Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Cor, manutenção e alimentação de gatos e gatos vira-latas

Cor, manutenção e alimentação de gatos e gatos vira-latas
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vida útil
  3. Cor
  4. Condições de detenção
  5. Alimentando

O gato enche a casa de aconchego e um clima de alegria, dá bom humor aos seus donos. Não importa se ela é uma campeã mundial com excelente pedigree ou um animal comum que já foi resgatado da rua. Qualquer gato doméstico é um amigo devoto que, nos momentos difíceis, se aconchega com o nariz úmido, ronrona suavemente algo tenro e o aquece com seu calor. Você pode comprar amigos? Um simples gato vira-lata é capaz de se tornar um membro igual da família.

O que é isso?

Desde os tempos antigos, as pessoas domesticaram gatos, e isso aconteceu no Egito. Desde então, a aparência desses animais mudou muito, agora eles vivem em apartamentos humanos e o conceito de um gato que anda sozinho é uma relíquia há muito tempo. Já o gato é um animal de estimação que requer cuidados sérios, mas todas as preocupações com ele são mais do que compensadas pelo carinho e a ternura de um gato doméstico.

Um gato vira-lata é um animal com um genótipo incomum. Ele contém o sangue de várias raças ao mesmo tempo. Devido a isso, você pode encontrar gatos de diferentes cores, caráter, constituição. Na maioria das vezes, os animais não consanguíneos são mantidos em apartamentos. A maioria deles foi encontrada pelos proprietários na rua. Infelizmente, é essa espécie que na maioria das vezes acaba desabrigada. O fato é que um gato sem raça definida não representa nenhum valor genético e, para muitas pessoas, o importante é o prestígio. Eles compram gatinhos com pedigree caros pela solidez de sua casa, isso pode ser comparado à compra de móveis domésticos. Um simples gato malhado nunca acrescentará riqueza a um apartamento.

Felizmente, existem pessoas que estão prontas para receber o infeliz gato.Essas pessoas não precisam de prestígio e posição na sociedade, precisam apenas de uma criatura carinhosa e grata que acorda suavemente pela manhã. Gatos exangues, ao contrário das irmãs de raça pura, não podem dar à luz uma prole valiosa que pode ser vendida por um preço alto. Ou seja, na verdade esses animais são inúteis em casa, exceto pela tremenda energia que dão aos seus donos. É por isso que os gatos que ganharam de graça têm maior probabilidade de acabar na rua. Os donos expulsam para o frio um bicho inútil, culpado de alguma coisa, sem pensar que o gato já se apaixonou por esta casa e por estas pessoas.

Você pode se tornar o dono de um gato vira-lata entrando em contato com uma organização de proteção animal. São esses animais simples que sempre existem muito mais do que animais com pedigree. Alguns proprietários criam gatos comuns, então você pode pegar um gatinho de amigos que tenham um filhote de gato.

Acredita-se que o animal vira-lata tem uma saúde melhor. Nem sempre é assim. Viver na rua pode fortalecer ou minar o sistema imunológico. Por exemplo, um gatinho trazido da rua para uma casa quase nunca é saudável, portanto, antes de levá-lo, é importante ir a uma clínica veterinária com o que foi encontrado. O especialista examinará o bebê, fará exames, de acordo com os resultados dos quais avaliará o estado do gatinho. Se já houver um animal em casa, especialmente um não vacinado, então é melhor deixar o gatinho na clínica durante o período de quarentena ou dá-lo por superexposição temporária.

Ao mesmo tempo, um gato que vive na rua há muito tempo está bastante endurecido e não tem medo de muitas doenças que o aguardam. Por exemplo, é improvável que ele pegue um resfriado enquanto descansa perto de uma janela aberta. Mesmo muitas das infecções que os gatos encontraram durante sua vida errante e, por algum milagre, sobreviveram a eles não têm mais medo deles. Gatos com pedigree não têm essa imunidade. Aliás, como vocês sabem, quase todos os gatos de raça pura são, na verdade, irmãos e irmãs, é por causa do relativo acasalamento que a maioria deles tem um monte de problemas de saúde, e nesse quesito os animais de raça pura voltam a vencer.

O mesmo se aplica à mente de animais não consanguíneos. A vida nas ruas ensinou-lhes a sair de diferentes situações "secas", pela astúcia para conseguir comida, destreza para se defender dos perigos, pois um gato puro-sangue mimado, que foi cuidado e mimado desde a infância, é significativamente inferior à antiga rua predador em inteligência.

Por falar nisso, até mesmo fãs de cat shows podem trazer seu bichinho de estimação de costume para avaliação do público. Claro que o dono pode não contar com um prêmio, mas é perfeitamente aceitável mostrar como podem ser lindos os gatos apanhados na rua.

Vida útil

Gatos exangues raramente são descendentes de parentes próximos e, portanto, sua saúde é um pouco mais forte do que os de irmãos puros, portanto, sua expectativa de vida é mais longa. Relativamente falando, a própria natureza está envolvida na seleção, e a diversidade do material genético leva à saúde e à longevidade. Se a expectativa de vida de um gato de raça pura é em média de 10 a 12 anos, seu vizinho de raça pura viverá de 15 a 18 anos. É verdade que isso se aplica apenas a animais de estimação, animais de rua estão à espera de muitos perigos. Cães, carros, doenças, esfoladores não permitem que um gato vadio viva mais de 8 anos.

Naturalmente, a expectativa de vida é determinada por muitos fatores. Ele não depende apenas do pedigree do animal, mas também das condições de detenção, nutrição, estilo de vida. Assim, donos responsáveis, que entendem que é muito difícil colocar gatinhos sem raízes em boas mãos, esterilizar seus animais exangues, e isso aumenta significativamente a expectativa de vida. Constantemente forçada a dar à luz, uma gata puro-sangue, destinada a trazer lucro para os donos, perde sua saúde a cada nascimento, e sua vida é significativamente reduzida.

Se a gata não for esterilizada e não tiver permissão para dar à luz, então essa condição vai levar a várias patologias no estado de saúde, a vida de um animal de estimação pode acabar devido ao câncer de útero ou de glândulas mamárias. Portanto, a castração é a maneira mais eficaz de prolongar a vida de um gato sem raça definida.

As vacinações são de grande importância na manutenção de um animal. Mesmo que a gata more exclusivamente em casa e o acesso à rua esteja fechado para ela, ela também pode ser vítima de várias infecções. Por exemplo, um usuário pode carregar uma doença em um sapato. Até mesmo um gato de rua acariciado automaticamente por seu dono pode representar um risco para um animal de estimação. Influência na saúde e, portanto, na longevidade, tratamentos oportunos para pulgas e vermes. Este problema é especialmente relevante para animais trazidos da rua.

De acordo com vários cientistas, o conjunto de cromossomos afeta a duração da vida de um gato. Normalmente, esses animais, como os humanos, têm dois cromossomos - XX ou XY. Entre os gatos vira-latas, geralmente há indivíduos tricolores que possuem um cromossomo adicional, e a saúde e o vigor do animal dependem disso, portanto, os gatos com casco de tartaruga vivem menos. No entanto, não existem estatísticas oficiais mostrando o efeito da coloração na expectativa de vida.

Cor

O aparecimento de um gato vira-lata é um dos indicadores da singularidade desta espécie. Se dois britânicos da mesma cor são quase impossíveis de distinguir um do outro, então a cor de um gato de raça pura é quase sempre única. Ao criar um animal de estimação sem raízes, saiba que ninguém mais terá um gato tão bonito. Graças à mistura de várias raças, um animal sem raça definida pode ter absolutamente qualquer cor. É verdade que a aparência também depende do clima onde o animal é criado. Por exemplo, os gatos do norte geralmente têm cabelos longos e fofos, enquanto os do sul têm uma pelagem fina e graciosa.

Na maioria das vezes, indivíduos listrados são encontrados entre gatos exangues. Normalmente essa cor é chamada de "rústica". Um gato malhado clássico pode ser decorado com manchas individuais, ter pernas, barriga e seios brancos e a letra "M" pode ser exibida em sua testa. Esta cor, que surgiu como resultado da reprodução natural, permite que os predadores rastreiem as presas sem serem notados e se escondam dos inimigos. Entre os espécimes raros, vale destacar os gatos brancos. Os gatos gengibre são populares.

Aliás, é impossível encontrar um gato monocromático de puro laranja entre os "nobres" gorros de leite açafrão, seu pelo sempre brilha em tons diferentes, tem listras brilhantes ou opacas, inclui áreas de lã de outra cor.

Entre os irmãos exangues de nossos irmãos menores, muitas vezes você pode encontrar animais de estimação de duas cores. Estes são principalmente gatos e gatos preto e branco, branco-cinza e branco-vermelho. Outra espécie popular são os gatos e gatos pretos. Alguém tem medo de se voltar contra um homem tão bonito por superstição, enquanto outros, pelo contrário, procuram um animal de estimação tão incomum para dar à casa uma misteriosa atmosfera mística. Na verdade, não há nada de errado com os gatos pretos, a única desvantagem da maioria desses indivíduos é seu caráter obstinado. Um gato preto selvagem, criado na rua desde a infância, é bastante difícil de domar. Se ele conseguir se acostumar com a casa com o tempo, é improvável que ele se torne um gato de sofá afetuoso.

Condições de detenção

Se um gatinho exangue aparecer em casa, o primeiro lugar onde ele deve visitar é uma clínica veterinária. E não importa se é retirado do apartamento ou do porão, qualquer animal precisa de um exame profissional preliminar. Treine seu gatinho para a caixa de areia desde a infância. É mais conveniente usar uma panela com treliça, porém, desta forma, um novo membro da família pode se recusar a ir ao banheiro. Portanto, a princípio recomenda-se acostumar o gatinho à bandeja sanitária, e já aos poucos o desmame de enterrar seus dejetos e vá ao banheiro na grelha.

O veterinário, que você definitivamente deve visitar, fará todos os tratamentos necessários para pulgas e vermes, traçará o esquema de vacinação e explicará como cuidar adequadamente do filhote durante o período de vacinação. Algumas vezes por semana, o gatinho precisa ser penteado com uma escova especial, que o livrará dos pelos mortos. Limpe seus ouvidos periodicamente com água oxigenada para prevenir os ácaros da orelha.

Se você ensinar imediatamente o bebê a coçar, então o dono pode não ter medo por seu papel de parede e móveis.

O gatinho praticamente não precisa de banho. Ele já sabe lamber a própria pele e segue perfeitamente a higiene do corpo. É verdade que o banho é muitas vezes reservado aos enjeitados de rua. Preparações especiais para parasitas são perigosas para seu estômago ainda não forte e, neste caso, a lavagem com um xampu especial pode ser a única solução para o problema. Mas antes disso, o novo proprietário deve obrigatoriamente consultar um veterinário.

Quando o animal for vacinado, você pode levá-lo para passear. Para isso, recomenda-se a aquisição de um arnês especial. Se o animal tem muito medo de tais eventos, caminhadas na varanda também são adequadas para ele. Neste caso, o gato deve ser supervisionado e as redes devem ser colocadas nas janelas. Sem a luz ultravioleta, que contribui para a produção de vitamina B, a saúde do animal pode piorar.

Em geral, o conteúdo dos animais com pedigree e exangue praticamente não difere, cada um deles necessita de alimentação adequada, visitas regulares ao veterinário e carinho humano.

Alimentando

As preferências de sabor em gatos vira-latas são bastante extensas, mas isso não significa de forma alguma que eles possam ser alimentados com comida “da mesa”. A alimentação deve ser balanceada, incluir proteínas, gorduras, carboidratos em certas proporções, suplementados com vitaminas. Não alimente seus gatos com carne crua ou peixe e leite. Para não ferver uma determinada porção de cada vez e não calcular a quantidade de BZHU, recomenda-se estocar ração pronta. Tente comprar produtos premium e super premium.

Se o gato comer comida seca, ela deve sempre ter acesso a água potável. Lembre-se de que a quantidade diária de alimento por quilograma de peso do animal diminui com a idade. Em tenra idade, recomenda-se alimentar o bebê com comida úmida. Isso inclui comida enlatada, patês, bolsas. Você pode calcular a diária examinando as informações da embalagem. Os fabricantes de produtos de qualidade indicam esses dados na tabela e os inserem na caixa com a ração.

A alimentação correta ajudará a evitar problemas de fígado, rins, pulmões, doenças da pele e dos dentes, garantirá a saúde dos gatos com tendência ao ganho de peso, evitará o desenvolvimento de diabetes e outras doenças perigosas.

Veja o vídeo sobre gatos vira-latas abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa