Catnip: o que é e como funciona a planta para os gatos?
Os gatos nunca param de nos surpreender com seus hábitos e características únicos que os distinguem de outros animais de estimação. Um dos vícios dos gatos é o amor pela menta. Mas esta hortelã não é simples, mas hortelã-gato, e tem certo efeito no cérebro de animais de estimação peludos. Observações de gatos mostraram que o mesmo indivíduo pode reagir a esta planta de maneiras diferentes dependendo de sua idade, mas a maioria dos representantes da família dos felinos não será capaz de ficar indiferente ao lado da erva-dos-gatos.
O que é isso?
Catnip (ou catnip) é uma planta herbácea perene da família Clay. Uma descrição biológica da hortelã é apresentada abaixo.
- A planta pode ser encontrada em quase toda a parte europeia da Rússia, bem como no Cáucaso, na Sibéria e no Extremo Oriente. Esta planta perene é mais conhecida como erva daninha.
- A erva-dos-gatos se parece com uma planta ereta, com um caule lenhoso pubescente, folhas ovóides e densas inflorescências em forma de meio guarda-chuva, consistindo de muitas pequenas flores branco-azuladas.
- A raiz da planta é ramificada e bastante poderosa.
- A erva perene começa a florir em junho e dura até o final de julho.
- A parte aérea do catnip contém nepetalactona, glicosídeos, saponinas, taninos e amargor, bem como ácido ascórbico.
- As folhas da planta contêm a maioria das substâncias essenciais, e há muito poucas no caule.
O óleo essencial da erva-dos-gatos tem cheiro de uma mistura de limão e gerânio azedo, então esta planta perene também é chamada de erva-dos-gatos limão.Às vezes, as pessoas confundem erva-dos-gatos com erva-cidreira - externamente, essas duas ervas picantes são semelhantes, e a erva-cidreira também tem um aroma com notas de limão fresco. No entanto, se uma pessoa pode confundir essas ervas visualmente, os gatos, com seu instinto inato único, não se enganam quanto a isso.
A erva-dos-gatos atrai a atenção de gatos e gatos justamente por causa do perfume etéreo de limão, no entanto, gatinhos de até seis semanas de idade permanecem completamente imunes à planta.
Além disso, os cientistas descobriram que longe de todos os representantes da família dos felinos reagem à erva-dos-gatos, mas apenas 75% do seu número.
E esse fenômeno se explica, do ponto de vista genético, pela ausência de receptores especiais no cérebro do animal que percebem a substância nepetalactona.
Comparação com hortelã regular
Externamente, a erva-dos-gatos do limão é semelhante a uma planta chamada hortelã-pimenta, mas existem diferenças significativas entre elas. Por exemplo, a erva-dos-gatos contém a substância nepetalactona na composição dos óleos essenciais, e a hortelã-pimenta é diferente porque o mentol predomina em seus componentes essenciais.
Essas duas substâncias perfumadas têm uma diferença fundamental uma da outra, que se expressa no fato de que os gatos reagem à nepetalactona, mas não ao mentol. Até o cheiro dessas duas plantas é diferente: a erva-dos-gatos sempre cheira a limão azedo e a hortelã-pimenta tem um aroma peculiar de mentol.
Catnip afeta não apenas os receptores do cérebro dos gatos - o cheiro desta erva picante atrai insetos, que são chamados de crisopídeos, para ela. Além disso, esse cheiro pode assustar os mosquitos ou um certo tipo de barata.
A hortelã-pimenta comum não tem essas características.
Benefício e dano
A manifestação do efeito da erva-dos-gatos em gatos é a mudança de seu comportamento habitual. Esta propriedade da planta é frequentemente utilizada por criadores de animais de estimação com o objetivo de influenciar o comportamento dos animais, alterando-o conforme a necessidade de uma determinada situação. Por exemplo, se um gato ou gato se comporta agressivamente sem motivo, um spray com uma substância nepetalactona ajudará a acalmar rapidamente o animal e configurá-lo de uma forma mais amigável, enquanto literalmente diante de nossos olhos, o animal se tornará afetuoso e Pacífico.
Se um amigo peludo é frequentemente retraído, não quer brincar e entrar em contato com uma pessoa, então A erva-dos-gatos permitirá que você corrija a situação aqui também - sob a influência do óleo essencial desta planta, o animal ficará alegre, ativo e terá vontade de se mover e brincar.
Com a ajuda desse método e recompensas periódicas com uma guloseima, você pode não apenas fortalecer os reflexos condicionados do gato e corrigir o comportamento, mas também ensiná-lo habilidades úteis.
Mas essas são todas as propriedades úteis da erva-dos-gatos do limão. Devido à sua composição química específica, a planta possui um pronunciado efeito antibacteriano, e quando um gato se alimenta das folhas ou flores frescas desta planta, não só muda seu humor, mas também elimina bactérias patogênicas em seu trato digestivo, além de melhorar o processo da motilidade intestinal, relaxando os músculos lisos. Além disso, sob a influência da nepetalactona, o corpo do gato fica livre de vermes.
Muitas vezes acontece que animais de estimação peludos são expostos a várias situações estressantes. Por exemplo, esses casos podem surgir após a mudança para um novo apartamento, procedimentos médicos dolorosos ou contato malsucedido com outros animais. Para reduzir os efeitos do estresse no animal, os veterinários recomendam dar-lhes erva-dos-gatos, que terá um efeito anti-stress.
Os criadores de gatos notaram que se você colocar alguns raminhos de hortelã fresca em uma caixa para gatos, a jornada será quase invisível para o animal.
Às vezes, por um motivo ou outro, os animais de estimação começam a catar e escolher os alimentos e mostram pouco apetite.Catnip, adicionado a alimentos secos ou frescos, ajudará a estabelecer um bom apetite em um gato exigente. Catnip também pode ser usado para treinar um gato para uma caixa de areia, poste de arranhão e local de dormir. Criadores experientes conhecem essa característica dos animais de estimação de quatro patas e a utilizam com benefícios.
A hortelã para gatos não contém entorpecentes e por isso não causa vício e dependência no animal. Mas, em alguns casos, esta erva ainda é prejudicial para animais de estimação de quatro patas. Por exemplo, não é recomendado dar hortelã a gatas gestantes e lactantes, pois o animal pode apresentar sobreexcitação severa e esgotamento do sistema nervoso sob a influência da nepetalactona. Além disso, um animal excessivamente ativo pode prejudicar a si mesmo ou a seus descendentes.
Os veterinários aconselham prestar atenção em como o animal reage ao efeito dos óleos essenciais de hortelã-pimenta. Se, sob a influência da nepetalactona, o gato se torna incontrolável, agressivo ou assusta com sua apatia e estupor, então, com tais extremos nas reações comportamentais, é melhor recusar-se a usar a erva-dos-gatos.
Como a planta funciona em gatos?
A substância nepetalactona, que faz parte da erva-dos-gatos, afeta gatos e gatos por meio da irritação das células cerebrais, sendo que a reação desse efeito se manifesta em animais na forma alucinações de curto prazo. Essas alucinações podem ser comparadas à embriaguez - eles mudam o comportamento dos animais, provocando-os a uma ou outra ação.
Os gatos podem rolar no chão, ronronar ou miar alto, esfregar ativamente o rosto com as patas, pular muito alto, subir as cortinas ou, inversamente, um animal de estimação fofo pode rolar preguiçosamente de costas e adormecer.
O cérebro do gato reage à ação da nepetalactona por um curto período de tempo: apenas 7 a 10 minutos. Em seguida, o animal inicia um período de imunidade: embora a planta esteja ao lado do animal e cheire forte, o cérebro do gato não reage mais a ela. Mas depois de uma hora ou um pouco mais, os neurônios do cérebro do animal tornam-se novamente suscetíveis à nepetalactona, e o efeito da erva-dos-gatos começa a se manifestar novamente.
Os gatos adoram banquetear-se com erva-dos-gatos fresca, mas por dentro eles têm uma certa barreira à saturação com essa grama, e o animal não será capaz de comer muito essa planta. Ninguém jamais viu um gato parado perto de uma erva-dos-gatos e comendo essa grama sem parar. Se o animal ainda conseguisse comer erva-dos-gatos em excesso, não há nada de terrível nessa situação. A única coisa que pode causar excessos em comer é indigestão e fezes moles.
No entanto, esse fenômeno desaparece por si só e não requer o uso de nenhum procedimento médico de emergência.
Como usar?
Você pode comprar erva-dos-gatos em qualquer pet shop que venda produtos para gatos. A erva é comercializada na forma desidratada e triturada, acondicionada em sacos ou frascos de diversos formatos e volumes, bem como na forma de spray com dispositivo de pulverização, bastões para mastigar e escovar os dentes. Ele até aparece em alguns brinquedos felinos. O cheiro de erva-dos-gatos torna o brinquedo especialmente atraente para o animal de estimação, mas apenas no início - com o tempo, o interesse por ele pode desaparecer. A erva seca ou óleo essencial que faz parte do brinquedo perde seu brilho com o tempo e desaparece gradualmente.
A pulverização é considerada o produto com maior vida útil - pode ser pulverizada quando necessário e na freqüência desejada. A grama seca ou em pó feita com ela pode ser adicionada à comida ou polvilhada em pequenas quantidades em certas áreas da casa. O bastão catnip, destinado à mastigação, ajudará a acostumar o gato ao procedimento de escovar os dentes, se por algum motivo ele ignorar os meios usuais.
Os proprietários de gatos que estão familiarizados com o efeito catnip consideram necessário ter fundos com esta planta em casa e gastam somas consideráveis em sua compra:
- um saco pesando 100 g com folhas secas de catnip custará 100-150 rublos;
- um frasco de spray líquido com catnip com um volume de 50 ml custa 350-500 rublos;
- um pequeno pacote de guloseimas para gatos na forma de almofadas crocantes contendo erva-dos-gatos, pesando 50 g, custa 130-150 rublos;
- os brinquedos para gatos e os palitos de mascar estão na faixa de preço de 150 a 250 rublos.
Para economizar o dinheiro da família, criadores de gatos experientes cultivam erva-dos-gatos por conta própria. Esta planta pode ser plantada em sua casa de campo ou mesmo em casa em um vaso de flores comum de grande volume. A erva-dos-gatos é despretensiosa, cresce bem e rapidamente e não requer cuidados especiais. Hortelã para gatos não tem medo de podar e transplantar, ela cria raízes bem.
E para reprodução, é possível encontrar cópias dela em qualquer terreno baldio ou até mesmo no processo de colheita de ervas daninhas na horta.
Existem muitas maneiras de usar erva-dos-gatos limão.
- Bolhas de sabão com hortelã. O produto contém um extrato de óleos essenciais de catnip. Esta ferramenta destina-se a jogos ativos com um animal de estimação. O gato reage não apenas às bolhas iridescentes que flutuam no ar, mas também capta o cheiro ácido de limão da menta, o que estimula ainda mais o animal a brincar.
- Comida enlatada para gatos... Alguns fabricantes produzem carne enlatada com adição de nepetalactona. Essa comida geralmente desperta o interesse e o apetite do gato, e o animal come voluntariamente o prato oferecido. Essa nutrição é necessária nos casos em que um animal enfraquecido após o parto ou doença sofre de falta de apetite ou se recusa a comer.
- Coçando a postagem... Está sendo construída uma pequena estrutura, dentro da qual é colocado o capim-catnip seco e, na parte externa, é fixado um material sobre a estrutura, sobre o qual o gato pode afiar suas garras. O interesse de um animal por um poste para coçar surge sob a influência de óleos essenciais que evapora a erva-dos-gatos. Tal dispositivo permite que você desencoraje seu animal de estimação de arranhar a mobília e o ensina a afiar suas garras em um local especialmente designado para isso.
- Um brinquedo... Pode ser costurado de tecido e parecer uma bola, rato, banana ou qualquer outra forma e cor. Um detalhe importante desse produto é que a erva-dos-gatos amassada é costurada dentro dele. Esse brinquedo atrai gatos com seu cheiro e estimula o animal a brincar ativamente.
- Aditivo de ração... Este produto contém um complexo de vitaminas e minerais de que um gato necessita para sua dieta nutritiva completa. Para que o animal possa usar prontamente esse aditivo, ele inclui erva-dos-gatos picada. Graças ao cheiro da nepetalactona, o gato ingere vitaminas úteis para ele com prazer.
Além disso, este remédio melhora o funcionamento do trato digestivo e é um antidepressivo para animais de estimação.
Sprays de erva-do-gato e folhas secas podem ser usados à vontade. Se você borrifar levemente com spray perto de uma caixa de areia de gato, o gato mostrará interesse neste design, o que significa que será muito mais fácil treiná-lo para usar esta caixa de areia para seu propósito pretendido.
Às vezes, os animais não querem dormir em seus lugares e, miando lamentavelmente, pedem às pessoas que vão para a cama. Isso não deve ser permitido, porque será impossível erradicar esse hábito mais tarde. Você pode acostumar o animal ao seu lugar borrifando-o com spray de erva-dos-gatos ou borrifando com uma pequena quantidade de folhas secas amassadas dessa planta. O animal ficará feliz em ficar em sua cama e, eventualmente, o fará mesmo sem o uso de erva-dos-gatos.
Ao comprar uma planta seca, você precisa saber que apenas as folhas da erva-dos-gatos exalam cheiro, e os caules não têm esse aroma. Por isso, ao comprar erva-dos-gatos desidratada, preste atenção à qualidade da matéria-prima - ela não deve conter caules secos amassados. Caso contrário, a eficácia de tal ferramenta será baixa.
Você pode aprender mais sobre como a erva-dos-gatos afeta os gatos abaixo.