Alimentos e suplementos para gatos

Por que os gatos amam a valeriana e posso administrá-la?

Por que os gatos amam a valeriana e posso administrá-la?
Contente
  1. Composição e forma de liberação
  2. O que é atraente para os gatos?
  3. Prejudicial ou útil?
  4. Como funciona em gatos?
  5. Posso dar Valerian?
  6. Possíveis problemas

Quase todo criador de gatos experiente sabe que os representantes da família felina não são indiferentes aos preparativos feitos à base de uma planta chamada valeriana. Por esse motivo, a famosa planta perene medicinal é chamada de raiz de gato, grama de gato ou grama da montanha. A valeriana afeta os humanos como um sedativo suave e um agente antiespasmódico, mas os componentes essenciais da planta têm um forte efeito estimulante em gatos domésticos e gatos.

Depois de realizar uma série de observações científicas, os cientistas conseguiram descobrir que a valeriana tem um efeito menos estimulante em gatos adultos sexualmente maduros do que em gatos, e se entre as fêmeas 30-35% do número de todos os indivíduos mostram interesse na planta, então entre os homens, esse indicador é de 70-75%.

Composição e forma de liberação

A indústria farmacêutica produz valeriana em comprimidos, gotas, na forma de tintura alcoólica, bem como como parte de uma coleção calmante, onde a matéria-prima é apresentada na forma triturada para posterior preparação de uma decocção a partir dela. Qualquer uma dessas formas de dosagem é do interesse do gato, portanto se você tem um frasco de valeriana em casa, mais cedo ou mais tarde seu animal de estimação o pegará.

O perigo para o animal não é apenas a droga em si, mas também o fato de o gato ser capaz de quebrar uma garrafa de vidro e se machucar ou engolir um pedaço de vidro quebrado.

    Existem as seguintes formas de liberação.

    • Tintura Valeriana está disponível na forma de gotas para administração oral, o medicamento é acondicionado em frascos de vidro escuro de 15, 25, 50 ou 100 mililitros.A 80% do seu volume, a droga consiste em 70% de álcool etílico e o restante é um pó seco de raiz de valeriana. Na composição das gotas, o papel de substância medicinal ativa é desempenhado por extratos de um mala essencial vegetal, constituído por borneol e ácido isovalérico, e os alcalóides vegetais têm efeito antiespasmódico e calmante: valerina, valepotriatos e hoteína.

    Como a tintura é preparada à base de álcool etílico, ao ser consumida, o animal fica quase instantaneamente intoxicado.

    • Pílulas as valerianas são produzidas para uso interno, cobertas por uma concha. Normalmente, há de 10 a 50 deles em um pacote. Cada comprimido contém 20 mg de um extrato denso de raiz de valeriana. Além do ingrediente ativo, os comprimidos contêm carbonato de magnésio, croscarmelose, amido de batata, gelatina e estearato de cálcio. Para os gatos, os comprimidos não são menos perigosos do que a tintura.

      Com uma grande quantidade da droga ingerida pelo animal, é possível uma intoxicação grave por droga, então a situação exigirá cuidados veterinários urgentes. Além disso, os componentes auxiliares incluídos nos comprimidos podem causar uma reação alérgica inesperada no gato.

      • Coleção Medicinal de Ervas Secas é uma matéria-prima triturada de raiz de valeriana e suas partes aéreas. Essa coleção é embalada em caixas de papelão ou sacos feitos de mica, geralmente o peso da embalagem dessa coleção é pequeno - 200-250 gramas. Se o seu animal de estimação peludo encontrar um saco assim, é improvável que mastigue grama seca e não comerá muito dela. No entanto, pode ter a certeza de que todo o conteúdo da embalagem ficará espalhado, e o gato rolará com muito prazer na valeriana picada.

      O animal não está ameaçado de grande perigo, por exemplo, envenenamento grave ou intoxicação, no entanto, uma mudança de comportamento mesmo neste caso pode ser pronunciada.

      As matérias-primas obtidas da raiz da valeriana medicinal são utilizadas na fabricação de sedativos que normalizam o estado psicoemocional de uma pessoa, ajudam a adormecer mais rápido, reduzem o nervosismo e irritabilidade, aliviam espasmos e melhoram o funcionamento do trato gastrointestinal. A raiz de valeriana atinge o corpo dos representantes domésticos da família dos felinos de forma exatamente oposta, causando nos animais atividade física excessiva, euforia e alucinações, acompanhadas de reações comportamentais inadequadas.

      O estado de intoxicação em um animal dura um período de tempo bastante curto - de 5 a 15 minutos, e então começa uma fase de sono profundo e profundo... Durante o sono, os gatos relaxam todos os músculos lisos, incluindo o sistema respiratório, por isso os veterinários sabem de casos frequentes em que um animal de estimação fofo, tendo adormecido, não consegue mais acordar.

      O que é atraente para os gatos?

        A razão para mudanças de comportamento inadequadas após tomar valeriana como álcool em gatos domésticos é que o cheiro da planta é muito semelhante ao cheiro do animal da urina de uma fêmea, que está pronta para acasalar. Os componentes essenciais afetam o córtex cerebral do animal, estimulando nele reflexos reprodutivos não condicionados e, como o aroma da valeriana é semelhante ao dos feromônios de gato, a reação a ele nos gatos é semelhante. A situação é agravada pela intoxicação alcoólica, caso o gato tenha ingerido certa quantidade de tintura alcoólica, portanto, as manifestações da fase de excitação se expressam várias vezes mais forte.

        Essa geralmente é a reação à valeriana em homens. As mulheres são mais afetadas pela substância etérica nepetalactona, que está contida na valeriana.... Uma substância semelhante é encontrada na erva-dos-gatos, também chamada de erva-dos-gatos. É por causa do cheiro da nepetalactona que os gatos gostam tanto dessas plantas.

        A nepetalactona causa alucinações eufóricas em gatos, que se manifestam por excitação motora, aumento do apetite, miados altos e comportamento inadequado. A excitação com a nepetalactona também não dura mais do que 15 minutos, e então o cérebro do gato torna-se imune à substância, mas depois de cerca de uma hora e meia, a reação dos neurônios cerebrais é restaurada e o efeito do efeito da substância no cérebro é repetido novamente.

        Prejudicial ou útil?

        A valeriana alcoólica é mais perigosa para os animais do que a forma de comprimido ou preparações secas de ervas. A dependência do álcool em representantes da família felina desenvolve-se desde a primeira ingestão, uma vez que não há enzima em seu corpo que possa decompor os componentes do álcool. O álcool etílico tem um efeito tóxico no fígado do gato e também irrita a membrana mucosa das paredes do estômago e intestinos.

        Seu animal de estimação pode ter úlceras pépticas ou cirrose se este medicamento for tomado regularmente. Animais de estimação fofinhos rapidamente se tornam dependentes da droga, enquanto seu temperamento e comportamento mudam significativamente - o animal fica nervoso e agressivo.

        Se comprimidos de valeriana estão disponíveis para um gato, então, provavelmente, tudo o que ele encontrar será comido por ele. A dosagem excessiva causará envenenamento por drogas no corpo felino. Isso se manifesta por aumento da salivação, vômitos, espuma pode sair da boca do animal e, além disso, pode começar a síndrome convulsiva. Essa condição é perigosa porque, com as convulsões, a língua do animal pode afundar na laringe e bloquear o acesso do oxigênio aos pulmões.

        Com o aumento da excitabilidade nervosa, o cérebro e todo o sistema nervoso central do corpo do animal sofrem muito. Nesse momento, no córtex cerebral, os focos de excitação e inibição ocorrem de maneira caótica, o que pode levar à perda prolongada de consciência ou derrame.

        Muitas vezes acontece que um animal tem cessação reflexa da respiração. Depois de um teste tão excessivo, o sistema nervoso é inibido e o gato cai em um longo sono. Em um sonho, o estado do sistema nervoso central é estabilizado, os centros de excitação enfraquecem e os receptores de neurotransmissores do cérebro chegam a um estado de equilíbrio.

        No entanto, nem todos os gatos podem resistir a esse teste, muitas vezes mimos com valeriana leva à morte do animal de estimação.

        Quanto aos benefícios, então A valeriana ainda pode ser usada para bons propósitos, mas não é necessário dá-la a um gato ou gato para uso interno. Por exemplo, esta ferramenta pode ser usada para treinar um animal para dormir em uma área designada. Para fazer isso, algumas gotas de valeriana devem ser jogadas na cama do gato, e ele terá um sono feliz ali. Se você tiver problemas para treinar seu animal de estimação para a caixa sanitária, então, neste caso, você pode usar algumas gotas do remédio.

        Da mesma forma, você pode treinar seu gato para afiar suas garras não nos móveis, mas para usar um poste para arranhar.

        O principal nesta questão é não exceder a dosagem permitida. Para obter o efeito, basta aplicar 1 a 2 gotas do agente para despertar grande interesse na sua mascote pelo objecto sobre o qual aplicou a valeriana.

        Como funciona em gatos?

        O efeito da valeriana em gatos com o uso de tintura é mais pronunciado. Se a droga foi acidentalmente derramada ou o gato conseguiu pegá-la sozinho, uma poça com gotas de álcool causará o maior interesse do animal.

        Muito provavelmente, o gato ou gato começará a lamber a tintura e chafurdar nela, e você notará que o animal realmente gosta dela. Depois de usar a droga, a reação no animal se tornará muito inadequada. - o gato ficará excitado, terá atividade física, correrá ou pulará, além disso, o animal pode miar alto ou fazer sons de partir o coração.

        Este efeito de desinibição no cérebro do gato é influenciado não apenas pelo extrato de valeriana, mas também o álcool que faz parte da droga. O animal não percebe adequadamente a realidade por 5-15 minutos e está em um estado mental e emocional alterado. Ao mesmo tempo, os gatos reagem de tal forma que começam a marcar intensamente o território, e as fêmeas podem rolar no chão em estado de euforia.

        Gatos adultos sexualmente maduros gostam muito do cheiro de valeriana, e se neste momento você tentar tirar um frasco de remédio de seu animal de estimação ou tentar afugentar o animal de uma poça com a droga, então você encontrará inesperadamente muito feroz e resistência agressiva de seu amigo peludo. Não há nada de surpreendente nisso, porque o efeito dos óleos essenciais de valeriana é tal que os animais ficam literalmente loucos.

        Sob a influência de ingredientes intoxicantes, seu gato de estimação pode machucar gravemente você com suas garras ou dentes, sem perceber o que está acontecendo.

        Por isso, nesses momentos você precisa ter muito cuidado ao lidar com animais de estimação, e nessa hora é melhor levar as crianças pequenas para outro cômodo.

        Posso dar Valerian?

        Alguns donos de gatos e gatos acreditam que não haverá problema se você der uma bebida de valeriana para acalmá-lo. Mas não subestime o poder desses medicamentos. O mais perigoso deles é a tintura - a habituação começa depois de um único uso. Seu animal de estimação vai andar pela casa, miar de partir o coração e procurar esse remédio, especialmente se ele sentir o cheiro em algum lugar próximo.

        A forma de comprimido do medicamento é menos perigosa, mas tudo depende da dosagem que o animal ingere. No entanto, mesmo em doses baixas, os gatos desenvolvem uma dependência inadequada e logo você não reconhecerá seu amado animal de estimação. Toda a sua atenção será dada apenas para encontrar Valerian, e nada mais será do seu interesse.

        Às vezes, em ocasiões muito raras, seu veterinário pode prescrever valeriana para seu animal de estimação, mas apenas na forma de uma decocção de baixa concentração... Essa decocção pode ser prescrita para espasmos do trato gastrointestinal, para problemas de pele na forma de eczema e também como um sedativo. Nesse caso, apenas um especialista pode calcular corretamente a dosagem do medicamento, não é recomendável fazer isso por conta própria.

        E ainda, a maioria dos veterinários acredita que os medicamentos com valeriana não trazem nenhum benefício para gatos e gatos, e para não causar danos irreparáveis ​​ao seu amigo peludo, esses medicamentos devem sempre ser mantidos fora do alcance do animal e, claro , você não deve dar esses fundos propositalmente ao seu animal de estimação.

        Para fins sedativos, existem outros agentes mais suaves que não são viciantes e não afetam tão fortemente o sistema nervoso do animal. Seu veterinário o ajudará a encontrar a dosagem certa para esses produtos.

        Possíveis problemas

        O manuseio incorreto de medicamentos para a valeriana pode fazer com que seu animal de estimação perca a coordenação dos movimentos, disfunções nos membros anteriores ou posteriores e comprometimento da visão ou audição. Todas essas manifestações são consequências de hemorragias no cérebro de um animal, que costumam ocorrer sob a influência da valeriana.

        Se o animal foi capaz de sobreviver a um derrame, o período de recuperação pode levar muitos meses ou até anos, e um resultado positivo pode não vir. Depois de testes tão difíceis, o sistema nervoso felino pode muitas vezes funcionar mal e, além disso, nesse contexto, o início de um desequilíbrio do sistema endócrino é possível.

        Além de um derrame, sob a influência do efeito estimulante de óleos essenciais, um animal pode ter um mau funcionamento do coração e, na pior das hipóteses, um gato pode desenvolver um ataque cardíaco. Com forte superexcitação nervosa de grandes doses da droga em gatos adultos, freqüentemente ocorre insuficiência cardíaca aguda, que em um período de tempo razoavelmente curto pode ser fatal.

        Freqüentemente, após o envenenamento com drogas com valeriana, começa o mau funcionamento de órgãos importantes como o fígado e os rins. E todas essas mudanças podem ocorrer após uma única dose de valeriana. Deve ser entendido que quão desastrosas podem ser as consequências para o corpo do seu animal de estimação se tais situações se repetirem repetidamente.

        A combinação desses fatores negativos pode reduzir significativamente o comprimento e a qualidade de vida de seu animal de estimação peludo. Além disso, seu caráter e hábitos irão mudar, e de alegre e alegre, seu gato pode se tornar carrancudo e agressivo.

        Por que os gatos e os gatos amam a valeriana, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa