Por que os gatos ronronam e como fazem isso?
O ronronar de um animal de estimação é um bálsamo para a alma do proprietário e uma manifestação de gratidão felina. Muitas pessoas se perguntam por que os gatos ronronam. e como eles fazem isso. Esse recurso está presente em muitos animais e tem até um efeito curativo no corpo humano.
Como o ronronar acontece?
Os ronronados são sons rítmicos e vibrantes que são longos o suficiente. A fonte desse som são os gatos. Normalmente, essa habilidade é uma "arma secreta" felina com a qual eles reagem a certas situações. Não apenas os gatos ronronam - alguns representantes do mundo animal são capazes de reproduzir sons semelhantes. Esses animais incluem hienas, texugos e mangustos.
O famoso escritor inglês Terry Prachett escreveu sobre ronronar em seu livro "The Cat Without Fools". Muitas pessoas se lembram das citações desta obra: "Rumbling não é nada" e "Para gatos rumbling, tudo está perdoado." Podemos concordar com isso, pois os gatos são capazes de emitir vibrações suaves e comoventes, pelo que a maioria dos proprietários perdoa aos seus animais de estimação qualquer lepra.
Os donos de gatos apreciam seus animais de estimação por sua maravilhosa característica de ronronar, porque com essa habilidade eles podem acalmar uma pessoa. Todo dono de gato sabe que, se seu animal de estimação estiver por perto para dormir e começar a ronronar, a própria pessoa relaxará e adormecerá.
Por isso, surgiu a opinião de que se um gato ronrona significa que se acalma, o que é um bom sinal.No entanto, o mecanismo de reprodução desses sons ainda não foi totalmente compreendido.
Os cientistas Robert Ecklund, junto com Gustav Peters e Elisabeth Duthie, trabalhando na Universidade de Lund, divulgaram um trabalho científico que fornecia informações sobre a frequência do ronronar de vários representantes da família dos felinos. De acordo com as informações fornecidas, a chita ronrona na frequência de 18,32-20,87 Hz, e um gato doméstico reproduz sons na faixa de 21,98-150 Hz. Em 2011, Ecklund, junto com Suzanne Scholz, lançou outro artigo científico no qual argumentava que diferentes raças de gatos ronronavam em sua área específica.
Em 2013, Ecklund e Peters descobriram que a frequência dos sons produzidos não depende da idade da chita.
Existem várias opiniões sobre o mecanismo de ronronar. Os especialistas apresentam versões diferentes.
- Falsas cordas vocais. O animal possui cordas vocais simples, com a ajuda das quais outros ouvem o tradicional "miau". Este som só pode ser ouvido quando o gato abre a boca. E durante o ronronar, a boca da fera se fecha e o som reproduzido se forma devido à vibração, que vai para ossos especiais sob a língua. Com esta opção, uma pessoa ouve sons semelhantes aos de um trator trabalhando silenciosamente.
- Seios da face. Essa variação tem a ver com o trabalho do sistema vascular. Com base no componente emocional, ocorre uma mudança na pressão arterial, devido à qual ocorre vibração no peito do gato. Flutuações de frequência ocorrem nos seios do ar craniano e são transformadas em sons felinos reconhecíveis. As grandes raças de gatos são caracterizadas por seios da face mais espessos, que estão escondidos sob uma camada de cartilagem. Por este motivo, sons únicos estão disponíveis apenas para gatos domésticos e pequenas espécies da família felina.
- Pulmões... Como o estrondo ocorre durante a inspiração e a expiração, podemos dizer que os pulmões estão envolvidos nesse som. Devido à participação ativa na ação dos músculos intercostais e diafragmáticos, observa-se uma mudança na frequência dos sons.
Ninguém pode dizer com certeza o que faz os gatos ronronarem. Há uma opinião muito difundida entre zoólogos e veterinários, que se baseia no fato de o animal emitir sons vibracionais devido ao seu estado emocional.
Motivos principais
Existem muitas versões que explicam o motivo do barulho dos gatos domésticos. As opções a seguir são reconhecidas como as principais.
- Gratidão. Os gatos ronronam quando mostram gratidão a uma pessoa por doces, carinho, toque e carinho. A esse respeito, um ronco quase inaudível é sinal de um gato satisfeito.
- Estado relaxado... Se o animal estiver calmo, ele começará a ronronar. A mesma situação pode ser observada quando os gatinhos, acomodando-se em um estado de calma e paz, sugam o leite materno. Como não será possível miar e comer ao mesmo tempo, eles ronronam quase inaudivelmente.
- Mostre suas emoções. A maioria das pessoas presume que, quando o ronronar de um gato é ouvido, isso significa que o gato está cantando sua própria canção. Com a ajuda de diferentes entonações, pronúncias de sons e vibrações, os animais de estimação demonstram seu estado de espírito no momento. Isso é comparável a pessoas que, relaxadas, começam a cantarolar certas músicas baixinho.
- Conversas de gatinhos com uma gata. Com a ajuda de estrondos, as criancinhas dizem à mãe que está tudo bem com elas, estão bem alimentadas e satisfeitas. Este indicador é importante entre os felinos selvagens, pois os pais muitas vezes podem deixar seus filhos sozinhos quando vão caçar.
- Com automedicação. Se o gato está doente ou estressado, ele começa a ronronar para encontrar paz e restaurar o estado de seu corpo.Com a ajuda das vibrações que os gatos reproduzem, são estabelecidos processos de circulação sanguínea que ajudam a melhorar o metabolismo. O ronronar ajuda os gatos a se aquecerem ou se acalmarem. Nesses momentos, é melhor não tocar no seu animal e deixá-lo se recuperar sozinho.
- Antes de dormir. Quando um animal está prestes a dormir, pode ronronar baixinho. Graças à vibração uniforme, ele consegue encontrar paz e sintonizar para dormir. Cientistas realizaram estudos nos quais se constatou que, ao roncar, é impossível ouvir a respiração e os batimentos cardíacos, uma vez que as vibrações são fortes em sua manifestação. Devido a esse recurso, os animais de estimação têm um bom sono à noite.
- Demonstração de instinto de caça... O estrondo pode ser ouvido no momento em que o animal está observando um pássaro pela janela ou uma folha esvoaçante na natureza. Com a ajuda de tais manifestações, o animal mostra seu interesse pelos objetos.
- Exibição de autodefesa. O gato pode ronronar alto se sentir perigo. É melhor não tocar em um animal que se encontre neste estado, pois você poderá se deparar com o fato de que o animal poderá morder ou atacar.
- Sensação de medo. Com grande medo, podem ser observadas manifestações de um estrondo excitante. Isso sugere que é melhor não tocar no animal, ou, ao contrário, ele se sente indefeso e precisa de proteção.
- O objetivo é conseguir alguma coisa. Se um animal quer receber um petisco de seu dono, ele começa a ronronar. Na maioria dos casos, essa técnica funciona perfeitamente e o gato consegue o que deseja.
- Doença. Rumbling pode indicar uma doença. Nesse caso, o animal irá reproduzir sons altos e agitados. Se você tiver esse comportamento, deve entrar em contato com o seu veterinário.
Os gatos podem rosnar por qualquer motivo. Porém, somente pessoas muito atentas e não indiferentes aos amiguinhos conseguem entender o verdadeiro motivo desse comportamento, e monitoram cuidadosamente o bem-estar e o humor de seu animal de estimação.
Por que um gato ronrona quando você o acaricia?
Acredita-se que o toque humano é um fator irritante para um gato. Mas nem sempre é possível para um animal reagir negativamente ao toque de uma pessoa. Poucos gatos gostam de ser acariciados contra a corrente ou quando estão de mau humor. Se o animal não gosta de alguma coisa, ele começa a torcer o rabo e pode até arranhar uma pessoa.
Se o seu toque é dotado de ternura, quando o animal quer receber sua porção de afeto, então, em resposta ao toque, você pode ouvir um ronco de satisfação, que simbolizará satisfação. Os gatos são dotados de sensibilidade ao estado emocional de seu dono e determinam quando estão sendo tocados com amor. Por isso ronronam, e alguns até amassam com as garras o cobertor ou o dono, demonstrando reciprocidade e atitude de confiança.
Os donos de gatas se deparam com uma situação em que o animal, ao acariciar, levanta o bumbum e ronrona. Este comportamento pode simbolizar o início do estro. Também pode indicar que o animal simplesmente cumprimenta seu dono.
A comunicação com a ajuda de rumbling com seus parentes
O ronronar permite que os animais não apenas se comuniquem com os humanos, mas também entre si. Sons como estes servem como um aviso ou para transmitir certas informações.
- Um ronronar silencioso indica um humor amigável e calma.
- Sons altos simbolizam o domínio do animal sobre seus parentes. Com a ajuda de rumbling, o gato informa que não há necessidade de lutar com ele, e o oponente mais fraco vai entender que não haverá ataque do outro lado.
- Rumbling pode demonstrar indefesa e um pedido para não atacá-la.
É sempre interessante acompanhar a comunicação entre mamãe e gatinhos.As crianças também sabem ronronar quando sentem fome ou vice-versa, já estão alimentadas e felizes. Durante as refeições, conforme descrito anteriormente, os gatinhos também ronronam.
Mamãe cantarola, avisando aos filhos que eles estão sob proteção confiável e nada os ameaça. Por exemplo, ela começa a "vibrar" ao se aproximar dos filhos, mostrando que está muito perto e que não precisa se preocupar.
O ronronar permite que os gatos curem uns aos outros. Se um gato está doente, o segundo animal pode estar com ele, ronronar, agindo como um encorajador e mais calmo.
Existe um benefício para os humanos?
As vibrações que um gato reproduz durante o barulho são de 22-150 Hz. Esta faixa de frequência permite que as feridas cicatrizem e estimula o crescimento ósseo. As técnicas de vibração são comumente usadas na indústria médica. Sob a influência de baixas frequências, o corpo passa a produzir endorfinas, que atuam como analgésicos naturais. Eles podem reduzir a dor e ter um efeito positivo no processo de cicatrização.
O ronronar é conhecido por ser um atributo de resistência. Isso era conhecido na antiguidade, devido ao qual 9 vidas foram atribuídas a gatos. No mundo moderno, todos sabem que os felinos têm apenas 1 vida, mas toleram lesões graves com mais facilidade, e o processo de cicatrização é muito mais rápido quando comparado aos cães.
Para os proprietários que costumam ficar nervosos, o amiguinho de quatro patas pode ser um antidepressivo pessoal. Os animais emitem sons vibratórios, devido aos quais a pessoa começa a se acalmar. Isso é comparável à meditação de práticas espirituais, onde em uma certa postura você precisa pronunciar um certo som vibratório.
Um gato que se deita de bruços e ronrona pode atuar como um curandeiro doméstico. Os proprietários de animais de estimação peludos notaram que, após o contato com um gato, as exacerbações de doenças cardiovasculares neles rapidamente diminuíam. Uma situação semelhante foi observada com problemas de hipertensão. No Ocidente, a prática é ativamente usada em que os gatos são usados na terapia de reabilitação de pessoas doentes e idosas.
E se o gato não ronronar?
O ronronar de nossos irmãos menores não deixará ninguém indiferente. Gatos ronronando são um símbolo de conforto e calor especial. Alguns donos de animais relatam que sentem que o gato está compartilhando seus segredos e como ela passou o dia ronronando. Mas nem todas as pessoas estão familiarizadas com esse fenômeno. Alguns ganham um animal de estimação que nunca ronrona. Nesse caso, você precisa saber o que fazer.
A ausência de sons felinos pode estar relacionada à hereditariedade. Como outros motivos, devem ser consideradas as características do temperamento do animal, juntamente com um possível ressentimento contra seu dono.
Se o gato parou de ronronar abruptamente, você deve dar uma olhada nele. Talvez o animal não confie mais na pessoa ou esteja se sentindo desconfortável. Se o animal mia constantemente, algo o está incomodando. Normalmente, esse comportamento se manifesta depois que a criança aparece na família. O animal se considera supérfluo e começa a ficar nervoso. O animal pode começar a chamar a atenção para si mesmo e ser travesso. O proprietário pode reagir negativamente a tais manifestações, o que é indesejável.
É melhor tentar determinar a causa da insatisfação e mostrar ao seu animal de estimação seu amor e ternura. Com essas ações, você pode mudar a atitude do gato e fazê-lo ronronar novamente.
Se o animal parou de roncar abruptamente, você precisa examiná-lo com cuidado. As chances são de que o gato esteja com dor ou se sentindo enfraquecido. Às vezes, o motivo pode estar oculto na falta de humor banal do animal de estimação. Você deve pegar o animal nos braços, acariciá-lo e dizer-lhe palavras agradáveis.Tratar seu gato com guloseimas irá animá-lo. Se a situação não mudar, deve-se procurar a clínica veterinária, pois a ausência do ronronar pode indicar doenças nas cordas vocais ou problemas com a atividade cerebral.
Fatos interessantes
Existem muitos fatos interessantes associados ao ronronar e outras características, que todo amante felino deve estar familiarizado.
- As pessoas que associam o som de gatos a um trator em funcionamento estão quase certas. O motor diesel em marcha lenta funciona aproximadamente nas mesmas frequências que o cat - 15-150 Hz.
- Todos os animais de estimação se distinguem por sua singularidade, mas alguns animais conseguiram fama mundial e foram incluídos no Livro dos Registros. A popularidade foi conquistada por um gato chamado Merlin, que mora no sudoeste da Inglaterra. O mérito do gato é que seu ronco atingiu 67,8 decibéis - isso é comparável a uma máquina de lavar funcionando.
- De acordo com os amantes dos gatos, as fêmeas têm um poder especial de ronronar. Os conhecedores de animais de estimação fofos relatam que são as fêmeas que contribuem para a boa recuperação da força de seus donos por meio do ronco.
- A cor do animal não afeta sua capacidade de cura. Porém, existe a opinião de que os gatos brancos podem dotar seu dono de energia, os gatos pretos podem acalmar um temperamento humano violento, os animais cinza agirão de acordo com a situação, acalmando ou encorajando. Representantes ruivos vão se alegrar, e representantes casco de tartaruga trarão lucro e sorte.
- O ronronar não é privilégio apenas dos animais adultos. Até os gatinhos recém-nascidos podem cantarolar, mas apenas muito baixinho. Seus sons são ouvidos apenas pela mãe.
- Urcha, os animais falam não só com os humanos, mas também com outros animais, como os cães. Aproximadamente 95% dos proprietários interagem com seus animais de estimação e buscam uma resposta miau ou miado. Dessa forma, o gato mantém um diálogo.
- Os cientistas calcularam que os gatos conhecem cerca de cem sons, enquanto um cão conhece, no máximo, dez. Além disso, um gato pode pronunciar sete letras: f, g, p, m, n, x, v. Ela também tem acesso para memorizar algumas palavras simples. Deve-se destacar que o treinamento será muito demorado. Há um gato conhecido que conseguia dizer a palavra "eu" e, se queria comer, gritava: "me-ee". Alguns animais de estimação repetiam as palavras "mãe" e outros.
- Os especialistas acreditam que apenas um gato é capaz de ronronar. No entanto, há evidências de que essa opinião está errada. Foi observado que o lince e a jaguatirica também cantam. Representantes maiores também sabem ronronar. Por exemplo, um leão é capaz de cantarolar na faixa de 114 decibéis.
- Nenhum animal, exceto um gato, pode manter sua cauda direcionada verticalmente enquanto caminha. Seus primos selvagens colocam a cauda em posição horizontal ou entre as patas traseiras.
- Ao se comunicar com seu dono, os gatos podem não apenas ronronar e miar, mas também expressar seu humor com a ajuda de rotações da cauda, olhares e poses. Se você prestar atenção no rabo, perceberá que, quando sua ponta balança, significa que o animal ama seu dono e está fortemente apegado a ele. Durante os movimentos vigorosos da cauda, o animal fica irritado e, quando relaxado, ocasionalmente abana a cauda.
- Às vezes, sacudir a cauda pode indicar que o gato está diante de uma escolha. Isso pode ser percebido no tempo chuvoso, quando ela não sabe se precisa sair de casa ou se é melhor ficar em casa.
Veja por que os gatos ronronam abaixo.