Variedade de raças

Ocicat: descrição e cuidados da raça do gato

Ocicat: descrição e cuidados da raça do gato
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Tipos de cor
  5. Apelidos populares
  6. Condições de detenção
  7. O que alimentar?
  8. Saúde

O Ocicat atrai com sua cor incrivelmente bonita. O animal doméstico se parece muito com seu parente selvagem - a jaguatirica, mas tem um caráter agradável e amigável.

História de origem

O Siamês, o Abissínio e o Pêlo Curto Britânico são três raças combinadas em uma. O espécime foi denominado Ocicat. Ela deve sua aparência à felinologista americana Virginia Daley. O objetivo do experimento era o processo de aprimoramento dos gatos abissínios. Para atingir o resultado desejado, esta raça foi cruzada com os siameses. Em 1964, nasceram gatinhos que incorporavam as características de duas raças.

O criador não parou por aí e continuou trabalhando nesse sentido. Na segunda geração, um gatinho único apareceu na ninhada. Seu pelo bege era adornado com manchas redondas e douradas. A bolinha fofa foi batizada de Tonga e passada para seu novo dono. O indivíduo não tinha filhos futuros, já que a esterilização era a principal condição do negócio.

O encontro entre Virginia e a genética Clyde Koehler tornou-se fatídica. Kohler se interessou pelo experimento, mas como o primeiro representante já havia sido esterilizado, ele teve que esperar o nascimento de um novo representante incomum do felino. O animal que nasceu se chamava Dalai Dotson. Ele se tornou o progenitor dos Ocicats. Para tornar as manchas características do casaco mais brilhantes, os pais de Tonga e seus filhos manchados foram cruzados.

O surgimento do gene shorthair britânico cimentou o resultado. Como resultado, a raça aumentou de tamanho e adquiriu uma cor específica: todo o cabelo é claro e a ponta é contrastante. Eles o registraram em 1980.

O que é interessante: a jaguatirica não está de forma alguma envolvida na raça criada, embora tenha sinais externos semelhantes.

Descrição

De acordo com os padrões adotados pela International Cat Association (TICA), distinguir as seguintes características da raça.

  • A cabeça de perfil é em forma de cunha, em vista frontal é trapezoidal. Possui um queixo poderoso, mas não pontudo. A mordida está correta. Os gatos adultos costumam ter um queixo duplo. O pescoço é longo e gracioso.
  • Orelhas grandes e triangulares, às vezes terminando em borlas nas pontas... Visualmente, parece que a cabeça se funde suavemente com as orelhas.
  • Os olhos são largos e amendoados. A cor da íris varia do amarelado ao verde. Desvio do padrão - olhos azuis.
  • Corpo atlético, lados retos.
  • A cauda é bastante longa, ligeiramente afilada. Sua ponta é escura.
  • Membros longos e musculosos. As patas dianteiras têm 5 dedos, as patas traseiras têm 4.
  • A pelagem é espessa, mas fina. Ele se ajusta perfeitamente ao corpo.

O peso médio do animal chega a 5 kg. Os gatos são maiores do que os gatos.

Traços de caráter

Os ocicats são muito apegados ao mestre, são sociáveis ​​e adoram "conversar" com ele. A solidão não é para eles. Eles podem acompanhar o proprietário enquanto ele caminha pelo apartamento.

Se você não passa muito tempo em casa, não deve começar esta raça. O bichinho ficará muito triste.

O animal é afetuoso e amigável. Ele se dá bem com outros moradores da casa: gatos, cachorros. Um ataque só é possível em caso de ameaça (para a casa ou para ele próprio). Não há agressão em seu caráter, portanto, famílias com crianças podem ter esse tipo de animal de estimação. Ele rapidamente fará amizade com o "homenzinho" e ficará feliz em brincar com ele. Há alguma presença de traços caninos: o gato pode até trazer brinquedos abandonados, andar na coleira. Ele também é treinável. A besta é ativa, ágil. Esta não é uma preguiça preguiçosa que dorme o dia todo em um canto isolado.

Assistir aos seus anfitriões e aos eventos que acontecem é um dos passatempos favoritos do Ocicat. Para obter o máximo ângulo de visão, ele sobe em prateleiras, guarda-roupas e outras elevações do apartamento. O animal é capaz de se autoaprender. Ele se lembra rapidamente de seu apelido, palavras individuais, comandos. Para chamar a atenção (se faltar), o animal mia alto.

Tipos de cor

Uma característica da raça é a ausência de maciez e tiquetaque. Cada cabelo não é monótono, mas colorido em vários tons. Na testa, listras escuras formam a letra "M". Uma faixa contrastante se estende da ponta externa do olho. O corpo é coberto por manchas escuras, na cauda e nas patas há listras transversais. Existem 12 tipos principais de cores de animais. Aqui estão os principais.

  1. A cor principal da pelagem é o vermelho... A cor das manchas é marrom escuro, quase preto. As almofadas são pintadas de cinza escuro ou preto. O nariz é emoldurado por uma borda escura.
  2. Manchas marrons estão espalhadas no fundo claro leitoso. Um contorno marrom corre ao longo da borda do nariz rosa. A cor do chocolate ao leite está presente nas almofadas das patas. A cor é chamada de chocolate.
  3. A cor principal é o marfim. As manchas são marrom-avermelhadas. As almofadas do nariz e das patas são rosadas.
  4. A lã tem um tom delicado de azul claro, as manchas são de um azul profundo.
  5. Manchas lilás se destacam em forte contraste contra um fundo bege claro... As almofadas e o nariz são lilases.
  6. A cor é marfim. As manchas são castanhas amareladas. A pele do nariz e das almofadas das patas é rosa.

    Nas outras 6 opções, há um brilho prateado. O branco é encontrado ao redor das narinas, olhos, queixo e pescoço (parte superior).

    Se a cor do seu animal de estimação se desviar, mesmo que ligeiramente, dos padrões, ele não será admitido na exposição.

    Apelidos populares

    Um pequeno caroço fofo que aparece em sua casa precisa receber um nome. Para alguns, esse é um problema real.Um representante de uma raça tão única e bela não quer ser chamado de algo comum. O nome deve corresponder ao animal. Um animal adquirido por meio de um clube especial e com pedigree recebe um apelido respeitável. Nesse caso, uma série de requisitos devem ser atendidos:

    • o nome contém um apelido adicional do ancestral;
    • o apelido começa com uma letra específica.

      O resultado é um nome longo e não muito fácil de pronunciar. Você tem o direito de encurtá-lo. Archibald Vending sempre pode ser chamado de Archie. Entre os apelidos populares que os proprietários dão aos seus animais de estimação puro-sangue, estão os seguintes: Alfredo, Christopher, Gregory, Buckingham, Robie, Gray, Blue. Se você não vai participar de todos os tipos de exposições, os seguintes parâmetros o ajudarão a escolher um apelido: a cor do pelo, o personagem do animal de estimação. Em caso de dificuldade, consulte as informações postadas na Internet. Muitos sites oferecem uma verdadeira enciclopédia de nomes de gatos. Os apelidos são organizados em ordem alfabética, o que simplifica muito a pesquisa.

      Condições de detenção

      Os representantes desta raça são despretensiosos e não requerem nenhum cuidado especial. O animal é muito móvel e ativo. Ela definitivamente precisa jogar fora a energia acumulada, então certifique-se de brincar com ela. Caminhar ao ar livre não interfere. Use um arnês para caminhar.

      Pelo fato de a pelagem ser desprovida de subpêlo, o animal quase não se desprende. Execute um procedimento de remoção de cabelo uma vez a cada 2 semanas. Para isso, é utilizada uma luva de borracha especial, com uma das faces revestida com um material especial que permite recolher a lã com rapidez e precisão. Não use escovas com dentes de metal. Esse acessório é estritamente proibido.

      O banho exige shampoos para gatos, que podem ser obtidos em lojas especializadas. Se você for o proprietário de um indivíduo prateado, use um shampoo clareador.

      No entanto, muitas vezes é desnecessário lavar o Ocicat. O procedimento é necessário quando fica sujo. Esta raça não gosta de tomar banho.

      As unhas são aparadas conforme necessário. Não use uma tesoura padrão para isso. Você precisa de um acessório especial feito para gatos. Mas para remover a sujeira das orelhas, um cotonete comum é adequado. Esta raça é propensa a problemas de saúde bucal.... Nesse sentido, o gato precisa escovar os dentes uma vez por semana. É aconselhável visitar um veterinário uma vez por ano para examinar o estado dos dentes. O tratamento regular para parasitas também é necessário: pulgas, carrapatos, vermes.

      O que alimentar?

      A melhor opção é comprar ração pronta. Sua composição é balanceada e especialmente selecionada para felinos. Ele contém vitaminas, elementos minerais. Além disso, o sortimento é tão diversificado que não será difícil encontrar o certo. Não compre comida barata. Eles só vão prejudicar o animal. Classe premium necessária. Preste atenção ao propósito. Você precisará de um alimento formulado para gatos siameses.

      É importante saber que, se for usado alimento seco, deve-se sempre despejar água na tigela.

      Os adultos são alimentados duas vezes ao dia. Os gatinhos precisam de mais energia e força, por isso precisam ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia. Os alimentos não devem ser quentes ou, pelo contrário, muito frios.

      Se você deseja alimentar seu animal de estimação com produtos naturais, a carne (frango, boi) deve primeiro ser fervida e cortada em pequenas porções. A dieta também deve conter produtos lácteos fermentados. Uma vez por semana, alimente seu animal de estimação com peixes marinhos cozidos, ovos, vegetais. Peixes de rio são contra-indicados. Com a alimentação natural, as vitaminas devem ser administradas duas vezes ao ano (primavera e outono).

      Alguns alimentos são proibidos para animais de estimação. Entre eles encontram-se linguiças e peixes defumados, conservas de peixes usados ​​pelo homem, doces, alimentos gordurosos e salgados, marinadas. Os ossos de frango podem causar lesões no estômago e no esôfago. Você não pode se alimentar de leguminosas e cevada, pois esses produtos geralmente não são digeridos pelo estômago do gato.

      Saúde

      Os ocicats são considerados centenários. Com os devidos cuidados, podem viver cerca de 18 anos. Apesar de estarem bem de saúde, as doenças que eram características das raças que participaram no cruzamento podem dar-se conta de si mesmas. Da raça siamesa adquiriu doença cardíaca - cardiomiopatia. Via de regra, esses animais morrem na infância. Também pode haver problemas de sangue - anemia.

      Outra doença rara é a amiloidose renal. Típico da raça Abissínio. Ocorre no contexto de uma violação do metabolismo das proteínas. A proteína amilóide é depositada no fígado, pâncreas e rins. Como resultado, os órgãos não podem desempenhar plenamente suas funções. A patologia detectada nos estágios iniciais pode ser interrompida com sucesso.

      A escovagem regular dos dentes impedirá a ocorrência de doenças periodontais. Nos dentes surge uma placa que o animal não consegue remover por si próprio. O proprietário terá que se armar com uma escova e pasta ou ir ao veterinário. Um exame de rotina por um especialista é a chave para uma vida plena do gato.

      Tudo sobre os gatos Ocicat está no vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa