Como aparar as garras de um gato e de um gato?
Você pode ter animais de estimação em qualquer idade, não importa quem more em casa, você precisa saber cuidar dele. Não há muitas preocupações para os amantes de gatos, mas mesmo com uma abordagem errada dos negócios, morar junto com um animal de estimação pode se tornar um verdadeiro desastre. Devido à natureza selvagem dos felinos, é necessário proteger a si e aos móveis de garras afiadas, que podem ser utilizadas mesmo em situações inofensivas. Para realizar a manicure de um animal de estimação com eficácia e rapidez, é necessário conhecer todos os meandros desse procedimento.
Idade e propósito
Os gatos são animais de estimação que muitas vezes são criados em casa, portanto, você precisa conhecer os requisitos básicos para cuidar deles. Visto que os animais são selvagens e rebeldes por natureza, a presença de garras afiadas pode ser bastante perigosa para os outros. Para minimizar os riscos, você precisa ser capaz de aparar as garras de um gato ou gato, se necessário.
Existem as seguintes razões pelas quais este procedimento é obrigatório:
- manter um gato exclusivamente em casa;
- falta de atividade significativa no comportamento do animal;
- ajuda a moer as garras se o animal não conseguir fazer isso sozinho;
- caráter muito violento e desenfreado, que ameaça a saúde dos outros.
Se nos três primeiros casos o procedimento de manicure é desejável, neste último é imperativo aparar as garras do gato, porque qualquer pessoa, inclusive as crianças, pode sofrer. O procedimento de encurtamento das lâminas ungueais pode ser realizado nas quatro patas para que o gato não sinta desconforto, entendendo a diferença das sensações na frente e atrás, e seja totalmente inofensivo.Se o animal não mostrar agressividade, o corte e a lima das garras podem ser omitidos em suas patas traseiras.
Não é recomendado fazer este procedimento com muita frequência, pois pode afetar negativamente a saúde do gato.... Existe também uma certa faixa etária em que vale a pena iniciar tais procedimentos para acostumar o animal a eles e não ter problemas com isso no futuro. O período ideal será a idade de dois a três meses, quando as garras já estão mais fortes e podem ser cortadas, e o animal ainda é pequeno o suficiente para protestar, mas é bastante capaz gradualmente se acostuma com a manicure.
Realizar tais ações para gatinhos menores é prejudicial, pois suas garras ainda são muito delicadas e você pode machucar o animal cortando-as muito.
Cortar as placas das unhas de um gato ou gatinho só é possível se se há alguma experiência ou conhecimento de como o próprio processo deve ser realizado corretamente. A primeira vez é sempre a mais difícil, tanto para o gato como para o dono, por isso é importante preparar-se mentalmente e criar todas as condições para que o trabalho seja executado com sucesso. Para que o gatinho não fique nervoso, é preciso acariciá-lo, conversar com ele, tratá-lo com algo saboroso. O procedimento deixará de ser assustador e desagradável para o animal quando ele se sentir seguro e esperar uma recompensa após o término da manicure.
Assim que o procedimento já se tornou familiar para o animal, vale a pena decidir sobre sua frequência, para não desencadear o estado das garras e não exagerar em encurtá-las. Para cada gato, o número dessas sessões pode ser diferente, o que se explica pelas características individuais de desenvolvimento, pelo nível de atividade e pela idade. A norma ideal é aparar as garras uma vez por mês.
Se falamos de gatinhos, então eles estão crescendo ativamente não só o corpo, mas também as placas das unhas e, portanto, terão que ser encurtados 2 vezes mais frequentemente.
Como cortar garras?
As lâminas ungueais dos gatos e dos humanos são significativamente diferentes, portanto, usar uma tesoura ou pinça clássica, com a qual uma pessoa corta as unhas, não é totalmente correto. A unha do gato não é composta apenas de células queratinizadas, mas também uma polpa em seu interior, na qual ocorre a circulação sanguínea. Se você cortar a garra com muita força, existe o risco de quebrar a integridade da polpa e ferir o animal. Uma vez que as garras contêm um grande número de microorganismos prejudiciais, esse tipo de lesão pode ser muito grave e durar muito tempo.
Para minimizar o risco de ferimentos em seu animal de estimação, é melhor comprar ferramentas especializadas para ele, com a ajuda das quais você pode cortar as garras de forma rápida e eficiente sem danificar a polpa.
Entre os principais dispositivos com os quais você pode trabalhar, existem vários.
- Tesouras especializadas para gatos e gatinhos, de tamanhos diferentes. Eles geralmente são pequenos em tamanho e feitos de metal durável, uma vez que a espessura da garra em gatos é muito grande e uma ferramenta de baixa qualidade não consegue lidar com isso. Para o conforto do trabalho, os fabricantes fabricam essas tesouras com cabos que são convenientes para o dono e lâminas muito afiadas que aceleram o corte das garras do animal de estimação.
- Pinças ou pinças para o gato também são uma ferramenta alternativa para aparar as placas ungueais. A peculiaridade do uso desse equipamento é que é importante posicioná-lo perpendicularmente à garra, caso contrário, pode-se provocar estratificação do estrato córneo da garra. É importante adquirir uma ferramenta de alta qualidade, que será feita de metal durável e afiado, que pode cortar rapidamente a parte desnecessária e não ferir a garra.
- Guilhotina semelhante aos cortadores de fio, mas possui uma estrutura ainda mais reforçada para proporcionar resultados de qualidade com um mínimo de investimento de tempo.Neste caso, existe apenas uma lâmina de trabalho, pelo que o corte é mais liso, o que permite aparar as garras da mascote com um único movimento.
- Aparador elétrico difere de todas as opções anteriores, pois tem um princípio de operação completamente diferente. Neste caso, as garras não são cortadas, mas esmerilhadas com o auxílio de roletes e rodas especiais com pulverização abrasiva. Para tornar o procedimento seguro, são vendidas tampas especiais com orifício para a garra para esses equipamentos adicionais. Quando o animal estiver pronto para o procedimento, seu pé deve ser posicionado de forma que seja fácil moer todas as placas ungueais, uma a uma.
A trituração gradual pode salvar seu animal de estimação de lesões e tornar o processo mais confortável.
A escolha deste ou daquele instrumento pode ser ditada pela idade do animal, seu caráter, a experiência do dono e os hábitos de uso de algo específico.
Para os iniciantes, você pode experimentar todas as opções acima e parar no que lhe permitirá fazer uma manicure para a sua mascote com rapidez e eficiência.
Instruções passo a passo
Para aparar as garras de um gato em casa, você precisa se preparar adequadamente para esse procedimento. Se a manicure for realizada pela dona da casa, então antes de mais nada é necessário comprar todo o equipamento necessário, bem como aprender a usá-lo. Para minimizar os riscos, é importante seguir as precauções de segurança, que são as seguintes:
- tratamento do cortador de garras com solução alcoólica para esterilização do instrumento;
- preparação do animal de estimação e estimulação do aparecimento de garras pressionando a almofada do pé;
- cortando com rapidez e confiança o excesso da garra.
Ao se preparar para o procedimento, você precisa ter com você produtos de higiene adicionais, como: almofadas de algodão, uma toalha limpa, água oxigenada, uma lima de unha. Para raças de pêlo comprido, você também pode preparar uma tesoura para aparar o excesso de pelos, o que pode atrapalhar o trabalho de manicure. Para a comodidade do procedimento, é importante escolher o momento certo quando o gato estiver calmo e pronto para cooperar, caso contrário, será difícil alcançar o resultado desejado, e o animal poderá se estressar e se recusar a repetir a manicure.
Para proteger o animal, recomenda-se envolvê-lo em uma toalha ou outro pano no qual o gato se sinta confortável.
Para reduzir o risco de resistência, é melhor separar as pernas do seu animal e escondê-las até que seja a vez de cada uma.
O processo de aparagem da garra exige que o proprietário cumpra as seguintes regras:
- proporcionando uma posição confortável e confortável para o gato - não force o animal a manicure à força, o animal deve vir ao dono quando este tiver preparado todos os utensílios necessários;
- proteção do proprietário durante o trabalho - nas primeiras sessões, é necessário pensar não só no conforto e segurança do animal, mas também na sua, uma vez que o animal pode se comportar de maneira imprevisível e inconscientemente ferir o dono. É aconselhável usar produtos com mangas compridas de tecido denso, e na mão livre uma luva que segure o gato, que servirá como barreira protetora em caso de um ataque repentino do animal;
- corte a garra corretamente - o comprimento da parte a ser cortada não deve ultrapassar 2-3 mm, caso contrário corre-se o risco de tocar os vasos sanguíneos e causar sensações muito dolorosas no animal;
- seleção do ângulo de corte ideal - se o instrumento for colocado incorretamente, em decorrência da tosquia da garra, pode simplesmente estalar, o que complicará o trabalho, provocará sensações dolorosas e aumentará o tempo de cicatrização da pata do gato.
Se o animal de estimação protestar claramente contra a manicure e não conseguir lidar com a situação sozinho, inicialmente você precisará levar alguém de sua família para ajudá-lo a segurar ou aparar diretamente a garra.Assim que o animal fofo se acalmar e se acostumar com o processo, você pode se virar com as forças de um dos donos do gato. O procedimento para uma manicure de gato será assim:
- preparar mentalmente o animal para o futuro procedimento, com calma e carinho;
- prepare uma das pernas, pressione suavemente a almofada para mostrar as garras; é importante não pressionar muito para que o gato não se assuste e não fuja;
- as garras dos gatos são transparentes, então dá para ver a borda que precisa ser removida, e a polpa, que tem uma tonalidade rosada, não deve ficar muito próxima dela;
- o cortador de garra é levado perpendicularmente e a borda da garra é cortada na mesma posição; para tornar as bordas mais suaves e seguras, elas são limadas de maneira organizada.
Importante! Dependendo de quais patas serão manicuradas, vale lembrar que existem cinco garras na frente e quatro nas costas. Se você não realizar o procedimento na hora certa, a garra velha pode causar desconforto ao gato, o que sem dúvida afetará seu comportamento.
Dicas úteis
Para aparar de forma independente as garras do seu mascote peludo, é importante conhecer não só as características do processo, mas também os possíveis riscos e problemas durante sua execução. Se o gato for agressivo, a remoção de áreas pontiagudas da garra torna-se necessária, ou um veterinário ou alguém da casa fará esse procedimento. Devido à natureza do personagem, será muito difícil aparar as garras. Se o gato resiste e se solta, não permite trabalhar normalmente, você precisa saber o que fazer nessa situação, a saber:
- não force e tente repetir o procedimento um pouco mais tarde, aguardando um estado mais calmo do animal;
- use panos, o que ajudará significativamente a se proteger das garras de um animal obstinado;
- comunique-se com seu animal de estimação e acalme-o durante todo o processo de aparar as unhas.
Trabalhar com animais de estimação agressivos não é fácil. É melhor não demorar para ensinar o gato a manicure, porque na idade adulta será extremamente difícil se acostumar com tais manipulações, cada sessão será um verdadeiro teste para o gato e para a dona.
Para animais de estimação calmos, os procedimentos de enfaixamento e acalmia não são necessários, eles se comportarão com calma sem causar qualquer desconforto.
Para que o procedimento de corte de cabelo seja rápido e de alta qualidade, você deve se familiarizar com as seguintes dicas:
- a seleção da ferramenta deve ser feita de forma responsável - é melhor não comprar produtos muito baratos, pois rapidamente se tornam opacos, podendo causar a rachadura ou delaminação da garra;
- o melhor é fazer a manicure durante o dia com luz natural, para que seja mais fácil perceber a borda cortada da garra e minimizar o risco de lesões;
- após o corte da garra, ela deve ser lixada com alta qualidade, para o que uma lima de unha dura ou uma barra de esmeril podem ser adequadas; se esse procedimento não for feito, o gato pode prender suas garras no carpete, estofamento do sofá ou em outros tecidos, podendo causar ferimentos no animal, vincos ou garras;
- nas primeiras vezes será difícil para um gato ficar muito tempo sentado sobre as mãos, enquanto o dono põe as coisas em ordem nas patas, por isso recomenda-se começar com um membro por dia, aumentando gradativamente a norma diária das garras , trazendo-o para aparar todas as placas ungueais de uma vez sem desconforto para as favoritas;
- uma vez que aparar as unhas não é uma necessidade vital para um gato, não se deve planejar outros procedimentos de higiene no mesmo dia, para não incomodar o animal; para cada tipo de atividade, é melhor escolher um dia separado e, após a realização do trabalho, agradecer ao animal pela cooperação, o que aumentará seus sentimentos positivos após tais procedimentos.
Manter animais de estimação parece simples e conveniente, mas na verdade significa cuidar e aderir a regras e recomendações rígidas em relação a muitos pontos relacionados à alimentação, higiene, caminhada e assim por diante, portanto, antes de começar um animal de estimação, você deve pesar todas as vantagens e deficiências, após as quais ele irá parar em algum tipo de solução.
Você pode descobrir como é fácil aparar as unhas de um gato assistindo ao vídeo abaixo.