Gato abissínio

Cores dos gatos abissínios: variedades, definição, escolha

Cores dos gatos abissínios: variedades, definição, escolha
Contente
  1. Informações gerais sobre cor
  2. Descrição da cor selvagem clássica
  3. Fauno e suas características
  4. Características distintivas da cor azul
  5. Tudo sobre a cor sorel

Abissínio é uma das raças de gatos mais antigas. Foi trazido da Etiópia para a Inglaterra no século 19 e, em 1900, criadores americanos o trouxeram para os Estados Unidos. Os ancestrais desses animais reais viviam no território do antigo Egito, onde eram reverenciados como a personificação terrena da deusa Bastet. Faraós e nobres decoravam seus túmulos com imagens de graciosos abissínios. O culto da deusa Bastet entrou em decadência há muitos séculos, no entanto, o gato abissínio não perde popularidade hoje.

Criadores e amantes comuns de gatos escolhem esta raça por sua cor incrível, natureza lúdica e sociável.

Informações gerais sobre cor

O gato abissínio tem uma aparência graciosa: um corpo esguio e moderadamente musculoso, grandes olhos amendoados, grandes orelhas pontudas e um pescoço longo e gracioso. Mas uma de suas principais diferenças e vantagens é a cor. Cada cabelo de seu casaco de pele é tingido simultaneamente em várias cores - essa cor é chamada de ticking ou zonal. Cada vilo tem pelo menos 4 segmentos de cor, onde há sombras escuras e claras.

O tiquetaque é uma espécie de "cartão de visita" do gato abissínio. Os representantes desta raça ganharam uma pelagem tão incomum devido à genética, graças ao gene cutia "A", que prevalece no genótipo desses gatos.

A estrutura da pelagem do gato abissínio é sólida e lisa, a pelagem fica junto ao corpo, brilha e cintila ao sol. O comprimento da pelagem é curto, todo o corpo é colorido de maneira uniforme, não pode haver padrão nas pernas, cauda ou focinho.Se você acariciar o Abissínio contra o crescimento da pelagem, o subpelo se tornará visível. Como regra, é um ou mais tons mais claros do que o tom principal. Poucos segmentos marcados são considerados um desvio do padrão da raça.

Nos gatos abissínios, a cor "firme" aparece com a idade. Assim, a pelagem do gatinho parece desbotada e sem expressão, mas com o tempo, o bebê adquire uma pelagem brilhante típica de sua raça. Apesar de a pelagem de um gato adulto não ter padrões, é aceitável a presença de manchas brancas no queixo ou na área do colarinho. Os seguintes sinais podem ser um motivo para suspensão ao participar de uma exposição:

  • a diferença entre a cor da base da pelagem e a cor das almofadas das patas;
  • listras anelares na cauda e nas pernas;
  • manchas escuras no rosto;
  • uma pelagem de tonalidade fria, insuficientemente saturada, com predomínio do cinza.

Descrição da cor selvagem clássica

Os primeiros gatos abissínios de cor selvagem (Ruddy) foram trazidos da Etiópia. Até 1963, ele foi a única cor abissínio que recebeu status oficial. Apesar do nome, os gatos de cor selvagem são amigáveis ​​aos humanos, brincalhões e extrovertidos como animais de estimação normais. A cor Ruddy deve seu nome ao fato de que os abissínios são exatamente assim em seu habitat natural.

A cor arenosa serviu de camuflagem ideal para o predador selvagem nas condições das estepes e savanas etíopes.

Listados abaixo estão os padrões que um gato selvagem Abissínio clássico deve atender.

  • A paleta de cores marcantes é representada por uma composição de diferentes tons - do ocre ao marrom alaranjado e marrom escuro... As tonalidades são distribuídas da seguinte forma: o subpêlo é laranja-ocre, os segmentos intermediários podem ser marrom-alaranjado, preto-chocolate e a ponta é preta intensa. O abdômen e a parte de trás do tarso têm a mesma cor de cenoura. As patas são marrons com uma tonalidade avermelhada, e uma faixa escura é visível ao longo da espinha, que tem a intensidade máxima da tonalidade da cor principal.

A cor do cabelo na ponta da cauda é preto azeviche. Você pode encontrar representantes da cor selvagem com um queixo branco, que se transforma suavemente na sombra principal, sem limites claros.

  • O nariz do Abissínio é de cor terracota e tem um corte marrom-escuro... As almofadas das patas podem ser castanhas escuras ou pretas, devendo ser combinadas com a cor principal. Um tom cinza pronunciado nas almofadas para a cor selvagem do Abissínio é um dos sinais claros de desvio.
  • A cor dos olhos de Ruddy é principalmente dourada, no entanto, existem gatos com olhos nogueira-ocre ou mesmo esmeralda. Esses tons de olho também são aceitáveis ​​para gatos abissínios, embora sejam extremamente raros. Os olhos, assim como o nariz, têm uma borda escura, o que confere ao selvagem Abissínio uma expressividade especial. Os gatinhos têm olhos azul-azulados desde o nascimento, mas sua cor muda com a idade. Assim, ao atingir cerca de 10 semanas, os olhos de um jovem abissínio adquirem sua sombra permanente.

Acredita-se que demore mais para os olhos ficarem mais ricos. Portanto, quanto mais tarde for estabelecido um tom de olho permanente, mais rico e brilhante ele será.

Portanto, na cor do casaco de pele, nariz e almofadas das patas dos gatos selvagens da Abissínia, tons de cinza são inaceitáveis. Você reconhecerá um representante brilhante da cor clássica pela lã marrom-dourada de cor uniforme.

Fauno e suas características

Fawn (ABY p) é a mais recente das cores geralmente aceitas dos gatos abissínios. Depois de se registrar na CFA Cat Fanciers Association em 1989, recebeu o status oficial. Hoje essa cor incrível é considerada uma das mais raras, já que apenas genes recessivos estão envolvidos em sua formação.Graças a esta característica, criadores experientes, por meio do cruzamento de abissínios selvagens com representantes da cor fulva, testam o genótipo dos portadores da cor selvagem.

Absolutamente todos os gatinhos da ninhada usarão a cor do progenitor selvagem se o gene dominante participar de sua formação... O nascimento de gatinhos com uma cor fauno só é possível se o gato e o gato forem portadores do gene recessivo. Os abissínios têm meninas nascidas várias vezes com menos freqüência do que meninos. Bem, a garota fauno é um fenômeno ainda mais raro e, portanto, valioso. Portanto, abaixo estão as principais características inerentes aos gatos abissínios fulvos.

  • Os tons de lã variam do champanhe ao creme rosado e ao café com leite. O tiquetaque é dividido da seguinte forma: o subpêlo é bege leitoso, os segmentos do meio incluem creme rosado e tons de café e as pontas são intensamente cor de chocolate. É importante que o subpêlo não seja excessivamente branco. O ventre e a parte interna das patas são de cor marfim. No dorso, uma rica faixa bege-rosada corre ao longo de toda a crista, e a ponta da cauda assume a intensidade máxima do tom principal. A cor fulvo é mais pronunciada quando o gatinho atinge a idade de vários meses, nomeadamente após a primeira mudança de pelagem.
  • Os faunos têm nariz coral com corte de terracota. As almofadas das patas são rosa claro, e entre elas você pode ver uma penugem bege com um tom rosado.
  • A cor da íris dos olhos nos representantes da cor do fauno é esmeralda, mas com mais frequência varia de cobre a tom dourado.

Assim, os abissínios de cor fulva se assemelham externamente a leoas em miniatura. Eles são dados apenas por uma estrutura elegante - pernas longas e finas e pescoço, orelhas grandes e olhos grandes, em relação ao tamanho do focinho.

Características distintivas da cor azul

Em 1984, o British Administrative Council of Cat Fanciers reconheceu e registrou a cor azul (ABY a) dos gatos abissínios. Sua incrível cor prata azulada conquistou muitos criadores. Esta é a única cor oficial que apresenta uma paleta de tons bacana. Os abissínios azuis são bastante raros, devido ao facto de a maior parte dos criadores preferirem gatos das clássicas cores selvagens e sorel.

Nos países onde os gatos abissínios foram criados pela primeira vez, praticamente não existem gatis especializados na reprodução de representantes da cor azul.

Abaixo estão os principais critérios que devem ser atendidos pelos gatos azuis da Abissínia.

  • A paleta de cores do casaco de pele varia de cinza claro a cinza-azulado e cinza escuro. O zoneamento tiquetaqueado distribui-se da seguinte forma: o subpêlo é de delicada tonalidade rosado-alperce, o meio do cabelo é colorido em tons de cinza escuro e a ponta é de um azul acinzentado intenso. A parte inferior das patas e o ventre adquiriram uma coloração quente de pêssego com notas rosadas. Uma área escurecida de cor azulada com uma tonalidade azul é visível ao longo da crista vertebral.
  • O nariz dos Abissínios azuis é cinza com um tom azul ou coral-café, tem um corte escuro... As almofadas das patas são lilases com um tom rosado, entre elas uma delicada penugem azulada pode ser traçada.
  • A cor da íris dos olhos é esmeralda, dourada, cobre, ocre. Com qualquer uma dessas opções, os representantes da cor azul o terão o mais brilhante possível.

Assim, você reconhecerá a cor de um gato abissínio azul por sua semelhança externa com um fraque: um tom cinza-azulado uniforme cobre a coroa, o dorso, os lados e a cauda. Enquanto a parte inferior é pintada em cores mais claras.

Tudo sobre a cor sorel

A cor sorel (ABY o) do gato abissínio foi oficialmente reconhecida como a mais antiga organização felinológica britânica em 1963. Até o início dos anos 80, era chamado de vermelho.Essa incrível cor de cobre ígnea foi atribuída ao Abissínio graças aos esforços dos especialistas em criação britânicos.

Hoje, devido ao seu brilho, é muito popular entre criadores de todo o mundo.

Abaixo está uma lista detalhada de características distintas que devem corresponder aos gatos Abyssinian Sorel.

  • Esta cor inclui a maior gama de cores.... A paleta de cores da lã varia do delicado damasco e vermelho caramelo a tons de marrom avermelhado e chocolate. O tiquetaque é zoneado de acordo com o seguinte padrão: o subpêlo é cor de damasco brilhante, a parte do meio dos cabelos é de terracota e laranja-coral e a ponta é de cor chocolate. A barriga e a parte de trás das pernas são cor de pêssego. Uma faixa de terracota é visível ao longo da crista vertebral, e a ponta da cauda é café. Às vezes, os representantes da cor Sorel têm um queixo branco, que se transforma suavemente na sombra básica.
  • O nariz do Abissínio é rosa-alaranjado com um corte de terracota. As almofadas das patas são rosa, com uma penugem cor de café escura encontrada entre elas.
  • A cor dos olhos é dourada, cobre, esmeralda ou ocre... Qualquer uma das opções possíveis será expressa da forma mais clara possível.

Assim, você pode facilmente reconhecer um representante da raça Abyssinian Sorel pela cor vermelha ardente e incrivelmente brilhante de sua pelagem. Às vezes, eles apresentam um contorno claro ao redor dos olhos, tornando o visual ainda mais expressivo.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa