Maca de gato e tipos de bandejas

O gatinho come lixo para ir ao banheiro: quão prejudicial é e o que fazer em tal situação?

O gatinho come lixo para ir ao banheiro: quão prejudicial é e o que fazer em tal situação?
Contente
  1. Causas
  2. Qual é o perigo?
  3. Como desmamar?
  4. Primeiros socorros

Com o aparecimento de uma pequena bola miando no apartamento, muitas emoções alegres surgem. Ao mesmo tempo, uma travessura lúdica não trará menos preocupações ao proprietário. Por exemplo, muitas vezes surge uma situação comum - o gatinho começa a comer lixo para a caixa de areia. Vamos descobrir o que fazer em uma situação semelhante.

Causas

As razões para o gato comer maca podem variar. Especialistas afirmam que o pet demonstra interesse por esse "alimento" em diversas ocasiões.

  1. Precisa de vitaminas e minerais. O corpo em crescimento de um gato requer os suplementos necessários para fortalecer seus dentes e garras. Se um animal sente falta de cálcio ou fósforo, então (por intuição) começa a procurar por alimentos sólidos. Por exemplo, a maca de gato de argila bentonita é uma excelente opção para ele. Para evitar tais situações, o criador deve adicionar laticínios e derivados da carne à dieta do animal ou utilizar ração seca, que contém vitaminas e minerais em quantidade adequada.
  2. Afia os dentes. Gatos, em essência, são predadores em miniatura, então afiar presas e garras está em seu sangue. Assim, o enchimento sólido do vaso sanitário instantaneamente chama sua atenção. O animal tenta afiar dentes e garras em seus grânulos. Nesse caso, o dono precisa comprar dispositivos especiais (por exemplo, uma pedra de calcita) ou oferecer ao gatinho um petisco duro na forma de ossos (porco ou boi). É melhor recusar galinhas pequenas: o bebê pode engasgar e morrer.
  3. Nervoso e preocupado. Um gatinho fofo que acaba de chegar ao apartamento do dono pode estar emocionalmente perturbado. Portanto, a mistura para o banheiro é uma espécie de "apreensão do estresse" para ele. O criador precisa distrair o animal de estimação do mau hábito com um novo brinquedo ou uma guloseima saborosa.
  4. Tocam. Às vezes, gatinhos curiosos tentam descobrir o que constitui sua caixa de areia. Outro motivo é o cheiro da mistura de banheiro. O cheiro especial do enchimento atrai o gato. Em casos raros, os animais de estimação têm anormalidades comportamentais, como resultado das quais ele come objetos não comestíveis sem motivo aparente. Nesse caso, você precisará da ajuda de um especialista.

Qual é o perigo?

Comer lixo da caixa de areia não é a melhor atividade para seu animal de estimação. Em primeiro lugar, os grânulos da mistura grudam na língua, no palato do animal, e é difícil para ele cuspir esse caroço. Assim, o gato pode "ganhar" indigestão.

Observe que a maioria das misturas de maca de gato não contém substâncias tóxicas. No entanto, o maior perigo para um gatinho é representado por preenchimentos de gel de silicone. Eles são altamente absorventes. Uma vez no estômago do animal, os grânulos incham e causam desconforto no mesmo. Além disso, os caroços são muito prejudiciais para ele. Se uma grande quantidade de mistura de areia entrar na boca do gato, que começa a se acumular sob a influência da saliva, o animal pode sufocar.

E se os nódulos malfadados "chegarem" ao estômago, pode haver uma "falha" no sistema digestivo do animal, que exigirá a intervenção de um cirurgião.

Os mais seguros são considerados enchimentos, que são pellets de madeira. Eles são muito grandes e o animal não será capaz de engasgar com eles. Além disso, eles não se transformam em caroços, mas sob a influência da umidade eles se transformam em pó - eles podem ser jogados com segurança no vaso sanitário. O pó de milho é outra mistura segura de maca de gato. É produzido a partir de resíduos ecológicos. É absolutamente inofensivo, mas seu custo é bastante alto. Também em lojas de animais você pode encontrar enchimentos especiais marcados como "para gatinhos". Essas misturas são as mais seguras.

Como desmamar?

Como já descobrimos, é extremamente indesejável que um gato coma areia para uma caixa sanitária. A ação do proprietário, neste caso, é uma de duas coisas.

  1. Tente conversar com seu animal de estimação. Pegue-o nos braços, acaricie-o e explique com calma que você não pode comer da bandeja. O gato deve entender que, caso contrário, será punido. Naturalmente, será mais difícil "negociar" com um gatinho brincalhão.
  2. Compre uma caixa de areia de fundo duplo dedicada ou coloque uma tampa em sua caixa de areia. Isso fechará o preenchimento da visão do gatinho. Mas ao mesmo tempo, os resíduos do animal não ficarão escondidos, o que provocará o aparecimento de um odor desagradável no apartamento. Este problema é resolvido com a limpeza e lavagem frequente da bandeja.

Sem dúvida, se o animal não quer abrir mão da nociva "guloseima", é melhor que o criador retire completamente todos os enchimentos e compre uma bandeja com treliça. Esse produto facilitará muito a vida do dono do gato e economizará dinheiro. Além disso, os pés do animal ficarão limpos, pois isso irá parar de "espalhar" os grânulos de enchimento por todo o apartamento.

A única desvantagem das bandejas com treliça é a limpeza frequente, ou seja, se você sair do banheiro após visitar seu animal de estimação por algumas horas, sentirá imediatamente um cheiro desagradável e pungente.

Primeiros socorros

Se o animal fofo comeu uma grande quantidade de sílica gel ou cama de bentonita, então suas ações devem ser as seguintes:

  • enxágue a boca do gato imediatamente;
  • levar o animal ao veterinário;
  • informar o especialista sobre o tipo de enchimento.

Observe que os gatinhos têm um risco muito maior de morte do que um gato adulto. Uma criança cheia de grânulos de silicone pode morrer em dois dias.Se não puder consultar um médico, tente induzir o animal a vomitar com um pouco de água salgada. Use uma pequena seringa para evitar que o gatinho engasgue. Até que o estado do seu animal melhore, dê-lhe comida "delicada" com muita fibra. Além disso, o farelo ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

O próximo vídeo é sobre qual filler é mais seguro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa