidas em embalagens lacradas totalmente transparentes. Nesse caso, será muito mais fácil avaliar todos os parâmetros necessários inerentes às coisas.
Se este não for um médico, mas um cobertor doméstico ou uma capa de chuva, então a escolha deve ser dada a produtos feitos de materiais hipoalergênicos de alta qualidade. Se o item estiver quente, deve ser macio e confortável. Pode ser um tecido com pelo grande ou lã natural.
Sutilezas de uso
O cobertor é colocado nos gatos imediatamente após uma operação abdominal específica. O ideal é que o veterinário coloque essa coisa no seu animal de estimação pela primeira vez e, em seguida, mostre como amarrá-la e removê-la do corpo. Ao colocar cobertores no corpo do animal, deve-se ter o máximo de cuidado, pois as feridas pós-operatórias costumam causar fortes dores. O animal sofrerá movimentos repentinos e desagradáveis do dono. O cobertor deve ser colocado no animal da seguinte maneira.
- A parte de tecido deve ser aplicada na barriga do animal e colocada sob as patas dianteiras. As fitas devem ser colocadas cuidadosamente nas costas do gato.
- Agora as fitas precisarão ser amarradas uma a uma. O primeiro e o segundo pares devem ser fixados no pescoço do gato até a área das patas dianteiras.
- O terceiro par de amarras deverá ser cuidadosamente fixado atrás das patas do animal e, em seguida, conectado às pontas do segundo par.
- O quarto e o quinto pares de fitas são colocados nas costas do gato. Este último deve estar o mais próximo possível das patas traseiras.
- Como resultado, haverá algumas fitas de cada lado - elas deverão ser cuidadosamente amarradas aos pares. Nesse caso, será necessário dobrar em torno da coxa do animal com um anel. As pontas de ambos os pares em ambos os lados precisarão ser amarradas na parte de trás na frente da cauda.
Depois de prender o cobertor, você precisa se certificar de que ele fica bem e não escorrega... Mas isso não significa de forma alguma que deva ser apertado com o último esforço no corpo do animal operado. Fixe a capa com cuidado, mas não precisa apertar demais, caso contrário o gato vai se machucar e se sentir desconfortável. Ajuste a tensão nas cordas, se necessário.
Para maior segurança, os veterinários aconselham amarrar as pontas das fitas de forma que fiquem com uma borda livre muito pequena. Caso contrário, existe o perigo de estrangular o animal com fitas mais compridas. Além disso, não se deve deixar o animal sozinho em um cobertor, pois muitas vezes os gatos tentam puxar a capa para lamber a ferida por conta própria.
Nos primeiros dias de pós-operatório, a manta deverá ser trocada regularmente, principalmente após o tratamento dos pontos, que é realizado uma vez ao dia. Assim que você notar que a ferida começou a cicatrizar e a secreção parou, a bandagem só pode ser trocada quando ficar suja.
Quanto à rejeição total da manta, então será possível proceder a esta etapa somente após 10-14 dias após a esterilização, e não antes. Além disso, vale a pena atuar somente após consultar um veterinário. Normalmente, todas as perguntas podem ser feitas durante um exame de rotina do animal de estimação após a operação.
Não é recomendável agir sem informar um especialista se você não quiser machucar acidentalmente seu amigo bigodudo.
Como fazer isso sozinho?
Como mencionado anteriormente, é bem possível fazer um cobertor com as próprias mãos, e não apenas adquiri-lo em uma loja especializada. Então, você pode fazer um bom curativo com uma meia. Vamos analisar em etapas como fazer isso.
- Pegue uma meia do tamanho do animal. Você pode usar coisas feitas de náilon.
- Faça orifícios na meia para as patas e a cauda do seu animal. Se o pescoço for muito longo, será necessário encurtá-lo.
- Faça furos nas costas, semelhantes aos dos tênis.
- Passe a renda transversalmente pelos furos feitos. Experimente a manta resultante no animal e aperte suavemente.
Você pode fazer um cobertor de meia-calça de forma rápida e fácil com suas próprias mãos. Esta é uma das opções mais acessíveis que não requer nenhum recurso especial. Porém, deve-se lembrar que não é recomendado o uso de meia-calça velha para isso, pois a esterilidade absoluta deve ser observada no pós-operatório.
Além disso, é aconselhável procurar collants de alta densidade. Este tipo de "cobertura" se ajusta muito melhor ao corpo do animal e dura muito mais tempo. Isso é feito de maneira elementar:
- das meias selecionadas é necessário cortar uma peça com 20 cm de comprimento;
- depois o pedaço cortado é colocado na barriga do gato e pronto.
A bandagem também pode ser feita com uma camiseta velha ou um novo pedaço de tecido. Se você estiver usando um novo material, precisará determinar alguns parâmetros do animal de estimação com antecedência:
- seu comprimento do pescoço à cauda;
- comprimento do pescoço às omoplatas;
- da garupa à cauda;
- circunferência do pescoço;
- distância entre as patas dianteiras;
- perímetro torácico;
- circunferência da barriga na região da virilha.
Todos os dados esclarecidos devem ser transferidos para uma folha de papel, fazendo um desenho esquemático do futuro produto. Você precisará deixar uma pequena margem - 0,5-1 cm de comprimento para fazer as amarras. Em seguida, você precisa agir assim.
- Transfira todas as marcas que você fez para o pedaço de tecido preparado. É aconselhável aplicar tecidos em duas camadas para tornar a manta mais durável.
- Usando o diagrama preparado, corte todas as partes necessárias. Dobre as margens da costura e costure na máquina de costura depois de cobrir as bordas da roupa.
- Em seguida, costure as cordas.
- O produto resultante deve ser testado em um gato para fazer certos ajustes, se necessário.
Deve-se ter cuidado para garantir que um cotonete extra seja colocado no abdômen do gato, pois pode ser útil após a cirurgia.
A principal vantagem desta opção é que é possível ajustar a manta à estrutura e características específicas da mascote. É verdade que vai demorar muito mais tempo para fazer essa capa do que para fazer uma cópia de uma meia ou meia-calça.
Dicas úteis
Vamos dar uma olhada em algumas dicas úteis que podem ser úteis ao fazer ou comprar cobertores.
- Se decidir fazer uma manta de tecido, é aconselhável usar um material denso e monocromático, onde toda a sujeira ficará bem visível. Se você notar pegadas de sangue, este será um sinal para visitar seu veterinário imediatamente.
- Se quiser usar ataduras de loja, então é melhor comprar duas (ou mais) cópias de uma vez, porque depois da operação tudo pode acontecer.
- O comprimento do cobertor deve corresponder necessariamente ao comprimento das costas do gato. Quanto à largura, deve ser suficiente para uma circunferência completa do abdômen. O cobertor não pode ser muito apertado.
- Se você estiver fazendo um cobertor, é aconselhável aumentar as fitas de amarração. Eles podem ser reduzidos, se necessário.
Não se esqueça de recolocar a manta a tempo ou mandar para a lavagem, principalmente no início. O animal operado nunca deve usar bandagem suja.
Para obter informações sobre como fazer um cobertor para um gato com uma meia ou meia com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.