Variedade de raças

Gato florestal norueguês: descrição, manutenção e reprodução

Gato florestal norueguês: descrição, manutenção e reprodução
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Quanto tempo vivem os gatos?
  5. Opções de cores
  6. Condições de detenção
  7. Alimentando
  8. Reprodução
  9. Saúde

Os gatos noruegueses são descendentes de animais selvagens da floresta que viviam nos densos matagais e áreas rochosas da Noruega. As condições de vida em condições climáticas adversas deram a essas criaturas uma pelagem espessa e fofa com subpêlo quente, a capacidade de resistir facilmente ao frio e excelente saúde. Os gatos domesticados mantiveram sua aparência selvagem, mas ao mesmo tempo adquiriram uma natureza dócil e dócil.

História de origem

Pelas suas características, o gato da floresta norueguês é comparável, talvez, aos Maine Coons, populares em todos os países do mundo. Existem muitas lendas sobre o aparecimento de gatos desta raça. Os mitos escandinavos falam de uma deusa incomumente bela do amor e da guerra, Freya, que se movia pelo céu em uma carruagem puxada por gatos nórdicos.

Direto das lendas mágicas, os gatinhos nórdicos mudaram-se para os navios Viking, onde exterminaram ativamente os ratos dos navios. Criadores dos Estados Unidos têm o orgulho de contar a história do primeiro norueguês que pisou em solo americano do navio do famoso navegador Leif Erickson na época.

Segundo fontes distintas, a história dos gatos noruegueses modernos começou há quatro séculos, naquela época, devido ao fato de viverem nas regiões setentrionais, os animais formavam uma espessa e longa pelagem de lã com altas características hidrorrepelentes. A maioria dos pesquisadores tende a acreditar que os ancestrais dessas criaturas eram gatos angorá.

No século 16, eles foram trazidos para a Noruega e, com o tempo, animais selvagens fofinhos foram capazes de se adaptar com sucesso às difíceis condições de vida em um clima hostil. Eles correram, escalaram árvores altas e até pescaram, graças ao qual adquiriram garras fortes e tenazes.

Segundo outra versão, a raça teve origem no cruzamento de animais selvagens trazidos pelos vikings da Escócia. Se você olhar atentamente para as pinturas e gravuras que retratam a deusa Freya, então, na representação dos animais, você pode ver uma clara semelhança com os mesmos gatos da floresta noruegueses. Existe outra lenda - diz que os gatos noruegueses se tornaram populares graças ao famoso padre daqueles anos, que primeiro encontrou e descreveu esses animais, chamando-os de gatos predadores. Essas criaturas são freqüentemente mencionadas no épico escandinavo - nas lendas antigas, elas são representadas na forma de um gato com uma cauda longa e muito fofa.

Nos anos do pós-guerra, a raça quase desapareceu da face da terra - nessa época os animais começaram a ser cruzados por toda parte com gatos de algumas outras raças. Graças à atuação de cientistas ambientais, a nível oficial, foram decididas medidas para preservar a população de gatos florestais noruegueses. Foi criada uma comissão especial que supervisionou o processo de criação, os criadores traziam seus animais de estimação para lá e, se eles tivessem muitas características em comum com a raça norueguesa padrão, os animais eram registrados.

Só depois disso os animais passaram a ter pleno direito de se apresentar em exposições internacionais. Graças a essas medidas, tornou-se possível preservar animais com características de espécie pronunciadas. O gato da floresta norueguês foi oficialmente aprovado apenas em 1977, e o auge da popularidade veio em 1985 - a partir desse momento o animal veio para a América e Rússia, onde esses bichinhos fofos ganharam imediatamente o coração dos criadores.

Descrição

As principais características do Norwegian Forest Cat são: corpo forte, pêlo espesso, tamanho grande e movimentos muito graciosos. Os representantes desses animais são caracterizados por um crescimento lento e atingem a maturidade sexual apenas aos 4-5 anos.

De acordo com o padrão de raça aprovado, as seguintes características dos animais desta variedade podem ser distinguidas.

  • Peso. O peso de um gato adulto é de 9 a 10 kg, a fêmea é um pouco mais leve.
  • Altura. O comprimento na cernelha é de aproximadamente 30-45 cm.
  • Cor. De acordo com as normas, a cor do animal pode ser qualquer, exceto as cores obtidas na hibridização. Estes são canela, chocolate e lavanda.
  • Personagem. Os gatos noruegueses são muito sociáveis, amigáveis ​​e brincalhões, desconfiam de estranhos, mas tentam manter a calma em qualquer situação.
  • Inteligência. Esta é uma das raças de gatos mais inteligentes, mesmo o gatinho mais novo pode sempre aprender rapidamente a um poste de arranhar e a uma caixa sanitária. Os animais entendem muito bem as palavras, o tom de voz e os gestos, aprendem com bastante facilidade e, desde muito cedo, aprendem as regras de comportamento em casa.

    O gato norueguês parece muito sério, por isso é frequentemente apresentado em todos os tipos de exposições. Os seguintes parâmetros para avaliar a raça são diferenciados:

    • a cabeça lembra um triângulo com lados iguais;
    • o pescoço é reto, encurtado;
    • a testa é plana;
    • perfil reto;
    • o queixo é forte, ligeiramente arredondado;
    • almofadas de bigode não são marcadas;
    • as orelhas são grandes ou médias, a base é alargada, podendo apresentar borlas nas pontas;
    • os olhos são grandes, amendoados, com a borda externa ligeiramente mais alta que a inferior;
    • corpo de comprimento médio com músculos proeminentes;
    • esqueleto forte;
    • as patas traseiras são de comprimento médio, com tufos de cabelo visíveis entre os dedos;
    • pele dupla;
    • a gola é pronunciada.

    Quaisquer desvios dos padrões aprovados são considerados sinais desqualificantes.

    Traços de caráter

    Os proprietários de gatos florestais noruegueses concordam que os representantes desses gatos são criaturas excepcionalmente calmas, equilibradas e inteligentes, com um caráter despretensioso e atraente. São adequados para ficar em casa: comunicam-se bem com crianças e adultos, gostam de jogos activos e preferem estar em contacto constante com o criador. Os gatos desta espécie precisam de companhia frequente.

    Porém, como as pessoas, às vezes precisam de períodos de descanso - nesses momentos se retiram para um breve descanso, mas logo a seguir voltam a presentear seus donos com carinho e humor lúdico.

    Este animal de estimação fofo nunca vai coçar, ficar com raiva e conseguir o que quer através da manifestação de agressão. Mesmo que esses gatos não gostem de alguma coisa, eles ainda assim aceitarão tudo o que acontece com calma e dignidade. É muito importante que os gatos da floresta noruegueses não sejam vingativos; eles são, por natureza, incapazes de fazer mal aos humanos. O animal adapta-se perfeitamente tanto à vida doméstica como ao bulício da rua: no quintal mostram energia e travessura, mas, tendo ultrapassado a soleira da sua casa, transformam-se em animais de estimação gratos e obedientes.

    Esses gatos amam igualmente todos os seus donos, mas precisam de uma atitude responsiva e respeitosa. Estes gatos adoram ser acariciados, apanhados e escovados. Mas eles não toleram beijos. Uma característica desses gatos é a hospitalidade. Eles são os primeiros a conhecer todas as pessoas que vêm à casa, imediatamente demonstram interesse, sentam-se ao lado deles e dão outros sinais de atenção. No entanto, é improvável que um estranho consiga colocá-lo de joelhos - o animal vai demorar para se acostumar com o hóspede.

    É geralmente aceito que esses gatos serão os melhores companheiros para pessoas solteiras.

    Os gatos da floresta norueguesa são muito leais a outros animais de estimação: não começam a brigar para chamar a atenção dos donos, e não tentam dominá-los. Com certeza as crianças vão adorar brincar com gatos - o fato é que esses bichanos atingem a maturidade final apenas aos 4 anos, então você não deve se surpreender que seu gato adulto comece a correr atrás de um arco em uma corda, como um gatinho muito pequeno.

    Os gatos noruegueses distinguem-se por uma voz bastante alta, muito mais sonora do que a de muitas outras raças, mas não usam esta "arma" e nunca incomodam os seus donos com miados irritantes.

    Quanto tempo vivem os gatos?

    Qualquer um que planeja se tornar o dono de um adorável gato norueguês provavelmente ficará preocupado com a vida desses animais de estimação. Deve-se destacar que os representantes desta raça são bastante resistentes e possuem excelente saúde. Com os devidos cuidados, esses gatos têm uma vida útil de 10 a 14 anos.

    Há casos em que os gatos vivem até 18 anos em condições confortáveis ​​e com alimentação balanceada.

    Opções de cores

    Existem vários tipos comuns de cores para o gato florestal norueguês.

    • Monocromático. Geralmente apresentado nas cores preta, cinza, azul e também branca.
    • Smoky. Para essas variedades de gatos, a cor é característica quando o cabelo é branco perto da raiz e os pelos são coloridos apenas pela metade.
    • Cores quentes. Os representantes da raça possuem uma grande variedade de tons de vermelho e vermelho.
    • Malhado. Via de regra, esta é uma cor listrada.
    • Mármore. Este é um padrão de mármore pronunciado na tonalidade predominante.
    • Combinações de branco. Normalmente os gatos noruegueses são preto e branco e branco-avermelhado, tricolor e algumas outras variantes são menos comuns. Essa cor incomum se deve ao fato de que os ancestrais dos gatos noruegueses modernos viveram em condições naturais.

    Sabe-se que na natureza, a cor do pelo dos animais muitas vezes se ajusta à paisagem circundante, de modo que a presa não percebe o predador até o fim.

      Os padrões impõem requisitos bastante rigorosos sobre a cor da raça. Portanto, as cores monocromáticas não devem incluir nem mesmo a menor inclusão de outros tons.

      As cores tartaruga, marmorizado e manchado devem certamente ter um padrão bem definido, a opção ideal é a lã, que está em harmonia com a tonalidade da íris do olho.

      Condições de detenção

      Cuidar do seu gato da floresta norueguês é muito fácil. O ponto principal da manutenção do animal se resume à necessidade de escovar diariamente os pelos longos do animal. Os gatos perdem bastante tempo, especialmente na baixa temporada, então o aliciamento deve ser sistemático, caso contrário, o pelo começa a se emaranhar e pode se espalhar pela sala de estar.

      É melhor recusar o uso de sapatos mais impermeáveis ​​ao escovar a lã; será correto usar pentes com dentes longos e pouco frequentes. De vez em quando, você precisa pentear o animal com um pente de dentes curtos. É muito importante monitorar as orelhas e os olhos do animal: as orelhas devem ser limpas periodicamente com um cotonete e os olhos são regularmente lavados com folhas de chá ou uma solução fraca de furacilina.

      Os gatos desta variedade precisam de movimento e atividade física constantes: isso permitirá que o animal se mantenha em boa forma, reforce a imunidade e elimine a energia acumulada. É aconselhável ter este animal para os moradores de uma casa particular, e se o animal for mantido em um apartamento, então é necessário levá-lo regularmente para passear, neste caso vale a pena colocar um arnês ou um coleira no animal de estimação.

      Atenção especial deve ser dada ao estado da bandeja do gato. O fato é que os gatos desta raça têm patas muito fofas, portanto é aconselhável usar massa para madeira grossa, e na frente da bandeja não será supérfluo colocar um tapete de borrachapara que o animal possa secar as patas depois de ir ao banheiro.

      Quanto ao treinamento, o gato norueguês rejeitará raivosamente qualquer tentativa por parte do criador. Você não pode forçar seu animal de estimação a seguir comandos com um grito alto e ainda mais com força física, caso contrário, você perderá rapidamente a confiança de seu peludo.

      As únicas coisas com as quais você precisa se acostumar são a caixa de areia, a guia e o arreio, mas, por outro lado, você deve dar ao animal a chance de se comportar naturalmente e apenas curtir brincar com seu gato norueguês.

      Alimentando

      Para o pleno crescimento e desenvolvimento, o animal deve receber uma dieta balanceada, composta por todas as proteínas, gorduras e carboidratos necessários, enriquecida com micro e macroelementos úteis. É melhor usar ração premium, mas você também pode alimentar seu animal com ração natural. Nesse caso, a dieta deve incluir os seguintes grupos de alimentos.

      • Eu no. É permitido alimentar o animal com vitela, carne bovina, frango e peru, a partir dos subprodutos, fígado, pulmão e coração devem ser oferecidos de vez em quando. Porém, carnes defumadas e linguiças devem ser evitadas, também não é recomendável incluir pato, porco e rins no cardápio.
      • Lacticínios. Muitas pessoas pensam que os gatos de todas as idades adoram leite. No entanto, esse é um equívoco comum. O fato é que o organismo dos animais adultos não produz enzimas que facilitam a digestão do leite, portanto o produto só pode ser oferecido a gatinhos muito jovens, a partir dos 2 meses, simplesmente não é assimilado pelo organismo. E o iogurte natural, o leite fermentado e o queijo cottage desnatado são uma boa fonte de cálcio para os fofinhos, portanto, devem fazer parte da dieta do animal. Além do leite, deve-se evitar o creme de leite, o creme de leite e a manteiga.
      • Legumes... Dos vegetais, podem-se oferecer aos gatos abóbora picada, brócolis, abobrinha e beterraba, eles são adicionados à comida, e um firme "não" deve ser dito aos legumes, batatas e todo tipo de frutas exóticas.
      • Um peixe na dieta de um fofo só é permitido mar com baixo teor de gordura, variedades vermelhas e peixes de rio não têm lugar no cardápio de um gato norueguês.
      • Ovos. Uma vez por semana, você pode oferecer ovos aos animais, mas lembre-se que os gatos comem apenas a gema, a proteína faz mal para eles.

