Gatinhos recém-nascidos: regras de desenvolvimento e cuidados
Tendo um gato em casa, mais cedo ou mais tarde surge a questão da prole. Se o animal de estimação for de raça pura, obter uma ninhada pode até ser benéfico. Para ajudar um gato e cuidar adequadamente de gatinhos recém-nascidos, é necessário conhecer o básico do seu desenvolvimento nos primeiros dias e semanas, a rotina diária e a nutrição. Com as ações certas, os gatinhos ganharão peso rapidamente e ficarão mais fortes, após o que podem ser presenteados, vendidos ou mantidos.
Recursos de desenvolvimento
Os gatos são mães boas e carinhosas, eles próprios podem cuidar integralmente dos seus filhotes, ninguém precisa interferir nesse processo. Na natureza, o próprio gato encontra um lugar adequado, ali equipa-se um canto e é aí que dá à luz e cuida dos seus bebés. Em um apartamento, é mais difícil fazer isso, então o proprietário pode ajudar a arranjar um lugar confortável e tranquilo onde a mãe pode ficar sozinha com seus filhos.
Ao escolher um local para animais de estimação, você precisa procurar uma parte suficientemente sombreada da sala onde a luz brilhante não incide... Nas primeiras semanas, os gatinhos precisarão de paz e sossego, portanto, o local de descanso deve ser retirado ao máximo da sala comum e do corredor.
A temperatura ambiente deve ser bastante alta para evitar que os bebês recém-nascidos congelem. O intervalo ideal é + 21– + 25 graus... É muito importante evitar correntes de ar para que os pequenos animais não se resfriem. Não vale a pena arejar a sala nas primeiras semanas, o próprio gato pode proporcionar uma alteração na temperatura. Após o nascimento dos gatinhos, é necessário examiná-los, verificar se há sinais de vida e o aspecto normal dos animais de estimação.
Se os bebês gritam e se mexem, então eles estão em perfeita ordem. Se um gatinho parecer suspeito ou tiver algum sinal óbvio de defeito de desenvolvimento, vale colocá-lo para dormir imediatamente para que a mãe não tenha tempo de se apegar a ele e não desperdice energia e recursos com alguém que não o quer. sobreviver de qualquer maneira. Gatinhos normais nascem cegos e surdos, esses sentidos começam a funcionar um pouco mais tarde.
Gatinhos recém-nascidos eles abrem os olhos cerca de uma semana após o nascimento e serão capazes de ver conscientemente em outros 5 dias. Se isso não acontecer por muito tempo, pode-se tentar ajudar o bebê com um chumaço de algodão umedecido em água, que é usado para enxugar os olhos. A cor dos olhos em animais recém-nascidos costuma ser clara, mas após três semanas a íris do olho adquire sua tonalidade principal.
Um pequeno animal de estimação não precisa se mover no espaço, pois há uma mãe por perto que cuidará dele integralmente. Esse cuidado é realizado 24 horas por dia, até que os gatinhos comecem a ver e ouvir. Em recém-nascidos, a audição aparece por volta do oitavo dia, e até esse momento as orelhas ficam pressionadas contra a cabeça. Três semanas depois, o gatinho começa a ter aparência de adulto, pois vê bem, tem orelhas eretas, aprende a andar e a conhecer o mundo ao seu redor.
Animais recém-nascidos descansam ou comem a maior parte do tempo, portanto, ainda não sentem a necessidade de movimentos ativos. Após 18 dias do momento do nascimento, a duração da vigília aumenta significativamente, os animais tentam ficar em pé. O treinamento dura apenas alguns dias, geralmente até o 21º dia, eles já começam a andar.
Para dominar totalmente todas as habilidades e aprender como usá-las, os bebês precisam de apenas uma semana. Depois disso, eles se esforçam para ir além de seu habitat para aprender o máximo possível sobre tudo o que os rodeia.
No início, os gatinhos comem exclusivamente o leite materno, que deve ser bastante gordo para saturar todos os filhotes. O proprietário já monitora a qualidade da comida do gato. Assim que os bebês têm dentes de leite, eles começam a comer em pé de igualdade com a mãe, em uma tigela. Na hora do nascimento, o gatinho pesa cerca de 100 gramas e, na primeira semana de vida, pode crescer 2 a 3 vezes mais. O peso aumenta todos os dias em 15–20 gramas com alimentação adequada da mãe e boa nutrição do bebê.
Se na primeira semana houver desvios graves das normas para baixo, então o gatinho, muito provavelmente, não sobreviverá.
Higiene
Cuidar de gatinhos após o parto recai sobre a gata, ela por natureza sabe o que fazer e cumpre com facilidade seus deveres. Além de proporcionar descanso e alimentação, o gato ajuda seus filhotes a se esvaziarem. Em gatinhos recém-nascidos, os processos de urinar e defecar não ocorrem por conta própria, eles precisam ser estimulados de fora. O gato realiza este procedimento da seguinte maneira:
- lamber o pelo de cada gatinho para mantê-lo limpo, o que é importante para a segurança do animal; ações ativas na área dos órgãos do sistema excretor estimula o esvaziamento da bexiga e intestinos;
- para manter a limpeza do habitat dos gatinhos, o gato absorve todas as secreções dos filhotes, evitando que manchem e prejudiquem os bebês;
- protege os excrementos das bactérias com a sua saliva, que permanece na pele dos bebés após a lambida.
Se os gatinhos foram tirados imediatamente de sua mãe, então uma pessoa terá que cuidar deles. É impossível substituir completamente o gato, mas com a ajuda da imitação, os animais podem ser muito ajudados. Para estabelecer os processos de digestão, é necessário encontrar o linho ou outro tecido natural ligeiramente áspero e umedecê-lo em uma solução aquecida de permanganato de potássio. Os movimentos da massagem devem percorrer o abdômen e o ânus, continuando o procedimento até que o corpo se esvazie.
Você precisa repetir este procedimento após cada refeição, certificando-se de que toda vez que houver excreção de urina e pelo menos 2-3 vezes por semana - fezes.
Os procedimentos de higiene envolvem não apenas a execução de certas ações e a manutenção da limpeza dos gatinhos, É importante atentar para a cor das fezes, que pode mudar, o que sinaliza para a saúde do animal, a saber:
- marrom - um indivíduo saudável;
- esverdeado - problemas com o número de refeições e seu tamanho, quando o corpo não tem tempo para digerir tudo;
- cinza - comer em excesso, o que provoca inflamação e doenças infecciosas.
Importante! É possível treinar gatinhos para a caixa de areia somente depois de três semanas, não antes. Assim que os animais enxergarem e ouvirem bem, andem normalmente e entendam bastante, você pode treiná-los para ir ao banheiro em um local bem sinalizado.
A higiene para gatinhos pequenos inclui cuidados com os olhos e o nariz, que são limpos em caso de secreção ou odor. Todos os dias você precisa lavar seu bebê até que ele possa fazer isso sozinho.
A lã deve ser limpa com um pano úmido ou um pano embebido em água. O banho está ausente durante este período e pode ser necessário apenas em caso de poluição severa, que é difícil de eliminar com a ajuda de um pano. Se os gatinhos vivem com um gato, você deve prestar atenção à saúde dela.
Se de repente ela tiver pulgas, elas devem ser removidas imediatamente, caso contrário, os gatinhos podem sofrer, o que pode ter alergias ou uma reação muito mais séria a esses parasitas, que pode ser fatal.
O treinamento em bandeja é uma etapa importante no cuidado de gatinhos. Se não estão separados da mãe, é ela quem vai aparecer e conduzi-los na hora certa para a bandeja. Se o dono cuidar dos animais por conta própria, o processo de aprendizagem precisará ser feito assim que os gatinhos se tornarem um pouco mais independentes. É melhor forçar o processo de esvaziamento por conta própria, massageando o corpo do gatinho nos lugares certos.
É importante fazer isso perto da bandeja para garantir que o produto desmoldante chegue ao destino pretendido. Com base no cheiro de suas evacuações, os bebês tentarão fazer tudo sozinhos.
Como se alimentar?
Os gatinhos, que estão com a mãe após o nascimento, alimentam-se exclusivamente com o leite dela. Essa dieta é suficiente para eles até que fiquem mais fortes e cresçam. Se os animais pequenos ficarem sem gato, a pessoa terá que alimentá-los. Como o leite de gato não estará disponível, ele deve ser substituído por um produto equivalente.
Você não pode dar leite de vaca para bebês, não é adequado para eles. As fórmulas infantis e produtos semelhantes também não podem substituir o leite materno.
Para não causar uma reação negativa do organismo, pode-se diluir o leite em pó com água e alimentar os gatinhos com mamadeira ou pipeta. Se for possível comprar leite com baixo teor de gordura, essa opção será a mais conveniente para a alimentação. Animais de pequeno porte só devem receber alimentos frescos para evitar que fiquem de pé. É importante enxaguar e vaporizar bem os biberões ou conta-gotas após cada refeição.
Um gatinho recém-nascido cresce rapidamente e ganha peso, o que se deve principalmente à quantidade ideal de comida que ele absorve. Dependendo da idade, o número de mamadas e o tamanho da porção mudarão da seguinte forma:
- desde o momento do nascimento e durante a primeira semana de vida, é necessário alimentar o gatinho a cada 2 horas, dando-lhe 5 ml de leite;
- da segunda à terceira semana, também são dispensados 5 ml de alimento, mas com intervalos de 2,5 horas;
- o esquema da terceira semana pressupõe aumento do intervalo entre as refeições para até três horas;
- a última semana do primeiro mês de vida encerra a fase de alimentação exclusivamente com leite, o intervalo aumenta para 4 horas; à noite, os gatinhos não precisam ser alimentados, e a porção pode ser aumentada um pouco para que seja suficiente até a próxima mamada.
Quando o animal está mais forte, começa a enxergar bem e a se movimentar ativamente pelo apartamento, ele precisa de muito mais energia, por isso a dieta deve ser complementada com novos produtos. Nesse período, o animal já come carne, o principal é que ela tem baixo teor de gordura e em pequenas quantidades. O cardápio ideal durante este período será carne ou peixe em combinação com arroz, bem cozido e picado no purê de batata.
O novo alimento deve ser combinado com laticínios que sejam familiares ao animal e ajudem a esvaziá-los bem. Em vez de leite, você pode dar aos gatinhos queijo cottage e, no final do segundo mês de vida, transferir gradualmente para comida de gato. Recomenda-se dar comida exclusivamente seca e, depois de um certo tempo, adicionar aos poucos os alimentos enlatados.
A combinação de ração seca e húmida será a mais favorável para a mascote, pois saturará o corpo com todos os elementos necessários e também permitirá não ter problemas de esvaziamento.
Cuidados de saúde
Se os gatinhos viverem com o gato após o nascimento, ela decidirá por conta própria todas as questões relativas aos cuidados e saúde deles. O proprietário pode apenas ajudar um pouco a mãe, criando as condições necessárias para uma vida confortável para toda a família. Se os pequeninos forem deixados sozinhos a pessoa deve se esforçar muito para substituir sua mãe, criando o mesmo conforto e dando certo cuidado.
Nas primeiras semanas é muito importante manter os bebês aquecidos, pois ainda são muito pequenos e o casaco não fornece o calor necessário. O habitat dos gatinhos deve ser aquecido com uma temperatura controlada, que pode ser uma almofada térmica ou uma simples garrafa de água.
A prole que cresce sem mãe deve ter socialização plena, é a pessoa que a provê. Se é melhor não tocar em gatinhos minúsculos desnecessariamente, dando-lhes a oportunidade de dormir e descansar, então, desde o momento em que começam a andar, é importante brincar com eles, comunicar-se, acariciá-los, dando-lhes calor e amor. Assim que o gatinho crescer, deve ser apresentado aos utensílios domésticos: local de descanso, bandeja, tigela e brinquedos. O banheiro ocupa um lugar importante na vida de um gato doméstico, pois a impossibilidade de usá-lo causará muitos problemas.
É importante adquirir uma bandeja de tamanho adequado e com lados baixos para que seja conveniente para o seu animal de estimação. O recheio deve ser apenas natural, pois os gatinhos podem prová-lo, confundindo-o com comida. Em um primeiro momento, é importante monitorar a ida à caixa sanitária para ter certeza de que o animal faz as suas necessidades de higiene corretamente e não se machuca.
Para dar ao gatinho o ritmo necessário de atividade e ajudar na sua socialização, é necessário brincar com ele com frequência, para o que é melhor adquirir brinquedos e bolas especializadas. O processo de brincadeira é mais bem interligado com a paternidade, controlando o comportamento do gatinho e evitando que ele arranhe ou morda. Quanto aos cuidados diretos com a saúde, um bom dono deve prever todos os riscos, mesmo que o gato não saia do território do apartamento.
A vacinação oportuna contra a peste, a raiva e várias infecções será um componente importante do cuidado. Para a segurança do animal, é necessário garantir que carrapatos, pulgas, líquenes e helmintos não apareçam nele, caso sejam encontrados, é necessário agir imediatamente ou entrar em contato com um veterinário.
Os procedimentos de higiene limitar-se-ão a esfregar ocasionalmente o pelo do animal e, em casos muito raros, a banhar-se.
Dicas úteis
Se um gato tem gatinhos, é importante saber que não deve tocá-los depois do nascimento, pois a mãe-gata não ficará feliz com isso e poderá agredir o dono. Para ajudar na socialização dos gatinhos, eles podem ser apanhados não antes da segunda semana de vida e, a seguir, por curtos períodos, para não incomodar o gato.
O corpo do bebê ainda é muito frágil, portanto você precisa tratá-lo com cuidado e delicadeza para não machucá-lo. É muito importante explicar essa nuance para as crianças se elas forem da família, pois podem machucar acidentalmente o gatinho, ou até mesmo quebrar algo completamente.
Para tornar a vida com um gatinho, e depois com um adulto, confortável, é importante proteger o apartamento das garras afiadas da mascote. A melhor solução para esse problema será um poste para arranhar, que permitirá que você se exercite sobre ele, afie as garras e proteja completamente os móveis e o papel de parede de um animal de estimação ágil. Há uma grande seleção desses dispositivos nas lojas de animais, portanto, escolher uma opção que se adapte em termos de tamanho, preço, cor e funcionalidade não é difícil.
Para manter um gatinho atraente e elegante, você precisará comprar um pente especial para ajudar a remover pelos indesejáveis... Principalmente durante a muda, evitará a formação de pellets no corpo do gatinho, que se lambe.
Usar um pente comum ou de plástico não é absolutamente adequado para gatos, então você precisa comprar um equipamento especializado.
O processo de brincar e criar deve ser familiar para um gatinho, mas nem sempre uma pessoa é capaz de treinar adequadamente um animal ou desmamar de algum tipo de hábito, portanto é melhor adquirir spray especializado inofensivo. Isso vai assustar seu animal de estimação para longe de lugares onde você não pode ir ao banheiro ou onde você não deve correr ou pular. Existem também variedades atraentes para ajudar a atrair seu animal de estimação para uma transportadora ou casa. Cuidar e cuidar de um gatinho será incompleto sem escovando os dentes, que muitas vezes se deterioram, causando muitos problemas.
Se você não ensinar seu animal de estimação a passar por esse procedimento com calma na infância, em uma idade mais avançada será muito mais difícil. Para facilitar o processo, vale a pena comprar uma pasta de dentes com sabor a carne ou peixe, e também uma escova de dentes de alta qualidade e prática. Outro evento importante é limpeza do ouvido, necessário para a prevenção de carrapatos. Os gatinhos adoram este procedimento, por isso ficarão felizes em estar em seus braços enquanto o dono faz tudo.
Graças ao bom cuidado dos gatinhos, mesmo sem o destino de um gato, amigos bondosos e afetuosos de uma pessoa podem crescer de animais, que conhecerão a ordem na casa, obedecerão ao dono, não ofenderão crianças e não coçarão mobiliário. A vida de um animal de estimação será rosada e longa se o dono tomar medidas oportunas para garantir a saúde do gato.
Para mais informações sobre como deixar um gatinho recém-nascido sem a mãe gata, veja o próximo vídeo.