Psicologia, caráter e educação dos gatos

Por que os gatos têm medo de água?

Por que os gatos têm medo de água?
Contente
  1. Por que os gatos têm medo de água?
  2. Como treinar seu gato para a água?
  3. Medo de um gato tomar banho em casa
  4. Como se banhar adequadamente?
  5. Que raças não têm medo de água?

Cada dono em algum momento começa a pensar em como dar banho em seu gato. Mas tal procedimento não é dos mais agradáveis ​​para um animal - os gatos se recusam categoricamente a nadar. Isso se manifesta em um comportamento agressivo: o gato começa a coçar o dono com os olhos esbugalhados e tenta de todas as formas sair da água. O mistério de por que os gatos têm tanto medo de água foi revelado ao longo do tempo e neste artigo você aprenderá sobre ele.

Por que os gatos têm medo de água?

Todas as ações dos animais estão associadas aos instintos de segurança, sobrevivência e alimentação, principalmente quando se trata de predadores. O medo da água pode ser explicado apenas por esses postulados. O cabelo molhado para o gato é uma ameaça à vida, pois a pelagem fica molhada, portanto, perde calor, e a pele do animal congela.

Os animais têm muito medo da hipotermia. Mesmo que um dono carinhoso envolva seu amado peludo em um cobertor após o banho, isso não salvará a situação. O gato vai tremer não só de frio, mas também de medo de ser resfriado demais. E neste estado ele permanecerá até que sua pele seque.

A lã protege o animal do superaquecimento. No verão você pode ver muitos gatos deitados ao sol e sem pressa de deixar seus lugares favoritos.

O que é interessante: mesmo no clima mais quente, os gatos não têm pressa em se refrescar - eles evitam corpos d'água frios, inconscientemente com medo de perder sua capacidade de se manter aquecidos.

Mas há mais um ponto que deve ser destacado - os gatos têm medo de se infectar com patógenos quando estão na água e quando se lavam. Em média, os gatos lavam pelo menos 10 vezes ao dia. A sujeira da rua e o cabelo molhado não combinam bem com um gato. Em um ambiente úmido, as bactérias prosperam e a sujeira dos cabelos secos é menos perigosa. Além disso, os animais de estimação regurgitam bolas de pelo de vez em quando.

Além disso, a pele crua do gato exala um cheiro específico. No momento em que o gato vai caçar sua presa, vai assustá-la com o cheiro, além disso, os inimigos vão calcular o gato a partir dele.

Por exemplo, na periferia das cidades, animais selvagens que não comem há muito tempo - um lince, um urso ou um lobo - podem atacar os fofinhos.

Antigamente, os gatos viviam nos contrafortes e matagais ao longo das margens dos riachos, mas quando eram domesticados (isso acontecia nas terras do Crescente Fértil, rica em pântanos e lagos), os gatos se esqueciam de como mergulhar na água. Devido à evolução, o pequeno tamanho do gato e a solidão não são adequados para perambulações distantes, mas um estilo de vida sedentário lhes convém.

Como dizem os zoólogos, a principal razão pela qual os gatos têm medo de água é principalmente evolutiva. Os gatos não precisam mais entrar na água, porque perseguir a presa agora não é mais necessário. O fofinho bigodudo já espera a comida na loja, no quintal ou no apartamento de seus donos, que ficarão felizes em dividir com ele um saboroso pedacinho. Os gatos não têm medo da água em si, mas do que ela carrega para eles. Todos sabem nadar há 2 semanas, mas o fazem em casos extremos.

Como treinar seu gato para a água?

O erro mais básico de todos os donos de seus gatos é colocarem o animal em uma banheira ou bacia d'água sem antes o acostumarem. O gato deve ser preparado aos poucos para o banho, primeiro abra a torneira - deixe ele tocar a água com a pata, brinque com ela. Quase todos os gatos vão adorar brincar com água - todos eles gostam de brincar e é mais correto ensinar um animal de estimação a isso depois de algumas semanas desde o nascimento. Como treinar um gato para regar?

  1. Abra a torneira periodicamente, deixe o gato examinar a água e comece a entender que ela não vai machucá-lo.
  2. O próximo passo é deixar o gato pular no banheiro ou na pia. Você ficará surpreso, mas o gato pode beber água sob o gotejamento.
  3. Quando o gato estiver confortável, fique com ele e observe como ele brinca com a água, bebe da torneira. É necessário garantir que o animal não se sinta constrangido com a sua presença.
  4. Quando seu gato tocar a água calmamente e a beber, feche a banheira com uma rolha e retire um pouco de água morna. Quando o gato quiser mais uma vez brincar com a água, molhará as patas e entenderá que não há nada de errado com a água, e assim não se assustará com o banho recrutado.
  5. A princípio, a reação do gato ao momento do banho será negativa, para minimizar isso, vá aumentando gradativamente a quantidade de água do banho antes disso. Deixe ela tomar banho de meia (não tenha medo, os gatos sabem nadar!), E assim que você entrar no banheiro e ver como o seu gato se tornou um nadador de verdade. Depois disso, você já pode começar a nadar.

Medo de um gato tomar banho em casa

Mesmo o gato mais gentil e afetuoso se transforma em uma fera se imerso em água sem preparação prévia. Ela usará facilmente todas as suas armas: garras, dentes, assobios ... Se você aprender mais sobre por que os gatos têm tanto medo quando seus donos querem resgatá-los, então o comportamento se torna bastante justificado. Erros ao dar banho em um gato.

  1. Compulsão... Os gatos são, antes de tudo, animais amantes da liberdade, não são cães que obedecem voluntariamente ao seu dono. Forçar a nadar é um erro. Mesmo uma pequena dica de que você quer forçar seu peludo a lavar, ele será considerado coerção e o gato não terá escolha a não ser resistir a você.
  2. O gato está com medo de onde está - está habituado a agarrar-se às garras e um banho escorregadio torna o animal indefeso, por isso é estranho ficar surpreendido quando prefere sair de um local desagradável para ele e arregala os olhos. Seu solo é arrancado de seus pés, e o animal quer sair o mais rápido possível do banheiro - afinal, o animal percebe um momento como uma eternidade, você não pode dizer a eles, como uma criança: "Tenha paciência, eu vou resgatá-lo em apenas 5 minutos. "
  3. Som ensurdecedor de água os gatos a percebem como uma cachoeira ou como o fluxo rápido de um rio. Cair em uma cachoeira significa morrer, e a voz dos ancestrais começa a soar o alarme. Nessa situação, o gato não sente apenas medo, tudo o que acontece no animal causa enorme estresse, pânico de adrenalina.
  4. Com cheiros as pessoas costumam proteger seus pertences do gato, o que os socorre em locais inadequados. Todos os gatos não gostam muito de produtos químicos domésticos, e banhar seus fofos não pode ser imaginado sem shampoo. O fedor de produtos químicos, o shampoo dá nojo ao gato, e seu único desejo é sair de condições desfavoráveis ​​o mais rápido possível. O cheiro de um gato é mais forte do que um humano.
  5. Quando o dono dá banho em seu gato, então, via de regra, esquece que a água pode entrar em seus ouvidos, nariz e olhos. O animal não gosta quando a cabeça fica molhada, pois o principal para ele é preservar a audição, o cheiro e a visão. Além disso, parece ao animal que nessas condições se afogará.

Na natureza, os gatos são indiferentes à água, mas tomar banho em casa pode ser uma verdadeira tortura para o animal. Para deixar o gato confortável, todas as condições devem ser observadas.

Como se banhar adequadamente?

Claro, um gato deve ser ensinado a regar desde tenra idade, mas se isso não funcionar, está tudo bem, um animal adulto também pode ser ensinado. Quando o fofo se acostumar com isso e não perceber a água como uma ameaça, então você pode prosseguir para a ação - tomar banho. É melhor começar com um jogo - por exemplo, coloque uma bola em uma bacia, o gato definitivamente vai querer pegá-la com a pata e eventualmente se acostumar com a água. O banho passo a passo de um gato é assim.

  1. Banho não é adequado para banho, é melhor usar um dispositivo em forma de tigela. Para um banho confortável e eficaz, escolha um shampoo em spray, como o Waterless Cat Shampoo Spray. Se você não tem certeza de qual shampoo escolher, não é necessário usá-lo, basta ensaboar um pouco o gato.
  2. É mais fácil banhar seu gato com a ajuda de alguém. Será melhor se uma pessoa te ajudar a segurar o animal e você lavá-lo.
  3. Umedeça o pêlo do animal e só então ele pode ser lavado com água. Não direcione a água do banho para o gato - é melhor tirar água da palma da mão e umedecer gradativamente o pelo do animal. Em seguida, aplique um pouco de xampu ou lave o casaco com sabonete.
  4. A água não deve entrar nos ouvidos e olhos - para que as aurículas fiquem seguras, é aconselhável cobri-las com almofadas de algodão. O focinho do gato deve ser lavado no final e sem shampoo.
  5. Após o banho, a pelagem do animal deve ser bem lavada, para que nenhum shampoo fique na pele, pois pode causar coceira e ardor.

Após o banho, envolva o fofo em um cobertor quente para mantê-lo aquecido.

Não se esqueça que é contra-indicado dar banho frequente ao seu gato, e também é indesejável mergulhar as gatas grávidas na água.

Que raças não têm medo de água?

Sempre há exceções às regras, isso também se aplica a gatos. Algumas raças adoram nadar, às vezes, assistindo a vídeos engraçados na internet, dá para perceber como alguns gatos sentam quietinhos em uma bacia d'água e tomam banho bem. O que as raças amam água:

  • Maine Coon;
  • Van turca;
  • bengala;
  • Bobtail americano;
  • Mau egípcio;
  • Bobtail Kurilian;
  • Floresta norueguesa.

Esses gatos são incríveis, alguns deles não só gostam de nadar, mas também podem capturar presas na água. Os gatos não têm medo da água, mas do perigo que ela representa para eles. Se você gradualmente acostumar seu amado animal de estimação à água, com o tempo você poderá ganhar a confiança do gato, e ele não terá medo de mergulhar na água com a ajuda de suas mãos cuidadosas.

Para mais informações sobre por que os gatos têm medo de água, veja o próximo vídeo.

2 comentários

E meu siamês é louco por banho.

O siamês sobe incessantemente na água e não tem medo das profundezas.

Moda

a beleza

casa