Variedade de raças

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e gatos orientais

Tudo o que você precisa saber sobre gatos e gatos orientais
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Caráter e hábitos
  4. Vantagens e desvantagens da raça
  5. Quantos anos eles vivem?
  6. Visualizações
  7. Condições de detenção
  8. O que alimentar?
  9. Reprodução
  10. Críticas do proprietário

Os gatos orientais são uma raça oficialmente reconhecida em 1977 nos Estados Unidos. Tendo visto o rosto de um animal uma vez, é difícil não se apaixonar por olhos enormes, orelhas grandes e nariz largo. A raça tem um corpo musculoso e esguio e uma cauda longa e esguia. Os gatos desta raça são muito curiosos e fortemente apegados aos seus donos.

História de origem

Tudo começou no final do século 19, quando os ancestrais do oriental foram levados da Tailândia para a Inglaterra junto com os gatos siameses. A primeira menção a siameses pintados data de 1903. Fãs deste tipo de felinos tentaram decidir o destino do espetáculo, uma nova raça para o continente europeu. As disputas nas fileiras dos felinologistas duraram até 1923. Tudo parou após a decisão do Siamese Cat Club na Grã-Bretanha, onde foi relatado que a organização não apóia a criação de outras raças. Assim, gatos monocromáticos foram excluídos da classe siamesa, o trabalho em uma nova espécie foi interrompido.

Em meados da década de 50 do século XX, o gato Havana Brown Roofspringer Mahogany Quinn foi trazido da Inglaterra para o gatil americano Quinn, com o qual começou a história americana dos orientais. Dois anos depois, Havana Brown leva o estandarte e recebe o título CFA.

O gato "chocolate" é registrado como uma raça separada de Havana Brown, enquanto os criadores conseguem preservar totalmente sua singularidade. A cor original é um importante traço de pedigree. Na parte europeia do mundo, essa cor se perde devido à mistura com os siameses.

Os felinologistas americanos foram mais longe.Depois da empresa para o reconhecimento de outras cores em 1977, os orientais finalmente ocupam o seu lugar na lista das raças de gatos aprovadas a nível internacional. Em 1995, um avanço veio para as duas cores - gatos com uma cor de dois tons. O gene de pêlo comprido é introduzido na raça. Dois anos depois, esse tipo de oriental recebe o título de campeão do CFA. O animal tem um corpo esguio e flexível, exteriormente parece gracioso, embora tenha músculos desenvolvidos.

Eles podem parecer estranhos, especialmente gatinhos. Mas os gatos e gatos do tipo de pêlo comprido têm contornos mais suaves.

Descrição

Os gatos orientais são semelhantes aos gatos siameses pelos padrões, mas diferem na cor e no tipo. Eles têm as mesmas características, descrição da estrutura corporal e caráter. Os animais têm uma forma incomum de cabeça com orelhas grandes e um corpo de tamanho médio.

O peso da fêmea chega a 3 kg, os machos são um pouco mais pesados ​​- até 5 kg. A altura na cernelha é de 25 cm, o comprimento do corpo não ultrapassa 90 cm. O Oriental tem um grande número de cores.

Para orientais, existem os seguintes padrões geralmente aceitos:

  • cabeça o animal tem a forma de uma cunha que se estreita;
  • olhos geralmente em forma de amêndoa, a cor geralmente é verde, mas o azul é permitido em orientais brancos; se os olhos forem de cores diferentes, esses animais não participam de exibições ou criação; pelos padrões americanos, eles devem ser ovais e espaçados uniformemente entre si em relação ao nariz, os olhos não devem ser protuberantes; os gatinhos recém-nascidos nascem cegos, mas nos gatos orientais eles abrem os olhos antes das outras raças - 8-9 dias; os olhos dos gatinhos são azul-acinzentados, depois de 2-3 meses ficam verdes;
  • ouvidos chamam imediatamente a atenção: largas na base e pontiagudas nas pontas, dão a impressão de que o animal está em estado de alerta; focinhos com orelhas atraem a atenção, os gatinhos parecem especialmente interessantes; nos orientais, ocorre o chamado crescimento precoce das orelhas nos primeiros 3 meses de vida, depois o corpo e a cabeça as alcançam em proporções;
  • corpo combina ossos graciosos e músculos desenvolvidos, o abdômen é caracterizado por rigidez;
  • pescoço corresponde à estrutura do gato como um todo - em machos e fêmeas parece o mesmo - esguio e comprido;
  • pernas traseiras mais longo do que a frente;
  • pele no animal brilha, sedoso ao toque; a pilha se ajusta perfeitamente ao corpo do gato.

As desvantagens dos gatos incluem estrabismo, cavidades entre os olhos, nariz arrebitado. Se houver a chamada fratura em linha reta entre a testa e o nariz, isso também se refere a desvantagens - de acordo com as regras, apenas uma linha reta é permitida.

Se um gato tem uma mandíbula enorme, ele também é rejeitado para participar da exposição.

Caráter e hábitos

Muitos proprietários notam a tagarelice de seus favoritos. Eles têm o hábito de dar voz constantemente, vários sinais, e também procuram não perder as pessoas de vista. Aonde o dono vai, o gato vai imediatamente para lá. Os animais têm um caráter lúdico, eles ficam felizes em se entregar à diversão felina na forma de perseguir uma bola ou caçar um pedaço de papel que sussurra. Eles podem brincar de pega-pega e esconde-esconde com o proprietário. Não apenas os gatinhos gostam de fazer isso, mas também os indivíduos mais adultos.

Se um gato oriental aparecer em casa, não espere que ele cochile, enrolado como uma bola em um lugar isolado.... O animal, é claro, pode se deitar entre as atividades, mas seu local de descanso será a mesa do dono, computador, aparelho de som, travesseiro, cama, encosto do sofá.

Em uma palavra, uma pessoa deve definitivamente permanecer na linha de visão de um oriental.

Os gatos podem estragar as coisas no apartamento devido à sua energia violenta, portanto é necessário proporcionar ao animal brinquedos e outras diversões em forma de casa com áreas para escalar e pular.

Os orientais são muito curiosos. Eles participam de todos os eventos que podem acontecer na casa.Eles adoram receber convidados, com certeza seguirão o que a pessoa está fazendo na cozinha e também pedirão para entrar na sala se a porta se fechar na frente de seus narizes. Os gatos desta raça são óptimos para as crianças e dão-se bem com elas. Você não precisa se preocupar se o oriental vai arranhar seu filho. Jamais permitirão que as garras se soltem, mesmo que não estejam passando pelos momentos mais agradáveis ​​de brincar com a cauda.

Os orientais são bons amigos de outros animais de estimação. A única coisa é que eles podem cativá-los em seus jogos ativos. Se o gato não tiver atenção suficiente do dono, ele se vingará: vai se pendurar nas cortinas, afiar suas garras nos móveis e ignorar a pessoa.

Vantagens e desvantagens da raça

Qualquer raça tem seus prós e contras. Orientais não são exceção. A raça tem igual número de vantagens e desvantagens. Esta gata não é adequada para todos, por isso você precisa saber e estar pronto para as manifestações de seu caráter e temperamento teimoso. Os proprietários apontam algumas desvantagens para os orientais.

  • Eles são muito caprichosos e acostumados a conseguir o que querem.... Se o animal quiser brincar e o dono decidir descansar neste momento, terá que ceder ao animal. Eles adoram estar no centro das atenções. Pela curiosidade, conseguem subir em locais de difícil acesso, gostam de conquistar novos picos - portanto, podem pular em armários e cortinas. Se você começar a treiná-los, todas as tentativas serão malsucedidas. Você não pode puni-los, muito menos vencê-los. Você só precisa considerar o caráter do animal como garantido.
  • É preciso entender que os gatos orientais são inquietos "travesseiros de sofá", como os persas ou as chinchilas. Mesmo depois de uma boa refeição, o oriental não aquece as laterais ao sol no parapeito da janela. O animal adora atividades ao ar livre.
  • As garras desta raça crescem muito rapidamente.... Eles precisam ser aparados, por isso os gatinhos precisam ser ensinados a usar o poste para arranhar desde os primeiros dias de sua aparição em casa. Se isso não for feito, o animal vai moer suas garras em móveis, papel de parede ou cortinas.
  • Os orientais adoram comer bem e não são exigentes com a comida. No entanto, a raça precisa receber uma porção limitada para manter o animal esguio. O cálculo é realizado de acordo com o seguinte esquema: 30 gramas de ração por 1 quilograma de peso do animal. Você precisa alimentar o animal 2 vezes ao dia. Os gatos são muito espertos e reclamam ou, pelo contrário, imploram impudentemente por uma porção adicional.
  • Outra desvantagem é o alto preço dos gatinhos com pedigree. Embora graças a isso, as pessoas façam a compra de um futuro animal de estimação de forma consciente.
  • Orientais são suscetíveis a doenças que são transmitidas com genes... Uma delas é a gengivite, por isso é necessário monitorar constantemente o estado da cavidade oral do animal. Atrofia retiniana e cegueira são comuns.

Os animais são propensos a infecções do trato respiratório superior. Existem riscos de doenças do sistema cardiovascular e do fígado.

Agora vale a pena considerar os méritos da raça.

  • Orientais são companheiros maravilhosos... Eles constantemente "conversam" com seus donos, demonstrando emoções. Eles são muito leais, não toleram a solidão e a traição.
  • Esses gatos sentem o humor do dono e tentar adaptar seu comportamento a isso. Eles monitoram de perto as ações do dono e tentam estar próximos.
  • Eles têm uma aparência deslumbrante. Depois de os ter visto uma vez, é difícil esquecê-los depois. Os gatos quase não têm subpêlo e a pelagem em si é muito curta.
  • O gato se comporta bem na guia. É melhor se o animal estiver em um arreio. Ele não tentará escapar, mas ainda não há necessidade de deixar o oriental sozinho.
  • Ele brinca com tudo com entusiasmoque sussurra e rola, usando uma variedade de objetos para isso. Os jogos engraçados para animais de estimação não deixarão ninguém indiferente.

Quantos anos eles vivem?

Expectativa de vida com bom atendimento pode chegar a 18–20 anos, em média - de 13 a 15 anos. Tudo depende da hereditariedade e do cumprimento das regras de cruzamento.Orientais são considerados centenários entre outras raças felinas. Se traduzirmos o limite de idade dos gatos orientais para o análogo de um humano, eles viverão até os velhos 92 anos.

Visualizações

Os gatos orientais ou orientais podem ser de qualquer cor. Pode ser a cor da pelagem ou o padrão. Com base nisso, os animais podem ter uma aparência diferente. Ao mesmo tempo, os gatos também diferem no comprimento da pelagem: existem espécies de pêlo curto e de pêlo comprido. Este último surgiu como resultado do cruzamento de gatos orientais de pêlo curto e balineses. Por outro lado, esse tipo de felino é chamado de tangerina. O corpo dos animais se parece com o dos balineses, e a cor é como a do oriental, mas a pelagem é semilonga.

Esta espécie é rara, embora tenha sido reconhecida por organizações felinológicas internacionais. O corpo desses gatos parece mais robusto em comparação com as espécies de pêlo curto. Caso contrário, difere pouco dos padrões orientais aceitos. Ao mesmo tempo, a lã dos animais se ajusta perfeitamente ao corpo e visualmente parece mais curta, na verdade, é longa e sedosa ao toque, tem subpêlo. É necessário pentear duas vezes por semana, durante o período da muda - de preferência todos os dias. Nessa forma, as cores mais valiosas são os tons de chocolate e lilás.

Importante! O tipo extremo inclui gatos com as características mais pronunciadas da raça. Quanto maiores as orelhas, quanto mais comprido o focinho, mais graciosa é a silhueta do animal e mais alto será o preço. Em geral, os requisitos para o padrão devem ser os mesmos.

Os gatos orientais têm cerca de 300 tipos de cores, mas existem os chamados tons básicos:

  • ebonite - refere-se a animais com cabelo preto; os representantes desta espécie têm olhos verdes e se assemelham a uma pantera;
  • havana - nesta espécie, o nariz e a pelagem devem ser de cor marrom uniforme, as almofadas das patas, respectivamente, são marrom-rosadas;
  • lavanda ou roxo - lã cinza, chamada de flor gelada, pode estar presente, que não deve lançar tons de azul;
  • azul - cabelos uniformemente coloridos do nariz à ponta da cauda;
  • canela - a pelagem é marrom clara, enquanto o nariz do animal e as almofadas das patas são rosadas;
  • fauno - esta cor inclui os seguintes tons: bege lã e cinza claro em combinação com nariz rosa e almofadas nas patas;
  • Ruivo - pelagem com uma tonalidade vermelha uniforme, nariz e almofadas de cor rosa pálido;
  • creme - a lã tem uma cor próxima a tons pastel; a ponta do nariz e as almofadas são rosadas.

Existem também subespécies em cores orientais.

  • Sólido. Quando a cor passa uniformemente por todo o corpo do gato. Ou seja, a pele do nariz e das pernas também é da mesma cor da lã.
  • Sombreado. Os animais têm pêlo preto no dorso, mas devido ao subpêlo, a cor dos lados torna-se mais clara e clareia completamente na barriga e na ponta da cauda.
  • Fumaça. De outra forma, é chamado de enfumaçado. De cor escura, apresenta um subpêlo claro que só é visível quando o animal está em movimento. É difícil determinar a partir de uma fotografia, por isso é melhor assistir esse tipo de gato ao vivo.
  • Parti-Color... Esta é uma cor de tartaruga. Via de regra, apenas os gatos o possuem, mas os gatos são uma rara exceção. Manchas de cores diferentes são distribuídas uniformemente pela pelagem. Na maioria das vezes, existem cores com manchas creme ou vermelhas.
  • Bi-Color. Os gatos são geralmente monocromáticos, exceto pelas pernas, barriga, focinho e peito, que são brancos. Os olhos podem ser verdes e azuis.
  • Malhado. Este é um dos tipos comuns, que por sua vez também é dividido em subespécies. Os gatos deste tipo são muito populares. A cor tabby é caracterizada pela imposição de um certo padrão na cor uniforme da pelagem.

De acordo com os desenhos, os tabbies são divididos nos seguintes tipos:

  • tigrado - a faixa principal fica no verso, de onde descem as faixas mais claras nas laterais;
  • identificado - por outro lado também pode ser chamado de leopardo por causa das manchas contrastantes na pelagem;
  • mármore - a cor mais rara; os gatinhos nascem apenas de pais "de mármore" que têm um gene de tal padrão em seu sangue, as listras vão à vontade do corpo e apenas enfatizam ainda mais a silhueta refinada do animal, os bebês se parecem muito com esquilos;
  • assinalado - exteriormente se assemelha a um animal monocromático, enquanto cada fio de lã é colorido em todo o seu comprimento; existem tons claros e escuros.

O principal requisito para gatos com padrão tabby é o contraste entre a cor de base da pelagem e o tom do padrão.

Para gatos de cor sólida, outro requisito: não deve haver manchas ou marcas de cor diferente. Os gatos orientais também têm uma cor especial.

Nas fotos, esses animais parecem muito incomuns devido à cor totalmente branca, sem qualquer indício de sombras. Os olhos nesses gatos podem ser verdes ou azuis, mas olhos de cores diferentes parecem especialmente exóticos - um azul, o outro verde.

Condições de detenção

Cuidado especial com a raça não é necessário. Os próprios gatos ficam felizes em cuidar de sua pele. Mesmo assim, é melhor ajudar o animal, penteando-o duas vezes por semana com uma luva de borracha durante o período de muda. Você pode substituí-lo por um pano úmido para pegar pedaços de lã que caem. É necessário dar banho no animal em casos raros. Normalmente antes de participar de uma exposição.

Recomenda-se limpar os ouvidos uma vez por semana. O procedimento é realizado com cotonetes e uma loção de limpeza suave ou vaselina. Os olhos devem ser tratados com algodão umedecido em água, que os limpará do muco. Escovar os dentes também é um procedimento necessário. Nem todo animal, especialmente se não foi domesticado desde a infância, permite que alguém palite os dentes.

Nesse caso, comida seca ou guloseimas especiais vêm em socorro, que podem resolver o problema da placa bacteriana e do tártaro.

Você precisará de um poste para coçar para cuidar das unhas. Uma vez por mês, é necessário encurtar as garras em 2 mm ou mais, para não ferir o animal. Se em algum momento não funcionar, você pode realizar o procedimento por vários dias. Os orientais gostam muito de remexer nas flores de sua casa, provando as folhas e os caules. Para evitar o envenenamento do animal, plantas como a dieffenbachia e azaléias você precisa removê-lo completamente ou colocá-lo em um local inatingível.

Os gatos são muito curiosos e destemidos, portanto é importante ficar de olho nas janelas e na varanda para que o animal não caia do chão... Eles se acostumam rapidamente ao banheiro. Mas se o gatinho não quiser ir para a caixa de areia, você precisa entender os motivos. Ele pode não ficar feliz com os cheiros, especialmente se a bandeja estiver no banheiro ao lado de produtos químicos domésticos. Pode ser que o banheiro do animal esteja localizado em um local proeminente e barulhento para ele.

Se o gatinho se acomodou no lugar errado, você pode amedrontá-lo gentilmente batendo palmas suavemente e jogando um pequeno brinquedo de pelúcia. O principal é que o animal não entende que a ameaça vem do dono.

O que alimentar?

Os orientais são amantes de comidas deliciosas. Eles não hesitam em pegar a comida do mestre da mesa. Mas é preciso lembrar que o sistema digestivo desses gatos não consegue digerir todos os produtos. Portanto, é melhor focar na alimentação industrial na dieta. Gatos orientais preferem comida úmida a seca.... É melhor que os donos alimentem os animais misturados, alternando entre enlatados e secos. É altamente desencorajado misturar os dois tipos.

Você pode alimentar seu animal de estimação com comida natural: trate com um pedaço de carne ou peixe, mingau com leite. Mas, também neste assunto, você não deve se deixar levar, uma vez que Os orientais podem recusar ração industrial, além disso, são propensos à obesidade.

O gato não deve se empanturrar com o futuro, então é melhor deixar a quantidade necessária de comida na tigela. Não é necessário alimentar o oriental de maneira programada, pois o animal se preparará inconscientemente para uma greve de fome e comerá mais do que deveria. Deve sempre haver água doce. Você pode alimentar o animal com vitaminas e minerais. As lojas de veterinários têm complexos especiais.

Para determinar a comida "correta", você pode navegar pela condição do casaco. Se for macio e sem caspa, o gato tem nutrição adequada.

Reprodução

A criação de orientais requer experiência. Encontrar um gato que acasale é metade da batalha. Não é um fato que os gatinhos acabarão sendo exatamente como um pai compatível. Existem muitas nuances que os criadores experientes conhecem.

  • O calor do gato oriental não difere das demais raças. Recomenda-se tricotar um gato com pedigree pelo menos uma vez por ano e não mais que uma vez a cada seis meses. Se um gato pede um gato novamente na presença de gatinhos pequenos, então é melhor seguir o exemplo do animal e trazê-lo para baixo novamente.
  • O processo de tricô deve ser abordado com muita responsabilidade, levando em consideração o momento certo e o parceiro certo. Se houver necessidade de gatinhos para as aulas, os pais também devem ser do mesmo nível. No entanto, não há garantia de que toda a ninhada atenderá à classe especificada.
  • Apenas criadores experientes podem determinar o futuro destino da ninhada - quem é adequado para reprodução ou "vai" para a chamada classe animal de estimação (não adequado para criação e participação em exposições).
  • A gravidez de um gato dura de 58 a 70 dias. Não são necessários cuidados especiais com o animal, a única coisa que terá que revisar as normas nutricionais aumentando o volume. É necessário alimentá-lo com ração especial para gatas gestantes e lactantes. A barriga começa a crescer com 4 semanas, e já com 6-7 semanas você pode sentir o movimento dos gatinhos. No início da oitava semana, é necessário preparar o local para o parto da gata. Deve ser um lugar isolado e tranquilo. Os nascimentos orientais não são muito diferentes dos outros - ela pode ficar deitada em silêncio ou correr pelo apartamento, miando. O parto pode durar de 2 a 6 horas.
  • Os gatinhos geralmente nascem com a idade de três meses. Ao escolher um pequeno oriental, deve-se atentar para sua aparência. O gatinho deve parecer saudável e ágil. Os olhos e as orelhas devem estar limpos, sem sangrar, e a pelagem deve brilhar à luz do sol.
  • No momento da compra, o proprietário deve entregar uma métrica ou pedigree. Se não houver documentos, então, provavelmente, um gatinho sem raça definida. Se o animal for comprado para reprodução, é melhor levá-lo para uma creche. Estes são gatos de raça com bons pedigrees.
  • A castração do animal é realizada na idade de 8 a 12 meses.

Críticas do proprietário

Para muitos, o custo de um animal parece proibitivo. Depende da classe e da cor da pelagem do gato. Por exemplo, estima-se que os gatinhos da classe de animais de estimação "chocolate" tenham entre 25 mil e 30 mil rublos. Se o mesmo bebê tiver tons de fauno ou canela, seu custo dobra: de 45 mil para 60 mil rublos. O preço mais caro para animais com pedigrees destinados à reprodução. O preço de um gatinho oriental pode chegar a 100 mil rublos.

Na Internet você pode encontrar uma grande variedade de críticas sobre orientais. Alguém gosta de gato, as pessoas, apesar dos problemas trazidos pelos animais, continuam a adorar o animal. E alguém reclama que os orientais são muito faladores e intrusivos.

Seja como for, a aquisição de qualquer animal é uma responsabilidade pela vida de outra pessoa por vários anos.

Os proprietários orientais podem ser divididos em dois campos. Em um, as pessoas são tocadas por travessuras e travessuras - papel de parede esfarrapado, corrida noturna nas paredes e cortinas, um tour pela mesa de jantar e comer "doces", explorar as prateleiras dos guarda-roupas - tudo isso é simplesmente divertido. Portanto, podemos dizer que esses gatos são destinados a pessoas de temperamento alegre, que são fáceis para os problemas do dia-a-dia. Para outros proprietários, os orientais entregam apenas tormento na forma de gritos noturnos, uma natureza ofensiva, roubo de uma lata de lixo e rolos de papel higiênico rasgado. Em suma, há sujeira e desordem na casa. Tornando-se uma espécie incomum, as pessoas compraram um animal, que, aliás, não tem um caráter simples, como parece a muitos.

Os donos aconselham não mimar muito o animal, pois ele começa a ficar como uma criança para a qual não há barreiras e nada é possível. Os gatos já são exigentes consigo próprios e, neste caso, tornam-se muito irritantes até conseguirem o que querem. Não se esqueça de que qualquer gato anda sozinho, especialmente um gato tão incomum. Nesta raça ainda se faz sentir caráter independente do ancestral siamês.

No próximo vídeo você encontrará mais informações sobre gatos e gatos orientais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa