Alimentos e suplementos para gatos

Como desmamar um gato da comida de gato?

Como desmamar um gato da comida de gato?
Contente
  1. Por que vale a pena desistir da comida seca?
  2. Mudança de dieta
  3. Mudando de ração úmida
  4. Desmame gradual de comida seca
  5. Método brutal
  6. Mistura
  7. Dicas úteis

Alimentar um gato com ração seca é conveniente e prático. Ao usar produtos de classe econômica, essa solução também parece lucrativa. Os benefícios para o próprio animal permanecem em dúvida. Os proprietários estão pensando em mudar sua dieta e mudar para alimentos naturais, mas os gatos relutam em fazê-lo. A mudança na dieta deve ser realizada de forma correta para não criar estresse desnecessário ao animal.

Por que vale a pena desistir da comida seca?

Quando as pessoas percebem a relutância com que os gatos se aproximam de um novo alimento, começam a duvidar da conveniência de substituí-los. Existem mais razões para não comer alimentos secos do que você imagina.

  1. Mesmo uma marca muito cara contém elementos químicos, e é assustador pensar em opções baratas. Entre os suplementos, existem aqueles que causam dependência. Essa exposição é prejudicial para os animais e também para os humanos.
  2. A ingestão contínua de alimentos secos pode resultar em problemas dentários. Acredita-se que o material particulado ajuda a limpar a boca. Na prática, os gatos praticamente não mastigam os grânulos, por isso os músculos da mandíbula não se desenvolvem adequadamente.
  3. Os aditivos alimentares podem desencadear alergias alimentares. Quando alimentado com comida natural, esse risco é minimizado.
  4. Praticamente não há umidade nos grânulos, o que pode levar à urolitíase. O risco é pequeno, mas com uma dieta natural não é de todo.

Mudança de dieta

É necessário transferir um animal de um tipo de alimento para outro gradualmente, com a maior parte da paciência. Esses métodos são diferenciados.

  1. Hard - uma substituição radical da comida seca por comida normal.
  2. Mistura - combinando ambas as opções para criar vício.
  3. Suave - reduza gradualmente as porções de ração enquanto se concentra na ingestão normal de alimentos.
  4. Passando pela alimentação úmida. Os alimentos secos são substituídos por alimentos enlatados, e eles já são substituídos por alimentos caseiros.

As duas últimas opções são consideradas as mais corretas. O animal não é submetido a estresse adicional e o corpo não sofre com uma mudança na dieta.

Antes de escolher, vale avaliar o caráter e as características do gato.

Mudando de ração úmida

O alimento úmido não é um produto natural, mas é mais úmido e saboroso. A melhor opção para a transição é a carne enlatada. Seu aroma é ligeiramente mais fraco do que o da ração seca, mas também é atraente para o gato. Você precisa começar com uma substituição gradual. Reduza os pellets, aumente as porções úmidas. Em algum momento, remova completamente o alimento seco e alimente um pouco somente com comida enlatada.

Apresente os alimentos orgânicos um de cada vez. Comece com carnes aromáticas, vegetais saudáveis ​​e cereais. Pense em tudo com antecedência para que o animal receba a quantidade certa de vitaminas e nutrientes. O tamanho e a forma dos pedaços de comida normal devem ser semelhantes aos dos alimentos enlatados. Com o tempo, comece a reduzir a quantidade de ração úmida. Aqui, o esquema é semelhante ao do início do desmame. Este método permite que você desmame lealmente um gato da ração seca em 1-2 meses.

Desmame gradual de comida seca

O método permite que você se acostume com a comida caseira em um mês, mas o momento exato depende da natureza do animal. Vale a pena agir com cuidado e devagar. Claro, alguns animais se contentam facilmente com algo novo na comida, mas a maioria dos gatos é cética quanto a isso. A fome não deve ser manipulada. Como resultado, você pode obter um animal nervoso e agressivo com uma série de doenças e tendência a comer demais.

Quando se trata de uma mudança radical nos produtos, é preciso pensar não apenas nos fatores psicológicos, mas também nos fisiológicos. O animal simplesmente não consegue se reorganizar abruptamente em alimento regular, porque o trato gastrointestinal simplesmente não sabe como digeri-lo. O corpo está acostumado a grãos e produz uma certa quantidade das enzimas necessárias. A reestruturação ocorrerá gradativamente, o estômago não tolera pressa. Aja assim.

  1. Nos primeiros 3 dias, pense bem para que o gato coma 90% da ração e 10% dos produtos naturais. Todos sabem que a nutrição combinada é prejudicial aos animais, mas neste caso é a solução mais segura. É melhor começar a se familiarizar com novos alimentos com pequenos pedaços de carne de frango. É importante que se você der um pedaço grande, o gato simplesmente não saberá como comê-lo.
  2. Se a etapa anterior foi bem-sucedida, a partir do 4º dia, redistribua os alimentos de forma que os produtos naturais representem 25% da dieta. Observe o estado do gato durante este período com atenção especial. Ao aumentar as porções da alimentação regular, oriente-se pelo bem-estar e saúde do animal. O estágio pode durar cerca de 10 dias.
  3. Se tudo correr conforme o planejado, por 6 a 7 dias alimente o animal com produtos naturais pela manhã e à noite, e na hora do almoço forneça alimento seco. As porções de grânulos devem ser pequenas, 1 colher de sopa é o suficiente. eu. Quando você muda sua dieta, você se acostuma com os novos alimentos e com uma nova regularidade das refeições. Coma alimentos naturais ao mesmo tempo para criar um hábito. O acesso aos grânulos secos permite que o gato fique calmo, ajuda a perceber que não está a ser privado de nada.
  4. Após 10 dias, reconsidere a dieta. Desta vez, a ração seca deve ficar em 25%. Acontece que um animal simplesmente não pode recusar completamente o alimento seco. Os veterinários aconselham, neste caso, a selecionar uma refeição separada e dar ao gato apenas algumas pelotas. Não misture alimentos secos com alimentos normais ou mergulhe em leite. Essa ação pode causar problemas digestivos.

Método brutal

O método ajuda na transferência da comida de gato em 3-15 dias, dependendo das características do animal e da compostura do dono.Não deve ser usado ao desmamar gatinhos de até 1 ano de idade, caso contrário, você pode enfrentar muitas doenças gastrointestinais. Antes de começar, você precisa consultar o seu veterinário.

  1. Misture seus grânulos usuais com um análogo que é menos viciante. Alimente-se assim por uma semana.
  2. Diversifique sua dieta com suplementos nutricionais que seu médico aconselhou. Isso é necessário para melhorar a função do trato gastrointestinal.
  3. Jogue fora todos os alimentos secos. É importante retirar os pellets de casa para que o gato não cheire.
  4. Apenas espere que o animal comece a se alimentar completamente de comida normal. Não se entregue às indulgências, mesmo durante as greves de fome. Essa é a crueldade desse método, você precisa defender com firmeza sua posição na frente do gato.

A greve de fome pode levar à compulsão alimentar, por isso tome cuidado com as porções de comida. Distúrbios do trato gastrointestinal são possíveis, o que também deve ser discutido com um veterinário. Se o próprio animal estiver nervoso ou agressivo, abandone esse método de mudar a dieta.

Traços de caráter negativos podem ser agravados por sua hostilidade.

Mistura

O objetivo principal é enganar a percepção visual. A transição desta forma ocorre em 21-36 dias. Aja assim.

  1. No início, adicione cerca de 20 ml de água a uma porção dos grânulos para amolecer tudo. Em uma segunda tigela, coloque o alimento seco sem líquido.
  2. Gradualmente, reduza o conteúdo deste último até que o animal comece a comer cada vez mais biscoitos molhados.
  3. Deixe o conteúdo da primeira tigela igual, mas coloque alimentos orgânicos na segunda. Você pode colocar algumas pastilhas para conferir a aparência e o cheiro. Eles terão que ser removidos com o tempo, o que pode aumentar ligeiramente o tempo de habituação.
  4. Agora reduza a quantidade de biscoitos molhados para que o gato coma mais comida da segunda tigela.

Dicas úteis

Acontece que os gatos não querem mudar seus hábitos alimentares. Como manipulação, o animal pode até recorrer à fome, o que sempre assusta os donos.

  1. Não pressione seu animal de estimação. Não tente forçar a alimentação ou forçar o animal a comer o que você dá.
  2. Consulte um veterinário experiente. A saúde de um gato pode afetar sua tenacidade.
  3. Mais uma vez, analise cuidadosamente o menu que você compilou para o animal. Adicione mais de suas comidas favoritas. Abordar com responsabilidade a questão da distribuição de porções e micronutrientes benéficos.
  4. Uma greve de fome é permitida, mas não mais do que um dia. Por enquanto, você pode retirar a tigela de comida, deixando apenas água limpa. Você não deve permitir uma longa estadia sem alimentos. Em geral, tal medida é considerada extrema.
  5. Sirva alimentos frescos apenas ligeiramente quentes. O pedaço de carne deve ser macio, suculento e com aroma agradável. Se o gato não gosta de algo na aparência, a comida natural pode ser nojenta.
  6. Experimente com suas refeições. Talvez o gato simplesmente não queira comer carne no café da manhã e mingau no jantar. Troque de lugar para entender as preferências do seu animal.

Para saber como desmamar um gato da comida seca, veja o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa