Os gatos entendem a fala humana e como ela é expressa?
Eles dizem que se os bichinhos falassem, as pessoas perderiam seus últimos amigos. Uma pessoa nunca saberá se isso realmente é verdade, porque não há esperança de falar com seu animal de estimação. No entanto, a comunicação com seu animal de estimação é comum. Às vezes, referindo-se a um gato, tem-se a impressão de que ela entende o que está sendo dito.
Eles entendem ou não?
Existem várias opiniões sobre se os gatos são capazes de entender frases humanas. Seja o que for, os cientistas provaram que um gato não responde às palavras, mas à entonação com que a fala é feita.
O felinologista Logan Forbes conduziu um experimento interessante... Todas as vezes, antes de ir à clínica veterinária, ela dizia ao gato com a mesma entonação: "Vamos ao veterinário". Inconscientemente, o animal passou a associar essa proposta a procedimentos desagradáveis, e o gato passou a se esconder ao ouvir essa frase. Assim que o dono pronunciou as mesmas palavras com uma entonação diferente, o gato reagiu com indiferença a elas.
Outra observação incomum também foi revelada: o gato se adapta ao contexto emocional do dono... Segundo alguns cientistas, esses animais também respondem a gestos. A cientista fonética Susanna Szeltz provou que os gatos tentam interagir com as pessoas em uma linguagem especial. Eles captam os gestos e movimentos do dono, lembram-se deles e se adaptam ao seu comportamento.
Por exemplo, se você abrir o armário todas as vezes antes de se alimentar, o animal aparecerá todas as vezes na cozinha, tendo ouvido o som familiar da porta se abrindo.
É improvável que as palavras do gato sejam entendidas, mas eles sentem pela voz do dono o que ele quer dizer... Se um gato é treinado e segue facilmente os comandos que seu dono diz, então é improvável que o mesmo gato reaja aos mesmos comandos dados por outra pessoa. Essas histórias são conhecidas e provam que os gatos não distinguem as palavras por si próprios, mas podem compreender o dono. Outro experimento mostrou que o animal reconhece a voz do dono.
Quando diferentes pessoas, incluindo o proprietário, se aproximaram do objeto do experimento, o gato respondeu às vozes de todos os participantes do experimento, mas ao ouvir a voz do mestre, suas pupilas dilataram-se, indicando uma violenta reação emocional.
A veterinária Anastasia Nikolina acredita que o animal é capaz de memorizar uma combinação específica de sons da fala humana, portanto pode memorizar seu apelido e respondê-lo.
Existe até uma versão de que os gatos têm habilidades sensíveis e podem determinar telepaticamente o humor do dono.
Em geral, é geralmente aceito que esses animais não são inclinados a se comunicar com os humanos, porque em uma época eles próprios vieram para as casas dos humanos, eles não precisavam ser domesticados como cães... Eles não se sentem obrigados para com a pessoa. Por exemplo, a maioria dos gatos responde ao nome apenas ao ouvir o som da abertura da comida, e em outros casos é impossível chamar o animal - ele prefere não prestar um serviço ao dono, mas vir até ele apenas à vontade.
Assim, os gatos por entonação determinam o que o dono quer dizer. Se você pronunciar vários nomes dirigidos à gata com voz afetuosa, ela ficará feliz, porque foi tratada com ternura em sua voz.
Se você repreender um animal e chamá-lo de “sol, coelho” e outros nomes afetuosos em um tom rude e zangado, o gato perceberá essas frases como raiva do dono.
Como entender um gato?
Existem vários sinais que indicam certas emoções em um animal de estimação.
- Vendo que o gato estreitou os olhos, pode-se presumir que ela está cansada e quer tirar uma soneca.
- Quando o gato chega aos pés da dona e começa a esfregar, pode significar que ela está com fome. Da mesma forma, os animais expressam seu amor pelo dono.
- Orelhas levantadas indicam claramente que o gato está interessado em alguma coisa. Se as orelhas estiverem achatadas, talvez ele queira atacar durante o jogo ou conflito.
- Olhos arregalados e pupilas arredondadas indicam o medo de um animal de estimação.
- O ronronar é um sinal de bom humor. Provavelmente, neste momento, o animal é acariciado, acariciado ou brincado.
- O ronco uterino sugere que o animal está infeliz com alguma coisa e exige ser deixado sozinho.
- Um chiado e a boca aberta sempre indicam que o animal está ameaçando alguma coisa, tentando assustar. É melhor não tocar no animal nesse momento.
- Ao ouvir o uivo de um gato, pode-se presumir que ele expressa raiva e frustração. Talvez algo tenha dado errado com ele, e dessa forma ele mostra aborrecimento.
Normalmente, os donos conhecem bem o caráter de seu amigo de quatro patas e o entendem sem os sinais acima. Cada gato tem suas próprias características. Por exemplo, existem gatos tagarelas, cujas ações são acompanhadas de miados ou rugidos. Uma reunião na porta do dono, um pedido de comida, uma chamada para brincar - todas essas ações podem ser realizadas com um estrondo, é assim que o gato se comunica com o dono, e geralmente os donos sabem o significado dos diferentes sons no animal voz.
Existem outros animais, por exemplo, gatos silenciosos aristocráticos, miando dos quais pode ser alcançado apenas em casos raros. Conhecendo o caráter do animal, um dono atento, pelo seu comportamento, vai entender as emoções do animal.
Se for percebido que o gato está sentado ou deitado com a boca aberta, e o perigo não o ameaça de ninguém, isso indica a dor física que o gato está sentindo. Talvez ela tenha sido envenenada.Um animal de estimação sentado perto de uma tigela de água, tentando beber água, mas não o faz, mas apenas olhando para dentro da tigela, provavelmente pegou uma doença viral grave, por exemplo, panleucopenia.
Em ambos os casos, você precisa levar seu animal imediatamente ao veterinário.
Como se comunicar?
Para que o animal entenda uma pessoa, o dono deve estudar algumas das regras de comunicação com gatos. Como já foi mencionado, os gatos ouvem palavras, mas não entendem o seu significado. Por exemplo, de acordo com alguns experimentos de zoólogos, esses animais não entendem a palavra "não", então não há sentido em desmamar um animal de estimação de alguma ação usando essa palavra.
Seguem abaixo algumas outras dicas para entrar em contato com seu gato.
- É imperativo monitorar seu tom durante a comunicação. Não se deve levantar a voz ao falar com um predador doméstico, pois isso responde ao humor do dono, focando na tonalidade e no volume das frases faladas. Você deve se comportar abertamente.
- Ao encontrar um animal desconhecido, você precisa se agachar e esticar lentamente a mão em direção a ele com a palma aberta apontando para cima. Com esse gesto, a pessoa vai mostrar que não há nada em sua mão que ameace o gato. Se a palma da mão estiver voltada para baixo, o gato pode perceber isso como uma ameaça.
- Está provado que o gesto mais expressivo para um gato é um dedo levantado ou estendido para o rosto do gato. Este estudo foi realizado com a participação de 40 gatos. A experiência mostra como esses animais respondem aos gestos humanos. Assim, podemos concluir que você pode explicar algo para um gato apontando para o objeto desejado com o dedo.
Você pode descobrir se os gatos entendem a fala humana no próximo vídeo.