      Reprodução

      Se você trouxe um gato que não seja para reprodução, você deve pensar em esterilizar ou castrar seu animal de estimação: os gatos, neste caso, não marcarão seu território e, após a cirurgia, tornam-se menos suscetíveis a doenças tumorais malignas.

      Se você planeja tricotar um animal, só precisará fazer isso depois que o animal atingir a puberdade. Se o gato começar uma nova vida cedo, o crescimento do animal será interrompido, a gravidez e o parto serão dolorosos e enfraquecerão gravemente o animal. A idade mínima permitida para o primeiro acasalamento é de 2 anos, a ótima é de 4 anos.

      É aconselhável mostrar o animal ao veterinário antes e fazer o tratamento para helmintos.

      O gato da floresta norueguês deve ser acasalado apenas com gatos da mesma raça, caso contrário, há uma alta probabilidade do aparecimento de uma prole enfraquecida com graves anormalidades genéticas. Os gatinhos são carregados por cerca de 9 semanas, geralmente sem complicações. Nesse momento, é muito importante dar atenção especial à dieta do animal: a dose diária de ração deve ser aumentada, assim como devem ser introduzidos suplementos vitamínicos especiais com maior teor de ácido fólico.

      Se você está decidido a se tornar um "pai" de um norueguês, é aconselhável comprar um gatinho em uma creche especializada. Antes de comprar, você deve examinar cuidadosamente o bebê, prestando especial atenção aos olhos, pelo e à atividade do animal. É necessário exigir um certificado de vacinação do criador, para esclarecer todos os aspectos do tratamento antiparasitário.

      Via de regra, esses gatinhos são vendidos junto com o pedigree. O custo dos animais geralmente começa em 2 mil rublos, no entanto, não há garantia de que por esse valor você receberá um gato da floresta norueguês. Mesmo os gatinhos com sinais de defeitos em gatis confiáveis ​​custam pelo menos 5 mil rublos, por isso é melhor comprar apenas em um vendedor de confiança.

      O custo final de um gatinho é influenciado pelos seguintes pontos:

      • reputação do criador e o prestígio do berçário;
      • localização - geralmente em creches localizadas em grandes cidades, o custo dos animais é ligeiramente superior;
      • cor - gatos de cores diferentes são avaliados de forma diferente;
      • aula de gatinhos: o grau de sua conformidade com os padrões e seu pedigree.

        Gatinhos de raça pura com um conjunto completo de todos os documentos necessários e um excelente pedigree, um passaporte veterinário e a presença de todas as vacinas necessárias são estimados em 50-70 mil rublos, há casos em que as amostras mais raras custam até 150 mil rublos.

        Saúde

          O gato da floresta norueguês vem de animais selvagens, por isso é naturalmente dotado de boa saúde. Com os devidos cuidados e uma alimentação balanceada, ela vive 15 anos sem problemas de saúde significativos. Em raras ocasiões, seu animal de estimação sofre de uma das seguintes doenças genéticas.

          • Glicogênese. Essa patologia está associada ao comprometimento do metabolismo da glicose, que costuma causar sérios danos ao fígado. A doença é congênita e, na maioria das vezes, os gatinhos doentes morrem antes dos seis meses de idade.
          • Ausência de piruvato quinase. Esse problema é causado por uma deficiência de glóbulos vermelhos, que causa anemia no animal. Se esta doença se desenvolver, o gato precisará de uma dieta balanceada e terapia de suporte. Se as recomendações forem seguidas, os gatos podem viver até uma idade avançada.
          • Obesidade. Os gatos após a castração costumam ser obesos. Para evitar tal enfermidade, assim como as doenças cardiovasculares, que costumam aparecer em gatos com aumento de peso corporal, deve-se aderir a uma alimentação balanceada e criar condições para a atividade física do animal.

          Esteja ciente de que o gato da floresta norueguês é vacinado sem falha, os animais de estimação recebem as primeiras vacinações aos 1,5-2 meses, aos 6-8 meses são revacinados... No futuro, as vacinações serão realizadas todos os anos.

          Tudo sobre o gato da floresta norueguês, veja abaixo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa