Qual é a quantidade diária de comida de um gatinho?
Para que um gatinho feio que apareça em casa se transforme num animal de estimação saudável, ativo e bonito, é importante alimentá-lo corretamente desde a infância. Proprietários irresponsáveis não se preocupam com isso e alimentam o animal com comida da mesa, sem nem perceber que, por exemplo, gatinhos não devem comer laticínios. A alimentação natural para alimentação é bastante aceitável, mas a dificuldade está no cálculo competente de proteínas, gorduras, carboidratos e outros elementos importantes para a saúde de um gatinho. Portanto, é mais fácil comprar rações prontas, em que todas as substâncias necessárias já estão balanceadas.
A importância de comer a dieta certa
Os donos que não prestam atenção ao que o gatinho come logo enfrentam sérios problemas. Se os sinais de envenenamento por leite expirado forem perceptíveis imediatamente, os efeitos nocivos de muitos produtos naturais prejudiciais serão revelados gradualmente. Infelizmente, os sintomas costumam ser observados tarde.
Com uma dieta inadequada, os rins, o fígado e outros órgãos digestivos do gatinho são danificados.
Animais cuja porção de comida não é regulamentada são propensos a ganho de peso e, a partir daí, começam a urolitíase, diabetes mellitus e outros problemas. Doenças dos dentes e da boca, doenças de pele e alergias tornam-se consequências graves.
É muito importante desde cedo, quando o estômago do gatinho está cada vez mais forte, estabelecer as bases para uma vida longa e saudável.
Taxas de alimentação dependendo da idade e peso
Até os seis meses de idade, o gatinho ganha 100 gramas de peso por semana.Em seis meses, o crescimento do animal para e a massa continua aumentando. No entanto, esses indicadores não se aplicam a cada indivíduo, uma vez que existem características da raça. Por exemplo, o peso e o tamanho finais do Maine Coon são estabelecidos apenas aos dois anos de idade e, até essa idade, o animal de estimação desta raça cresce lentamente.
Tendo estudado as características de idade e peso do animal, será mais fácil para o proprietário calcular a porção diária necessária de alimento.
Quanto mais velho o gatinho fica, menos energia seu corpo gasta, o que significa que à medida que ele cresce, a quantidade de alimentação diária deve ser reduzida.... Portanto, se um bebê muito pequeno precisa de 48 g por 1 kg de peso por dia, a partir dos 4 meses essa porção é reduzida para 32 g por dia, e a partir dos 7 meses esse indicador é totalmente igual a 24 g. Para calcular com precisão a alimentação taxa, você pode usar um copo de medição comum. É vendido na loja de animais.
Esses utensílios não só permitem alimentar adequadamente o seu animal de estimação, mas também são um recipiente bastante conveniente para despejar comida seca. Tirar os grânulos secos do saco é mais problemático.
Cálculo da quantidade de alimento dependendo do tipo de alimento
Alimentos para gatos prontos de diferentes fabricantes diferem em valor nutricional. Para não se confundir com a dosagem, os fabricantes colocam na embalagem uma tabela de idade e peso, bem como o tamanho da porção recomendada para um determinado animal.
Seco
Alimentos secos são grânulos, semelhantes em estrutura aos croutons comuns. Eles contêm carne, cereais, produtos vegetais. Todos os componentes são secos com uma tecnologia especial. A comodidade dos alimentos secos é que eles podem ser deixados para o caso de os proprietários precisarem se ausentar por muito tempo, por exemplo, por um dia.
Deixar uma grande porção na tigela ajuda o dono a não se preocupar se o animal vai ficar com fome ou a comida estragar.
A desvantagem dos produtos secos é uma pequena quantidade de umidade, no máximo 10%. A este respeito, é muito importante que um gatinho alimentado com ração seca tenha sempre acesso a água potável. Ao escolher alimentos secos, tente evitar produtos de classe econômica, escolha produtos das categorias premium e super-premium. Muitos deles produzem alimentos especiais dependendo da idade e do peso do animal, por exemplo "Para gatinhos a partir dos 3 meses" ou "Para gatos com tendência a ganhar peso". Em média, a quantidade de alimento seco é calculada da seguinte maneira.
Idade do gatinho (meses) | Dose diária (g) |
1-2 | 30-50 |
2-4 | 40-65 |
4-6 | 55-70 |
6-12 | 60-80 |
Molhado
Alimentos úmidos podem ser encontrados em lojas de animais em alimentos enlatados ou em sachês. Essa variedade se parece com pedaços de carne encharcados de molho. A composição contém vários tipos de carnes, aves e peixes, produtos vegetais e cereais. Nesse caso, o alimento contém 10% a mais de umidade do que as versões secas. Além dos ingredientes acima, os alimentos premium e super-premium incluem vitaminas e outros aditivos úteis. Às vezes oferecido como patês. Os gatinhos geralmente preferem comida úmida.
Se a dieta do gatinho consiste em alimentos úmidos e secos, é importante que a proporção de alimentos úmidos não seja superior a 25%.
Certifique-se de obter feed do mesmo fabricante. Dê preferência ao produto que é vendido em pet shops comprovadas. Não aceite produtos oferecidos por supermercados de mercearia. Quanto menor for a quantidade diária de ração indicada na embalagem da mesa, melhor e mais nutritiva será a ração. Portanto, uma boa comida úmida equivale a 5% do peso do animal. Indicadores médios:
Idade do gatinho (meses) | Necessidade diária (g) |
2-3 | 170-210 |
3-6 | 210-300 |
6-9 | 210-300 |
9-12 | 170-255 |
Freqüência de alimentação
Recomenda-se que gatinhos pequenos com menos de 3 meses de idade sejam alimentados com frequência, mas em porções pequenas. Além disso, a criança felina pode ser transferida para três refeições por dia. Dos 5 aos 12 meses, o animal deve se acostumar gradativamente a duas refeições por dia. Normalmente, tudo depende do peso e da raça do animal, mas mais frequentemente os gatos são maiores do que os gatos e, portanto, as representantes femininas da maioria das raças podem ser alimentadas uma vez por dia.
Para que um animal de estimação desenvolva o hábito de comer desde a infância, é recomendável ajustá-lo para se adequar ao seu regime. Por exemplo, se o proprietário se levanta às 8h da manhã e chega em casa do trabalho às 18h, então pela manhã é recomendado alimentar o animal imediatamente após acordar, e é melhor mudar a sessão de alimentação da noite para um horário mais tarde hora, por exemplo, às 20h00. Além disso, ninguém está imune a casos de força maior, e se o dono tiver que ficar até tarde no trabalho ou no trânsito, o animal não morrerá de fome, pois já está acostumado a jantar às 20 horas.
Se em 20 minutos o animal não tiver comido a porção proposta, retire o alimento.
Não é recomendado deixar comida na tigela até a próxima refeição. Se for um produto úmido, então se deteriorará rapidamente, e os grânulos secos que ficam constantemente na tigela podem levar a excessos e ganho de peso do animal, e isso, como já foi observado, ameaça sérios problemas de saúde.
Para as necessidades nutricionais de um gatinho, veja o próximo vídeo.