Psicologia, caráter e educação dos gatos

Por que o gato parou de ir à caixa de areia e como resolver a situação?

Por que o gato parou de ir à caixa de areia e como resolver a situação?
Contente
  1. Razões para ignorar a bandeja e sua eliminação
  2. Dicas de reciclagem
  3. Nós removemos o cheiro de marcas

Criar um gato é uma questão simples, por isso muitos não têm apenas um, mas dois, ou até três animais de estimação. Mas aqui está o azar: o animal, que antes entrava regularmente em sua caixa de areia, mudou abruptamente sua linha de comportamento e escolheu um lugar completamente diferente para seu banheiro. Esse problema assusta muitos criadores, mas você não deve entrar em pânico: existe uma saída para qualquer situação.

Razões para ignorar a bandeja e sua eliminação

Se estamos falando de um gatinho, os donos não têm motivos para se preocupar. Afinal, um gatinho que acabou de comprar e levar para casa está completamente desorientado, desamparado e assustado, não sabe onde estão seu banheiro e sua tigela de comida e água. Depois de um tempo, o bebê vai se acostumar um pouco e vai se lembrar de todos os lugares necessários da casa. Via de regra, se você levar um animal para o berçário, não haverá problemas com a bandeja: a mãe-gata e os criadores treinam o bebê para ir ao banheiro com antecedência.

Uma tarefa completamente diferente é enfrentar a dona de uma gata já adulta, que por vários anos só foi até sua caixa de areia e de repente “esqueceu” completamente para que ela precisava. Existem alguns motivos para esse comportamento, vamos examiná-los mais de perto.

Bandeja e enchimento

Na maioria das vezes, a pergunta diz respeito a gatinhos. O animal, que, segundo as avaliações do criador, atendia perfeitamente à necessidade da bandeja, em sua casa por algum motivo deixou de fazê-lo. O motivo pode estar na bandeja. Por exemplo, ele é muito alto e um gatinho simplesmente não consegue chegar lá. Tendo feito algum esforço e não tendo obtido sucesso, o bebê simplesmente vai ao banheiro próximo.Além disso, a bandeja pode ter um certo odor, especialmente se for de plástico barato.

A solução neste caso é comprar uma bandeja inferior que não emita odores estranhos que possam assustar o bebê.

Um gato adulto também pode se recusar a usar o banheiro. Isso geralmente acontece quando você compra uma nova bandeja. Muitos animais não gostam se diferir em forma ou desenho do anterior.

Portanto, nunca jogue fora a caixa de areia velha antes de estar firmemente convencido de que o animal aceitou a compra.

O enchimento é outra razão para a relutância de gatinhos e gatos adultos em visitar um local designado para necessidades pessoais. Por exemplo, um gato costumava ir para a maca de madeira, e você viu uma novidade com um aroma agradável em uma loja de animais e, claro, não resistiu em comprar, acreditando que o bichinho agradeceria o esforço. De forma alguma, os gatos são bastante conservadores, não gostam de mudanças e procuram evitá-las. O animal pode não gostar da textura dos novos grânulos, ou talvez eles exalem poeira, um cheiro estranho, e suas patas grudem neles.

Não compre ninhadas novas sem ter pelo menos uma pequena velha em stock, para que em caso de avaria possa deitar rapidamente a composição familiar ao gato. Na hora de comprar um gatinho, é aconselhável perguntar ao criador que tipo de enchimento o bebê usava antes e comprar o mesmo. Com um bebê tirado da rua, você precisará fazer vários experimentos para entender que tipo de composição será agradável para ele.

Localização errada

Os gatos são animais secretos e não gostam de ser vigiados durante o processo de enfrentamento. Portanto, não é categoricamente recomendável colocar a bandeja na sala, no corredor, mais perto da cozinha - ou seja, em todos aqueles lugares onde os familiares estão em constante movimento. Isso vai estressar o gato e pode nem mesmo ir ao banheiro. Claro, todos os gatos não podem ser mencionados aqui, para alguns não importa onde está sua caixa de areia, mas a maioria dos animais ainda prefere lugares isolados.

Um banheiro é uma boa opção, mas lembre-se de deixar a porta entreaberta.

E também a bandeja pode ser colocada no canto mais afastado do corredor, em algum lugar sob um armário alto ou prateleiras suspensas. Se você tiver um guarda-roupa no corredor, então um banheiro para um gato pode ser equipado bem no fundo, tendo previamente feito um pequeno orifício no fundo do armário para que o animal possa passar por ele.

Problemas psicológicos

O movimento é um dos problemas psicológicos mais comuns. Uma vez em uma nova casa, um animal adulto, é claro, entenderá que esta é sua caixa de areia e se lembrará da localização do banheiro. Mas devido ao estresse, o gato é capaz de ser desagradável, atraindo a atenção dos donos.

Não repreenda seu animal de estimação se você encontrar uma poça ou um monte. Certifique-se de falar com o gato, diga-lhe que está seguro.

Para momentos de estresse, o gato pode ser equipado com uma cama alta ou providenciar um lugar isolado no armário onde ele possa se esconder. Em alguns dias, o animal voltará a si e tudo ficará bem.

Outro problema psicológico pode ser o nascimento de uma criança. A maioria dos gatos não gosta de crianças, pois os bebês são barulhentos e suas vozes são muito altas para o ouvido de um gato. Nesse caso, não deixe o gato perto do bebê por um tempo, deixe-o se acostumar com os novos sons, não o force a se comunicar com o bebê. Não abandone a gata durante este período, ela precisa de sua atenção não menos do que um bebê recém-nascido.

Se uma criança mais velha veio para sua casa, por exemplo, parentes vieram para ficar, explique que o gato não deve ser puxado pelo rabo, orelhas ou espremido.

Um gato pode ficar com raiva se outro animal de estimação for trazido para casa, não necessariamente um gato também. O animal ficará com ciúme e imprevisível.

Não prive o animal de estimação mais velho de atenção, apresente os animais aos poucos e em nenhum caso interfira no "confronto", pois um gato não é uma pessoa, ela pode entender algo errado.No entanto, lembre-se de que cada animal precisa de tigelas e vasos sanitários separados e não devem ser colocados lado a lado inicialmente.

O reparo pode assustar um animal, o que é necessariamente acompanhado por ruídos, batidas e vozes de estranhos. Especialmente se a reforma for feita no cômodo onde o banheiro está localizado. Durante este período, o gato deve ser isolado, colocando-o em uma sala separada. Lá você também precisa colocar suas tigelas e uma bandeja, equipar um local onde a mascote irá descansar.

Problemas de saúde

O gato pode começar a ir ao banheiro em qualquer lugar se ficar doente. Uma das doenças mais comuns é a urolitíase, característica principalmente de gatos castrados. É difícil para o animal se recuperar, o escoamento do fluido é retardado por pedras ou areia. O segundo infortúnio é a incontinência urinária. Você pode encontrar facilmente pontos molhados onde o gato está acostumado a dormir ou deitar. A doença ocorre como complicação após a castração e na doença renal crônica. E também o gato pode ser atormentado por cistite - neste caso, você encontrará urina com impurezas de sangue.

Além disso, o gato pode cagar se tiver diarreia. A culpa já é da comida aqui, talvez você tenha alimentado o bicho com algo muito gorduroso, defumado, frito, ou deu leite para ele. Assim que lhe parecer que algo está errado com o gato, ele entra estranhamente na bandeja ou até começa a ignorá-lo, e a saúde do animal piorar, não hesite.

O gato terá que ser mostrado ao veterinário, e só isso resolverá o problema do animal passar pela caixa de areia ou deixar poças no lugar errado.

Outras opções

Se o seu gato não for castrado, isso pode ser um problema sério. O animal vai marcar seu território, e como seu território é todo o apartamento, prepare-se para odores desagradáveis ​​e marcas detectadas. É impossível forçar o gato a não ser etiquetado, apenas o procedimento de castração ajudará aqui. É aconselhável realizá-lo na idade de 6 meses a um ano, enquanto o gato ainda não percebeu que é necessário marcar sua posse.

Os gatos não esterilizados também têm suas peculiaridades. Um animal, não encontrando um macho, vai assediar os donos com um miado demorado, e percebendo que isso não traz resultados, é perfeitamente capaz de escolher um sofá, cama, mesa como seu banheiro. É assim que o gato o informa de seus problemas. Gritar e persegui-la pela casa para mexer em seu rosto no lixo é absolutamente inútil. O animal vai abrigar raiva e definitivamente voltará à cena do crime.

A solução é a esterilização. E também, se o gato cagar em um lugar, você pode fechar a porta da sala.

Normalmente, um animal que não consegue entrar em um quarto não tem escolha a não ser voltar ao banheiro antigo. O motivo pelo qual o animal começou a ir ao banheiro no lugar errado pode ser o mais comum - você não monitora bem a limpeza da caixa sanitária. Um animal, tendo encontrado uma pilha no banheiro, pode simplesmente não voltar lá.

