Por que os gatos nos pisam com suas patas?
Os hábitos dos gatos surpreendem e tocam seus donos. Muitos dos hábitos de amigos peludos são muito difíceis de interpretar corretamente. Um exemplo é o momento em que um gato pula de joelhos e começa a tocar as patas.
Todos os gatos fazem isso?
É muito difícil entender por que os gatos atropelam seus donos com as patas dianteiras, especialmente se a pessoa é guiada por várias explicações falsas. Em caso de incompreensão de suas necessidades, o gato pode até sofrer estresse, como resultado do qual o animal se tornará não apenas desamparado, mas também vulnerável. Mas você também pode encontrar gatos que não batem em suas patas. Isso acontece nos casos em que o gato não amamentou seus bebês por algum motivo, eles foram transferidos para a alimentação artificial. Por isso, não precisam pisar no estômago do gato com as patas.
Além disso, aqueles gatos, que eram muito poucos durante o parto, também não pisavam com as patas dianteiras, respectivamente, havia leite suficiente para eles. Eles também não precisam estimular o leite. Os gatos podem pisar não apenas uma pessoa, mas também vários objetos de que gostam e não representam uma ameaça para eles. Essas ações nada têm a ver com o desejo de receber leite ou expressar sua insatisfação, mas, pelo contrário, apenas com momentos positivos ou mesmo a expressão de algum amor.
E você também pode notar o seguinte: um gato nunca vai virar as costas para aquela pessoa ou outro animal, o que, em sua opinião, é um perigo.
Explicação científica
Vários cientistas observaram animais por um longo tempo e conduziram vários experimentos. Eles identificaram várias razões para pisar com a frente, e não com as patas traseiras de objetos ou partes do corpo humano.
- Etapa de leite. Uma das versões mais antigas e plausíveis significa que em quase todos os gatos esse hábito aparece na primeira infância. Para obter a quantidade certa de leite, o gatinho deve pressionar o abdômen da mãe gata. Neste momento, sente-se calmo e acredita que está seguro, pois o gato poderá protegê-lo de qualquer forma. Posteriormente, os gatos repetem essa massagem em um nível subconsciente, ou seja, eles a fazem instintivamente, mesmo quando adultos. Por esse motivo, os animais de estimação tentam subir até o dono de joelhos ou barriga e gostam de acariciar levemente as patas. Às vezes, você pode ouvi-los ronronar de prazer. Nesse momento, eles podem até perder o controle sobre si mesmos e usar não apenas as patas, mas também as garras. No entanto, não se deve gritar imediatamente com o gato, basta acariciar levemente suas patas, ela as retirará imediatamente.
- Revelando amor por seu mestre. Na segunda versão, propõe-se a ideia de que um gato pode ter os mesmos sentimentos por uma pessoa que demonstra afeto e carinho por ela e por uma mãe gata. Conseqüentemente, o gatinho se comporta com ele da mesma forma que com sua mãe. Os gatos podem ronronar muito alto, massagear não apenas a barriga ou as pernas de seu amado dono, mas também um cobertor ou cobertor que cubra uma pessoa. Na maioria das vezes, esse comportamento é observado em gatinhos que foram tirados do gato muito cedo ou trazidos da rua.
- Subconsciência genética. Há outra versão interessante, que diz que esse comportamento já se arrasta há muito tempo. Isto é, desde os tempos em que os gatos eram animais selvagens e tinham que arranjar um lugar para dormirem. Eles pisotearam a cama em um lugar, pisoteando-a com as patas dianteiras. Além disso, muitos insetos venenosos diferentes ou mesmo cobras vivem na natureza, que podem subir na cama com um gato. Portanto, voltando para casa de uma caçada, eles sempre pisavam nela com as patas para se certificar de que não havia visitantes indesejados. É por isso que pisam seus patrões ou mesmo uma manta, para não só agradá-los, mas também para se instalarem e dormirem com mais conforto no lugar preparado.
- Limites do território. Alguns especialistas também propuseram tal versão como uma tentativa de designar seu território dessa forma. Eles afirmam que certas glândulas sudoríparas estão localizadas nas almofadas. Durante o pisoteio, secretam suor, que apenas os mesmos animais podem cheirar e marcar seu território. Os gatos também colocam sua marca em uma pessoa, como se avisassem seus parentes de que essa pessoa já está ocupada e que eles não permitirão que ninguém toque nela.
- Ótimo humor. Existe outra versão, que fala sobre a sensibilidade dos gatos às mudanças de humor em humanos. Isso significa que quando ele está de mau humor ou mesmo em depressão, o animal pode ajudar seu dono a lidar com isso. Nesse momento, o gato tenta se aproximar e animar seu dono. Ela lambe a mão dele ou começa a massageá-lo. Nesse momento, o gato começa a produzir uma grande quantidade de endorfinas, hormônios da alegria. O próprio animal gosta de tal procedimento, o que significa que deseja compartilhar seu maravilhoso humor com seu dono.
- Aliviar estresse. Muitas vezes você pode ver como o animal começa a enrugar uma cadeira macia, sofá ou cama, mas ao mesmo tempo ele não ronrona. Isso acontece mais nos casos em que o gato se ofendeu com alguma coisa - ou eles não puderam dormir, ou gritaram alto, ou não receberam um petisco favorito. Dessa forma, o animal tenta se livrar do estresse acumulado. Depois disso, vai com calma para o seu dono, já de bom humor.
- Época de acasalamento... Pisar com patas em muitos gatos marca o início da estação de acasalamento. Esse comportamento pode ocorrer em gatos e gatos.Se não houver nenhum animal do sexo oposto por perto, o gato volta sua atenção para seu dono. Além disso, ela não só tamborila com as patas e mia alto, mas em alguns casos também morde a mão. Não grite com seu animal de estimação imediatamente. Se não for possível encontrar imediatamente um companheiro para sua pupila, você precisará ser um pouco paciente, distraindo seu amigo peludo.
Opinião popular
Se você acredita nas observações de pessoas comuns, muitos gatos adoram não apenas ronronar, mas também pisar em seus donos. Alguns afirmam que é assim que acalmam e curam seus donos. De acordo com os curandeiros tradicionais, desta forma, os gatos podem restaurar completamente o equilíbrio energético do seu dono.
Conclui-se que, durante o pisoteio, o gato tira para si a mensagem negativa do corpo humano e lhe dá apenas energia boa.
Muitas vezes você pode ver como o gato se deita sobre a ferida de seu dono e começa a tocá-la com as patas. Na maioria das vezes, ele faz isso antes de dormir. Ao mesmo tempo, ele cantarola e até morde a ferida com os dentes e, às vezes, pode cavar com as garras. Não tenha medo disso, porque, segundo os curandeiros, é um pouco parecido com a acupuntura e tem o mesmo efeito.
Mas isso só acontece quando o animal tem uma ligação emocional com seu dono e quer ajudá-lo.
Como reagir?
Todas as pessoas são completamente diferentes e algumas gostam deste procedimento, enquanto outras não. Para quem gosta desta massagem, só precisa relaxar e se divertir com seu gato ou gato. Para quem não gosta, é preciso conter um pouco as emoções e não gritar com os seus favoritos. Além disso, não há necessidade de afastá-los ou espancá-los, porque o animal veio ao seu dono como a pessoa mais próxima e querida e antes de tudo quer compartilhar o bom humor com ele.
Se você não tem tempo ou não gosta da massagem, é preciso mover com muito cuidado o gato para outro lugar e acariciá-lo suavemente. Para que ela não se ofenda e também o trate.
Se, ao pisar com as patas, o gato também solta as garras, então elas podem simplesmente ser aparadas um pouco. No entanto, isso deve ser feito com muito cuidado e cortado um pouco para dois milímetros. Se você não puder fazer isso sozinho, entre em contato com um especialista. Além disso, você pode tentar acariciar suavemente as patas do animal. Como resultado, o gato esconderá suas garras por conta própria. Se você acariciar todas as vezes, ela se acostumará com o tempo e não os liberará de forma alguma.
Além disso, enquanto o gato começa a soltar suas garras, ele precisa ser colocado de lado e também será forçado a escondê-las. E você também pode distrair a atenção dela com algo no momento de liberar as garras. Vale a pena notar que pisar nas patas de seu dono traz mais prazer do que problemas para ambas as partes.... E não importa por que motivo o animal o faz. O principal é que é assim que ele mostra o seu amor. Portanto, uma pessoa não deve ficar irritada com seu amigo peludo, muito menos gritar com ele.
Para obter informações sobre por que o gato o atropela com as patas, veja o próximo vídeo.