Pixiebob: características da raça de gatos e suas condições de manutenção
Pixiebob é uma raça de gatos domésticos que conquistou o amor e o reconhecimento de milhões de fãs. Hoje, este belo homem exótico é considerado um tesouro nacional dos habitantes dos Estados Unidos da América. O gato, chamado de "elfo de cauda curta", possui uma série de características distintas em termos de aparência e condições de detenção.
História de origem
As disputas sobre a origem do gato exótico, que lembra um pequeno lince, não param até hoje. Alguém acredita que o aparecimento de gatos incomuns foi o resultado de uma mutação acidental, outros negam. Em sua opinião, a raça é considerada criada artificialmente, os criadores queriam criar um gato doméstico com a aparência de um lince. Os EUA são considerados o berço do pixiebob: há uma opinião de que o primeiro indivíduo nasceu como resultado do acasalamento de um lince vermelho macho com um gato de cauda curta.
É provável que os ancestrais da raça possam ser um gato com dedos extras e um gato com cauda curta. Isso explica a cauda curta e com vários dedos dos gatinhos que estão nascendo. Os traços herdados em cada geração refutam a versão de uma mutação aleatória, porque nem todo gatinho tinha muitos dedos e cauda curta. By the way, "bob" (a segunda parte do nome da raça) fala de um comprimento de cauda curta.
Uma das versões mais plausíveis é a opinião de que a raça surgiu graças à criadora Carol Ann Brever. Como muitos outros especialistas, ela tentou criar um gato com aparência de lince e caráter de animal de estimação. O gatinho foi o resultado de um experimento, fez barulho entre os criadores e logo foi registrado pelas associações TICA e ACFA como uma espécie separada da família felina.
A gatinha se chamava "Pixie", que significa "elfo". Externamente, a fêmea parecia um lince, mas menor. A criação de uma nova raça foi iniciada a partir dela. Essa versão da origem dos gatos de raça pura hoje está repleta de lendas, segundo uma das quais o acasalamento de um lince era feito com um gato doméstico comum. Porém, se isso fosse verdade, o gatinho nasceria com a cauda cheia.
Descrição
Pixiebob é muito maior do que um gato doméstico normal. Suas características distintivas são a ausência de cauda longa e intolerância a viagens longas. Por esta razão, raramente um gato é levado para fora do país e, portanto, é quase impossível comprar um gato assim de nós. Esses gatos são raças raras, a população animal é limitada.
O elfo de cauda curta é caracterizado por uma constituição forte e musculosa. Este é um animal bastante grande, tem um peito poderoso, costas regulares e omoplatas ligeiramente salientes. Existe uma pequena dobra de pele no abdômen desses gatos, que está associada ao excesso de pele nessa parte do corpo. Um gato adulto pode pesar entre 5 e 7 kg. Os gatos pesam mais - seu peso geralmente chega a 10 kg.
Apesar desse peso, os animais sobem facilmente em árvores, superando alturas saltando, como seus primos da floresta. A polidactilia nas patas (multi-dedos) é considerada um traço hereditário de um representante da raça: o padrão dos multi-dedos pode ser de até 7 dedos, o que é considerado a norma. Acredita-se que os gatos polidactilia são mais resistentes.
O gato, aliás, lembra um lince, o que, além da cauda curta, é evidenciado pelas borlas nas pontas das orelhas, patas poderosas com músculos bastante desenvolvidos. O comprimento da cauda do animal geralmente não ultrapassa 5 cm, a cor do gato é geralmente arenosa-acastanhada com manchas escuras por todo o corpo. As pontas dos dedos deste gato são escuras, a cabeça grande, em forma de pêra.
O focinho em si é largo, as orelhas do pixiebob são arredondadas nas pontas, alguns representantes da raça têm costeletas (típicas dos elfos de pêlo comprido). Esses animais têm um queixo grande coberto por pêlos ásperos, um corpo maciço e uma virilha profunda. A cauda curta é inserida baixa, os olhos são amendoados, de inserção ampla e profunda.
O olhar do pixiebob é significativo: parece que ele está olhando para a alma. Devido à linha escura perto dos olhos, um pouco de astúcia é dada ao olhar.
A cor dos animais também é digna de nota, o que nos círculos bem informados é chamado de tiquetaque. Em um pixiebob, as pontas dos cabelos são mais claras em comparação com a cor da base. A mesma característica é típica dos bigodes e sobrancelhas dos gatos desta raça. A ponta da cauda é quase sempre escura ou mesmo preta. A cor do focinho também é interessante: muitas vezes parece que uma letra "M" escura está desenhada na testa do gato.
Quanto ao peso dos indivíduos, em média um menino filhote de um mês pesa 540-960 g, o peso da fêmea neste momento varia na faixa de 360-830 g. No final do segundo mês, o peso do animal dobra: um menino gatinho já pode pesar 1,1-1,9 kg, a fêmea pesará 0,81-1,4 kg. No final do primeiro ano de vida, o peso de um gato será de 4,6-6,5 kg, um gato - 2,7-4,8 kg. Um animal de dois anos pesa mais: o peso médio de um gato será de 5,4 kg, um gato - de 3 a 5 kg.
Traços de caráter
Os representantes da raça de lince doméstico diferem dos gatos domésticos excêntricos em grau e graça. São régios em tudo, têm tato, nunca se impõem à sua sociedade e não exigem atenção quando o dono não pode com eles. Ao mesmo tempo, eles não podem ser censurados por preguiça: eles não são nada sofás, são bastante ativos e rápidos. Os criadores afirmam que os gatos exóticos são bastante inteligentes e entendem a entonação de seus donos.
Apesar de sua aparência ameaçadora, eles são extrovertidos e amigáveis. No entanto, nenhum dos representantes da raça nunca se deixe ser insolente em relação aos proprietários. Por exemplo, ele não vai subir de joelhos e exigir atenção sem um convite. No entanto, se você ligar para o gato, ele responderá imediatamente à oportunidade de se comunicar com o dono ou com os membros da família. Isso é explicado por um traço de caráter: pixiebob tolera muito mal a solidão e grita à sua maneira, encontrando-se com o dono mesmo depois de uma breve separação.
Ele é sensível a se separar do proprietário e mudar de cenário. Pela lealdade, ele se assemelha a um cachorro: o mesmo atencioso, gentil e gentil. Ele de boa vontade e sem qualquer agressão contata as crianças e não as faz mal, mesmo que as crianças estejam flertando. Nesse caso, eles não retribuem, mas preferem se aposentar. Em geral, sua energia é suficiente para brincadeiras de longo prazo com crianças.
Os criadores observam que esses gatos costumam tratar todos os membros da família igualmente, sem apontar uma pessoa como objeto de adoração. Eles se comunicam com uma pessoa à sua maneira, fazendo sons interessantes, ao contrário do miado usual. Um traço de caráter único de tal animal é a capacidade de se adaptar ao ritmo de vida dos donos. Por exemplo, um gato pode dormir pacificamente perto de seu dono à noite e ficar acordado durante o dia.
Para eles, todos os membros da família se tornam "sua matilha", os próprios gatos adoram estar no centro dos eventos. Eles sentem falta de suas famílias e estão esperando por eles do trabalho ou da escola. Eles são muito leais e divertidos de jogar. Por exemplo, como os cães, eles carregam seus brinquedos nos dentes e rapidamente se acostumam com seu nome e, portanto, respondem melhor ao seu nome do que ao tradicional "gatinho-gatinho".
O animal não se permitirá xingar ou brigar com outros animais de estimação... Ele se dá bem com outros gatos ou mesmo cães da casa. Ao contrário deles, ele não será o principal lutador, ele mostrará contenção mesmo quando chegar a hora de se alimentar. Quanto ao período de maior atividade, são os primeiros 4 anos: só depois de tantos anos o animal é chamado de adulto.
Segundo alguns criadores, outros indivíduos da raça têm ciúmes. Isso geralmente acontece quando eles são os únicos animais de estimação da família. No entanto, se houver um recém-nascido em casa, os gatos, especialmente os machos, podem demonstrar sentimentos parentais. Isso pode se manifestar no desejo de estar perto e proteger o bebê, mesmo cuidando de seu sono tranquilo. Freqüentemente, esses gatos fazem "babás carinhosas" e até mesmo "guardas de crianças".
Condições de detenção
Apesar de os gatos serem considerados despretensiosos no cuidado, algumas nuances devem ser levadas em consideração. Por exemplo, dada a espessura da pelagem, é preciso lidar com ela com mais frequência, principalmente na raça de pêlo comprido. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana com uma escova de borracha, penteando o pêlo da cabeça ao rabo. A lã em si é macia e sedosa, no ventre é especialmente fofa. Atenção especial deve ser dada ao pentear o pêlo durante o período de queda. Nesse horário, o procedimento é feito 2 vezes por semana.
Gatos exóticos são facilmente treináveis e entendem rapidamente o que é uma caixa sanitária. Se você os acostumar com a caixa de areia desde a infância, eles serão muito limpos e organizados. Mesmo depois de atingir a puberdade, eles não se permitirão marcar território ou cagar nos lugares errados. Ao mesmo tempo, criar um gato não requer um investimento global de tempo e esforço.
Os animais mudam 2 vezes por ano: na primavera e no outono. Quanto às nuances do banho, dizem os especialistas: não é preciso usar sabonete toda vez que se lavar. Às vezes, a água morna comum é suficiente para a lavagem. É necessário acostumar o animal a procedimentos de água desde a infância.
O tamanho do animal de estimação é grande e, portanto, ele ficará restrito em quartos pequenos. Idealmente, este gato deve viver em uma casa particular com acesso a ar fresco, onde possa passear com seu dono. Para caminhar, é necessário adquirir uma coleira especial.O comportamento de um gato na rua é régio: não tem medo do novo, não foge de medo e, portanto, o risco de perdê-lo é mínimo.
Vale a pena notar uma nuance como a necessidade de educação durante todo o período de crescimento... Durante este tempo, você pode ensinar ao gato um nome e diferentes comandos, ele vai entender o significado de algumas frases e reagir a elas. Além disso, o processo educativo evitará a agressividade, pois tais indivíduos não têm permissão para reprodução por felinologistas especialistas, não participam do trabalho de criação.
Você não pode criar a raça de forma independente: algumas dificuldades impedem isso. Os felinologistas examinam o animal para ver se ele é adequado para procriação.
Embora os gatinhos possam nascer com caudas normais, a raça tem seus próprios padrões. Você não pode cruzar um gato assim com animais de estimação comuns, pois isso leva à degeneração da espécie e à perda de traços hereditários característicos.
Saúde
Os representantes da raça distinguem-se pela excelente saúde e uma esperança média de vida de 13 anos. Alguns indivíduos vivem mais, enquanto as doenças genéticas não são características deles. Porém, o criador deve levar em consideração a sensibilidade do gato exótico a determinadas vacinas, por isso é obrigatório consultar um veterinário antes de aplicar a vacina. Se você monitorar a saúde de uma pessoa, ela pode viver até uma idade avançada, que é 15 anos.
É importante sempre, após uma caminhada, examinar o animal quanto à presença de pequenos parasitas (carrapatos e pulgas). Para evitá-los, você pode comprar uma coleira antiparasitária para seu animal de estimação. Sua ação costuma durar um mês, após o qual o acessório é substituído por um novo.
Mas, como observam alguns criadores de gatos, esse produto não oferece 100% de garantia e, portanto, uma inspeção visual sistemática é um pré-requisito para a manutenção.
É importante manter seu animal de estimação higiênico. Quanto ao banho, não será problema nem para o animal nem para o dono, pois Pixie Bob não só não tem medo de água, mas também adora mergulhar nela... Alguns indivíduos, como os cães, adoram espirrar e brincar na água. No entanto, banhos frequentes não são necessários para um gato, ao contrário da higiene dos ouvidos e dos olhos.
Embora não seja difícil, deve ser regular e correto... Para fazer isso, use lenços umedecidos em tecido ou um pano macio embebido em água morna. Eles se livram dos contaminantes emergentes.
Se o corrimento branco aparecer nos cantos dos olhos do gato, isso indica a presença de vermes. Nesse caso, deve-se entrar em contato com o veterinário que irá prescrever o tratamento, selecionar a dose correta do medicamento e sua frequência. Pixiebob precisa de ar fresco: este belo homem não pode ser trancado em quatro paredes, pensando que estará constantemente ativo e saudável. Não basta ventilar o ambiente abrindo os respiradouros: são apenas caminhadas ao ar livre que se faz necessário.
Quanto ao clima, os elfos de cauda curta podem facilmente suportar tanto o calor quanto o frio. Muitas vezes é necessário passear com o gato fora, a duração das brincadeiras em média pode ser de 15 minutos a meia hora. Entre outras regras de higiene, as garras não devem ser esquecidas. Eles são aparados conforme a necessidade, com especial atenção para os dedos rudimentares dos pés, onde não trituram e podem machucar o animal ao andar.
Não há necessidade de cortar a lã, você pode adquirir shampoos especiais para o banho. Raramente, os gatos têm cardiomiopatia hipertensiva (espessamento do ventrículo esquerdo do coração). Mas se você cuidar bem do seu animal de estimação, o prognóstico será favorável. Uma vez por ano, os criadores testam os animais para cardiomiopatia. Por isso, como o animal costuma ser mostrado a um especialista, sua saúde vai depender. Um exame de ultrassom ajuda a identificar esta doença.
Nutrição
A chave para a saúde do lince doméstico é o seu peso. É necessário alimentá-lo duas vezes ao dia, escolhendo a melhor ração comercial do tipo seco.Ao contrário de alguns animais de estimação, o Pixie Bob é despretensioso na escolha da comida e não se permite atacar silenciosamente antes de seu deleite favorito. O tipo de feed deve ser diferente: o animal não deve comer exclusivamente ração industrial, mas alimentos naturais também devem ser incluídos na dieta alimentar.
A escolha deste ou daquele produto deve ser deliberada, porque o corpo de um gatinho e de um gato adulto não consegue digerir carboidratos. A dieta deve corresponder a diferentes períodos de idade. Apesar do bom apetite, é necessário dispensar os alimentos porções, respeitando as normas recomendadas para cada idade. A dieta deve incluir frango ou peru com baixo teor de gordura.
Além disso, você precisa alimentar o Pixie Bob com miudezas, é importante que ele receba cereais, vegetais, laticínios e peixes. Para compensar a falta de nutrientes que não estão na comida do gato, ele precisa de um complexo vitamínico e mineral.
Cuidado do gatinho
Como regra, raramente há mais de três gatinhos em uma ninhada. Além disso, em comparação com outras raças, esses bebês são maiores e mais ativos. Parecem rechonchudos, mas para manter uma boa aparência precisam de cuidados diários e atenção constante do dono. Se o gatinho pertencer à raça de pêlo comprido, terá de ser penteado com mais frequência. Enquanto o bebê estiver perto da mãe, é ela quem faz com que ele se mova bem e coma na hora certa.
Esses gatinhos são comprados quando têm 3-5 meses de idade... Via de regra, a essa altura eles já foram vacinados e tratados contra parasitas. A compra de cada pessoa é regulamentada por lei. O banho dos bebês é feito com água morna, sem sabão ou shampoo.
Quanto à nutrição, não devemos esquecer de acompanhar para que haja sempre água potável na tigela do bebê. Você pode alimentá-lo com carne magra picada, misturando-o com mingaus na proporção de 3: 1. Frutos do mar devem ser dados pelo menos uma vez por semana, como ovos e queijo cottage. A frequência de alimentação dos gatinhos deve ser de pelo menos 5-6 vezes ao dia.
Ao mesmo tempo, não se deve esquecer das ervas frescas, que são adquiridas em loja especializada. Conforme o bebê cresce, a frequência da alimentação é alterada e gradualmente aumentada até três vezes ao dia. O adulto é alimentado duas vezes (de manhã e à noite). Você pode treinar seu gatinho para comer em determinados horários. O alimento não é fornecido fora da medida, despejando uma tigela cheia. Isso pode prejudicar a saúde do bebê.
Para as características dos gatos pixiebob, veja abaixo.