Dicas de reciclagem

Você terá que treinar o gato para a caixa de areia novamente se o animal ficou doente por muito tempo ou teve sensações desagradáveis ​​ao fazer suas necessidades. Por isso, a caixa sanitária pode estar associada a algo doloroso e negativo. A primeira coisa a fazer neste caso:

  • compre uma nova bandeja;
  • comprar enchimento fresco.

Isso é seguido pelo processo direto de acostumar o animal à bandeja. Você não pode mostrar grosseria e crueldade, mas precisa ser persistente. Mostre ao gato como cavar o enchimento com a pata (enquanto o segura pela pata). A princípio, observe o gato: se descobrir que o animal vai ao banheiro no lugar errado, leve-o com cuidado e leve-o para a bandeja. Nesse caso, diga estritamente ao gato "não" e, ao chegar ao local, acaricie o bichinho, fale com ele carinhosamente, rasteje o enchimento com a pata.

Em seguida, deixe o animal sozinho para que ele possa relaxar. Quando o gato sair, trate-o com algo saboroso. Você precisa tratar o animal mais tarde (pelo menos por uma semana), toda vez que ele for ao banheiro da maneira correta.Técnicas simples ajudarão a resolver a situação e a se livrar do problema para sempre. Considere mais algumas dicas adicionais:

  • não se assuste se o gato estiver com estresse normal - depois de um certo tempo, o animal vai se acalmar e voltar ao seu modo de vida normal;
  • se o gato for muito pequeno ou já velho, não compre bandejas com lados altos;
  • se o gato se recusar obstinadamente a voltar para a panela, engane-o: trate o local escolhido pelo animal com limão ou vinagre, espalhe ali papel alumínio ou bolinhas para que o gato não se concentre, feche a porta desse quarto;
  • um animal que tem o hábito de ir ao banheiro não vai gostar muito que deite um pouco de água nele;
  • não grite com o gato e não bata nele - um "tiro" de um borrifador será muito mais eficaz;
  • Use uma variedade de antigadinas que são abundantes nas prateleiras das lojas de animais.

Nós removemos o cheiro de marcas

Infelizmente, o cheiro da urina do gato é particularmente intenso e muitas vezes pode ser difícil de remover. No entanto, o problema pode ser resolvido.

  • Dissolva uma pequena quantidade de vinagre em um copo d'água e lave bem a marca. E também o cheiro de vinagre vai assustar o gato para longe deste lugar.
  • Limpe a superfície com água oxigenada e depois lave com água e um pouco de sabão em pó.
  • O suco de limão tem um bom efeito dissuasor. Você pode pegar meio limão e esfregar bem na marca pré-lavada. Ou você pode dissolver o suco em um copo d'água e aplicá-lo no local preferido do gato.
  • Preparar chá, uma solução fraca de permanganato de potássio, enxágue de goma e anti-sépticos contendo álcool ajudam a eliminar odores e manchas. É uma boa ideia diluir 20 gotas de iodo em um litro de água, e a seguir lavar o local do “crime” felino com esta solução.

Além dos remédios populares, você sempre pode usar formulações de loja, que também serão eficazes.

  • 8 em 1 removedor de manchas e odores. Esta ferramenta funciona bem com qualquer contaminação, incluindo restos de fezes e urina. Antes de usá-lo, limpe bem a superfície afetada e, em seguida, aplique a composição generosamente. Após 5 minutos, o removedor é enxugado com um pano seco, restando apenas aguardar a secagem da superfície.
  • Destruidor de urina de solução simples. De acordo com as suas características e modo de aplicação, o produto não difere do anterior, bastando aguardar não 5 minutos, mas 10. O produto não pode ser utilizado em superfícies de lã e couro.
  • Capsull Neutralizor Cat & Kitten. A composição faz um bom trabalho não só na remoção de manchas, mas também em afugentar o animal do local. O líquido deverá ser borrifado em uma superfície previamente enxugada, esperar alguns minutos e, em seguida, remover com um guardanapo. Após a pulverização, manchas antigas e difíceis de remover são cobertas com um filme por algumas horas e só depois enxugadas.

Entre as drogas russas, "Zoosan", "Faithful Friend", "Smart Spray" estão recebendo boas críticas.

Todos esses fundos são iguais no uso, a única diferença está na composição. A lista não é completa, cada pet shop oferece os seus próprios produtos e surgem constantemente várias novidades nesta área para melhorar a qualidade de vida do animal e do seu dono.

Para informações sobre como treinar um gatinho para a caixa de areia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa